quinta-feira, 16 de maio de 2013

CLIPPING DE 14 E 15/05/2013, SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia dias 14 e 15 que possam ser de interesse da Categoria.

PNE PODE ESTABELECER IDADE MÁXIMA DE 6 ANOS PARA ALFABETIZAÇÃO
O parecer do senador José Pimentel (PT-CE) sobre o Plano Nacional de Educação altera alguns trechos da redação aprovada na Câmara dos Deputados, como por exemplo a idade para que as crianças estejam alfabetizadas. O parlamentar quer diminuir para seis anos essa idade, a partir do décimo ano de vigor do PNE.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/pne-pode-estabelecer-idade-maxima-de-6-anos-para-alfabetizacao,5021d5a93ed9e310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html)

MANOBRA CONTÁBIL MAQUIA GASTOS COM EDUCAÇÃO NO PNE
Após lutar contra a meta de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação, o governo federal optou por uma manobra contábil para maquiar a conta. O novo parecer do relator do PNE (Plano Nacional de Educação), José Pimentel (PT-CE), altera a redação aprovada na Câmara dos Deputados, que previa 10% de investimento federal em educação pública - agora, o texto cita "investimento público em educação".
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.uol.com.br/u ltimas-noticias/agencia-estado/2013/05/13/manobra-contabil-maquia-gastos-com-educacao.htm ou http://noticias.terra.com.br/educacao/parecer-do-pne-altera-modo-de-investimento-em-educacao-publica,d477d6de0dd9e310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html)

CAE PODE VOTAR PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NESTA TERÇA
O projeto de lei (PLC 103/2012) que cria o Plano Nacional de Educação é o primeiro item da pauta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (14).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/13/ca e-pode-votar-plano-nacional-de-educacao-nesta-terca)

VINCULAÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO VOLTA A SER DISCUTIDA
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu apoio de senadores para vincular 100% dos royalties do petróleo à educação. Durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado Federal, na manhã desta terça-feira, 14, o ministro voltou a abordar o tema, que é uma das prioridades da presidenta da República, Dilma Rousseff.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18665:vinculacao-dos-royalties-do-petroleo-volta-a-ser-discutida&catid= 222. Leia também: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/05/mercadante-declara-apoio-a-alteracao-do-pne-proposta-pelo-senado, http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mec-defende-nova-redacao-do-pne-que-propoe-manobra-para-atingir-meta,1031738,0.htm, http://noticias.terra.com.br/educacao/senador-le-relatorio-sobre-plano-de-educacao-mas-votacao-e-adiada,27e2a479544ae310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html, http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/14/mercadante-briga-pelos-royalties-e-mais-dura-que-10-do-pib.htm ou http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-05-14/senado-substitui-publico-por-gratuito-em-novo-texto-do-pne.html)
SECRETÁRIA DESTACA INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE
“Estamos rompendo o silenciamento sobre o racismo nas escolas”, afirma a secretária de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão do Ministério da Educação, Macaé Evaristo, ao falar das iniciativas sobre as relações etnoeducacionais. O MEC mantém programas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial na educação básica e superio r.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18657:secretaria-destaca-iniciativas-de-promocao-da-igualdade-&catid=202)

EDUCAÇÃO DEBATERÁ DEZ ANOS DE INCLUSÃO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA EM CURRÍCULOS
A Comissão de Educação debaterá nesta terça-feira (14) como tem sido implementada a Lei 10.639/03, que incluiu no currículo da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/442254-EDUCACAO-DEBATERA-DEZ-ANOS-DE-INCLUSAO-DE-HISTORIA-AFRO-BRASILEIRA-EM-CURRICULOS.html

MEC QUER PROGRAMA PARA APRIMORAR ENSINO MÉDIO, DIZ MERCADANTE
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, antecipou hoje (14) que o ministério quer elaborar um programa específico para o aprimoramento do ensino médio. “Precisamos de um PNAIC [Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa] para o ensino médio”, disse o ministro, comparando com o programa que visa a alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. O programa para o ensino médio está sendo discutido com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/05/mec-quer-programa-para-aprimorar-ensino-medio-diz-mercadante)

QUEM QUISER SER PROFESSOR TERÁ BOLSA-AUXÍLIO DESDE O ENSINO MÉDIO, DIZ MINISTRO
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, adiantou na noite desta terça-feira (14) mais detalhes de um programa que o governo federal deve lançar nas próximas semanas para ajudar estudantes que quiserem seguir carreira de professor ou serem cientistas no Brasil. Em discurso na abertura do 14º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação, que acontece entre os dias 14 e 17 de abril em Mata de São João, na Bahia, Mercadante afirmou que estudantes que mostrarem interesse em fazer o magistério nas áreas de matemática, química, física e biolog ia vão receber “uma bolsa” já no início do ensino médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-05-14/quem-quiser-ser-professor-tera-bolsa-auxilio-desde-o-ensino-medio-diz-ministro.html)

GOVERNO INVESTE R$ 692 MILHÕES EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA 2013
Segundo o Diário Oficial nesta segunda-feira (13), o programa do governo federal Bolsa-Formação, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), vai liberar recursos financeiros no total de R$ 692 milhões às instituições. O orçamento está reservado para vagas a serem preenchidas em 2013.
(Caso qu eira ler a matéria completa acesse: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/governo-investe-r-692-milhoes-em-cursos-de-educacao-profissional-e-tecnologica-para-2013-20130513.html)

SENADORES APROVAM AMPLIAÇÃO DO PRONATEC
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 6/2013, oriundo da Medida Provisória (MP) 593/2012, que amplia a lista de beneficiários e ofertantes da bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A matéria será encaminhada à sanção presidencial.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: https://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/14/senadores-aprovam-ampliacao-do-pronatec)

Entrevista
ALFABETIZAÇÃO COMO PRIORIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
(...) Para a socióloga, linguista e Sandra Bozza, que, em 1991, fez parte do grupo que produziu a Proposta de Alfabetização para o Currículo Básico de Curitiba, considerada pelo MEC como uma das cinco propostas mais avançadas do país, ela considera válido o programa. Para a educadora, as diretrizes do Pnaic buscam garantir dois aspectos básicos para a formação dos professores: a teoria e a prática.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http:/ /www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/entrevistas/Alfabetizacao-como-prioridade-das-politicas-educacionais-2000043360853-1400002102372)


PROVAS DE PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO COMEÇAM A SER APLICADAS
O Ministério da Educação (MEC) informou que enviou 5 milhões de testes de português e matemática para serem aplicados por secretarias municipais e estaduais de Educação aos mais de 3 milhões de alunos do segundo ano do segundo ano do país.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.valor.com.br/brasil/3120608/provas-de-programa-nacional-de-alfabetizacao-comecam-ser-aplicadas)

SECRETARIAS ESPERAM ALFABETIZAR 1,5 MILHÃO DE JOVENS E ADULTOS
Secretarias estaduais e munici pais de educação das cinco regiões do país estimam cadastrar este ano 1,5 milhão de jovens e adultos em cursos de alfabetização. É isso que 25 estados, o Distrito Federal e 956 municípios informaram ao Ministério da Educação, ao concluir nesta semana o processo de adesão ao programa Brasil Alfabetizado. Apenas o estado de São Paulo não aderiu.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18666:-secretarias-esperam-alfabetizar-15-milhao-de-jovens-e-adultos&catid=211)


Artigo
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO SÃO INDISPENSÁVEIS NA EDUCAÇÃO
(...) No entanto, como dizem os especialistas em avaliações institucionais, o que não se mede não se avalia e o que não se avalia não se melhora. A avaliação, juntamente com o planejamento, são ferramentas indispensáveis a qualquer gestão. Para isso é necessário, porém, que se organizem os dados de forma confiável a partir de uma metodologia competente que possa extrair destes dados respostas às perguntas relevantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://blogs.estadao.com.br/roberto-lobo/?doing_wp_cron=1368621776.9155058860778808593750)

ACOMPANHE AO VIVO O 14º FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Cerca de 1.150 secretários municipais de educação, r epresentantes de governos e entidades da área estão reunidos em Mata de São João (BA) para discutir os principais desafios das redes públicas na garantia de um ensino de qualidade para todos. A programação do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação começa nesta terça-feira (14) e segue até sexta-feira (17). As conferências e palestras vão debater temas como a avaliação da educação básica, alfabetização, a valorização do magistério, políticas de inclusão e o financiamento da educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/05/acompanhe-ao-vivo-o-14o-forum-de-dirigentes-munici pais-de-educao)

Artigo
‘ESCOLAS SÃO PESSOAS, QUE SE DÃO E SE COMOVEM’
Fui ao Rio, para conhecer in loco o projeto Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais). Fi-lo com a mesma intenção (a de querer aprender e partilhar) que me conduz, quando visito escolas brasileiras, que, cada qual do seu modo, produzem inovações. (...) Está aberto um precedente, talvez um tempo novo nos rumos que a educação brasileira percorre e que o amigo Rafael [Parente, subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio] assim descreve: “Salas de aula onde um professor passa o conteúdo da mesma forma para cada um deles podem estar com os dias contados. É urgente repensar e recriar discursos, metáforas e pedagogia de alma brasileira.”
(Caso queira ler a matéria comple ta acesse: http://porvir.org/porpensar/gente/20130513)


AULAS ONLINE FGV ENSINO MÉDIO DIGITAL
A Fundação Getúlio Vargas criou a plataforma ‘Ensino Médio Digital’ com o objetivo de beneficiar os estudantes que estão se preparando para os vestibulares e Enem. O acesso ao conteúdo é gratuito e aberto ao público.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.mundodastribos.com/aulas-online-fgv-ensino-medio-digital.html)


"CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO SÃO GRANDES EXEMPLOS DE BUSCA POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
Os conselhos municipais de Educação são ferramentas fundamentais na democratização de uma rede de ensino, já que permitem, em sua composição, que membros da sociedade civil participem e discutam os rumos do sistema de ensino da cidade. A opinião é da professora Nelma Rago, coordenadora estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) no Rio de Janeiro e presidente do Conselho Municipal de Vassouras (RJ).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/26865/conselhos-municipais-de-educacao-sao-grandes-exemplos-de-busca-por-uma-gestao-democratica/)

Editorial
A RUA VENCE A ESCOLA
Foi-se o tempo, provavelmente, em que era costume falar da escola e da rua como lugares opostos, destinos capazes de definir de modo dese jável ou dramático o futuro da criança ou do adolescente. A rua, nesse sentido, invadiu a escola: esta é a conclusão sugerida nos resultados de pesquisa encomendada pelo sindicato dos professores do Estado de São Paulo. (...) Uma assustadora maioria (84%) conta ter sabido de casos de agressão. O consumo de drogas seria o motivo desse comportamento, segundo 42% dos entrevistados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/108782-a-rua-vence-a-escola.shtml)


DF: PROFESSORES TERÃO GUIA PARA IDENTIFICAR ABUSOS
O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a utilizar um guia escolar de identificação de sinais de abuso, elaborado pelo Ministério da Educação. Os professores da rede p&uacute ;blica estudarão o material durante o 1º  de Formação Continuada em Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lançado ontem pelas secretarias de Educação (SEE) e da Criança (Secriança). A estimativa do governo local é de que, até o fim do ano, 700 profissionais sejam capacitados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,99/2013/05/14/professor_interna,365896/professores-terao-guia-para-identificar-abusos.shtml)


CALOTE INFORMÁTICO
Acompanhado de representantes do Sindicato dos Professores, o distrita l Israel Batista esteve ontem na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Cobrou providências quanto a dívida de R$ 5 milhões do projeto Professor Informatizado, aquele que concede aos docentes da rede pública de ensino do DF o direito à compra de notebooks subsidiados pelo governo. Durante a reunião, recebeu a garantia de que o pagamento ocorrerá até o dia 24 deste mês. É uma dívida velha: as quatro últimas prestações do ano de 2010 deixaram de ser creditadas nas contas de mais de 31 mil professores que até agora estão no prejuízo.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130514-jornal/pdf/13.pdf)

PROFESSORES FAZEM 2ª GREVE DO ANO POR SALÁRIO S ATRASADOS EM MT
Cerca de 22 mil alunos da educação básica e ensino fundamental das escolas municipais de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, vão ficar sem aula a partir desta segunda-feira (13) por causa da paralisação dos servidores da rede municipal de ensino do município. A greve foi deflagrada por tempo indeterminado, conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). Essa é a segunda greve que os profissionais fazem neste ano.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/05/professores-fazem-2-greve-do-ano-por-salarios-atrasados-em-mt.html)

EM VÍDEO, MENINO DE 12 ANOS RECLAMA DE BULLYING E IMPRESSIONA NO DISCURSO CONTRA HOMOFOBIA
Um garoto de 12 anos que virou uma celebridade na internet por publicar vídeos em que aparece dançando e dublando músicas de sucesso decidiu usar a mesma ferramenta para desabafar sobre bullying que tem sofrido justamente pelos vídeos que publica.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/celebridade-na-internet-menino-de-12-anos-reclama-de-bullying-e-impressiona-no-discurso-contra-homofobia-20130514.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário