quarta-feira, 22 de maio de 2013

CAPACITAÇÃO PARA REDUTORES DE DANOS!

CAPACITAÇÃO PARA REDUTORES DE DANOS

O Núcleo do Programa de Redução de Danos/Gerência de DST/Aids/ DIVEP/SVS/SES-DF - estará realizando a:

IV Oficina de Capacitação para redutores de danos.

DATA E LOCAL:
O evento será realizado nos dias 10 a 14 de junho 2013 no período da manhã, das 8:00 às 12:00, e  no período da tarde – das 14:00 às 18:00, em sala de aula da Fundação Oswaldo Cruz, totalizando 40 horas de atividades.
Será oferecido almoço e lanche para os participantes. 
Para receber o certificado é necessário o comparecimento em 80% do período da capacitação.

JUSTIFICATIVA:
O Programa  de Redução de Danos do DF – PRD/DF iniciou suas atividades em janeiro de l999, tem por objetivo contribuir para a redução da transmissão do vírus HIV/Aids, hepatites virais e outras DST e reduzir os riscos sociais entre usuários de álcool e outras drogas e sua rede de socialização. Hoje, suas ações vêm acontecendo no Plano Piloto, Estrutural, Vila Planalto, Varjão, Sobradinho, Planaltina, Recanto das Emas, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Itapoã e Valparaíso.
As atividades de campo são desenvolvidas pelo agente de saúde Redutor de Danos. A presença do redutor de danos no PRD/DF tem sido fundamental para a ampliação na abrangência das áreas de atuação,  Programa.
A capacitação dos candidatos a  redutor de danos fundamenta-se na importância desses novos agentes desenvolverem uma maneira de pensar e fazer que experimente os diferentes saberes, e que esses saberes interpelem uns aos outros , de modo a construir novos olhares,novos dispositivos de intervenção nas comunidades onde irão atuar, contribuindo para a prevenção e controle das DST/Aids, hepatites virais e outros agravos à saúde das pessoas que usam álcool e outras drogas e sua rede de relações. Será um momento de instrução, consulta e apoio ao trabalho junto à clientela do PRD/DF.
 OBJETIVOS:
- OBJETIVO GERAL:
 Capacitar candidatos a Redutor de Danos para o PRD-DF, visando o desenvolvimento de um trabalho qualificado dirigido às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, profissionais do sexo, travestis, moradores de rua e suas redes de relação, no paradigma de RD. 
 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-  Refletir sobre o papel do redutor de danos e sua importância na atenção dirigida às pessoas que usam álcool e outras drogas. 
  -  Refletir sobre o perfil e principais demandas da população de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
-  Trabalhar a percepção dos participantes sobre a diversidade de “motivações” para o uso de drogas
 Atualizar conhecimento sobre os tipos de substâncias psicoativas, modos de usos e efeitos.
- Refletir sobre as diversas formas de acolhimento das pessoas que fazem uso de drogas.
- Reconhecer os sinais e sintomas característicos das principais doenças sexualmente transmissíveis – DST.
- Debater sobre os sinais e sintomas e formas de transmissão do HIV.
- Conhecer os aspectos da epidemiologia, etiologia e formas de transmissão das hepatites virais.
- Debater a vulnerabilidade do público alvo em relação à tuberculose e discutir sobre sinais e sintomas da doença.
- Contextualizar o surgimento  da Redução de Danos ao uso abusivo de álcool e outras drogas no campo da saúde pública.
-  Introduzir o conceito e a Política de Redução de Danos (RD).
-Apresentar o trabalho realizado pelo PRD – DF, buscando uma maior integração entre os serviços
- Refletir sobre o desenvolvimento do trabalho de campo como produção de saúde.

 METODOLOGIA:

A capacitação apresenta como referencial teórico pedagógico a pedagogia da problematização, que propõe a construção do conhecimento a partir da realidade dos participantes favorecendo a reflexão conjunta e a troca de experiências.

 As atividades têm como objetivo fazer emergir a realidade dos sujeitos participantes e estão ordenadas de modo a promover a reflexão e a percepção do grupo acerca da realidade vivida e promover o acúmulo de conhecimento necessário para utilização de tecnologias  de intervenção para trabalhar com a população de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, na perspectiva do paradigma da redução de danos.

Para a realização das atividades propostas serão utilizados recursos pedagógicos como: dinâmicas de grupo, trabalhos individuais e em pequenos grupos, leitura de textos, plenárias e teorizações por meio de aulas expositivas.

Lembramos que esta capacitação não será destinada a profissionais de saúde, mas a candidatos a redutores de danos que tenham interesse em integrar a equipe do PRD/DF

Contamos com a ampla divulgação da capacitação. As inscrições poderão ser realizadas através deste e-mail ou do reducaodanosdf@gmail.com.

Atenciosamente,

Aline Soares



--
Luiz Carlos Vieira
Redutor de Danos
 Fone: (061) 9329-8339/(061)8317-1391
Movimento Social de Redução de Danos
Mobilizador da ABORDA NO DF - Suplente
RNP+DFConselheiro Distrital de Promoção e Defesa Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário