quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CLIPING DO DIA 26/09/12 SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

GARANTIA DE 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO SERÁ DEBATIDA APÓS ELEIÇÕES
Logo após as eleições municipais, o Senado começará a analisar um projeto que interessa de perto aos novos prefeitos, assim como aos atuais governadores e ao governo federal: o que estabelece as metas do Plano Nacional de Educação para o período de 2011 a 2020. Na pauta, entre outros pontos, a grande polêmica durante a longa tramitação da proposta na Câmara dos Deputados: a destinaç&at ilde;o à educação de recursos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/25/ensino_educacaobasica_interna,324344/garantia-de-10-do-pib-para-a-educacao-sera-debatida-apos-eleicoes.shtml)

RECURSOS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PODERÃO TER VINCULAÇÃO CONSTITUCIONAL
Está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agu arda designação do relator o projeto de lei que inclui a alimentação escolar entre as despesas consideradas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). Pela proposição, os recursos para esse tipo de alimento passam a ter vinculação constitucional.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/25/ensino_educacaobasica_interna,324346/recursos-para-alimentacao-escolar-poderao-ter-vin culacao-constitucional.shtml)

MINISTRO PARTICIPA DE INICIATIVA DA ONU EM NOVA YORK, NESTA QUARTA
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participa nesta quarta-feira, 26, em Nova York, do lançamento da iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) denominada Education First, destinada a promover a educação como direito universal. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, coordenará os trabalhos da proposta, que se insere no âmbito da Global Initiative on Education, uma das prioridades do atual mandato do secretário-geral.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/25/ensino_educacaobasica_interna,324406/ministro-participa-de-iniciativa-da-onu-em-nova-york-nesta-quarta.shtml)

ENFRAQUECIMENTO DE PROGRAMAS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PREOCUPA
A falta de políticas públicas de municípios, estados e governo federal para a educação de jovens e adultos tem mostrado uma perda de foco no aprendizado que preocupa aqueles que acompanham o setor. A divulgação insuficiente da existência de cursos voltados a este segmento e o acanhamento daqueles que carecem de alfabetização s&at ilde;o outros fatores que ajudam a explicar a trajetória de queda no oferecimento de vagas de Educação de Jovens e Adultos, o chamado EJA.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/09/25/enfraquecimento-de-programas-publicos-de-educacao-de-jovens-e-adultos-preocupa/)

‘A ESCOLA É O LUGAR QUE ATRASA O SÉCULO 21’
Não importa muito como ela seja chamada: educação 3.0, educação para o século 21, educação para a vida. Mas a verdade é que muitos educadores já perceberam que os sistemas educacionais precisarão se adaptar se quiserem forma r alunos capazes de lidar com a quantidade de informação hoje acessível, hábeis em administrar problemas cada vez mais complexos e prontos para serem atuantes em um mercado que exige habilidades que não ensinadas nos livros. Cientes desse descompasso entre o que a escola oferece e o que o mundo exige, um grupo de especialistas decidiu formar o Gelp (Global Education Leaders’ Program) para discutir problemas reais de sistemas educacionais espalhados pelo mundo e suas possíveis soluções.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porpensar/a-escola-e-lugar-atrasa-seculo-21/20120925)< br />
A INUTILIDADE DE PROMOVER INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Nem quero pensar em quantos milhões estamos gastando na promoção de “inovação” no Brasil hoje: empregos apadrinhados, novos centros de atuação aparelhados, conferências e publicações que são uma mistura de ideias de emprendedorismo e autoajuda. Mas posso garantir que tudo será inútil devido ao ambiente cultural hostil à inovação que reina, e sempre reinou, no País.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://blogs.estadao.com.br/rolando-na-rede/)
< br />MAIORIA DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NÃO FOI CONSTRUÍDA DE FORMA DEMOCRÁTICA
De acordo com um levantamento feito pela Secretaria da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), em 2011, das 5.565 prefeituras, somente 3.204 tinham Planos Municipais de Educação (PME), o que corresponde a 57% das cidades. A criação de um documento que defina diretrizes e metas para o setor no âmbito municipal para os próximos dez anos está prevista no primeiro Plano Nacional de Educação (2001-2010).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/09/25/maioria-dos-planos-municipais-de-educacao-nao-foi-construida-de-forma-democratica/)

MEC VOLTA A DEBATER MONTEIRO LOBATO
Se houver acordo, livro do escritor brasileiro denunciado por suposto conteúdo racista poderá ser adotado novamente nas escolas
Diante da falta de acordo na primeira audiência de conciliação, ocorrida no início do mês, no Supremo Tribunal Federal (STF), o imbroglio envolvendo a presença das obras de Monteiro Lobato nas escolas voltará a ser discutida, desta vez no Ministério da Educação (MEC), em reunião marcada para hoje. Na pauta, está o livro Caçadas de Pedrinho. Publicadas em 1933, as aventuras do personagem atrás de uma onça que ameaçava o Sítio do Pica-Pau Amarelo foram acusadas de ter conteúdo racista, em mandado de segurança proposto pelo Instituto de Advocacia Racial (Iara) e pelo técnico em gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto. Ambos apontaram desrespeito aos negros em trechos que se referem à personagem Tia Anastácia. E pediram a anulação de um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que liberou a adoção de livros de Monteiro Lobato nas escolas públicas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/26/ensino_educacaobasica_interna,324316/mec-volta-a-debater-monteiro-lobato.shtml)

MAIS UM LIVRO DE MONTEIRO LOBATO É SUSPEITO DE TER CONTEÚDO RACISTA
Outro livro de Monteiro Lobato entrou na mira do Instituto de Advocacia Racial (Iara). Ontem, o instituto ajuizou uma ação na Controladoria-Geral da União (CGU) contra Negrinha, livro de contos não infantis, publicado pela primeira vez em 1920. De acordo com o advogado e diretor do Iara, Humberto Adami, o livro não atende às diretrizes de aquisições do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), por tra zer conteúdo racista e sexista, com uma nota técnica que contradiz o conteúdo da obra. O instituto é o mesmo que levantou a discussão, no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre racismo no livro Caçadas de Pedrinho.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2012/09/26/interna_brasil,324474/mais-um-livro-de-monteiro-lobato-e-suspeito-de-ter-conteudo-racista.shtml)

AÇÃO DE SUCESSO EM ESCOLA RURAL
Com o lema de que os alunos devem ser coautores da própria educação, o professor Adayl dos Santos inseriu novos hábitos à rotina dos estudantes. Ele dá aulas para a turma de educação infantil do Centro de Ensino Fundamental Casa Verde, que fica na zona rural do Gama, e criou o projeto “O que eu quero aprender?” A resposta das crianças à pergunta principal da iniciativa foi clara: elas queriam andar de bicicleta. (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 26/Cidades/Pág. 28)

PROFESSOR DO RS CONQUISTA ALUNOS AO EXPLICAR FILOSOFIA COM SUPER-HERÓIS
Alunos admiram o método usado por Gelson Weschenfelder em Portão. Professor ganhou prêmio por livro 'Filosofando com os Super-Heróis'.
As aulas de Filosofia vêm se tornando neste ano uma atração para mais de 800 alunos da Escola Estadual Técnica Portão, na cidade de Portão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, como mostra reportagem do Jornal do Almoço. O responsável é o professor Gelson Weschenfelder, de 32 anos, que desde março dá aula na escola usando o método que ele mesmo elaborou, que usa as figuras dos super-heróis no ensino da disciplina.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/09/professor-do-rs-conquista-alunos-ao-explicar-filosofia-com-super-herois.html)

ALUNOS AINDA PODEM ENVIAR TRABALHOS PARA O CONCURSO MINHA VIDA DE ESTUDANTE
Faltam poucos dias para o fim das inscrições do concurso cultural Minha vida de estudante, promovido pelo site Eu, Estu dante. Os interessados em participar e concorrer a um iPad 2 podem se inscrever até a próxima terça-feira. A promoção foi lançada em 16 de agosto quando o portal passou a exibir um novo leiaute. Desde o lançamento com as novas configurações, o site teve 626 mil visualizações. Os assuntos mais acessados são sobre estágio, seleções como a da Ordem dos Advogados do Brasil, Enem, PAS e concursos, entre outros.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobrazil iense.com.br/app/noticia/cidades/2012/09/26/interna_cidadesdf,324471/alunos-ainda-podem-enviar-trabalhos-para-o-concurso-minha-vida-de-estudante.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário