Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2013
:: PL 4.330, o Shopping Center Fabril ::
Os
 protagonistas do PL 4.330 tentam vender a ideia de que estão fazendo um
 bem para os trabalhadores. No entanto, estão tentando justificar e 
minimizar todas as maldades já cometidas pela terceirização ao longo dos
 20 (vinte) anos em que se instituiu no cenário das relações de trabalho
 no Brasil, desde quando foi incentivada pela Súmula 331, do TST, em 
1993, tendo servido ao aumento vertiginoso da precarização das condições
 de trabalho.
O projeto preconiza que terceirização “é 
técnica moderna de administração do trabalho”, mas, concretamente, 
representa uma estratégia de destruição da classe trabalhadora, de 
inviabilização do antagonismo de classe, servindo ao aumento da 
exploração do trabalhador, que se vê reduzido à condição de coisa 
invisível, com relação à qual, segundo a trama engendrada, toda 
perversidade está perdoada.
O próprio projeto se trai e revela, na 
incoerência, a sua verdadeira intenção. Diz que a terceirização advém da
 “necessidade que a empresa moderna tem de concentrar-se em seu negócio 
principal” – grifou-se. Ocorre que o objetivo principal do projeto é 
ampliar as possibilidades de terceirização para qualquer tipo de 
serviço. Assim, a tal empresa moderna, nos termos do projeto, caso 
aprovado, poderá ter apenas trabalhadores terceirizados, restando a 
pergunta de qual seria, então, o “negócio principal” da empresa moderna?
 E mais: que ligação direta essa empresa moderna possuiria com o seu 
“produto”?
E se concretamente a efetivação de uma 
terceirização de todas as atividades, gerando o efeito óbvio da 
desvinculação da empresa de seu produto, pode, de fato, melhorar a 
qualidade do produto e da prestação do serviço, então a empresa 
contratante não possui uma relevância específica. Não possui nada a 
oferecer em termos produtivos ou de execução de serviços, não sendo nada
 além que uma instituição cujo objeto é administrar os diversos tipos de
 exploração do trabalho. Ou seja, a grande empresa moderna, nos termos 
do projeto, é meramente um ente de gestão voltado a organizar as formas 
de exploração do trabalho, buscando fazer com que cada forma lhe gere 
lucro. O seu “negócio principal”, que pretende rentável, é, de f
 ato, o comércio de gente, que se constitui, ademais, apenas uma face 
mais visível do modelo de relações capitalistas, que está, todo ele, 
baseado na exploração de pessoas conduzidas ao trabalho subordinado pela
 necessidade e falta de alternativa.
A terceirização, ainda, visa a dificultar 
que se atinja a necessária responsabilidade social do capital. Nesse 
modelo de produção, a grande empresa não contrata empregados, contrata 
contratantes e estes, uma vez contratados, ou contratam trabalhadores 
dentro de uma perspectiva temporária, não permitindo sequer a formação 
de um vínculo jurídico que possa ter alguma evolução, ou contratam 
outros contratantes, instaurando-se uma rede de subcontratações que 
provoca, na essência, uma desvinculação física e jurídica entre o 
capital e o trabalho, tornando mais difícil a efetivação dos direitos 
trabalhistas, pois o empregador aparente, aquele que se apresenta de 
forma imediata na relação com o trabalho, é, quase sempre, desprovido de
 capacidade econômica ou, ao 
 menos, possui um capital bastante reduzido se comparado com aquele da 
empresa que o contratou.
Vale lembrar que o capital envolvido no 
processo produtivo mundial é controlado, efetivamente, por pouquíssimas 
corporações, que com a lógica da terceirização buscam se desvincular do 
trabalho para não se verem diretamente ligadas às obrigações sociais, 
embora digam estar preocupadas com ações que possam “salvar o mundo”!
Em várias situações o próprio 
sócio-empresário da empresa contratada, dependendo do alcance da rede de
 subcontratações, não é mais que um empresário aparente, um pseudo 
capitalista. Ele não possui de fato capital e sua atividade empresarial é
 restrita a dirigir a atividade de trabalhadores em benefício do 
interesse produtivo de outra empresa. Na divisão de classes, suplantando
 as aparências, situa-se no lado do trabalho. São, de fato, empregados 
daquela empresa para a qual prestam serviços, mesmo que seu serviço se 
restrinja ao de administrar o serviço alheio.
É interessante perceber que essa situação 
da precarização do capital, como efeito da terceirização e 
principalmente das subcontratações em rede, foi visualizada pelos 
autores do projeto de lei em comento, tanto que tiveram o “cuidado”, na 
perspectiva do interesse do grande capital, de prever que não se forma 
vínculo de emprego entre o sócio da empresa terceirizada e a empresa 
contratante, embora tenham tentado, é verdade, minimizar os problemas 
daí decorrentes com a exigência de um capital mínimo para a constituição
 da empresa terceirizada, o que, no entanto, como se verá adiante, não 
constitui garantia eficiente ao trabalhador e não anula o problema maior
 do afastamento entre o capital e a responsabilidade social.
A revelação mais importante que se extrai 
do projeto é a de que o negócio principal de uma empresa é a extração de
 lucro por intermédio da exploração do trabalho alheio e quanto mais as 
formas de exploração favorecerem ao aumento do lucro melhor, sendo que 
este aumento se concretiza, mais facilmente, com redução de salários, 
precariedade das condições de trabalho, fragilização do trabalhador, 
destruição das possibilidades de resistência e criação de obstáculos 
para a organização coletiva dos trabalhadores, buscando, ainda, evitar 
qualquer tipo de consciência em torno da exploração que pudesse conduzir
 a práticas ligadas ao antagonismo de classe.
O engodo fica mais evidenciado na 
percepção da contradição de um sistema econômico que tenta vender a 
ideia de preocupação com o social, desenvolvendo estratégias de gestão 
de pessoal voltadas ao que denominam de “humanização” das relações de 
trabalho, mas que, ao mesmo tempo, preconiza que só pode se sustentar 
por intermédio de um modo de produção no qual o capital se desvincule do
 trabalho e, consequentemente, do trabalhador, para que não tenha que se
 preocupar com os dilemas pessoais deste. Do embaralhado de contratos 
entre empresas, o que se pretende é que o serviço seja feito, não 
importando por quem ou o meio que a empresa terceirizada utilize para 
que o serviço esteja pronto, na forma, na quantidade, na qualidade e no 
prazo contratados.
E se o grande capital possui e exerce esse
 poder sobre a empresa contratada, esta, concorrendo com outras para 
pegar uma parcela do capital, tende a se relacionar da mesma forma com 
outras empresas que venha a contratar e, mais ainda, com os seus 
trabalhadores subordinados.
Nesta perspectiva é importante que a 
classe trabalhadora perceba que nem mesmo a mera rejeição do PL 4.330 
constitui uma vitória completa, vez que a terceirização que está aí 
precisa ser combatida, na medida em que agride vários preceitos 
jurídicos e atinentes às relações humanas, sobretudo no âmbito do setor 
público.
Em suma, a situação que se extrai do PL 
4330, caso viesse a ser aprovado, pois já se tem boas razões para 
acreditar que não será, seria a de empresas constituídas sem empregados,
 com setores inteiros da linha de produção, da administração, do 
transporte e demais atividades geridos por empresas interpostas cujo 
capital social é bastante reduzido se comparado com a contratante, 
gerando, por certo, uma redução de ganhos, além de um grande feixe de 
relações jurídicas e comerciais, que se interligam promiscuamente, mas 
que servem para evitar que os diversos trabalhadores, das variadas 
empresas, se identifiquem como integrantes de uma classe única e se 
organizem.
De fato, ter-se-ia a formação de uma 
espécie de shopping center fabril, onde o objeto principal de comércio é
 o próprio ser humano.
Escrito por Jorge Luiz Souto Maior, professor livre-docente da Faculdade de Direito da USP. Juiz do trabalho.
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