sábado, 13 de outubro de 2012

CLIPING DO DIA 09/10/2012 SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

PISO DE DOCENTE TERÁ REAJUSTE MENOR EM 2013
Com queda na arrecadação, índice deve ficar abaixo de 10%, menos da metade do previsto no início deste ano. Queda reacende debate sobre mudanças na fórmula de cálculo, hoje atrelada a impostos que compõem o Fundeb
O reajuste do piso nacional do professor em 2013 dever&a acute; ficar abaixo de 10%, menos da metade dos 21% previstos no início deste ano. O número, que está sendo finalizado pelos ministérios da Fazenda e da Educação, é usado para corrigir o salário dos docentes da rede pública que lecionam do ensino infantil ao médio (educação básica).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/71046-piso-de-docente-tera-reajuste-menor-em-2013.shtml)

ENTRE AS PROMESSAS PARA EDUCAÇÃO, NEM TUDO FUNCIONA
Em VEJA desta semana, articulista Gustavo Ioschpe contrapõe às propostas dos candidatos estudos e análises que comprovam o que, de fato, dá resultado
O papel aceita tudo, e nada mais propício do que uma campanha eleitoral para dar asas à criatividade de nossos políticos. Bombardeado pela avalanche de cenários róseos - se eleitos, os candidatos universalizarão a matrícula, ampliarão a carga horária, valorizarão o magistério, criarão escolas inclusivas, próximas da comunidade, com tablets e tecnologia de ponta -, talvez o eleitor comum encontre dificuldade em destrinchar todo esse mar de promessas, separar o relevante do desnecessário e distinguir o exequível da promessa oca. Na última semana, pesquisei os programas de governo dos candidatos a prefeito das principais capitais brasileiras, mirando suas plataformas na área educacional. Apesar de várias dessas capitais - Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, F ortaleza e Manaus - terem realidades bastante diferentes, há uma convergência incrível de propostas, inclusive entre candidatos de partidos antagônicos, em um indicador de que o marketing venceu o conteúdo. Elenco a seguir as principais promessas, e a elas contraponho aquilo que a literatura empírica revela que daria mais resultado. Se, é claro, os candidatos se interessassem por gerar melhorias na qualidade da educação, e não simplesmente por ganhar o seu voto.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/o-que-os-candidatos-estao-dizendo-e-o-que-funciona-mesmo)

Análise
BRASIL DISCUTE SALÁRIO E S E ESQUECE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Parece óbvio aos brasileiros que tenhamos que aumentar a qualidade (e a equidade) da educação que oferecemos no país. Para isso, temos que começar respondendo a duas perguntas: quais são os componentes da excelência e da equidade educacional e quanto eles custam em seu conjunto no contexto brasileiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/71050-brasil-discute-salario-e-se-esquece-da-formacao-do-professor.shtml)

ESPECIALISTAS DEFENDEM ESTUDO RELIGIOSO ATRELADO ÀS AULAS DE HISTÓRIA
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacion al – LDB, no artigo 33, determina que o estudo religioso nas escolas públicas seja parte integrante da formação básica do cidadão, podendo ser disciplina regular nos horários normais do ensino fundamental. Em um país como o Brasil, considerado laico e com vasta diversidade religiosa, ensinar religião pode ser um grande desafio para os educadores. Será, então, que as escolas estão preparadas para oferecer um estudo religioso capaz de respeitar a opção religiosa dos alunos?
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/10/08/especialistas-defendem-estudo-religioso-atrelado-as-aulas-de-historia/)

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENTRE INOVAÇÃO E PANACEIA
Desde que o computador se tornou pessoal e a rede mundial, muito se fala sobre uma revolução iminente na educação – educação entendida como sistema escolar. O fato é que já estamos há duas décadas neste processo e o sistema de ensino pouco se afetou. Mas este baixo impacto da revolução tecnológica no ensino escolar não passou incólume – a cada dia, mais e mais se fala do fracasso do sistema, do descrédito da profissão de ensinar, da indisciplina dos estudantes. Os dois fenômenos – a revolução tecnológica e o fracasso do sistema escolar – estão ligados: a nova geração tem uma forma de pensar, agir, se comunicar e relacionar que não encontra ressonância no modelo escolar.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/10/08/tecnologias-na-educacao-entre-inovacao-e-panaceia/)

A CRENÇA QUE VIRA SENTENÇA
Separar alunos entre "burros" e "espertos" é uma injustiça que define o aproveitamento escolar das crianças, reafirma pesquisador
Espere que uma criança vá mal na escola e ela não o desapontará. A partir dessa certeza, o educador Robert Pianta, reitor da Escola de Educação Curry, da Universidade da Virgínia, nos EUA, acaba de publicar sua pesquisa baseada em um estudo da década de 1960 com alunos de nível fundamental. Aquele trabalho provara que a opini&ati lde;o do professor sobre a capacidade de um aluno interfere em seu desempenho. Agora, Pianta, 57, revisitou a conclusão para defender que professores sejam treinados a ocultar suas crenças em relação aos alunos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/70930-a-crenca-que-vira-sentenca.shtml)

'NEM TODO PROFESSOR É PRECONCEITUOSO'
A ideia de treinar professores para que eles disfarcem sua falta de confiança no potencial de alguns alunos é contestada por pedagogos brasileiros. Para Julio Groppa, da Faculdade de Educação da USP, o estudo de Pianta falha em sua abordagem excessivamente comportamental. "Não concordo que um t reinamento consiga remodelar o comportamento do docente e fazê-lo agir de um jeito contrário às suas crenças."
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/70931-nem-todo-professor-e-preconceituoso.shtml)

EVITE QUE SUA BAIXA EXPECTATIVA ATRAPALHE O DESEMPENHO DA CRIANÇA
Para Professores
Numa sala com 30 alunos, dedique um dia por mês para dar atenção especial a cada um. No dia "dele", converse com o aluno no fim da aula e pergunte sobre suas dificuldades e se gosta das lições. (...)
Para Pais
Evite acostumar-se ao baixo rendimento de seu filho. Não é porque ele foi mal em anos anteriores que é normal tirar notas baixas agora. (...)
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/70932-evite-que-sua-baixa-expectativa-atrapalhe-o-desempenho-da-crianca.shtml)

DEVER DE CASA E TAREFA DA ESCOLA
Ninguém questiona o mantra segundo o qual pais zelosos devem acompanhar os estudos dos filhos
Professor particular, professor tutor, tia, avó que foi professora, horas obrigatórias de estudo etc. etc. etc. Pai e mãe que chegam do trabalho e, em vez de se dedicarem ao relacionamento com o filho, vão estudar junto com ele. No início, com paciência para explicar tudo nos mínimos detalhes. Po uco tempo depois, sem paciência alguma e, não raramente, chegando aos gritos com o filho.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/70935-dever-de-casa-e-tarefa-da-escola.shtml)

Educação
CANTORIA NAS ESCOLAS
O projeto Cantoria nas Escolas será reeditado amanhã, às 10h30, no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia. A iniciativa é da Casa do Cantador e tem apoio das secretarias de Educação e Cultura. Serão 40 apresentações em escolas da rede pública de ensino da cidade. Cantadores, repentistas e declamadores integram o projeto, que tem como objetivo resgatar as raíz es da poesia popular, do cordel, dos versos improvisados, ampliando a interação dos artistas locais e a escola.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121009-jornal/pdf/06.pdf)

PROFESSORA QUE FICOU FAMOSA NO YOUTUBE SE ELEGE VEREADORA EM NATAL
Amanda Gurgel, que se revoltou com a precariedade do ensino, teve votação expressiva pelo PSTU e elegeu mais dois do PSOL
Conhecida pelo vídeo de desabafo no YouTube em que ataca a precariedade do ensino público no Rio Grande do Norte, realizado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, a professora Amanda Gurgel conseguiu eleger-se a primeira vereadora do País pelo PSTU. Ela foi a vereadora mais votada na Câmara de Natal e, com isso, conseguiu eleger dois candidatos do PSOL pela coligação: Sandro Pimentel e Marcos do PSOL. Ela obteve 32 mil votos (8,5% do total).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-10-08/professora-que-ficou-famosa-no-youtube-se-elege-vereadora-em-natal.html)

CHILE: ESTUDANTES CONVOCAM GREVE E MANIFESTAÇÃO NACIONAL NO DIA 11
A Confederação de Estudantes do Chile (Confech), entidade representante dos estudantes universitários do país, reforçou neste domingo o anúncio de greve e manifestação nacional para 11 de outubro. Segundo o presidente da Federação Estudantil da Universidade Católica e porta-voz da Confech, Noam Titelman, a mobilização tem como objetivo "incidir sobre o orçamento 2013 no Congresso Nacional e obter avanços na educação pública".
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6211902-EI8266,00-Chile+estudantes+convocam+greve+e+manifestacao+nacional+no+dia.html)

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