PRESIDENTE DO IPEA DIZ QUE BRASIL REDUZ DESIGUALDADES "DE FORMA ACELERADA"
Rio de Janeiro- Influenciado por uma “pequena melhoria na educação” e pelo crescimento do emprego formal, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, avaliou nesta quarta-feira (19/9) que o Brasil está reduzindo “de maneira brutal” a desigualdade social. Porém, as diferenças entre os mais ricos e os mais pobres ainda são altas e requerem mais investimentos em educação e em empreendedorismo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/09/19/internas_economia,323421/presidente-do-ipea-diz-que-brasil-reduz-desigualdades-de-forma-acelerada.shtml)

INEP: ENSINO FUNDAMENTAL TEM AVANÇADO MAIS RÁPIDO QUE O MÉDIO NO PAÍS
O Brasil superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino fundamental em 2011, mas, no ensino médio, apesar dos objetivos propostos terem sido alcançados, a situação ainda é crítica e as melhorias estão acontecendo de maneira mais lenta. A informação foi dada nesta quarta-feira (19) pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An&iacut e;sio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, que apresentou, em palestra na Câmara, os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/19/ensino_educacaobasica_interna,323384/inep-ensino-fundamental-tem-avancado-mais-rapido-que-o-medio-no-pais.shtml)

CONGRESSO JÁ SE PREOCUPA COM UM CURRÍCULO ESCOLAR MELHOR
O Brasil Econômico mapeou boas iniciativas para retirar da gaveta leis que incluem disciplinas no ensino fundamental
Não é verdade que não existem legisla dores pensando em melhorias para a educação. Tramitam nas comissões especiais de Educação do Congresso centenas de projetos propondo novas disciplinas e orientações curriculares para as escolas públicas. Muitas dessas propostas não saem do papel. Mas, há as que avançam, como a aprovação do ensino de Meio Ambiente, História da Cultura Afrobrasileira e Índigena, Música e mesmo a volta da Filosofia e Sociologia aos currículos escolares.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/congresso-ja-se-preocupa-com-um-curriculo-escolar-melhor_122366.html)

MEC ANALISA TER EDUCAÇÃO FISCAL EM ESCOLAS DE TODO O PAÍS
O Programa Na cional de Educação Fiscal (PNEF) teve início em 1998. Segundo o gerente nacional do programa, Eugênio Gonçalves, está em debate no Ministério da Educação (MEC), a partir da discussão na nova lei de educação fiscal, um plano decenal sobre o assunto.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/09/19/noticiasjornaleconomia,2922245/mec-analisa-ter-educacao-fiscal-em-escolas-de-todo-o-pais.shtml)

DE OLHOS BEM FECHADOS
Eles estão no escuro, mas, por um dia, são os olhos daqueles que vem. Estendem o braço e convidam o espectador a dar um passeio de cinco minutos por um mundo diferente, onde as coisas não têm c or ou sombra, mas apenas forma. Vendados, os participantes têm de caminhar por terrenos acidentados, desviar de obstáculos e até subir a escada de acesso a uma plataforma suspensa. Os guias cuidadosos são cegos, alunos do Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4) do Guará 1. Na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, a unidade decidiu comemorar a data de forma diferente, montou um espaço, a sala das sensações, para estimular a troca de experiências entre quem enxerga e os deficientes visuais. (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 20/Cidades/Pág. 34)

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ENSINO
Como as novidades da eletrônica podem contribuir no desenvolvimento da formação escolar dos estudantes? Seminário promovido pelo Correio discute hoje o tema, a partir das 9h
A introdução de tabl ets nas salas de aula da rede pública será um dos temas em debate na segunda edição do projeto Pensar Brasília. O anúncio será feito na palestra que o secretário de Educação do Distrito Federal, Denilson Bento da Costa, realizará no segundo seminário do projeto Pensar Brasília – Qualidade de Vida, que tem Inovação e Educação como tema. O objetivo do projeto é buscar alternativas para o futuro do Distrito Federal por meio de debate e troca de ideias entre especialistas, autoridades e o público em geral. (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 20/Cidades/Pág. 30)

ENSINO INTEGRAL É REJEITADO POR 56% DAS ESCOLAS PROCURADAS PELO GOVERNO DE SP
A criação de escolas de referência para a melhoria da atratividade do ensino médio é um dos pilare s do Programa Educação: Compromisso de São Paulo, lançado pela secretaria estadual para posicionar a rede paulista entre as melhores do mundo até 2030. Inicialmente testado por 16 escolas em 2012, o modelo seria expandido para 100 escolas no próximo ano e, de acordo com o secretário Herman Voorwald, chegaria a 300 unidades até o fim desta gestão (2014).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-09-19/ensino-integral-e-rejeitado-por-56-das-escolas-procuradas-pelo-governo-de-sp.html)

JUIZ SOLICITA EXPLICAÇÕES À SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SOBRE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
O Juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª Vara de Dire ito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, emitiu despacho em ação judicial impetrada pela APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo contra a Secretaria Estadual da Educação, em função das ilegalidades que vem sendo cometidas na implantação do programa de ensino médio de tempo integral. O juiz analisa a possibilidade de conceder liminar à APEOESP.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/09/19/juiz-solicita-explicacoes-a-secretaria-da-educacao-sobre-ensino-medio-em-tempo-integral/)

FALTA DE TRANSPARÊNCIA E DE ORÇAMENTO SÃO PRINCIPAIS PROBLEMAS DE PROGRAMA PAULISTA PARA EDUCAÇ ÃO, DIZ ONG
O programa paulista "Educação: Compromisso de São Paulo" não tem proposta orçamentária específica, reúne parcerias informais com empresários e é pouco transparente. Esse é o diagnóstico do Observatório da Educação apresentado nesta quarta-feira (19) em um relatório sobre o programa. O levantamento realizado pelo Observatório da Educação, da ONG Ação Educativa, foi feito a partir de dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/09/19/falta-de-transparencia-e-de-orcamento-sao-principais-problemas-de-programa -paulista-para-educacao-diz-ong.htm)

MINISTÉRIO PÚBLICO COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
O Ministério Público Estadual marcou para a próxima quarta-feira, 26 de setembro, uma reunião para verificar junto às Secretarias de Educação e de Governo do município de São Paulo quais as justificativas para o atraso no envio do Plano Municipal de Educação para a Câmara dos Vereadores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/09/19/ministerio-publico-cobra-explicacoes-sobre-o-plano-municipal-de-educacao-de-sao-paulo/)

DIÁRIO DE CLASSE VIROU CASO DE POLÍCIA?< br /> Isadora Faber, criadora da página Diário de Classe no Facebook, foi intimada a prestar depoimento na 8ª Delegacia de Polícia de Florianópolis na última terça-feira (18), após a professora de português registrar um boletim de ocorrência. Segundo escreveu Isadora no Facebook, a docente prestou uma queixa contra a menina por calúnia e difamação. O motivo do boletim de ocorrência foi o fato de a estudante ter postado um comentário na página do Facebook afirmando que a professora deu uma aula sobre internet e política para humilhá-la. Isadora acreditava, porém, que o mal entendido tinha chegado ao fim, já que a docente havia pedido desculpas antes de Isadora receber a intimação para depor.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/19/ensino_educacaobasica_interna,323311/diario-de-classe-virou-caso-de-policia.shtml ou http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/09/isadora-faber-e-intimada-apos-sua-professora-denunciar-por-difamacao.html)

BRASIL CEDEU MAIS QUE PORTUGAL NO ACORDO ORTOGRÁFICO, DIZ MEMBRO DA ABL
Evanildo Bechara defende a adoção definitiva do texto pelas burocracias estatais e sistemas educacionais
O membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Evanildo Bechara defendeu a implementação plena do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, apes ar de considerar que o Brasil cedeu demais no acordo. O filólogo fez palestra que encerrou o ciclo Entre a Gramática e a Linguística, realizada nesta terça-feira (18), na sede da ABL, região central do Rio de Janeiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-09-19/brasil-cedeu-mais-que-portugal-no-acordo-ortografico-diz-membro-da-abl.html)