O DIÁLOGO, SEGUNDO PAULO FREIRE
Não é no silêncio que os homens se
fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
Se não amo o mundo, se não amo a vida,
se não amo os homens, não me é possível o diálogo.
O diálogo, como encontro dos homens para
a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus pólos (ou um deles) perdem a
humildade.
Como posso dialogar, se alieno a
ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?
Como posso dialogar, se me admito como
um homem diferente, virtuoso por herança, diante dos outros, meros
"isto", em que não reconheço outros eu?
Como posso dialogar, se me sinto
participante de um "gueto" de homens puros, donos da verdade e do
saber, para quem todos os que estão fora são "essa gente", ou são
"nativos inferiores"?
Como posso dialogar, se parto de que a
pronúncia do mundo é tarefa de homens seletos e que a presença das massas na
história é sinal de sua deterioração que devo evitar?
Como posso dialogar, se me fecho à
contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?
Como posso dialogar se temo a
superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?
A auto-suficiência é incompatível com
o diálogo. Os homens que não tem humildade ou a perdem, não podem aproximar-se
do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncia do mundo. Se alguém não é
capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda
muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de
encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos, há homens que, em
comunhão, buscam saber mais.
Não há também, diálogo, se não há uma
intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e
recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos,
mas direitos dos homens.
A fé nos homens é um dado a priori do
diálogo. Por isto, existe antes mesmo de que ele se instale. O homem dialógico
tem fé nos homens antes de encontrar-se frente a frente com eles. Esta,
contudo, não é uma ingênua fé. O homem dialógico, que é crítico, sabe que, se o
poder de fazer, de criar, de transformar, é um poder dos homens, sabe também
que podem eles, em situação concreta, alienados, ter este poder prejudicado.
Esta possibilidade, porém, em lugar de
matar no homem dialógico a sua fé nos homens, aparece a ele, pelo contrário,
como um desafio ao qual tem de responder. Está convencido de que este poder de
fazer e transformar, mesmo que negado em situações concretas, tende a renascer.
Pode renascer. Pode constituir-se. Não gratuitamente, mas na e pela luta por
sua libertação. Com a instalação do trabalho não mais escravo, mas livre, que
dá a alegria de viver.
Sem esta fé nos homens, o diálogo é
uma farsa. Transforma-se, na melhor das hipóteses, em manipulação adocicadamente
paternalista.
Ao fundar-se no amor, na humildade, na fé nos homens, o diálogo
se faz uma realização horizontal, em que a confiança de um pólo no outro é
conseqüência óbvia. Seria uma contradição se, amoroso, humilde e cheio de fé, o
diálogo não provocasse este clima de confiança entre seus sujeitos. Por isto
inexiste esta confiança na antidialogicidade da concepção "bancária"
da educação.
Se a fé nos homens é um dado a priori
do diálogo, a confiança se instaura com ele. A confiança vai fazendo os sujeitos
dialógicos cada vez mais companheiros na pronúncia do mundo. Se falha esta
confiança, é que falharam as condições discutidas anteriormente.
Um falso amor, uma falsa humildade, uma
debilitada fé nos homens não podem gerar confiança. A confiança implica no
testemunho que um sujeito dá aos outros de suas reais e concretas intenções.
Não pode existir, se a palavra, descaracterizada, não coincide com os atos.
Dizer uma coisa e fazer outra, não levando a palavra a sério, não pode ser
estímulo à confiança.
Não é porém, a esperança um cruzar de
braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança,
espero.
Se o diálogo é o encontro dos homens
para ser mais, não pode desfazer-se na desesperança. Se os sujeitos do diálogo
nada esperam do seu que fazer, já não pode haver diálogo. O seu encontro é
vazio e estéril. É burocrático e fastidioso.
(DIÁLOGO - fragmento de texto de Paulo Freire, retirado do livro
Pedagogia do Oprimido.
Editora
Paz e Terra, 18a edição.)
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