quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CLIPING DO DIA 05/12/12 - SINPRO DF!

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Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2012
:: Clipping do dia 05 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da categoria.

EDUCAÇÃO SÓ DEVE TER RECURSOS DO PETRÓLEO EM 2020, RECLAMAM DEPUTADOS
Deputados criticaram nesta terça-feira (4) a MP (Medida Provisória) 592/12, que destina 100% dos royalties das futuras concessões de petróleo para investimentos na área de educação. Os parlamentares destacaram que os recursos advindos dos contratos celebrados a partir deste mês só estarão efetivamente disponíveis daqui a cerca de oito anos. No anúncio da medida, o ministro da Ed ucação, Aloizio Mercadante, disse que os recursos do petróleo são necessários para cumprir o PNE (Plano Nacional de Educação), que prevê mais R$ 215 bilhões de investimento em Educação até 2020. O plano já foi aprovado pela Câmara e está em análise no Senado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/12/04/educacao-so-deve-ter-recursos-do-petroleo-em-2020-reclamam-deputados.htm ou http://www.cgceducacao.com.br/canal.php?c=1&a=17331)

Royalties do pré-sal
PRESSÃO POR URGÊNCIA EM VOTAÇÃO DE VETO
Deputados e senadores de estados não produtores começaram a recolher assinaturas para um requerimento de urgência para a votação do veto da presidente Dilma Rousseff sobre a distribuição de royalties do petróleo de áreas já licitadas. Governadores dos estados se reuniram ontem em Brasília para fechar estratégia de pressão sobre o Congresso, que tem o poder para derrubar a decisão presidencial. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), discutirá o tema com alguns deles.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121205-jornal/pdf/21.pdf)

MERCADANTE PEDE QUE ESTADOS E MUNICÍPIOS PRODUTORES USEM ROYALTIES DE CONTRATOS ATUAIS NA EDUCAÇÃO
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municípios e estados produtores de petróleo deem exemplo ao país e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educação. “Os royalties não são renováveis, as futuras gerações não terão acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil”, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam &ld quo;dar um passo adiante” com relação ao melhor aproveitamento desses recursos. “Como é uma riqueza temporária, não pode ir para o inchaço da máquina pública e para qualquer outro desperdício, mas para investimentos estruturantes”, argumentou.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-12-04/mercadante-pede-que-estados-e-municipios-produtores-usem-royalties-de-contratos-atuais-na-educacao)

DESTINAR ROYALTIES À EDUCAÇÃO É ‘INVESTIR NO FUTURO’, DIZ DILMA
Presidente v etou na sexta-feira a mudança na forma de dividir os royalties de petróleo recolhidos nos campos já em exploração
A destinação de recursos dos royalties do petróleo para a área da educação foi tema abordado hoje pela presidente Dilma Rousseff no programa semanal de rádio "Café com a Presidenta". "Eu enviei ao Congresso uma Medida Provisória que destina todos os royalties e as participações especiais arrecadados com as futuras concessões de petróleo e gás para a educação e 50% do Fundo Social, que é integrado pelos recursos do pré-sal", disse Dilma. Segundo a presidente, esse será "o maior investimento que o Brasil vai fazer no presente e no futuro de todos os seus filhos".
(Caso queira ler a matéria c ompleta acesse: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,destinar-royalties-a-educacao-e-investir-no-futuro-diz-dilma,136737,0.htm)

MANTEGA PEDIRÁ AO IBGE REVISÃO DE DADOS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO PIB
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira, 4, que vai solicitar ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revise informações sobre dados referentes aos gastos públicos com saúde e educação que foram incluídos no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre deste ano. "Como todos os institutos, o IBGE faz revisões de suas pesquisas. Então vou pedir", disse. Continuou, afirmando que "pode ser que a queda desses gastos tenha sido por obra de Estados e municípios, porque a União gastou mais. Agora quero entender por que eles cresceram tão pouco".
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,mantega-pedira-ao-ibge-revisao-de-dados-de-saude-e-educacao-no-pib,136961,0.htm)

Política educacional
MEC VAI REEDITAR CONJUNTO DE OBRAS DE GRANDES EDUCADORES
O Ministéri o da Educação vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Cecília Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 4, pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educação e sua Atualidade na Política Educacional no Brasil, em comemoração ao 80º Aniversário do Manifesto dos Pioneiros da Educação, no Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18283:mec-vai-reeditar-conjunto-de-obras-de-grandes-educadores&catid=222)

SENADOR DIZ QUE VIGÊNCIA OBRIGATÓRIA DE ACORDO ORTOGRÁFICO SERÁ ADIADA
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse hoje que o novo acordo ortográfico da língua portuguesa deverá ter vigência obrigatória só a partir de 31 de dezembro de 2015. O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional, valeria a partir de 1º de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, de acordo com Cyro Miranda, a presidenta Dilma Rousseff dec larou que vai emitir um decreto adiando a data.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-12-04/senador-diz-que-vigencia-obrigatoria-de-acordo-ortografico-sera-adiada)

CONVITE A CLAUDIA COSTIN PARA O MEC EXPÕE EMBATE IDEOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Pedagogos e sindicatos divergem de economistas e instituições ligadas à educação sobre caminhos e métodos para melhorar o ensino
O convite para que a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, assumisse a Secretaria de Educaç&a tilde;o Básica do Ministério da Educação (MEC) trouxe à tona o embate existente entre as duas correntes que pensam e gerem o assunto no Brasil. De um lado, estão os pedagogos – acadêmicos de instituições públicas tradicionais de ensino - e os sindicatos dos docentes. De outro, profissionais de áreas como administração e economia, além de fundações e instituições voltadas à discussão do tema.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-12-04/convite-a-claudia-costin-para-o-mec-expoe-embate-ideologico-na-educacao.ht ml)

EM UMA DÉCADA, CRESCE NÚMERO DE JOVENS QUE NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM
Entre os anos 2000 e 2010, o número de jovens que não estuda, não trabalha e não procura emprego aumentou em 708 mil pessoas. A proporção passou de 16,9% para 17,2% das pessoas entre 15 e 29 anos. Em nota técnica divulgada hoje pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), as pesquisadoras Ana Amélia Camarano e Solange Kanso alertam para as implicações sociais dessa constatação do Censo 2010.  "Isso [os dados] coloca a necessidade de políticas públicas que contribuam para uma inserção adequada desses jovens, seja na escola ou no mercado de trabalho", dizem as pesquisadoras.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/12/04/em-uma-decada-cresce-numero-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham.htm)

CORAGEM PARA APRENDER EM PADRÕES INTERNACIONAIS
Recentemente, a presidente Dilma Rousseff fez um discurso em prol da igualdade de oportunidades de aprendizagem, o que poderia significar um estímulo para queimarmos etapas e quebrarmos paradigmas. Mas ela não foi específica em seu plano nem em suas ações. Mais um soluço discursivo? Vejamos... Igualdade de oportunidades de aprendizado é um conceito teórico que pressupõe a existência de políticas públicas constituídas por altas expectativas de aprendizado, mesmo para alunos pobres ; por currículos com padrões muito bem definidos, que reflitam as altas expectativas; pelo monitoramento do desenrolar do currículo nas salas de aula e nas cabeças dos alunos, com avaliações padronizadas e alinhadas com o currículo; pela garantia de salas de aula apropriadas para o ensino, com infraestrutura física e didática compatível com as altas expectativas; e por profissionais da educação com competência técnica e altos padrões éticos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,coragem-para--aprender-em-padroes-internacionais-,968783,0.htm)

ONU APRESENTA APLICATIVO PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE JOVENS DE TODO O MUNDO
Cerca de 2 mil jovens de mais de 126 países vão se unir a artistas, organizações sem fins lucrativos, líderes empresariais e governamentais para a apresentação da mPowering Mobile Platform, nesta terça-feira (4). Trata-se de um programa desenvolvido pela empresa Tribal Brands que vai misturar música e troca de informações sobre educação, trabalho e saúde por meio do celular. O anúncio será feito no início do Fórum Global da Juventude, que integra a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento da ONU, em Bali, na Indonésia, onde milhares de jovens participarão pessoalmente e online de uma programação de três dias.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/onu-apresenta-aplicativo-para-troca-de-informacoes-entre-jovens-de-todo-mundo-6923920)

CONDOLEEZZA RICE PARTICIPA DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO
A ex-secretária de Estado americano Condoleezza Rice vem ao Brasil nesta terça-feira para participar de um debate sobre o acesso da mulher à educação. Junto com a editora-chefe da revista Newsweek, Tina Brown, Rice abordará a história de Malala Yusafzai, a paquistanesa de 14 anos que foi atacada pelo Talibã por lutar pelo seu direito de ir à escola.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/condoleezza-rice-participa-de-debate-sobre-educacao-em-sp)

ESPECIALISTA CRIA MÉTODO EDUCATIVO BASEADO EM SENTIDOS
Um método educativo chamado educação multissensorial pretende trabalhar com os estudantes com deficiência com base nos três sentidos: paladar, tato e olfato. A ideia é que em uma aula que trata sobre a fauna, por exemplo, o professor ensine a partir dos jogos em que os alunos com deficiência visual podem tocar e reconhecer o formato dos animais. Enquanto eles se familiarizam o bicho, o professor vai indicando as características. Há outros métodos baseados no som e no paladar. Segundo o criador do método, o colombiano José Andrés Colmenares, o recurso pode ser utilizado em qualquer nível escolar e aplicado em até seis áreas: ciências sociais, naturais, numéricas, afetivas, artes e esportes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porcriar/especialista-cria-metodo-educativo-baseado-em-sentidos/20121204)

RO: ESCOLA UTILIZA JOGOS ARTESANAIS PARA MELHORAR DESEMPENHO DE ALUNOS
“Eu consigo ler melhor, é como se a mente fosse expandida&r dquo;, conta a aluna. Escolas de Vilhena, RO, aplicam jogos em aulas de matemática e português
Computadores e celulares desligados. É seguindo esta regra que alunos das escolas públicas de Vilhena (RO) exercitam a mente em programas de reforço escolar que possuem como base o aprendizado por via de jogos pedagógicos artesanais. Na Escola Estadual Zilda da Frota Uchoa, os professores de língua portuguesa e matemática reúnem alunos uma vez por semana para aplicar o método, que na escola é desenvolvido há seis anos. Com o auxílio de 15 alunos monitores, os professores Edson Santos e Cleusa Maria conduzem as atividades com jogos que exigem raciocínio e paciência dos quase 140 alunos que participam das aulas extras.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/12/escola-utiliza-jogos-artesanais-para-melhorar-desempenho-de-alunos.html)
rodape

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