segunda-feira, 11 de março de 2013

CLIPNG DO DIA 08/08/2013 - SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DF APROVAM INDICATIVO DE GREVE PARA O DIA 21
Reunião com o governo está marcada para a próxima semana. Docentes pedem maior isonomia com relação a outras carreiras de nível superior
Reunidos em assembleia, nesta quinta-feira (7/3), os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal aprovaram o indicativo de greve para 21 de março, quando haverá nova assembleia da categoria. Os docentes esperam que o GDF apresente uma proposta para a reivindicação de isonomia com outras carreiras de nível superior. Uma reunião de negociação com o governo está marcada para a próxima quarta-feira (13/3), às 15h.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/professor/2013/03/07/professor_interna,353453/professores-da-rede-publica-do-df-aprovam-indicativo-de-greve-para-o-dia-21.shtml)

PROFESSORES DO DF DECIDEM NO DIA 21 DE MARÇO SE ENTRAM EM GREVE
Categoria fez uma paralisação na manhã desta quinta-feira (7). Professores pedem equiparação com outras categorias de nível superior
Professores da rede pública de ensino do Distrito Federal fizeram uma assembleia na manhã desta quinta-feira (7) e decidiram que no dia 21 de março vão votar se entram em greve. O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) calcula que 5 mil docentes participaram da paralisação na frente do Palácio do Buriti nesta quinta, o que deixou alunos de várias escolas sem aula.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/03/professores-do-df-decidem-no-dia-21-de-marco-se-entram-em-greve.html)

NEGOCIAÇÃO SALARIAL DE PROFESSORES DO DF TEM PAUSA DE 15 DIAS
Assembleia desta quinta-feira (7) deixa decisão sobre greve para dia 21
(...) De acordo com a diretora de imprensa e membro da comissão de negociação do Sinpro-DF (Sindicato dos Professores no DF), Roselene Correa, a categoria optou por manter o processo de negociação aberto, depois do longo período de greve de 2012. — Optamos pelo diálogo e estamos negociando o reajuste e a reestruturação do plano de carreira. Estamos revendo vários pontos. Não entramos em greve porque a reestruturação do plano mexe muito com a tabela, além de exigir ajustes na distribu ição de recursos. Esses estão pendentes. Ela conta que, contudo, há motivos para a categoria entrar em greve.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/negociacao-salarial-de-professores-do-df-tem-pausa-de-15-dias-20130307.html)

INDICATIVO DE GREVE
Professores da rede pública de ensino do DF aprovaram por ampla maioria o indicativo de greve para o próximo dia 21 de março, quando haverá nova assembleia da categoria. Se até lá o GDF não apresentar uma proposta que, de acordo com os professores, avance em direção à reivindicação de isonomia com outras carreiras de nível superior , os educadores podem votar pela paralisação.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/22.pdf)

NEGOCIAÇÃO DIA 13
Uma reunião de negociação com o GDF está marcada para o dia 13, às 15h. Só para lembrar, a proposta do GDF cria três tabelas salariais (20 horas, 40 horas e dedicação exclusiva e incorporação da Tidem).
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/22.pdf)
MAIS DE R$ 1,9 BILHÃO PARA PACOTE DE OBRAS
O Distrito Federal receberá investimento de mais de R$ 1,9 bilhão em 184 obras, com o programa Acelera DF. Entre as áreas atendidas estão urbanização, educação, esportes, saneamento, transporte e iluminação, entre outras. Segundo o GDF, a verba já está garantida, sendo cerca de 80% prevista no Orçamento deste ano, e a outra parte repassada pela União.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/04.pdf)

GDF LANÇA NESTA SEXTA-FEIRA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV
O Governo do Distrito Federal, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, vai lançar nesta sexta-feira (8), às 9h, no CEF 1 da Estrutural, a  campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos, nascidas entre 01/01/2000 e 31/12/2002. A partir do dia 1° de abril, a vacinação será realizada em todas as escolas públicas e particulares do DF.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http:/ /www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2013/03/07/ensino_educacaobasica_interna,353526/gdf-lanca-nesta-sexta-feira-campanha-de-vacinacao-contra-o-hpv.shtml)

PROFESSORAS DENUNCIAM PAI DE ALUNA POR AGRESSÃO VERBAL EM ESCOLA
O pai de uma aluna suspeito de agredir verbalmente duas professoras - uma delas gestante - foi encaminhado à delegacia no início da noite desta quinta-feira (7/3). O incidente ocorreu dentro da Escola Classe 413 Sul, na Asa Sul. Informações preliminares da Polícia Militar chegaram a indicar que teria ocorrido agressão física. Os funcionários da escola e a própria policia disseram o contrário, minutos depois. O Correio corrigiu a notícia.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/03/07/interna_cidadesdf,353556/professoras-denunciam-pai-de-aluna-por-agressao-verbal-em-escola.shtml)

DECRETO DE INTENÇÕES
A presidenta Dilma Rousseff assinou um decreto que internaliza a discussão da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece o princípio da negociação coletiva para trabalhadores do setor público. A convenção foi ratificada pelo governo brasileiro em 2010, mas até hoje não foi regulamentada e adaptada à legislação nacional. Com a assi natura do decreto, o governo pode começar a discutir a regulamentação para colocar em prática os princípios da convenção. Depois de definidas, as regras têm que ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/22.pdf)

Conae
CONFERÊNCIA QUE SERÁ REALIZADA EM 2014 COMEÇA A SER PREPARADA
As entidades integrantes do Fórum Nacional de Educação (FNE), bem como os fóruns estaduais, estão organizando para a terceira semana de março uma série de eventos de mobilização nos estados e municípios brasileiros para divulgar a Co nferência Nacional de Educação (Conae) de 2014, lançada no final do ano passado. “O objetivo é mostrar para a sociedade que o que está em debate na Conae 2014 são temas importantes para a educação”, salienta o coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes. “Sabemos, por exemplo, que o Rio Grande do Sul vai organizar um debate aberto sobre educação no dia 19”, pontuou.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18493:conferencia-que-sera-realizada-em-2014-comeca-a-ser-preparada&catid=222 ou http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2013/03/07/ensino_educacaobasica_interna,353520/conferencia-debatera-inclusao-de-questoes-raciais-na-educacao.shtml)

DILMA DESTACA A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira a profissão de professor e a educação no País como caminho para superar a pobreza. "As crianças têm de ter educação no campo ou na cidade", afirmou no 11&ordm ; Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. (...) A presidente destacou o papel do mestre no processo e disse que é preciso gastar dinheiro com o professor, porque é quem ensina a criança. Dilma voltou a falar dos recursos do pré-sal e reiterou que todo o fundo social do pré-sal deva ser destinado primeiro para a educação.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/03/05/dilma-destaca-a-valorizacao-da-profissao-de-professor.htm)

QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR É O QUE MAIS INFLUENCIA BOM DESEMPENHO DE ALUNO
Estudo da UFMG e da Universidade de Stanford avaliou impacto dos docente s na qualidade educacional. Contratação por concurso público também alavanca ensino
Para os pesquisadores, não há dúvidas de que o papel do professor é determinante para o bom desempenho escolar dos alunos. Embora outros fatores – como escolaridade dos pais; infraestrutura escolar; acesso a materiais didáticos – influenciem a aprendizagem, estudo mostra que a qualificação do professor e sua forma de contratação são os quesitos que mais impactam no sucesso de um aluno
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(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-03-08/qualificacao-do-professor-e-o-que-mais-influencia-bom-desempenho-de-aluno.htm l)

ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ERA RUIM. E ESTÁ PIOR
O ensino médio reúne atualmente alguns dos piores indicadores da educação brasileira. É nessa etapa da educação básica que se concentram as maiores taxas de abandono escolar e também as notas mais baixas no Ideb, índice que mede a qualidade de nossas escolas. E o pior: a situação não está melhorando, como comprova relatório divulgado nesta quarta-feira pela ONG Todos Pela Educação. Os dados, compilados a partir de resultados de 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, revelam que apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio sabendo o que deveriam em matemática – ou seja, quase 90% dos alunos não aprendem o esperado. É um retrocesso em relação à medição anterior, realiza em 2009, quando 11% dos estudantes do 3º ano sabiam o esperado na disciplina. Em 2003, esse índice era de 12,8%. Os resultados ficaram abaixo da meta estabelecida pela ONG para o ano de 2011 e colocam em xeque o objetivo traçado para 2022, ano do bicentenário da Independência: ao menos 70% dos estudantes com conhecimentos adequados a seu estágio escolar.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ensino-medio-brasileiro-era-ruim-e-esta-pior)

TODOS PODEM APRENDER - ESTUDO DESTACA ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO
Definir metas, usar dados das avaliações para direcionar o trabalho pedagógico e acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos são ações que ajudam a garantir uma Educação de qualidade. O desafio é coloca-las em prática, como fazem algumas escolas públicas do País que recebem alunos de baixo nível socioeconômico e, contra as adversidades, promovem ensino e aprendizagem com excelência. O diagnóstico foi feito pela Fundação Lemman e pelo Itaú BBA, no estudo “Excelência com Equidade”, divulgado no fim do ano passado. O relatório destaca seis escolas públicas dentro de um grupo de 215 que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e que obtiveram bom desempenho na Prova Brasil 2011 e, consequentemente, altos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

(Caso queira l er a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/25573/todos-podem-aprender---estudo-destaca-escolas-que-atendem-alunos-de-baixo-nivel-socioeconomico/)

APÓS 12 ANOS DE FRACASSO NA EDUCAÇÃO, ONG DEFENDE “FICHA LIMPA” PARA GESTORES
Após anunciar pela quinta vez consecutiva que 90% de todos os alunos do ensino médio não aprendem o mínimo desejado em matemática , o Movimento Todos Pela Educação vai incentivar projetos de punição a responsáveis pela gestão do ensino. Ontem, dur ante evento de apresentação dos dados, a ONG assinou convênio de cooperação com o Tribunal de Contas e, em abril, reunirá com “operadores de Direito” para convidá-los a atuar mais no monitoramento do trabalho dos gestores educacionais.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-03-07/apos-12-anos-de-fracasso-na-educacao-ong-defende-ficha-limpa-para-gestores.html)

COMO A KNEWTON PERSONALIZOU O ENSINO
Conhecer de verdade um aluno é ambição de todo bom professor. Acontece que, em salas de aula cheias, em tempos curtos, com as obrigações curriculares, é muito difícil acomp anhar cada um de perto. É não, era. O recente surgimento de plataformas adaptativas tem ajudado educadores a entrar no universo do aluno de maneira mais rápida e precisa e tem sido uma mão na roda na hora dos professores tomarem decisões pedagógicas. No mundo, a pioneira deste mercado é a Knewton, que apresentou suas novidades ontem no SXSWedu, evento que o Porvir acompanha de perto.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porcriar/como-knewton-personalizou-ensino/20130306)

OS PROFESSORES NO FACEBOOK
A rede social, quando bem utilizada, pode reforçar o laço do professor com os alunos e servir de ferramenta para o trabalho. O docente pode usar a plataforma de comunicação para diversas finalidades, inclusive para fazer pedidos aos alunos ou compartilhar material.O educador, sendo uma figura pública, precisa tomar cuidado para não se expor demais no Facebook e acabar prejudicando a relação com o aluno. Se o perfil é mais voltado para o trabalho em sala de aula, então não vale a pena postar fotos polêmicas e nem fazer comentários capazes de gerar repercussão negativa na rede. Além de ensinar sobre as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, o professor também é responsável por servir de exemplo e ensinar valores morais para as crianças e adolescentes. Desta forma, ele não deve cometer gafes nas redes sociais e perder o respeito que conquistou.

(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.mundodastribos.com/dicas-para-educadores-no-facebook.html)

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO RJ ANUNCIAM PARALISAÇÃO PARA 21/3
(...) O Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ) decidiu em assembleia por uma nova paralisação de 24 horas em toda a rede estadual no dia 21 de março, data em que o sindicato decidirá sobre uma possível greve no Rio de Janeiro. O Sepe reivindica um piso de 5 salários mínimos [cerca de R$ 3.500] para os professores e de 3,5 [cerca de R$ 2.500] para os funcionários da escolas da capital fluminense. O piso do município hoje está em dois salários mínimos, o que equivale a vencimentos de cerca de R$ 1.400.
(Caso queira ler a mat éria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/06/professores-da-rede-publica-do-rj-anunciam-nova-paralisacao-em-213.htm)

Artigos
REVOLUÇÃO COR DE ROSA
Poucas décadas atrás, dizer que as mulheres iriam dominar o mundo poderia soar como exagero. Hoje, isso já é quase uma realidade. A mulher brasileira vem ampliando sua participação no mercado de trabalho. Estão relacionados a isso o aumento da escolaridade feminina, a redução do número de filhos e as mudanças nos padrões culturais, que estimulam as mulheres a trabalhar. Desde a década de 30, com a conquista do direito ao voto feminino, as mulheres passaram a assumir cada vez mais posições no mercado. Nos anos 60, após a criação da pílula anticoncepcional, passaram a escolher o momento ideal para ingressar no primeiro emprego. A última década foi marcada pela participação em cargos estratégicos. A presidente Dilma Rousseff é prova disso.
(Caso queira ler o artigo completo acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/10.pdf)

PROTEÇÃO À MULHER AVANÇA, MAS AINDA HÁ VIOLÊNCIA, DIZ MINISTRA
Ministra de Políticas para as Mulheres ressalta que cada vez mais as mulheres estão resgatando a autonomia
Apesar de admitir que a violência contra a mulher ainda está fora de controle, a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse nesta quinta-feira (7/3) que políticas e medidas importantes para protegê-las vêm avançando no país. Segundo a ministra, as conquistas não se limitam à Lei Maria da Penha, considerada um marco na luta pelos direitos femininos, válida desde setembro de 2006.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,14/2013/03/07/interna_politi ca,353514/protecao-a-mulher-avanca-mas-ainda-ha-violencia-diz-ministra.shtml)

TJDFT REGISTROU 28,5 MIL PROCESSOS RELACIONADOS À MARIA DA PENHA EM 2012
Ceilândia é a região administrativa com o maior volume de atividades processuais nesta área
O número de processos judiciais relacionados à Lei Maria da Penha teve aumento de 24,4%, em 2012. De acordo com levantamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), do total de 28,5 mil casos de violência contra a mulher registrados pelo Judiciário no último ano, 11,5 mil homens foram condenados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/03/08/interna_cidadesdf,353584/tjdft-registrou-28-5-mil-processos-relacionados-a-maria-da-penha-em-2012.shtml)

Dia Internacional da Mulher
AS VÁRIAS FACES DE EVA
Caderno especial do Jornal de Brasília em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Para acessá-lo clique nas páginas: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/37.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/38.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/39.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/40.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/41.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/42.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/43.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/44.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/45.pdf, http://www.jornaldebrasilia.com.br /edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/46.pdf e http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130308-jornal/pdf/47.pdf.

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