quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CLIPPING DE 09/01/13 - SINPRO DF!




Quarta-Feira, 09 de Janeiro de 2013
:: Clipping do dia 9/01/2013 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

Tiroteio entre Poderes
EMENDAS DEIXADAS DE LADO ENFURECEM OS DEPUTADOS
Caso mais recente é o de Joe Valle, revoltado porque a Secretaria da Educação não construiu quadras
A polêmica em volta das emendas parlamentares chegou até as redes sociais. O deputado distrital Joe Valle (PSB) publicou na internet um desabafo indignado sobre a falta de execução de emendas de sua autoria para a construção de quadras cobertas em áreas rurais. Sem meias palavras, o parlamentar apontou falhas na gestão na Secretaria de Educação como principais causas da não-realização dos investimentos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130109-jornal/pdf/14.pdf)

 
SENADO VAI VOTAR PROPOSTA QUE OBRIGA ESCOLAS A TEREM BIBLIOTECAS
Está pronta para entrar no Senado proposta que obriga todas as escolas públicas de ensino básico a manterem biblioteca, com profissional capacitado a atender os alunos. O PLC (Projeto de Lei Complementar) 28/2012, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), acrescenta dois artigos à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) na parte que trata das diretrizes dos conteúdos curriculares da educação básica.
(Caso queir a ler a matéria completa acesse: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/59762/senado+vai+votar+proposta+que+obriga+escolas+a+terem+bibliotecas.shtml)

PROJETO ESTABELECE CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS
A disciplina de educação física poderá ser considerada obrigatória na educação básica, com carga horária mínima de duas horas semanais. É o que estabelece o projeto de lei do Senado (PLS) 249/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE). Na justificativa do projeto, o autor diz que, desde 1996, quando da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases p ara a Educação (LDB – Lei 9394/1996), não há mais determinação de carga horária das disciplinas e a escola é que elabora seu projeto pedagógico e define a carga horária de cada uma delas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2013/01/08/ensino_educacaobasica_interna,342953/projeto-estabelece-carga-horaria-minima-de-educacao-fisica-nas-escolas.shtml)


MP É CONTRA O FIM PREMATURO DO 3º ANO
A Promotoria de Justi&cce dil;a de Defesa da Educação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se posicionou favorável à nova norma do Conselho de Educação do DF (CEDF) que veta a conclusão antecipada do 3º ano do ensino médio. Os promotores defendem que a resolução não é inconstitucional, principal argumento usado pelas entidades representativas de pais e estudantes na tentativa de derrubar judicialmente a determinação distrital.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://nacionalpress.blogspot.com.br/2013/01/mp-e-contra-o-fim-prematuro-do-3-ano.html)


MERCADANTE DIZ QUE QUER PERMANECER NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Em meio a especulações de que seria deslocado para a Casa Civil, com uma eventual candidatura da ministra Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná, em 2014, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que continua muito bem no Ministério da Educação (MEC).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1211925-mercadante-diz-que-quer-permanecer-no-ministerio-da-educacao.shtml)

CONCORRÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Educação, abriu concorrência para contratar empresas especializadas na constru&cce dil;ão de Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), que atendam crianças de zero a cinco anos. Serão três creches, localizadas em Ceilândia, Águas Claras e Samambaia. O prazo previsto para a execução de cada obra é de até 270 dias.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130109-jornal/pdf/06.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário