III PRÊMIO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS 
A Escola Aprendendo com as Diferenças
O Ministério da Educação – 
MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, 
Diversidade e Inclusão – MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos 
Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, 
com apoio do CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE, 
instituiu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças
 por meio da Portaria nº. 1.246, de 15 de setembro de 2011, publicada no
 Diário Oficial da União – DOU de 16 de setembro de 2011.
O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças tem
 como objetivos a identificação e a valorização de experiências 
escolares significativas para o processo de desenvolvimento inclusivo 
das escolas públicas brasileiras, com foco na inclusão escolar de 
estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e 
altas habilidades/superdotação, em escolas públicas brasileiras.  
Em
 sua primeira edição, o Prêmio contemplou a temática da gestão dos 
sistemas de ensino e das escolas, bem como as práticas pedagógicas de 
salas de aula, obtendo 713 experiências inscritas, de mais de 420 
municípios, das cinco regiões do país. Também, foi concedida a Menção 
Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil.
Na
 segunda edição do Prêmio, além dos relatos de experiências das 
secretarias de educação e das escolas, foram contemplados os textos 
narrativos produzidos por estudantes da educação básica, matriculados na
 educação regular pública. Nessa edição foram inscritos 738 relatos de 
experiência.
Considerando
 a importância da identificação, valorização e divulgação de tais 
experiências, na construção dos sistemas educacionais inclusivos, 
pensou-se a realização da terceira edição, visando identificar 
experiências efetivas de inclusão escolar de crianças, público alvo da 
educação especial, matriculadas na educação infantil.
A
 educação infantil, primeira etapa da educação básica, configura-se como
 um ambiente privilegiado para a convivência com a diferença. As 
crianças com qualquer deficiência, independentemente de suas condições 
físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais, são crianças que têm as 
mesmas necessidades básicas de afeto, cuidado e proteção, e os mesmos 
desejos, sentimentos e direitos das outras crianças, dessa forma, a 
inclusão na infância é amplamente reconhecida como um fator fundamental 
do desenvolvimento global da criança.
A
 escola como espaço inclusivo enfrenta inúmeros desafios que devem ser 
discutidos por toda comunidade escolar. Essas situações desafiadoras 
geram novos conhecimentos, novas formas de interação, de 
relacionamentos, modificação nos agrupamentos, na organização e 
adequação do espaço físico e no tempo didático, o que beneficia a todas 
as crianças. 
Nesse
 sentido, serão premiados os Relatos de Experiências das Secretarias de 
Educação e das Escolas Públicas, de educação infantil ou de educação 
básica com educação infantil. Também será concedida a Menção Honrosa a 
curso de formação inicial ou continuada de professores, que se destaque 
pela abordagem da educação infantil na perspectiva inclusiva, 
contribuindo, dessa forma, para a construção de um sistema educacional 
inclusivo. 
Período de inscrições: de 29 de agosto a 12 de outubro de 2013.
Consulte o regulamento e inscreva-se pelo site http://peei.mec.gov.br.
Atenciosamente,
Antônio Gomes Leitão
Coordenador de Educação Inclusiva
COEDIN/SEEDF
Luísa Vianna Baiocchi
(61) 8118-5847
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