quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CLIPPING DO DIA 11/12 - SINPRO DF!

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Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2012
:: Clipping do dia 11 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da categoria.

AGORA É HORA DE ESTUDAR MUITO
Faltam 12 dias para a prova da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Essa é a etapa final para conquistar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). Depois de fazer os exames em 2010 e 2011, os candidatos agora testarão os conhecimentos para ter uma resposta definitiva sobre o ingresso. Além disso, o teste tem peso três, o que pode ser determinante na conquista da vaga. Para o primeiro semestre letivo de 2013, a UnB abriu aos inscritos nesta etapa 2.092 vagas em 96 cursos de graduação. Entre elas, 305 são para o Sistema de Cotas Sociais, que garante a reserva de oportunidades para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, negros, pardos, indígenas e de baixa renda. Os locais e o horário da realização da prova serão divulgados na data provável de 10 de dezembro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2012/12/05/ensino_ensinosuperior_interna,337294/agora-e-hora-de-estudar-muito.shtml)

VENCEDORES DA 3ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA RECEBEM PRÊMIOS EM BRASÍLIA
Os vencedores da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foram anunciados nesta segunda-feira (10/12) durante cerimônia oficial realizada em Brasília. Estavam presentes os 152 finalistas, estudantes do 5º ao 9ª ano do ensino fundamental e também dos dois primeiros anos do ensino médio de todo o país. A entrega do prêmio ocorreu no edifício da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. Dentre três milhões de inscritos, havia finalistas de todos os estados e textos vindos de cinco mil cidades. Os jovens autores concorreram a quatro categorias, de acordo com a série em que cursavam na escola. O gênero literário escolhido para que os alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental soltassem a imaginação foi o poema.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/12/11/ensino_educacaobasica_interna,338508/vencedores-da-3-olimpiada-de-lingua-portuguesa-recebem-premios-em-brasilia.shtml)

MERCADANTE ACERTA PROGRAMA ESTUDANTIL COM FRANCESES
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou nesta segunda-feira que deve ser anunciado na terça um programa de incentivo a estudantes brasileiros com a participação de empresas francesas. A intenção, segundo o ministro, é fazer com que estudantes tenham a possibilidade de estudar e estagiar no exterior. De acordo com o ministro, brasileiros poderão estudar a língua por seis meses, ter um estágio acadêmico de nove meses e, em seguida, encerrar o período no exterior com três meses de estágio em uma empresa. Entre as áreas que podem ser beneficiadas, estão os segmentos de engenharia e ciência da computação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?mercadante-acerta-programa-estudantil-com-franceses&id=437735)

CAPES DIVULGA VALOR DAS BOLSAS PARA QUEM FOR ESTUDAR NO EXTERIOR
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou hoje (11) no Diário Oficial da União os valores de benefícios que poderão ser pagos a brasileiros que forem ao exterior para estudar e a quem venha ao Brasil pelo mesmo motivo. A publicação inclui bolsas de graduação, pós-graduação e também de especialização para professores da educação básica.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?capes-divulga-valor-das-bolsas-para-quem-for-estudar-no-exterior&id=437901)

CAPES REGULAMENTA VALOR DE BOLSAS NO EXTERIOR PARA ALUNOS E PROFESSORES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) regulamentou, nesta terça-feira (11), os valores das bolsas de estudo e de auxílio aos estudantes, pesquisadores e professores participantes dos programas e ações da Capes fora do Brasil. Em portaria publicada na edição desta terça do "Diário Oficial da União", a coordenação definiu valores das bolsas de estudo, de auxílio de instalação e compra de material, além do seguro de saúde e benefícios adicionais como, por exemplo, para bolsistas com dependentes ou que serão alocados em cidades consideradas de alto custo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/12/capes-regulamenta-valor-de-bolsas-no-exterior-para-alunos-e-professores.html)

OPINIÃO: O MAU COMEÇO DO PRÉ-SAL
Os vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto aprovado pelo Congresso estabelecendo novos critérios para distribuição dos royalties do petróleo significaram, ao mesmo tempo, a perda de uma ótima oportunidade para iniciar o processo de reconfiguração da Federação brasileira e um atentado à autonomia dos poderes da República. Ao postergar para um futuro incerto a melhor distribuição dos recursos nacionais que virão com a exploração do petróleo na camada do pré-sal, a presidente prorrogou a agonia de prefeitos de praticamente todos os municípios brasileiros, já vitimados nos últimos anos por medidas governamentais de desoneração de impostos, que vêm apresentando resultados pífios no estímulo à produção, mas causando verdadeira sangria nos cofres municipais, que têm sid o os mais sacrificados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/25191/opiniao-o-mau-comeco-do-pre-sal/)

ESPECIALISTAS VEEM EXAGERO EM DIAGNÓSTICOS DO TDAH E CRITICAM MEDICAÇÃO EXCESSIVA
Pais e professores enfrentam um dilema: quando a falta de atenção do estudante em sala de aula é problema de saúde e quando é um problema com os métodos do professor? Especialistas embatem sobre o aumento do uso de remédios, como a ritalina, no combate de deficiências escolares e o diagnóstico preciso do TDAH. Os defensores da campanha contra a medicalização da educação entendem que muitas vezes existe um tratamento de diferenças comportamentais como se elas fossem doença. Para eles, o diagnóstico foi banalizado e problemas que são pedagógicos – e deviam ser tratados com estratégias de ensino – vão parar no âmbito da saúde.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/25188/especialistas-veem-exagero-em-diagnosticos-do-tdah-e-criticam-medicacao-excessiva/)

FÓRUM COLETA ASSINATURAS PARA DEFENDER VINCULAÇÃO DE ROYALTIES
O Fórum Nacional de Educação (FNE) lançou na internet petição pública para mobilizar a sociedade em defesa da Medida Provisória nº 592, do dia 3 último, que destina à educação 100% das receitas dos futuros contratos dos royalties da exploração do petróleo. No documento, a entidade defende ainda que 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam repassados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. O texto do FNE faz apelo por uma decisão que torne possível ao país oferecer educação pública de qualidade e pede ao Poder Legislativo que indique a fonte de financiamento.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18296:forum-coleta-assinaturas-para-defender-vinculacao-de-royalties-&catid=222&Itemid=86)

PRÊMIO ‘CAÇA’ ESCRITORES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Sábado foi a primeira vez que o menino Henrique Douglas de Oliveira, de 12 anos, saiu de seu Estado natal, o Rio Grande do Norte. Morador da pequena cidade de José da Penha, com pouco menos de 6 mil habitantes, ele foi com a mãe para Brasília. Na ida, ele já tinha motivo para comemorar: era um dos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Mas a volta, amanhã, será ainda mais feliz. Além da medalha, ele leva um notebook, uma impressora e a convicção de que seus versos e rimas são de qualidade. Seu poema Ô de casa?! foi um dos campeões desta edição do evento. Venceu numa concorrência acirrada. Do País todo, foram enviados 48 mil textos de 5.092 municípios sobre o tema O Lugar Onde Vivo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,premio-caca-escritores-nas-escolas-brasileiras,971838,0.htm)

ESTUDANTES OBTÉM NA JUSTIÇA DIREITO DE REALIZAR NOVO EXAME DO ENEM
A estudante do 3º ano do ensino médio Jacqueline Chen obteve a garantia, na Justiça - por meio de uma liminar protocolada por meio do advogado de sua família, Evaristo Araújo -, de realizar um novo exame do Enem, em data e local a serem escolhidos por ela. A jovem foi desclassificada da avaliação por conta de um erro do Ministério da Educação, que a confundiu com uma candidata homônima, de Mogi das Cruzes, que havia fotografado e divulgado, pelo celular, imagens da prova.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-12-10/estudante-obtem-na-justica-direito-de-realizar-novo-exame-do-enem.html)

COMISSÃO REALIZA DEBATE SOBRE REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
A Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio se reúne hoje (11), às 14h30, para um debate com o coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Antonio Lídio de Mattos Zambon; a pesquisadora da Fundação Lemann, Paula Louzano; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Claudia Veloso Guimarães; e com a representante da Associação Regional das Casas Familiares Rurais, Antônia das Graças Silva.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/432264-COMISSAO-REALIZA-DEBATE-SOBRE-REFORMULACAO-DO-ENSINO-MEDIO.html)
rodape

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