terça-feira, 26 de março de 2013

CLIPPING DE 26/03/13 - SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

DILMA VOLTA A DEFENDER DESTINAÇÃO DE 100% DOS ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO
Serra Talhada (PE) – A presidenta da República, Dilma Rousseff, voltou a defender a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação, ao fazer a entrega de 50 ônibus do Programa Caminho da Escola a prefeitos pernambucanos, em Serra Talhada. “Nosso pais só avançará se investirmos significativamente na educação. Queremos que  nossos filhos sejam melhores que a gente”, disse a presidenta.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18538:dilma-volta-a-defender-destinacao-de-100-dos-royalties-para-educacao&catid=211)

DILMA LIGA ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO À VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
(...) Segundo a presidente, os recursos devem ser destinados para a construção de unidades de ensino, valorização dos professores, aumento da qualidade da educação e para a escola em tempo integral. "Não é só construir escola, isso é uma parte, mas é também valorizar aqueles que educam nossos filhos e netos. Nenhum país se transformou sem escola em tempo integral", disse Dilma, reconhecendo que os recursos atualmente destinados à educação não são suficientes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/25/dilma-liga-aprovacao-de-royalties-para-educacao-a-valorizacao-do-professor.htm)

EM EVENTO COM DILMA, POPULAÇÃO COBRA MAIS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO
SERRA TALHADA (PE) - Com cartazes erguidos, algumas pessoas que acompanharam a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (25), cobraram da presidente mais investimentos em educação. Uma das faixas dizia, com bom humor: "Me chama de Copa e investe em mim. Ass: educação".
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/03/25/em_evento_com_dilma_populacao_cobra_mais_investimentos_em_educacao_148363.php)

AUDIÊNCIA DISCUTE REFORMAS PARA O ENSINO MÉDIO
A comissão especial que estuda conjunto de reformas para o ensino médio realiza nesta terça-feira (26) audiência pública com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira. Os internautas poderão participar da discussão por meio do portal e-Democracia.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.leg.br/camaranoti cias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/438478-AUDIENCIA-DISCUTE-REFORMAS-PARA-O-ENSINO-MEDIO.html)


JUSTIÇA PROÍBE MATRÍCULA DE ESTUDANTE SEM ENSINO MÉDIO COMPLETO NA UFPE
O TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) suspendeu decisão que autorizava matrícula indevida de estudante no curso de Direito da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) sem a conclusão do ensino médio. Os procuradores da AGU (Advocacia Geral da União) comprovaram que a realização da matrícula contrariava a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que subordina o ingresso no ensino superior à classificação em processo seletivo e conclusão do ensino médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/61533/justica+proibe+matricula+de+estudante+sem+ensino+medio+completo+na+ufpe.shtml)

CRISTOVAM DEFENDE INSTITUIÇÃO DE UMA CARREIRA NACIONAL PARA PROFESSORES
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a defender, nesta segunda-feira (25), a criação da carreira nacional do magistério, com direitos e deveres comuns a todos os professores do país. O senador afirmou que todo brasileiro tem direito a um ensino de qualidade e que a carreira nacional de professor ajudaria na solução de problemas como o não cumprimento do piso salarial dos professores por parte de alguns estados e municípios.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,99/2013/03/25/professor_interna,356750/cristovam-defende-instituicao-de-uma-carreira-nacional-para-professores.shtml)

COMPROVANTE
O Sindicato dos Professores cobra da Secretaria de Educação o envio do comprovante anual de rendimentos para que as professoras e os professores aposentadas/os possam fazer sua declaração do Imposto de Renda. No dia 6 de março, em rodada de negociação, o GDF havia garantido que os comprovantes seriam enviados, mas até o momento isso não ocorreu.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130326-jornal/pdf/24.pdf)

EXPEDIE NTE NO GDF
A Secretaria de Administração Pública do DF informa que o expediente será normal nesta quinta-feira, dia 28. Inclusive, seguindo o calendário da União em que o expediente também será normal. Já no Tribunal de Justiça do DF, o expediente - assim como em todo o Poder Judiciário Federal - só vai até hoje, retornando no dia 1º de abril.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130326-jornal/pdf/24.pdf)

SEDF ABRE INSCRIÇÕES DOS 53º JOGOS ESCOLARES DO DF
Estão abertas as inscrições para os 53º Jogos Escolares do Distrito Federal. Os interessados podem se inscrever por meio de sistema online ou por formulários na Secretaria dos Jogos Esco lares do DF, localizada na SGAS 907/908 módulos 25/26. A etapa de 12 a 14 anos acontece no dia 19 de março a 19 de abril. A etapa de 15 a 17 anos será realizada de 29 de abril ao dia 29 de maio. Mais informações acesse www.cief.com.br, envie email para secretariadosjogos@gmail.com ou ligue para 3901-2621.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2013/03/25/ensino_educacaobasica_interna,356763/sedf-abre-inscricoes-dos-53-jogos-escolares-do-df.shtml)

ESCOLA DO DF QUE FICOU 3 SEMANAS SEM ENERGIA RETOMA AS AULAS
(...) Na segunda-feira (18), a direç ão da escola suspendeu as aulas, após recomendação da Defesa Civil, que vistoriou o colégio na quinta (14), a pedido da diretora. O órgão verificou a presença de fios elétricos expostos, que colocavam em risco a vida dos alunos, de 6 a 12 anos. Questionada pelo G1, a Secretaria de Educação do DF não soube informar quando a escola classe foi reformada pela última vez e o porquê da demora em arrumar o sistema elétrico. Ela informou que os dias letivos suspensos serão repostos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/03/escola-do-df-que-ficou-3-semanas-sem-energia-retoma-aulas.html)

Brazlândia
ANALFABETISMO AUMENTA
Na contram&ati lde;o das outras cidades do DF, Brazlândia, que conta com mais de 50 mil habitantes, apresentou aumento de 15,2% na taxa de analfabetismo nos últimos dois anos. O número que estava em um pouco mais de 1,5 mil passou para 1,8 mil. Os dados foram divulgados pela Companhia de Planejamento (Codeplan), que realiza a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Outro destaque da análise, segundo apontou o presidente do órgão, Júlio Miragaya, é o percentual de 37,5% da população com Ensino Fundamental incompleto. "O índice é maior do que as regiões administrativas já pesquisadas, tais como Samambaia e Recanto das Emas", salientou.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130326-jornal/pdf/03.pd f)

Entrevista
O SEGREDO DAS ESCOLAS DE SUCESSO
Ao longo dos últimos 20 anos, o pesquisador inglês Christopher Day tem se dedicado a pesquisas sobre gestão nas escolas. O interesse pela Educação surgiu na sala de aula, quando era aluno e escolheu seguir o magistério porque teve péssimos professores. Decidiu que queria ser melhor que eles. Hoje, como professor emérito da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, coordena um estudo em 20 países sobre como é a liderança em colégios de sucesso. O Brasil pode aumentar essa lista em breve.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1357034&tit=O-segredo-das-escolas-de-sucesso)

PREFEITU RA DE SP VAI TER PLANO PARA EVITAR FALTA DE PROFESSORES
Em 2012, cidade registrou 903 mil ausências por motivos de saúde, uma média de 15 faltas por ano
(...) Para subsidiar o trabalho, a pasta vai fazer um censo dos professores e mapear as condições de trabalho nas escolas para melhor entender a incidência das doenças que acometem os docentes, como estresse, diabete e pressão alta.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,prefeitura-de-sp-vai-ter-plano-para-evitar-falta-de-professores-,1012918,0.htm)

CEARENSES CRIAM SITE QUE AJUDA A FISCALIZAR VERBA DA EDUCAÇÃO
Um grupo de estudantes cearenses criou um site que ajuda a população fiscalizar as verbas dest inadas à educação no estado. O projeto foi feito inicialmente para uma disciplina do curso de engenharia de software, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Quixadá. O gasto total com o site é de R$ 5 por ano, custo do endereço eletrônico da página.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/03/cearenses-criam-site-que-ajuda-fiscalizar-verba-da-educacao.html)

CIDADES NO INTERIOR CEARENSE OBTÊM RESULTADOS EXEMPLARES
Melhora é obtida com simulados semanais, cuidadoras e reforço
(...) Resultado: as crianças de famílias simples ajudaram a colocar Groaíras no ranking das escolas com resultado surpreendente no último Índice de Desenvolvimento da Educa ção Básica (Ideb). A nota da cidade foi 6,7, considerada uma média de países desenvolvidos (acima de 6,0). Assim como acontece em Sobral, segunda maior cidade cearense, que fica a 38 quilômetros de Groaíras, os alunos dessa cidade também estão amparados pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), implantado no estado em 2007. Após cinco anos de trabalho, os resultados começaram a aparecer. Em 2011, os municípios atingiram a média satisfatória de alfabetização.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/cidades-no-interior-cearense-obtem-resultados-exemplares-7934705)



EDUCADOR FAZ RESIDÊNCIA ANTES DE ATUAR NA REDE PÚBLICA
Um programa que surgiu para resolver problemas do sistema público de educação de Boston, nos Estados Unidos, em 2003, já se tornou um modelo para a formação de professores em todo o país. O Boston Teacher Residency é inspirado nos treinamentos de residência médica e tinha como metas principais reduzir a rotatividade dos profissionais nas escolas da cidade e diversificar o perfil deles – enquanto 86% dos estudantes de Boston eram negros, 3 a cada 5 docentes eram brancos. Em 2012, os mais de 400 professores preparados pela pós-graduação comprovam o sucesso: a taxa de retenção depois de três anos nas escolas é de quase 90%, enquanto a média nacional é de 50%. E 49% dos formados são negros.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/residencia-em-escola-forma-educador-de-rede-publica/20130325)

JOGAR VIDEOGAME UMA HORA POR DIA MELHORA SUA ATENÇÃO
Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, constatou que jogar videogame uma hora por dia pode melhorar sua capacidade cognitiva e aumentar sua concentração na realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://canaltech.com.br/noticia/games/Jogar-videogame-uma-hora-por-dia-melhora-sua-atencao/)

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