quinta-feira, 8 de março de 2012

(RPSS) INTERESSE GERAL E DOS PROFESSORES-SINPRODF!

SEM RESPOSTA
Desde o início do ano, o Sindicato dos Professores alimenta a expectativa pela publicação, no Diário Oficial do DF, da concessão de aposentadoria a professores com direito ao benefício. Muitos profissionais já solicitaram a aposentadoria e contabilizam tempo de serviço necessário para obtenção do benefício e nem por isso tiveram seus pedidos atendidos. Para o sindicato “é preciso e urgente que o GDF estabeleça um prazo mínimo para a publicação da concessão da aposentadoria, para que os professores não fiquem prejudicados.”
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.clicabrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120307-jornal/pdf/27.pdf)

COMISSÃO DO SENADO APROVA FALTA AO TRABALHO EM CASO DE REUNIÃO DE PAIS
Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (6) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) dá ao trabalhador o direito de faltar ao trabalho uma vez por semestre para participar de reunião na escola de seus filhos. De acordo com a proposta, a ausência seria abonada, sem desconto no salário.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/03/comissao-do-senado-aprova-falta-ao-trabalho-em-caso-de-reuniao-de-pais.html)

“A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR COMEÇA PELO PISO”, DIZ MERCADANTE
Em entrevista ao iG, ministro afirma que reajuste tem amparo legal e defende recursos do pré-sal para auxiliar municípios.Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, valorizar os professores brasileiros é meta fundamental para o País. Desde que assumiu o comando do ministério, ele anunciou a distribuição de tablets para os docentes do ensino médio, programas de formação, bolsas de estudo. Mas admite que cumprir o piso salarial do magistério deve ser a primeira medida de Estados e municípios para valorizar esse profissional.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/a-valorizacao-do-professor-comeca-pelo-piso-diz-mercadante/n1597666059948.html)

CURRÍCULO MAIOR NEM SEMPRE É MELHOR
Inclusão de novas matérias no currículo escolar pode abarrotá-lo e colocar em risco o conteúdo tradicionalDesde o começo de 2011 tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que obriga a inclusão da Educação Ambiental e da Educação no Trânsito como disciplinas obrigatórias no ensino fundamental e médio de todas as escolas públicas e privadas do país. Outras 250 propostas de mudança curricular também aguardam a aprovação dos parlamentares. A grande quantidade de projetos levanta a discussão sobre a qualidade da formação na educação básica diante de um currículo abarrotado de conteúdo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1230423&tit=Curriculo-maior-nem-sempre-e-melhor)

“A EDUCAÇÃO BÁSICA TERÁ UM COLAPSO POR FALTA DE PROFESSORES”
Maria Lucia Vasconcelos, professora e ex-secretária, lançou livro sobre a etapa escolar e avalia que País deve investir no docente.Em meio ao debate sobre o reajuste e o cumprimento do piso salarial do magistério, Maria Lucia Vasconcelos é enfática: sem valorização da carreira, teremos um colapso na educação básica pela falta de professores. “Tem que haver investimento do Estado no professor. É uma profissão estratégica”, afirma a ex-secretária de Educação de São Paulo e atual presidente do Conselho Municipal de Educação da capital paulista.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/a-educacao-basica-tera-colapso-por-falta-de-professores/n1597666439683.html)
TECNOLOGIA BRASILEIRA PARA EDUCAÇÃO ENCANTA MERKEL E DILMA
Em visita ao pavilhão brasileiro na CeBIT 2012, a presidenta Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel não resistiram e se sentaram à mesa educacional Alfabeto, uma das soluções de tecnologia educacional que a Positivo Informática levou para a maior feira de tecnologia do mundo, que começou ontem, 6/3, e vai até sábado, 10/3, em Hannover, na Alemanha. Dilma e Merkel fizeram uma atividade usando os recursos de realidade aumentada da mesa Alfabeto e viveram uma inovadora experiência de aprendizado, como já acontece com milhares de crianças no Brasil e em outras dezenas de países para onde as mesas educacionais da Positivo Informática são exportadas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://idgnow.uol.com.br/blog/glog/2012/03/06/tecnologia-brasileira-para-educacao-encanta-merkel-e-dilma/)

SENADO APROVA PROJETO QUE PREVÊ MULTA PARA DISCRIMINAÇÃO SALARIAL
Brasília – A prática de algumas empresas de pagar menos para mulheres do que para homens que exercem a mesma função está perto de ser punida legalmente. Projeto de lei aprovado em caráter terminativo, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta terça-feira (6/3), determina que os empregadores que discriminarem as mulheres por meio da remuneração, pagando salários menores, estarão sujeitos à multa que pode chegar a cinco vezes a diferença salarial devida no período em que a empregada esteve contratada.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/03/06/internas_economia,292220/senado-aprova-projeto-que-preve-multa-para-discriminacao-salarial.shtml)

MARGARIDAS
As mulheres da Via Campesina promovem, desde o fim da semana passada, a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas. Ontem, houve protestos no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Pernambuco e no Pará. Já foram realizadas manifestações também em São Paulo, Bahia, Goiás, Alagoas e Rio Grande do Norte. Elas cobram da presidente Dilma Rousseff a realização da reforma agrária, um novo modelo agrícola baseado em pequenas propriedades e o veto às mudanças no Código Florestal. Hoje farão uma concentração na Catedral Metropolitana de Brasília.(Nota publicada no jornal Correio Braziliense do dia 7/Política/Pág. 7)
ESCOLAS PÚBLICAS PARTICIPAM DE CAMPANHA CONTRA BULLYING, DROGAS E OBESIDADE
O Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEDF) e de Saúde (SES), abriu, nesta segunda-feira (5), a Semana Nacional de Mobilização da Saúde Escolar. O objetivo da ação é mostrar as ações do governo que garantem a saúde dos estudantes e incentivar a discussão de temas como bullying, alimentação saudável, prevenção do uso de drogas e sexualidade. As ações seguem até sexta-feira (9) e fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do qual participam 58 instituições públicas de ensino em todo o DF.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/03/05/interna_cidadesdf,292081/escolas-publicas-participam-de-campanha-contra-bullying-drogas-e-obesidade.shtml ou http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/03/escolas-do-df-participam-de-campanha-contra-obesidade.html)


CLÍNICAS ESCOLARES DESATIVADAS
O Programa Dentista da Escola (PDE) foi implementado na gestão anterior do GDF para atender alunos das escolas públicas nas unidades de ensino. Clínicas foram construídas para oferecer um atendimento rápido, prático e gratuito aos estudantes. Contudo, com o escândalo causado pela operação Caixa de Pandora, o projeto acabou desativado na maioria das escolas, tendo ainda equipamentos lacrados, juntando poeira na maior parte delas.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.clicabrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120306-jornal/pdf/08.pdf)


JUSTIÇA DETERMINA QUE GOVERNO DO RS CUMPRA PISO DOS PROFESSORES
A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que o governo estadual cumpra com a lei que instituiu o piso nacional dos professores, ao julgar uma ação ajuizada pelo Ministério Público em setembro de 2011. De acordo com o juiz José Antônio Coitinho, o Estado deve implementar na folha de pagamento o salário de R$ 1.451,00 como vencimento básico para um educador que trabalha 40 horas semanais. O pagamento deve ser feito a partir de 2013.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5648391-EI8266,00-Justica+determina+que+governo+do+RS+cumpra+piso+dos+professores.html ou http://www.clicabrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120306-jornal/pdf/17.pdf)
EM VEZ DE SE APOSENTAR, PROFESSORA FORMA CAMPEÕES DE MATEMÁTICA
Desde que as Olimpíadas Brasileiras de Matemática para Escolas Públicas (Obmep) começaram, em 2005, a organização divulga quais são os professores com mais alunos premiados em todo o Brasil. A cada ano são cerca de 130 nomes. Quando a lista de 2011 foi divulgada, o iG procurou os listados em todas as sete edições e chegou a apenas três heptacampeões. Entre eles, uma professora que poderia estar aposentada, recebendo o mesmo salário em casa, mas todo ano assume novas classes - e nelas surgem campeões da competição.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/em-vez-de-se-aposentar-professora-forma-campeoes-de-matematica/n1597661914556.html)


MEC PROMETE FORÇA-TAREFA PARA TER LEVANTAMENTO COMPLETO PARA ENTREGAR 412 CRECHES
O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda-feira (5) que fará um força-tarefa para que, em dois meses, seja elaborado um levantamento para verificar providências a serem tomadas no sentido de ajudar as prefeituras a acelerar a construção, implementação e funcionamento das creches conveniadas. O anúncio veio como resposta à reportagem do jornal O Globo deste domingo (3), que mostrou que apenas 221 unidades estão concluídas do total de 633 que a pasta dava como prontas.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/05/mec-promete-forca-tarefa-para-ter-levantamento-completo-para-entregar-412-creches.htm)


Dia da Mulher
MÃOS DADAS CONTRA A VIOLÊNCIA
Brasília – Brasília recebeu do Governo Federal R$ 2,5 milhões destinados ao enfrentamento à violência contra as mulheres. O dinheiro faz parte da renovação do pacto entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, firmado em outubro de 2010. A nova assinatura foi feita na tarde de ontem, no Palácio do Buriti, pelo governador Agnelo Queiroz, pela ministra Eleonora Menicucci, da secretaria da Presidência, e pela secretária da Mulher do DF, Olgamir Amância. Ao longo do mês, o Dia Internacional da Mulher também será marcado por uma série de atividades, como o programa Rede Mulher, que oferecerá palestras e oficinas. (continua...)(Ler a matéria completa no jornal Correio Braziliense do dia 6/Cidades/Pág. 32)


Dia da Mulher
ENCONTRO ABRE COMEMORAÇÕES
Para abrir a semana de comemorações do Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, e discutir o papel do sexo feminino no trabalho voluntário, cerca de 200 pessoas participaram ontem do 9º Encontro de Qualidade de Vida de Mulher para Mulher. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida (IBQV), o evento permitiu às participantes divulgarem o trabalho desenvolvido no Distrito Federal, além de promover a troca de experiência. (continua...)(Ler a matéria completa no jornal Correio Braziliense do dia 6/Cidades/Pág. 35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário