III PRÊMIO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
A Escola Aprendendo com as Diferenças
O Ministério da Educação –
MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,
Diversidade e Inclusão – MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos
Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI,
com apoio do CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE,
instituiu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças
por meio da Portaria nº. 1.246, de 15 de setembro de 2011, publicada no
Diário Oficial da União – DOU de 16 de setembro de 2011.
O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças tem
como objetivos a identificação e a valorização de experiências
escolares significativas para o processo de desenvolvimento inclusivo
das escolas públicas brasileiras, com foco na inclusão escolar de
estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades/superdotação, em escolas públicas brasileiras.
Em
sua primeira edição, o Prêmio contemplou a temática da gestão dos
sistemas de ensino e das escolas, bem como as práticas pedagógicas de
salas de aula, obtendo 713 experiências inscritas, de mais de 420
municípios, das cinco regiões do país. Também, foi concedida a Menção
Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil.
Na
segunda edição do Prêmio, além dos relatos de experiências das
secretarias de educação e das escolas, foram contemplados os textos
narrativos produzidos por estudantes da educação básica, matriculados na
educação regular pública. Nessa edição foram inscritos 738 relatos de
experiência.
Considerando
a importância da identificação, valorização e divulgação de tais
experiências, na construção dos sistemas educacionais inclusivos,
pensou-se a realização da terceira edição, visando identificar
experiências efetivas de inclusão escolar de crianças, público alvo da
educação especial, matriculadas na educação infantil.
A
educação infantil, primeira etapa da educação básica, configura-se como
um ambiente privilegiado para a convivência com a diferença. As
crianças com qualquer deficiência, independentemente de suas condições
físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais, são crianças que têm as
mesmas necessidades básicas de afeto, cuidado e proteção, e os mesmos
desejos, sentimentos e direitos das outras crianças, dessa forma, a
inclusão na infância é amplamente reconhecida como um fator fundamental
do desenvolvimento global da criança.
A
escola como espaço inclusivo enfrenta inúmeros desafios que devem ser
discutidos por toda comunidade escolar. Essas situações desafiadoras
geram novos conhecimentos, novas formas de interação, de
relacionamentos, modificação nos agrupamentos, na organização e
adequação do espaço físico e no tempo didático, o que beneficia a todas
as crianças.
Nesse
sentido, serão premiados os Relatos de Experiências das Secretarias de
Educação e das Escolas Públicas, de educação infantil ou de educação
básica com educação infantil. Também será concedida a Menção Honrosa a
curso de formação inicial ou continuada de professores, que se destaque
pela abordagem da educação infantil na perspectiva inclusiva,
contribuindo, dessa forma, para a construção de um sistema educacional
inclusivo.
Período de inscrições: de 29 de agosto a 12 de outubro de 2013.
Consulte o regulamento e inscreva-se pelo site http://peei.mec.gov.br.
Atenciosamente,
Antônio Gomes Leitão
Coordenador de Educação Inclusiva
COEDIN/SEEDF
Luísa Vianna Baiocchi
(61) 8118-5847
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