terça-feira, 13 de novembro de 2012

CLIPING DE 13/11/12 SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

MP QUER REVOGAÇÃO DE PONTO FACULTATIVO DE SEXTA PARA SERVIDORES DO GDF
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público de Contas do DF (MPCDF) querem a revogação do ponto facultativo de sexta-feira (16/11). Pedem cancelamento do decreto 33.975/2012, norma, assinada no últim o 8/11, que estabelece ponto facultativo nos órgãos do DF esta semana.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/11/13/interna_cidadesdf,333460/mp-quer-revogacao-de-ponto-facultativo-de-sexta-para-servidores-do-gdf.shtml)

PARA TER 25 ALUNOS POR SALA, PAÍS TERÁ DE CRIAR 16 MIL TURMAS DE PRÉ E FUNDAMENTAL
O projeto, recém-aprovado pelo Senado, &e acute; elogiado pedagogicamente, mas implica adaptações que demandam investimento e planejamento das redes
O Brasil vai precisar criar 16.622 turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental se um projeto recém-aprovado pelo Senado passar pela Câmara e for sancionado pela presidente. É que o texto prevê um limite de 25 alunos por sala nessas séries iniciais da escolarização, justamente as responsáveis pela alfabetização da criança.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,para-ter-25-alunos-por-sala-pais-tera-de-criar-16-mil-turmas-de-pre-e-fundamental, 959444,0.htm)

EM 879 CIDADES BRASILEIRAS, A MAIORIA DOS ALUNOS DO 5° ANO TEM NÍVEL INSUFICIENTE DE MATEMÁTICA
Em 879 municípios brasileiros, mais da metade dos alunos de escola pública chega ao 5° ano com conhecimento insuficiente em matemática para estar nessa série do ensino fundamental. Em outros 341 municípios, mais da metade dos alunos têm nível insuficiente em português. Isso é o que mostram os dados da Prova Brasil 2011, compilados pelo economista Ernesto Faria, da Fundação Lemann, disponíveis no portal Qedu.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uo l.com.br/noticias/2012/11/12/em-879-cidades-mais-da-metade-dos-alunos-do-5-ano-tem-nivel-insuficiente-de-matematica.htm)

IDEB PRECISA SER APERFEIÇOADO, DIZ MEC
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) precisa ser aperfeiçoado e considerar variáveis como questões raciais e socioeconômicas para apresentar melhor diagnóstico da educação brasileira. A afirmação é do assessor especial do Ministério da Educação (MEC), Carlos Alberto Ronca, durante o Seminário Internacional Análise dos Fatores Associados nas Avaliações Externas de Larga Escala, realizado hoje (12) pelo movimento Todos pela Educação em parceria com o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixei ra (Inep), em Brasília.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-12/ideb-precisa-ser-aperfeicoado-diz-mec)

EDUCAÇÃO LEVA À MOBILIDADE SOCIAL
Estudo do Banco Mundial revela que pessoas que passaram mais tempo na escola foram as principais beneficiadas por aumento de renda na América Latina
(...) Mais importante do que quantificar essa camada social, o estudo do Banco Mundial mostra que 43% dos latino americanos mudaram de classe entre meados dos anos 1990 e o final da década passada. E ainda mais relevante é mostrar o quanto essa evolução foi desigual. As pessoas que passaram mais tempo Escola foram as principai s beneficiadas por aumento de renda na América Latina.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/24845/educacao-leva-a-mobilidade-social/)

Pré-sal
DILMA TEM ATÉ DIA 30 PARA DECIDIR SOBRE OS ROYALTIES
A presidente Dilma Rousseff tem até o dia 30 de novembro para decidir sobre o projeto que redistribui os royalties do petróleo. O texto chegou à Casa Civil na noite da última sexta-feira, data a partir da qual a presidente tem 15 dias úteis para decidir sobre o projeto.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121113-jornal/pdf/18.pdf ou http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/11/13/interna_politica,333442/royalties-e-aliancas-partidarias-de-dilma-podem-refletir-nas-urnas-em-2014.shtml ou http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/12/cristovam-volta-a-defender-aplicacao-dos-recursos-do-pre-sal-em-educacao ou http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121113-jornal/pdf/19.pdf)

PARLAMENTARES COBRAM LIBERAÇÃO DE VERBA PARA EMENDAS DESTINADAS A BRASÍLIA
Os parlamentares da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional se reuniram ontem com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para cobrar a liberação de verba para as emendas destinadas a Brasília. O encontro foi agendado porque, até agora, segundo eles, o governo federal só empenhou 8% dos mais de R$ 272 milhões incluídos pelos deputados e senadores no Orçamento deste ano. O Planalto prometeu priorizar cinco emendas direcionadas às áreas de saúde e educação, que somam R$ 100 milhões. No fim do mês, o governo deverá fechar posição sobre o tema.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,14/2012/11/13/interna_politica,333444/parlamentares-cobra m-liberacao-de-verba-para-emendas-destinadas-a-brasilia.shtml ou http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/11/parlamentares-do-df-pressionam-o-planalto-liberar-emendas-de-bancada.html)

PAI TERÁ DE ACOMPANHAR A ESCOLA DOS FILHOS
Está na pauta da Comissão de Educação do Senado, para hoje, projeto em que o senador brasiliense determina punições para os pais ou responsáveis legais que não compareçam periodicamen te às escolas de seus filhos para acompanhar o desempenho deles. Esse comparecimento, que significa participação em reuniões oficiais de pais e mestres ou diálogo individual com os professores, deve ocorrer pelo menos uma vez a cada dois meses. Para comprovar. Um certificado de comparecimento dos pais será atestado pelo diretor da respectiva escola.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121113-jornal/pdf/14.pdf)

Prova ABC
PARA AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO
Começou ontem em todo o país a segunda rodada da Pro va ABC, realizada pela primeira vez em 2010. A avaliação, idealizada pela organização não governamental Todos pela Educação, pelo Instituto Paulo Montenegro, pela Fundação Cesgranrio e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será aplicada em escolas do ensino fundamental até 23 de novembro. No Brasil, 54 mil estudantes passarão pelo teste. (Continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 13/Cidades/Pág. 29)

RECICLAGEM DE LIVROS DIDÁTICOS
Quatro milhões de toneladas de papel são recicladas anualmente no Brasil, um volume equivalente a 43,5% do total consumido no país em 12 meses. De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), esse número pode aumentar com o melhor aproveitamento de nichos de materiais, como os livros didáticos usado s por alunos de escolas particulares e públicas, principalmente as últimas, nas quais os exemplares são repassados no final de cada série a novos alunos e descartados somente após três anos de uso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agencia.fapesp.br/16478)

Artigo
UM DEDO-DURO NO PEITO
Vamos mesmo implantar chips -hoje nos uniformes, amanhã, sabe-se lá onde- nos mais novos para controlar suas vidas. Nós queremos que eles fiquem na escola: que entrem e saiam no horário certo. Se a escola se comunica com os estudantes, se consegue dar sentido ao que ensina, se os ouve, se não decifra o conhe cimento por eles, nada disso parece importar tanto. O que importa mesmo é que lá os alunos permaneçam até o sinal ser dado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/77691-um-dedo-duro-no-peito.shtml)

Centro de Ensino Especial 2
ALUNOS APRENDEM EM HORTA SUSPENSA
Os alunos da Escola Classe 8 do Cruzeiro visitaram a horta sustentável do Centro de Ensino Especial 2 de Brasília. O espaço integra o projeto Horta Pedagógica Suspensa, que contempla educação ambiental, sustentabilidade e noções de educação alimentar. A horta auxilia no desenvolvimento de habilidades dos alunos do ensino especial.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121113-jornal/pdf/06.pdf)

PARA CELEBRAR
Segunda-feira é comemorado o Dia do Diretor de Escola. Conheça quatro histórias de bons profissionais
Pode ser que você não saiba, mas nesta segunda-feira, 12 de novembro, é uma data especial: é o Dia do Diretor de Escola. O Super! visitou quatro escolas para conhecer profissionais que se dedicam para oferecer ensino de qualidade aos alunos, construindo amizade, alegria e um clima de companheirism o. Conheça Maria Valderez, Fernando Gabriel, Cleber e as gêmeas Márcia e Margareth.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2012/11/12/ensino_educacaobasica_interna,333389/para-celebrar.shtml)

DEBATE: A MERITOCRACIA COMO MÉTODO PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO
RJ: COMPROMISSO COM O ENSINO – (...) Para chegar lá, o estado precisa investir mais no setor. Para essa empreitada, devem-se atacar as demandas em duas frentes. Uma, é a melhoria física das escolas e a ampliação da oferta de vagas, onde for necessário, com a criação de novas salas de aula, entre outras providências materiais de responsabilidade exclusiva do governo; a outra é a valorização e o aperfeiçoamento dos profissionais do ensino, missão que deve ser compartilhada entre o poder público e a própria categoria.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/opiniao/compromisso-com-ensino-6688975)

DEBATE: A MERITOCRACIA COMO MÉTODO PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO
RJ: CADÊ O DIÁLOGO? – (...) Hoje, em vez do diálogo, o governo do estado r esolveu investir no modelo da meritocracia, que se baseia em avaliações periódicas e num sistema de bonificação para escolas e profissionais “que produzem mais”, como se as unidades de ensino fossem fábricas, os profissionais autômatos e os alunos mercadorias. Os resultados não poderiam ser outros: o estado tem um baixo índice no Ideb (15ª colocação em 2011); redução de matrículas na rede pública e consequente aumento no setor privado. Uma pesquisa do Sepe, baseada em dados do Diário Oficial do estado, mostra que, de julho a outubro, sete professores por dia pediram exoneração da rede.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/opin iao/cade-dialogo-6688991)

PR: ENSINO PÚBLICO S/A
Com um modelo de aula integral gerido por uma autarquia, a educação pública de Apucarana funciona como uma empresa privada. E não é que está dando certo
O sistema educacional de Apucarana (Norte do Paraná) é um mundo à parte. Gerido por uma autarquia (e não uma Secretaria de Educação), ele foge do padrão das escolas públicas brasileiras e se aproxima da qualidade da rede privada de ensino. Atua quase como uma empresa, onde a secretária de Educação é a presidente e os pais, os acionistas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.gazetadopovo.com.br /vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1317055)

AM: ALUNOS EVANGÉLICOS SE RECUSAM A FAZER TRABALHO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Alunos se negaram a fazer projeto sobre cultura afro-brasileira, alegando 'princípios religiosos', afirmando que o trabalho faz apologia ao 'satanismo e ao homossexualismo'.
O protesto de um grupo de 13 alunos evangélicos do ensino médio da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima - na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, Zona Norte -, que se recusaram a fazer um trabalho sobre a cultura afro-brasileira – gerou polêmica entre os grupos representativos étnicos culturais do Amazonas. Os estudantes se negaram a defender o projeto interdisciplinar sobre a ‘Preservação da Identidade Étnico-Cultural brasileira’ por entenderem que o trabalho faz apologia ao “satanismo e ao homossexualismo”, proposta que contraria as c renças deles.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://acritica.uol.com.br/noticias/Amazonas-Manaus-Cotidiano-Polemica-alunos-professores-trabalho-escolar-afro-brasileiro-evangelicos-satanismo-homossexualismo-espiritismo_0_808119201.html)

COM AULAS DIGITAIS, NOTA SOBE ATÉ 30% NO RIO
Educopédia oferece material de apoio a professores e alunos de escolas municipais
O uso de tecnologia nas salas de aula na cidade do Rio de Janeiro começa a dar resultados. As 19 escolas que adotaram sistematicamente o uso da Educopédia, plataforma de aulas digitais, registraram notas bimestrais de 20 % a 30% melhores do que o restante da rede municipal.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,com-aulas-digitais-nota-sobe-ate-30-no-rio,959008,0.htm)

ESCOLA DE SP OFERECE EM SITE PROPOSTA SEMELHANTE
(...) O portal da João Borges foi criado por uma iniciativa da direção da escola. A Secretaria Estadual de Educação não tem nenhuma diretriz nesse sentido. O vice-diretor, Valter Pedro Batista, explica que a escola usou verba que chega à unidade via Associação de Pais e Mestres (APM) para viabilizar o portal. "Quem alimenta é o professor, que também aprende a ser tutor", diz Batista, que é p rofessor de Filosofia. "O objetivo é criar um espaço para que os alunos possam desenvolver conteúdo."
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,escola-de-sp-oferece-em-site-proposta-semelhante-,959011,0.htm)

CÚPULA MUNDIAL DA INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO COMEÇA NESTA QUARTA
A cidade de Doha, no Qatar, entre os dias 13 e 15 de novembro, será palco da Cúpula Mundial da Inovação para a Educação, realizada pela WISE, organização internacional que tem como ob jetivo estimular o encontro entre educadores, pesquisadores, gestores públicos e privados para pensarem juntos iniciativas e soluções inovadoras. O evento terá a participação de mais de mil representantes de 100 países que vão discutir e trocar experiências sobre educação. Entre os participantes está a Associação Cidade Escola Aprendiz, instituição pioneira no desenvolvimento da educação integral, e única representante brasileira nos debates do evento. Os debates serão transmitidos, ao vivo, através do site da WISE e o Porvir vai fazer uma cobertura de algumas mesas pelo Twitter, acompanhe também a #WISE2012.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porpensar/aprendiz-participa-de-encontro-internacional-sobre-educacao/20121112)

SERVIDORES DO DF QUEREM FAZER CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA EM 2013
Reunidos na sede da Central Única de Trabalhadores do DF (CUT-DF), ontem, o Fórum de Servidores Públicos do DF aprovou a realização de campanha salarial unificada em 2013. Resolveram assim por que as categorias avaliam que o desrespeito ao processo negocial tem sido prática comum do Governo do Distrito Federal. E, como se sabe, o orçamento para o ano que vem não prevê grandes reajustes para os servidores locais.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121113-jornal/pdf/28.pdf)


PROMESSA DE GREVE GERAL
A mobilização, que, segundo eles, pode levar inclusive a uma greve geral dos servidores do DF no início do ano, será centrada na luta pelo cumprimento de acordos assumidos em mesa de negociação e contra a supressão de direitos de algumas categorias, além das pautas específicas e por aumento real de salários. Nova reunião do Fórum está marcada para a próxima segunda-feira, às 10h, também na sede da CUT-DF.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121113-jornal/pdf/28.pdf)

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