PNE: O DESAFIO DE TRANSFORMAR GASTO EM QUALIDADE
Educadores divergem sobre meta de 10% do PIB, mas concordam que é preciso melhorar a gestão dos recursos disponíveis
Aumentar investimentos na educação pública. Ampliar vagas em creches, equiparar a remuneração de professores à de outros profissionais com diploma superior, erradicar o analfabetismo, implantar o ensino integral em 50% das escolas públicas. Essas estão entre as 20 metas a serem cumpridas num prazo de 10 anos de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na semana passada pela C&aci rc;mara. O projeto, que ainda vai a plenário, prevê ainda um aumento considerável da parcela do PIB destinada ao setor: até 2022, 10% do total das riquezas geradas pelo país. Atualmente, o percentual é 5,1%.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/pne-desafio-de-transformar-gasto-em-qualidade-5367995)

IMPACTO IMEDIATO DE AUMENTO DE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO SERÁ NULO
A proposta de ampliar o investimento em Educação para um valor equivalente a 10% do PIB não especificou como será distribuído esse ônus entre a União, os Estados e os municípios
A proposta de ampliar o investimento em Educação para um valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), no prazo de dez anos, não terá impacto imediato nas finanças públicas, pois o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados nesta semana não especificou como será distribuído esse ônus entre a União, os Estados e os municípios.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23260/impacto-imediato-de-aumento-de-recursos-para-educacao-sera-nulo/)

ALTO INV ESTIMENTO NÃO GARANTE APRENDIZADO
Estudo internacional revela que países com melhor desempenho não são os que mais gastam
No momento em que o Brasil planeja dar um grande salto no nível de investimento em educação, convém analisar com calma como os países com melhores resultados no Pisa (exame internacional que compara o desempenho de alunos) utilizam os recursos disponíveis para traduzir este esforço em efetivo aprendizado. Um informe publicado neste ano pela OCDE, entidade que organiza o exame, revela que altos gastos não garantem melhor qualidade do ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/alto-investimento-nao-garante-aprendizado -5368012)

Editorial
DEMAGOGIA NA EDUCAÇÃO
"O problema da Educação brasileira, contudo, não é de escassez de recursos. É, sim, de gestão perdulária", afirma jornal
Às vésperas do início do recesso legislativo e já com as atenções voltadas para a campanha eleitoral, a comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de examinar o projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou em votação simbólica, e em clima de assembleia estudantil, a emenda que obriga o poder público a destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área de Educação nos próximos dez anos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23258/editorial-demagogia-na-educacao/)

SEIS EM CADA DEZ DEFICIENTES COM 15 ANOS OU MAIS NÃO TERMINARAM O ENSINO FUNDAMENTAL
Índice, divulgado nesta sexta-feira (29), é 22,9 pontos percentuais maior que a porcentagem daqueles que declararam não ter deficiência (38,2%)
O Censo Demográfico 2010 mostra que 61,1% da população de 15 ou mais anos de idade com alguma das deficiências investigadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não tinha nenhum tipo de instruç& atilde;o ou não conseguiu completar nem o ensino fundamental. O número, divulgado nesta sexta-feira (29), é 22,9 pontos percentuais maior que o índice daqueles que declararam não ter deficiência (38,2%).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23257/seis-em-cada-dez-deficientes-com-15-anos-ou-mais-nao-terminaram-o-ensino-fundamental/)

SamambaiaOBRA FECHA ESCOLA
Mesmo em período de aulas, a Escola Classe 108 de Samambaia vai entrar em reforma. E para que as obras ocorram, o colégio terá de fechar as portas. A decisão não agradou aos pais dos estudantes, uma vez que os 980 alunos terão de ser remanejados para outras escolas da cidade. A previsão é de que a reforma dure um ano.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120702-jornal/pdf/11.pdf)

RS: GRUPO DE AVÓS RECI CLA MATERIAL PARA DAR APOIO A ESCOLA GAÚCHA
No pequeno município de Portão, na região metropolitana de Porto Alegre, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida destaca-se na área de preservação do meio ambiente. Fundada há 27 anos, a instituição promove aulas de educação ambiental há 13 anos. Com 150 alunos, da educação infantil ao quinto ano, a escola conta com grande participação dos pais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.correioweb.com.br/euestudante//noticias.php?id=30614)

SP: PROFESSORES USAM VIDEOGAME PARA ESTIMULAR ALUNOS
(...) Tradicionalmente vistos como "rivais" da escola, jogos digitai s vêm se popularizando como uma ferramenta para educadores e aliados das aulas de educação física ao ajudar alunos a conhecer novos esportes e, de quebra, driblar a falta de recursos para tratar de alguns conteúdos previstos no currículo escolar. Embora com ressalvas, os benefícios são atestados por cientistas. O trabalho encontra respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante aos professores liberdade didática.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/07/02/professores-usam-videogame-para-estimular-alunos.htm)

SOFTWARE PERNAMBUCANO GRA TUITO FACILITA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DOWN
Professora universitária lançou o Downex, uma plataforma interativa que usa imagens e sons do cotidiano infantil para estimular o aprendizado
Foi lançado na internet um software interativo para auxiliar a alfabetização de crianças e adolescentes com síndrome de Down. O Downex, como foi batizado, visa acelerar o reconhecimento de palavras e sons e se faz uma alternativa mesmo quando há um caso de hiperatividade, o que quase sempre dificulta o processo de aprendizagem.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.correioweb.com.br/euestudante//noticias.php?id=30590)

PIERRE LÉVY PREVÊ SUBSTITUIÇ ÃO DO LIVRO DIDÁTICO E DO CADERNO POR COMPUTADORES E TABLETS NAS SALAS DE AULA
As mudanças tecnológicas tão aceleradas do mundo moderno vão chegar de vez à sala de aula e é bem possível que computadores, tablets e outras plataformas substituam o livro didático e o caderno. A previsão é do sociólogo e professor da Universidade de Ottawa (Canadá), especialista em internet. Ele participou do 5º Congresso Internacional da Rede Católica de Educação, que se encerra amanhã (1º), em Brasília.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.co m.br/noticia/2012-06-30/pierre-levy-preve-substituicao-do-livro-didatico-e-do-caderno-por-computadores-e-tablets-nas-salas-de)

PESQUISADORA CRITICA TRATAMENTO DA LDB A CRIANÇAS SUPERDOTADAS
De origem humilde, fala suave e gestos gentis, Jean Michel Rodrigues Barros é um garoto que guarda um distintivo especial em relação a seus pares e colegas: é superdotado. Com apenas 11 anos, o aluno da rede pública da Ceilândia, que saltou duas séries e hoje cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental, tem em seu curto percurso escolar uma medalha de bronze conquistada na Olimpíada Nacional de Astronomia, em 2010. Jean configura um exemplo de como a aceleração de ensino é uma estratégia bem-sucedida para acolher crianças, ainda na educação infantil, com essas características. A afirmação é da pesquisadora Renata Rodrigues Maia-Pinto, que trabalhou, em sua tese de doutorado no Instituto de Psicologia da UnB, com 12 estudantes superdotados de escolas públicas do DF, confirmando que essa prática, além de recomendável, não implica perdas acadêmicas ou dificuldades socioemocionais às crianças.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.correioweb.com.br/euestudante//noticias.php?id=30595)

COTA EM FEDERAIS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA PODE IR DIRETO AO PLENÁRIO
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quinta-feira (28) o projeto de lei da Câmara (PLC) 180/2008 que institui sistema de cotas com reserva obrigatória de, no mínimo, 50% das vagas nas universidades e instituições de ensino técnico federais para os alunos que até então só tenham estudado em escola pública.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.correioweb.com.br/euestudante//noticias.php?id=30592)

Servidor
SALÁRIO FORA DA REDE
Liminar do TJDF determina a retirada imediata de valores da internet
Os servidores do GDF agiram rápido e conseguiram na Justiça uma liminar para que o governo suspenda, no Portal da Transpar&e circ;ncia, a divulgação dos salários com os nomes dos funcionários, incluindo todas as gratificações e benefícios. O desembargador Romeu Gonzaga Neiva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), concedeu a liminar, obrigando a administração pública a retirar da internet os contracheques dos servidores públicos do DF.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120630-jornal/pdf/06.pdf ou veja nota emhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/29/interna_cidadesdf,309995/liminar-proibe-o-gdf-de-publicar-os-salario-de-servidores-na-internet.shtml)