quinta-feira, 2 de maio de 2013

CLIPPING DE 1 E 2/05/2013 SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia dias 1 e 2 que possam ser de interesse da Categoria.

CLDF APROVA REAJUSTE SALARIAL DE ATÉ 30% PARA PROFESSORES NO DF
Projeto de Lei reestrutura carreira de profissionais da educação pública na cidade
(...) Após a votação, diversos distritais ocuparam a tribuna para cumprimentar os professores pelo sucesso da campanha salarial, elogiando a condução das negociações pelo sindicato da categoria, o Sinpro. "Vocês conseguiram um reajuste que supera a inflação do período, e é um passo importante na direção da tão sonhada isonomia com as outras carreiras de nível superior do GDF", destacou Pr of. Israel (PEN)
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,99/2013/05/01/professor_interna,363821/cldf-aprova-reajuste-salarial-de-ate-30-para-professores-no-df.shtml ou http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130501-jornal/pdf/28.pdf ou http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/05/camara-aprova-reajuste-de-1576-professores-da-rede-publica-do-df.html)

AULAS DOS DIAS DE JOGOS SERÃO REPOSTAS
O distrital Israel Batista conseguiu aprovar uma emenda à Lei da Copa. Torna obrigatória a reposição de aulas para os dias em que o GDF decretar feriado em função dos jogos. “Os estudantes da rede pública não podem ser prejudicados com os feriados. Precisamos garantir o cumprimento de toda a carga horária anual”, argumentou Israel.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130501-jornal/pdf/15.pdf)

GOVERNO ENVIOU NOVA PROPOSTA DE ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO, DIZ DILMA
'Incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem', pediu. Presidente falou em pronunciamento do Dia do Trabalho no rádio e na TV
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (1º) que enviou ao Congresso Nacional uma nova proposta que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados exclusivamente na educação. Durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV por ocasi&atilde ;o do Dia do Trabalho, Dilma disse que o governo está executando e colocando em discussão várias medidas que privilegiam a educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/05/governo-enviou-nova-proposta-de-royalties-para-educacao-diz-dilma.html)

PROFESSOR TERÁ DE MELHORAR ALUNO PARA GANHAR DIPLOMA
Docente que fizer pós só terá certificado se provar que estudante evoluiu
O Ministério da Educação lançará nas próximas semanas programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores em matemática, física, química e biologia, tanto no ensino médio quanto no superior. As quatro matérias são as que mais possuem problemas de qualidade, de acordo com o próprio governo federal. Uma das ações será a oferta de pós-graduação em universidades federais e privadas a professores que lecionam as disciplinas nas escolas públicas de ensino médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/106913-professor-tera-de-melhorar-aluno-para-ganhar-diploma.shtml)

A CIDADANIA NO COTIDIANO DE ALUNOS E DE PROFESSORES
Está em análise no Senado Federal um projeto de lei que pretende tornar obrigatório o estudo de cidadania, como componente curricular, nas escolas. Um projeto com esta temática, em princípio, não teria dificuldades em ser aprovado. Afinal, quem seria contra uma norma que determinasse um papel tão relevante para as instituições de ensino? Mas, o problema não está no objetivo do projeto, mas, em como ele será colocado em prática, caso seja aprovado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/reportagens-especiais/A-cidadania-no-cotidiano-de-alunos-e-de-professores-2000042300521-1400002102372)


ARTE URBANA PARA APROXIMAR PROFESSORES E ALUNOS
(...) Ensinar química a partir das composições das tintas ou das influências que elas sofrem por conta da ação do tempo. São inúmeras as formas de levar a arte urbana para dentro da sala de aula, por meio de diferentes disciplinas. E para que as linguagens artísticas sejam levadas ao currículo escolar, um projeto realizado pela ONG Eduqativo – Instituto Choque Cultural, que desenvolve iniciativas baseadas no conceito da educomunicação aplicado à arte, está capacitando professores para trabalhar a arte urbana com os jovens em sal a de aula. O curso gratuito Linguagens Artísticas para Professores que acontece em maio, em São Paulo, vai abordar conceitos teóricos sobre a história da educação e da arte contemporânea, além de levantar discussões sobre como aplicar e desenvolver projetos sobre o tema com os estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/arte-urbana-para-aproximar-professores-alunos/20130430)

PROFESSORES UNEM A TEORIA À PRÁTICA PARA ALFABETIZAR MELHOR
(...) Em todo o Brasil, 38 universidades públicas, parceiras no pacto, vão oferecer cursos de formação a 16.814 docentes orientadores, que atuarão com os professores em classes de alfabetização. A UnB pretende formar 4 mil professores das redes públicas de ensino do Distrito Federal e do Tocantins.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18631:professores-unem-a-teoria-a-pratica-para-alfabetizar-melhor&catid=222)


"A JUSTIÇA NÃO PODE USURPAR A AUTORIDADE EDUCACIONAL"
Para Oscar Vilhena, é preciso reorganizar o Ministério Público para atuar na Educação
A Justiça não pode ser adequada para usurp ar a capacidade da esfera educacional. Ou seja, não cabe a ela interferir em decisões que envolvam a escolha do método pedagógico mais adequado a uma escola, por exemplo, uma vez que ela não tem o conhecimento necessário para isso. A opinião é de Oscar Vilhena Vieira, atual diretor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas e ex-Procurador do Estado em São Paulo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/26748/a-justica-nao-pode-usurpar-a-autoridade-educacional/)


O PROBLEMA DAS "ILHAS DE EXCELÊNCIA"
Instituiç& otilde;es que recebem atenção desigual da rede só se justificam se as experiências puderem se expandir para o restante das escolas. Quando isso não ocorre, contraria-se um princípio básico: a Educação pública de qualidade deve ser para todos
Vamos imaginar a seguinte situação hipotética: uma rede pública de ensino possui dez escolas. Dentre elas, uma é eleita para receber mais investimentos e concentrar os projetos mais inovadores. Agora, tente pensar em quais serão os prováveis resultados dessa ação. Não é difícil prever uma das consequências: a instituição beneficiada vai apresentar mais e melhores resultados que o conjunto das outras escolas – seja no desempenho dos alunos, na satisfação dos professores ou nos aspectos infraestruturais, a depender da ênfase dos investimen tos. O resto da rede, por outro lado, seguirá com os problemas de sempre. E, muito possivelmente, vai se ressentir (com bastante razão) da desigualdade de atendimento.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/problema-ilhas-excelencia-739877.shtml)

EDUCAÇÃO É MOVIDA POR INTERAÇÃO E CURIOSIDADE
Convidado para falar sobre as transformações ocorridas na passagem do século, o jornalista espanhol, radicado no México, Antonio Navalón, avalia que a educação não é mais determinada pela quantidade de horas que uma criança passa em sala d e aula, mas pela capacidade de interação e estímulo à curiosidade que ela recebe. Para que isso se dê com qualidade, Navalón defende transformações profundas no interior das escolas. Entre elas, o autor de “Parem o mundo que eu quero me informar!” sugere que os professores revejam suas identidades e escutem mais aos alunos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porpessoas/educacao-e-movida-por-interacao-curiosidade/20130430)

AULA DIVERTIDA
Tornar o Ensino prazeroso não é uma tarefa difícil. Utilizando a experiência lúdica, algumas Escolas têm apostado em soluções que aliam a teoria com a prática, estimulando a imaginação e o raciocínio lógico dos estudantes em muitas disciplinas.Com o material pedagógico e os kits da Lego Education, oferecidos por meio da Zoom Franquia, os estudantes podem exercitar a liderança e a criatividade em temas diversos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/26734/aula-divertida/)

JOVEM EDUCADOR NO CONTRATURNO
À tarde, no auditório da imprensa Nacional, Agnelo Queiroz e o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, lançaram o programa Jovem Educador, que preten de selecionar 2,9 mil estudantes da rede pública com idade mínima de 16 anos para atuarem como monitores voluntários no contraturno escolar da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.
(Ver nota completa no Correio Braziliense do dia 1º/Cidades/Pág. 21 ou acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130501-jornal/pdf/06.pdf)


SP: ESFORÇO NAS AULAS FAZ PROFESSORA SER AFASTADA POR PROBLEMAS NA VOZ
Solange de Oliveira está há 3 anos afastada e assumiu função burocrática. Eulina Cadin teve cisto na prega vocal e teve de operar, mas se recuperou
Solange simboliza uma pequena amostra de um cen& aacute;rio bem mais complexo que atinge a categoria dos docentes. Estudo feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro SP), mostra que 63% dos professores entrevistados (1651 docentes da rede básica de ensino) já tiveram problema na voz, sendo que 11% apresentava alguma alteração no momento da pesquisa. Entre 14 sintomas listados que denotam problemas como rouquidão, pigarro, garganta seca, entre outros, cada pessoa respondeu que tinha, em média, 3,7 sintomas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/05/esforco-nas-aulas-faz-professora-ser-afastada-por-problemas-na-voz.html)

S P: ALUNA DE 13 ANOS DE COLÉGIO PARTICULAR DENUNCIA ASSÉDIO SEXUAL PRATICADO POR COLEGAS
A prevenção da violência sexual nessa faixa etária depende de uma discussão sobre papéis e gêneros, segundo Egypto. E isso é responsabilidade da escola e da família. "Não tem só que discutir a prevenção de gravidez na adolescência. É preciso falar do prazer, de como conter os impulsos. Não podemos fingir que o desejo não existe." (...) De acordo com a pedagoga Luciene Tognetta, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, o tema é alvo de um jogo de empurra entre escola e pais. "Não cabe só à família ensinar respeito e regras de convivência", afirma.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/04/1270518-aluna-de-13-anos-de-colegio-particular-denuncia-assedio-sexual-praticado-por-colegas.shtml)

POUPANÇA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA TENTA BARRAR EVASÃO ESCOLAR
Estados como Piauí, Minas Gerais e Rio de Janeiro oferecem uma poupança para alunos que se destacam na escola
Daqui três anos, quando alunos de escolas estaduais de ensino médio em 44 municípios do Piauí terminarem o terceiro ano, eles terão nas mãos, além do diploma, uma quantia em dinheiro para in vestir em uma viagem, na carteira de motorista ou na primeira matrícula da faculdade - ou em qualquer outro sonho. Neste ano, a Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (Seduc) vai colocar em prática o Programa de Incentivo Educacional Mais Viver, um projeto pensado no fim de 2012, inspirado em iniciativas de outros Estados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/poupanca-para-alunos-da-rede-publica-tenta-barrar-evasao-escolar,ad9c236de816e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html)

GOVERNO REAJUSTA O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE 98 MIL SERVIDORES PÚBLICOS DO DFO governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou na manhã desta terça-feira (30/4), no Palácio do Buriti, o reajuste de 22,7% no valor do auxílio-alimentação da maioria dos servidores públicos do DF. Cerca de 98 mil empregados, que recebem o piso de R$ 304, passarão, a partir de amanhã, a receber um auxílio de R$ 373. O GDF emprega 130 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http ://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/04/30/interna_cidadesdf,363624/governo-reajusta-o-auxilio-alimentacao-de-98-mil-servidores-publicos-do-df.shtml ou http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130501-jornal/pdf/28.pdf)

PROJETOS NO CONGRESSO QUESTIONAM DIREITOS TRABALHISTAS
No ano em que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) completa 70 anos, diversas iniciativas circulam no Congresso Nacional visando a modificar ou mesmo a retirar direitos conquistados pelos trabalhadores. Essas propostas incluem projetos de lei e propostas de modificação de artigos da Constituição que asseguram direitos trabalhistas.
(Caso queira le r a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,95/2013/05/01/me_gerais_interna,363774/projetos-no-congresso-questionam-direitos-trabalhistas.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário