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Por Dentro da África
 Quem somos
Por Por Dentro da África - terça-feira, fevereiro 05, 2013
http://www.pordentrodaafrica.com/quem-somos
Por dentro da África é um site dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e
coberturas exclusivas desenvolvido pela jornalista Natalia da Luz. O projeto, nascido em 2013, não
recebe patrocínio de empresas, governo, tampouco de financiamento coletivo. Ele é absolutamente
custeado pela realizadora que concilia o trabalho com outras atividades profissionais. Ao seu lado, estão
parceiros que, há anos, estudam o continente africano.
Fundadora, mediadora, editora - Natalia da Luz - Brasil
Jornalista pós-graduada em TV/Cinema (FGV) e em História e Cultura
Afrodescendente (PUC), Natalia da Luz trabalha como Assistente de Informação Pública nas Nações
Unidas (ONU - Brasil). Atuou em veículos como Jornal O Dia, Jornal do Brasil, TV Record, Globo.com e
PressTV (TV do Irã). Desde 2007, realiza coberturas especiais em países como África do Sul,
Moçambique, Suazilândia, Tunísia, Líbia, Togo, Gana, Angola e Quênia.Viveu na África do Sul durante
três temporadas e atuou como correspondente no país em 2009, participando de coberturas como as
eleições presidenciais e Copa das Confederações. De volta ao Brasil, produziu o documentário 'Caro
Francis' (sobre a vida de Paulo Francis), que venceu o Júri Popular do Festival de Cinema de Paulínia
2009.
Em 2010, coordenou o projeto de cobertura da Copa do Mundo da África do Sul gerenciando blog
especial e cobrindo mais de 15 jogos. No mesmo período, na África do Sul, dirigiu e produziu - em
parceria - "The Day After", documentário licenciado para o Canal Futura e Documentary 24. Em
Londres, durante a Olimpíada 2012, produziu uma reportagem (sobre as expectativas do paradesporto
na Líbia, após a queda do presidente Muammar al-Gaddafi) indicada ao prêmio Superar 2012. Por
conta da mesma reportagem, viajou ao país duas vezes onde foi homenageada pelo então presidente
líbio Mohamed Margarief.
Em março de 2013, cobriu o Fórum Social Mundial, na Tunísia, participando de debates sobre
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Quem somos - 02-05-2013
por Por Dentro da África - Por dentro da África - http://www.pordentrodaafrica.com
democracia no norte da África. Também em 2013, coordenou uma pesquisa sobre Circuncisão Feminina
(Mutilação Genital Feminina) em comunidades somalis no Quênia para a produção de monografia,
artigos científicos e documentário. Em agosto de 2014, passou uma temporada em Mbanza-Kongo
(Angola) para uma cobertura sobre a história do Reino do Kongo.
Natalia também escreve para Awake Africa, organização sediada em Accra, Ghana, associada ao
African Centre for Peace Building. Em março de 2013, lançou Por dentro da África (site com quase
500 mil seguidores que não possui apoiadores financeiros) a fim de abordar a realidade africana
contada pelos próprios africanos e especialistas, que buscam desconstruir os estereótipos a partir de
uma África que tem muitos avanços.
Por conta do seu trabalho em Por dentro da África foi uma dos 12 jornalistas de todo o mundo
selecionados para o Governance Reporting Fellowship, da Thomson Reuters Foundation, em Londres,
em dezembro de 2013. Também pelo trabalho desempenhado em Por dentro da África, em outubro de
2015, venceu o Africa Peace Prize-Media Achievement, A jornalista foi a única premiada não africana a
ser homenageada durante a Conferência da Paz 2015, em Gana, realizada pelo African Centre for Peace
Building. Por conta do seu envolvimento e dedicação à relação Brasil-África, ela é convidada para
participar de encontros, seminários e rodas de conversa em ambiente acadêmico. Em janeiro de 2016,
lançou uma campanha de 'Conscientização sobre a Circuncisão Feminina ou Mutilação Genital
Feminina'.
Confira o perfil no Linkedin

http://www.pordentrodaafrica.com/ 


O CCBB e o Professor
Além de apresentar informações sobre as exposições e a ação educativa implementada em cada uma delas durante os 11 anos de existência do Centro, o blog disponibiliza em PDF, o material didático produzido para cada uma das mostras, tornando possível o uso do mesmo, tanto para os que visitaram a exposição quanto para aqueles que tem interesse nas obras ou na temática de cada uma.

Abriga textos sobre arte educação e espaços culturais, registros das atividades, links para sites voltados ao tema, Indicações para pesquisa, registros de experiências dos mediadores e do público visitante e um espaço de comunicação direta com o Professor, onde o visitante poderá deixar suas sugestões e dúvidas sobre o Programa.


CCBB-DF (Centro Cultural Banco do Brasil)
Confira a programação e veja do que você e sua escola podem participar!
http://www.bb.com.br/portalbb/page504,128,10177,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9913

Mundo Jovem

Jornal que aborda, numa linguagem simples e direta, os mais diversos temas da vida do jovem. É uma proposta de leitura alternativa para jovens e adultos que não se acomodam e encaram o desafio de construir o novo.

Também é usado como subsídio para debates e reflexões de grupos e escolas, sobretudo nas disciplinas humanísticas (Ensino Religioso, História, Geografia, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, etc.), especialmente no Ensino Médio. Mesmo assim, professores de atividades encontrarão nele boas contribuições para o trabalho pedagógico.


Capoterapia

Programa da Capoterapia: “a ginga dos mais vividos” oferece 2.000 vagas gratuitas 

para o DF e entorno


Há 14 anos, o capoeirista brasiliense Mestre Gilvan constatou que havia escassez de políticas públicas e de atividades específicas para a terceira idade. Nascia no Distrito Federal a capoterapia - capoeira adaptada para a terceira idade - como modalidade lúdica, capaz de atrair pessoas e tirá-las do sedentarismo. “O trabalho com a capoterapia, iniciado por mestre Gilvan em nossa unidade de saúde, aliado a outras atividades que oferecemos, como o tai chi chuan, a dança, as sessões de alongamento e a ‘terapia do abraço’ têm atraído muitos idosos para atividades que são fundamentais para o seu bem-estar físico e psíquico”, explica o coordenador de terapias corporais do Centro de Saúde 7 de Ceilândia, DF, Dr. Geovane Gomes da Silva.
Uma das diferenças da capoeira tradicional para esse novo método está no ritmo e na intensidade. Assim como na capoeira, na capoterapia há a ginga, movimento tradicional da capoeira, e os alunos têm pequenas noções da esquiva, que é o ato de se desviar de um golpe. Mas, evidentemente não há saltos, nem golpes mais contundentes, que possam expor os idosos a acidentes e lesões.
A capoterapia pode ser praticada, inclusive, por cegos, pessoas com déficit mental ou com seqüela motora (cadeirantes). Apenas pessoas com doença cardíaca grave devem evitar, pois nestes casos qualquer esforço físico mais intenso é uma ameaça a sua saúde. Como a maioria dos grupos de capoeira funciona em centros de saúde, os próprios médicos alertam os pacientes sobre a viabilidade ou não de fazer a capoterapia. E, o que é mais importante, na capoterapia há o respeito ao ritmo de cada um e ninguém é obrigado a praticar.  Somente o lhe dá vontade e prazer. 


Fundação Cultural Palmares
Criada em 1988, a Fundação Cultural Palmares é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País.
Fruto do movimento negro brasileiro, a Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.


História Geral da África
Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.
Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. Confira abaixo:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16146&Itemid=872



Projeto - Gincana do Afeto nas Escolas
O Instituto Ladainha em parceria com a Associação Brasileira de Capoterapia apresenta a proposta do projeto “Gincana do Afeto” visando atingir os alunos das séries iniciais as séries finais.
Objetivo Geral
Despertar nos alunos das séries iniciais e finais a importância da família, dos colegas, da integração entre a família e a escola e os princípios inerentes à formação do ser humano bem como a influência do afeto na construção do seu conhecimento e para a convivência em sociedade, através de tarefas estabelecidas.
Para conhecer melhor... Acesse:
http://www.capoterapia.com.br/gincana-do-afeto-nas-escola/


Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPISP0


Para saber mais e baixar material... acesse:


Portal Pró-Menino (Estatuto de Criança e do Adolescente/ECA)
O Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da disseminação da informação, do apoio das organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral.

Os objetivos do portal são conscientizar e responsabilizar o cidadão em relação aos direitos da criança e do adolescente, fortalecer os atores do Sistema da Garantia de Direitos para que desempenhem seu papel de forma mais eficaz e eficiente e utilizar as tecnologias da infomração e comunicação (TICs) em prol da causa dos direitos da criança e do adolescente.

O portal contem conteúdos qualificados aos que atuam tanto na promoção como na defesa dos direitos. Oferece contéudos para os temas do combate ao trabalho infantil, medidas sócio-educativas e trabalho em rede, temas estes prioritários para o portal.

O público-alvo do portal inclui os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e demais organizações que fazem atendimento direto ou indireto a crianças e adolescentes, além da população em geral.

No Brasil, o projeto nasceu de uma parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS/FIA), foi lançado em novembro de 2003. 


Para mais informações, materiais diversos para uso, também em sala de aula... confira:



http://www.promenino.org.br

Gente que faz paz
  "Um novo olhar por um mundo melhor" - Imagens de fotógrafos do Viva Rio e Viva Favela sobre os 5Ds que fundamentam a Cultura de Paz.




Pra saber mais e para materiais, acesse: www.gentequefazapaz.org.br
 
 A Cor da Cultura

Projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo. Aproveite para baixar materiais didáticos!


Juventude conectada aos direitos

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Somos um grupo de jovens de Pernambuco, da Região Metropolitana do Recife. Fomos capacitados em Direitos Humanos pela Casa de Passagem e em Mídia pelo Auçuba que luta pelos direitos da criança e do adolescente. O objetivo do blog é repassar informações e trocar conhecimento. O blog surgiu pelo projeto Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com intuito de gerar discussões entre jovens e adolescentes sobre os nossos direitos, já que em outros espaços de discussão vemos isso feito de maneira muito formal. O blog foi criado para poder gerar discussões, conhecimento, polêmica e mais pessoas gerando conhecimento sobre direitos.
Acesse:


A Escola Inclusiva E A Diversidade

No princípio, este Blog seria sobre História, Educação, Arte, Ciência e Tecnlogia. Agora é qualquer coisa que a cabeça pensa, o coração sente e os dedos teclam na redondeza e que possa contribuir para a formação do professor no Brasil.

Apresentação


foto-3.jpg Olá,
Meu nome é Wolney Honório Filho, eu moro em Catalão-GO, onde trabalho na Universidade Federal de Goiás Campus de Catalão, desde 1989

Minha formação é na área da História Social. Entretanto, por estar trabalhando no Curso de Pedagogia desde quando fiz meu primeiro concurso público para o terceiro grau, considero me um educador.
Caso queira mais informações sobre o meu currículo, acesse: http://lattes.cnpq.br/2682024750748083
Minhas atividades na Universidade comprendem:
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Administração
A idéia de criar o Soprando.Net nasceu da experiência de oferecer a Disciplina “Educação, Comunicação e Mídia”, pela primeira vez, em 2006.
O projeto é de oferecer um espaço a mais para que alunos e professores possam extender seus pensamentos, dialogando com a comunidade de Internautas. Neste sentido, não se trata de substituir a sala de aula, mas de dar vazão às suas atividades.
Mais do que isso: o extravasamento pretende atingir também a pesquisa, extensão e administração acadêmica. Enfim, este blog é um território a mais de pouso e vôos inter-textuais. Um lugar para reaprender aquilo que aprendemos, no que vemos, conversamos e ouvimos.
Mas o blog tem a cara do dono. Isto significa temperar a web site com poesias e outros escritos. Inspiração.
Portanto, se você achar útil o conteúdo, eu sugiro:
  • Divulgue para amigos
  • Assine a nossa lista para receber notícias de atualizações de posts.
  • Envie-me sugestões, textos para publicar - whonoriof@gmail.com
Espero que gostem!
O que eu diria se fosse embora para Passárgada?
Nunca diria não
Nem sim
Talvez

Amaria sem amanhã
Nem hoje
Nem ontem

Não iria mais dar aulas
Iria ensinar e aprender

E se minha amizade com o Rei fosse perpétua
Ah, eu armaria uma rede preguiçosa
E me jogava no meio das mudanças
Cantava mais
Escrevia mais
Dormia mais ou menos
Jogava mais bola
E namorava mais

E se a tristeza se aproximasse
Eu me recolheria num canto
Pegaria um violão
E baixinho cantaria
Matando a vontade de me matar

Pensando bem
Para que ser amigo do rei
Se posso ser Rei
Hum, sois rei, sou Rei

Aventura abstratamente imperial
Recolonizadora
De tomar partido na partida
De autorizar uma autoria
Nas quebras e requebras da criação.

Catalão, 25 de agosto de 2007.

 Mais informação? Siga o link:

  

 

 Rogeriana - Abordagem Centrada na Pessoa
 
Abordagem Centrada na Pessoa

Objectivo

Divulgar a Abordagem Centrada na Pessoa, também chamada de Rogeriana, procurando tornar mais conhecidos os ensinamentos de Carl Rogers.
Este site pertence a todos os rogerianos que, desde já, estão convidados a enviar os seus trabalhos para publicação.

O copyright Ó dos textos publicados é propriedade dos respectivos autores.

 

Contactos

         Colaborador Especial:

          Psicólogo Afonso H Lisboa da Fonseca
affons@uol.com.br
Informações: info@rogeriana.com

Webmaster:  webmaster@rogeriana.com
 Também siga o link:


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Uma equipe de pais que lutam pelo direito de viver com seus filhos e poder oferecer uma paternidade de excelência. Contamos com auxilio de mães e filhos.
Somos pais que resolveram arregaçar as mangas e construir um site para atender as nossas necessidades de pai na criação de nossos filhos, seja lutando pelo nosso direito à convivência com eles após a separação do casal como também pela qualidade de nossa paternidade.
O público-alvo do PaiLegal é o pai, em quem temos concentrado as nossas atenções. Mães e filhos têm também colaborado para alcançarmos o nosso objetivo - de sermos e ajudarmos outros homens a serem pais plenos.
A visão do PaiLegal é a renovação do papel do pai, rehabilitando e incentivando os homens a fazerem de suas crianças indivíduos honestos, seguros, justos, empreendedores e felizes, e consequentemente construindo uma nação forte e próspera.
A missão do PaiLegal é tornar-se o melhor site para se encontrar informação sobre o pai e a paternidade de excelência, de forma clara, inovativa, assertiva, justa e honesta.
Colocado no ar em fevereiro de 2002 (Veja entrevista para Revista Almanaque), o PaiLegal constituiu-se referência nacional para o entendimento sobre Guarda Compartilhada do ponto de vista Psicológico, Psicanalítico, Jurídico e Social.
O PaiLegal não é uma associação e sim grupo privado de trabalho para a promoção do debate, da investigação e do estudo cético da paternidade e da guarda compartilhada. Nos acessam profissionais, professores e estudantes que usam para inspiração e referencia em seus trabalhos, o material vivo expresso no grupo de discussão como tambem opiniões, análises e teses publicadas no site.
Cooperamos e estimulamos outras associações com fins de promoção do debate nacional e a reformulação do código civil, que apesar de ter removido o arcáico privilégio da mãe em relação a guarda dos filhos, deixa um vácuo onde podem ocorrer muitas injustiças, principalmente ao pai participativo.
Além do material científico existente no PaiLegal muitos textos são opiniões próprias derivadas de experiências pessoais. Por ser a Guarda Compartilhada um modelo ainda novo no Brasil a existência de ambos tipos de textos se faz necessária para poder fomentar o debate e estimular as ações.
Use os nossos recursos. Conte comigo e os profissionais e entusiastas da paternidade que formam a Equipe PaiLegal. Somos todos voluntários e trabalhando para, junto com você, conseguirmos deixar um mundo mais justo para os nossos filhos.
Dê a sua opinião e faça sugestões, enfim - participe! Juntos, vamos ajudar o pai a ser cada vez mais legal.
De um pai participativo na vida de seus filhos, que sabe o quanto amor temos para dar e a dor de se ter subtraido o direito de poder cria-los,
PAULO HABL
Assuntos com a imprensa devem ser tratados junto a Fonte Mídia (11 3493-00116)

Siga o link: http://www.pailegal.net/mediacao/133


INDISCIPLINA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA 

Para ver mais, siga o link:http://indisciplinaemediacaodeconflitos.blogspot.com/

 

Onde encontrar ajuda?

  

http://www.reporterbrasil.org.br/ 

ONG Repórter Brasil

Missão da Repórter Brasil
Identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática.
A História da Repórter Brasil
Quem somos
A Repórter Brasil foi fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores do campo no Brasil. Devido ao seu trabalho, tornou-se um das mais importantes fontes de informação sobre trabalho escravo no Brasil. Suas reportagens, investigações jornalísticas, pesquisas e metodologias educacionais têm sido usadas por lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil como instrumentos para combater a escravidão contemporânea, um problema que afeta milhares de brasileiros.

Por que o trabalho da Repórter Brasil é importante
O Brasil deve se tornar a quinta maior economia do mundo nos próximos cinco anos, em grande parte por conta do crescimento da produção, processamento e comercialização de matérias-primas e alimentos. Por outro lado, os impactos sociais (como trabalho escravo, trabalho infantil e violência contra comunidades indígenas e quilombolas) e ambientais (como desmatamento, contaminação de cursos d’água e poluição do ar) negativos causados pelo desenvolvimento no campo estão no centro da agenda internacional. Não apenas pelos danos que podem causar ao meio ambiente, ao clima, aos trabalhadores e às populações tradicionais, mas também pelos problemas trazidos por barreiras comerciais impostas a mercadorias produzidas de forma não-sustentável. Informação de qualidade é essencial para o país evitar prejuízos sociais, ambientais e econômicos, por isso a importância do trabalho da Repórter Brasil crescerá na mesma medida em que o país crescer.

Estrutura
A Repórter Brasil possui duas grandes áreas de atuação que reúnem todos os seus projetos: uma que trabalha com Jornalismo e Pesquisa, produzindo informação e análises para servir de ferramenta e subsídio a lideranças sociais, políticas e econômicas. A outra, Metodologia Educacional, desenvolve ferramentas para que o conhecimento sobre direitos socioambientais e trabalhistas seja passado a estudantes e trabalhadores. Duas outras áreas existem para dar suporte às duas primeiras e não têm ações próprias: uma de Articulação e outra reunindo os setores administração e financeiro. A Repórter Brasil tem suas contas analisadas por auditoria independente anualmente.
Qual o nosso diferencial
Além de ter suas pautas no centro da agenda mundial, o diferencial da Repórter Brasil reside em sua capacidade de analisar realidades e antecipar tendências e de produzir conhecimento que se torna referência para lideranças sociais, políticas e econômicas. A Repórter Brasil une paixão pela defesa da liberdade dos trabalhadores e a dignidade dos povos do campo com o profissionalismo de quem produz com todo o rigor técnico e científico. Sua independência na produção de conteúdo também garante um diálogo com organizações e os movimentos sociais, o poder público e o setor empresarial. Por fim, possui uma rede com dezenas de organizações parceiras e centenas de fontes de informação no Brasil e no exterior, das vítimas no campo a lideranças no governo e no setor empresarial.
Programas da Repórter Brasil

A Repórter Brasil possui quatro programas principais: Agência de Notícias, Pesquisa em cadeias produtivas, “Escravo, nem pensar!” e Agrocombustíveis e commodities. A elas soma-se um trabalho de articulação política para aumentar o impacto das ações dos programas junto ao seu público, ou seja, junto a lideranças sociais, políticas e econômicas.
Área de Jornalismo e Pesquisa

A) Agência de Notícias: A voz dos excluídos
Uma das principais fontes de informação sobre questão agrária, trabalho rural e meio ambiente, a Agência de Notícias da Repórter Brasil (www.reporterbrasil.org.br) uma audiência de 450 mil visitantes/mês, um boletim que atinge 50 mil pessoas/semana e um programa de rádio veiculado para mais de 120 mil pessoas. Possui dois sites especializados: um voltado para envolver o setor empresarial no combate ao trabalho escravo, com um boletim que chega a empresários que representam 25% do PIB brasileiro (www.pactonacional.com.br); outro que trata de impactos de agrocombustíveis (www.agrocombustiveis.org.br) e que também conta com uma versão em inglês, sendo consultado por empresas, organizações e governos do Brasil, Europa, Estados Unidos, China e Japão. A Agência de Notícias possui leitores em 78 países nos cinco continentes. Suas reportagens de fôlego e seus furos jornalísticos pautam grandes veículos de comunicação nacionais e internacionais. Suas matérias são usadas para o desenvolvimento e a aprovação de leis no Congresso Nacional, Assembléias Estaduais e Câmaras dos Vereadores e suas denúncias levam os governos federal, estaduais e municipais a corrigirem violações aos direitos fundamentais dos povos do campo. Seu conteúdo, distribuído gratuitamente, ajuda a formar os integrantes de organizações e movimentos sociais de todos os estados do país.

B) Pesquisa em cadeias produtivas: investigação com função social
A Repórter Brasil desenvolveu uma metodologia para identificação e rastreamento de cadeias produtivas que apresentam graves problemas sociais, trabalhistas e ambientais. Desde 2003, já mapeou as redes comerciais de mais de 450 propriedades rurais, mostrando como grandes empresas compram e vendem produtos envolvidos em crimes sociais e ambientais sem ter conhecimento disso. Os resultados de suas pesquisas geraram a informação necessária para a criação de políticas de combate às graves violações aos direitos dos povos e trabalhadores do campo. Deram origem ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que congrega mais de 100 empresas e associações para erradicar a escravidão da economia brasileira, contribuíram com a Moratória da Soja, os pactos Conexões Sustentáveis, os acordos do Greenpeace e do Ministério Público Federal com frigoríficos para combater os impactos da pecuária na Amazônia brasileira, entre outros. Essa metodologia ser tornou referência, copiada em outros países.

C) Agrocombustíveis e commodities: O centro de referência

Uma das principais referências no Brasil em pesquisas e informações sobre o comportamento das culturas agroenergéticas (cana de açúcar, soja, mamona, dendê etc) e dos agrocombustíveis (etanol e biodiesel), e sobre seus impactos socioambientais, trabalhistas, fundiários e econômicos, o Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA) da Repórter Brasil publicou, desde 2008, nove relatórios abrangentes sobre o tema, em português, inglês e espanhol, distribuídos na Alemanha, Holanda, França, Bélgica, Espanha, Portugal, Reino Unido, Itália, Suíça, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Estados Unidos. Para realizar seu trabalho de pesquisa, o CMA percorreu mais de 100 mil km em 17 estados, e firmou parcerias com mais de 50 organizações. Suas pesquisas têm repercutido em veículos de comunicação de grande abrangência e sido usadas como referência por universidades brasileiras e estrangeiras e por empresas nacionais e multinacionais.
Área de Metodologia Educacional
“Escravo, nem pensar!”: educação para a liberdade
O “Escravo, nem pensar!”, primeiro programa de prevenção ao trabalho escravo a atuar em âmbito nacional, já formou mais de 2 mil educadores e lideranças populares em 40 municípios de seis Estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por meio de projetos educacionais e atividades comunitárias desenvolvidos pelos participantes, as informações a respeito do trabalho escravo rural contemporâneo e o debate a respeito das questões relacionadas a esse problema atingiram aproximadamente 60 mil pessoas. Nos últimos três anos, o programa tem apoiado técnica e financeiramente o desenvolvimento de 50 projetos comunitários de prevenção e conscientização sobre essa violação de direitos humanos. Foram distribuídos gratuitamente mais de 70 mil exemplares de publicações didáticas produzidas pelo programa. E os encontros, festivais e concursos escolares apoiados reuniram mais de 20 mil pessoas em três estados do país. O programa também foi incluído nominalmente na segunda edição do Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo e consta como meta ou ação de planos estaduais como os do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão.
Leia os Objetivos, os Princípios e o Estatuto e veja quem faz parte da Diretoria.

 

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