quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CLIPPING DO DIA 7/11/2012

NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO PODE ACABAR COM REPROVAÇÃO NAS ESCOLAS
Rede pública estuda um novo método de avaliação no ensino fundamental a partir de 2013. Se a mudança for adotada, a divisão em séries será abolida e passarão a valer ciclos, sem a possibilidade de reter o estudante no fim do ano letivo
O ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal pode passar por mudanças significativas no próximo ano letivo. A atual divisão por séries poderá ser substituída por ciclos educacionais, de dois a quatro anos. A ideia é dar fim à reprovação dos estudantes dentro de cada ciclo para garantir a permanência deles na escola. A Secretaria de Educação estuda a possibilidade, mas não a assume oficialmente. Mesmo assim, o assunto provoca questionamentos entre professores e pais de alunos, por meio das entidades representativas de cada classe, pela falta de debate com a sociedade.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 7/Cidades/Pág. 31))

CÂMARA APROVA PROJETO DO SENADO QUE NÃO OBRIGA USO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO EM EDUCAÇÃO
Os deputados federais aprovaram, na noite desta terça-feira (6), a íntegra do projeto aprovado no Senado sobre divis ão dos royalties do petróleo, rejeitando o substitutivo do relator do assunto na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), proposta defendida pelo governo federal. Agora, o projeto vai para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. Por 286 votos a favor e 124 contra, a Casa aprovou o texto-base do Senado, de autoria do relator Vital do Rêgo (PMDB-PB). Todos os destaques apresentados por deputados para alterar a proposta do Senado foram rejeitados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/11/06/deputados-votam-texto-do-senado-sobre-royalties-do-petroleo-no-lugar-de-proposta-da- camara.htm ou http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/11/camara-aprova-projeto-que-redistribui-royalties-do-petroleo.htmlou http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-ve-com-naturalidade-a-derrota-na-votacao-dos-royalties-do-petroleo,956577,0.htm ouhttp://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121107-jornal/pdf/19.pdf ou http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,14/2012/11/06/interna_politica,332370/royalties-projeto-aprovado-pela-camara-nao-preve-recursos-para-a-educacao.shtml)

'PAÍS SAI DERROTADO', DIZ ESPECIALISTA SOBRE VETO A 100% DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA EDUCAÇÃO
(...) "O País sai derrotado dessa luta", avalia Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. "O repasse das receitas dos royalties era uma das a lternativas mais promissoras para a destinação de 10% do PIB para educação", afirma, referindo-se à meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara em julho deste ano. O porcentual é quase o dobro do que é aplicado atualmente em educação no País.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pais-sai-derrotado-diz-especialista-sobre-veto-a-100-dos-royalties-do-petroleo-para-educacao,956571,0.htm)

PARA FIESP, USO EM EDUCAÇÃO ELEVARIA PIB
Gasto governamental per capita em Educação ainda &eac ute; baixo no Brasil se comparado ao de países com PIB per capita semelhante, segundo dados do Banco Mundial elaborados pela Fiesp
A alocação de recursos dos royalties do petróleo em Educação permitiria um crescimento adicional do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,14 ponto percentual ao ano e, do PIB per capita, de 0,57 ponto adicional ao ano, de acordo com estudo do departamento de competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para isso, é necessário que os R$ 859,9 bilhões estimados em royalties da extração do combustível entre 2013 e 2030 sejam investidos em Educação, o que faria com que os investimentos públicos e privados no setor totalizassem 6,6% do PIB em 2030.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/24746/para-fiesp-uso-em-educacao-elevaria-pib/)

MEC DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2012
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas das questões podem ser conferidas no link enem.inep.gov.br.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http:/ /noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI6282198-EI8398,00-MEC+divulga+gabarito+oficial+do+Enem.html)

Enem
REDAÇÃO MOBILIZA MAIS DE 5,6 MIL CORRETORES A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA
Os 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 últimos terão acesso ao espelho de correção digitalizado da redação, para fins pedagógicos, a partir de 15 de fevereiro do próximo ano. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, 5.683 profissionais farão a correção. O trabalho terá início na próxima semana.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18209:redacao-mobiliza-mais-de-56-mil-corretores-a-partir-da-proxima-semana&catid=418:enem ou http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-11-06/governo-preve-que-numero-de-redacoes-com-3-correcoes-vai-triplicar.html)

ARTIGO: EDUCAÇ&Ati lde;O 3.0
'Educação não evoluiu para acompanhar as necessidades do mundo ao seu redor'
Para entender a educação de hoje, nós precisamos olhar para o passado da história. Há 150 anos, pessoas trabalhavam sobre a terra, ao ar livre, com ferramentas produzidas manualmente e em pequenos grupos. Elas não viajavam muito. O trabalho quase não mudava de geração para geração. Filhas faziam o mesmo trabalho de suas mães e de suas avós e suas mães antes delas. Com as mesmas ferramentas. Elas conversavam enquanto trabalhavam. O mesmo valia para os filhos e pais e avôs. Grupos de trabalho incluíam jovens e velhos. A tecnologia para o trabalho mudava lentamente. Quando as ferramentas quebravam, as pessoas podiam consertá-las. Podemos chamar i sso de Ambiente de Trabalho 1.0.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,artigo-educacao-30,956582,0.htm)

10 MITOS E VERDADES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Será que os professores brasileiros dão aula em várias escolas ao mesmo tempo? Será que os alunos sabem mais português que matemática? O Porvir listou dez verdades em que as pessoas costumam acreditar quando se trata de educação e decidiu classificá-las como mito ou verdade. Para tanto, recorreu ao QEdu, plataforma que entra no ar hoje com dados educacionais do país organ izados de maneira atraente, e convidou o especialista Ernesto Martins, da Fundação Lemann, para comentar essas hipóteses.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porcriar/10-mitos-verdades-na-educacao-brasileira/20121106)

NOVO PORTAL APRESENTA DADOS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS
Site mostra informações detalhadas da Prova Brasil e do Censo Escolar de escolas, municípios, Estados e do País
Qual o percentual de estudantes aprendeu o adequado em português até o quinto ano do ensino fundamental em sua cidade? O aprendizado em seu Estado é acima da média do País? Quantos alunos aprenderam o esperado em matem&a acute;tica para o 9º ano em sua escola? Essas e outras perguntas sobre a qualidade da educação no Brasil podem ser respondidas a partir da consulta ao portal QEdu , lançado nesta terça-feira, dia 6 de novembro, pela a Fundação Lemann e a startup Meritt Informação Educacional.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-11-06/novo-portal-apresenta-dados-sobre-qualidade-da-educacao-no-pais.html)

PROFESSORES SÃO PROIBIDOS DE INTERAGIR COM ALUNOS NA INTERNET
No meio da aula, o aluno desvia o olhar do quadro depois de ouvir um bipe de dentro da mochila. Na sala ao lado, frente aos computadores, um grupo de meninas tenta acessar a página virtual de sua banda preferida, sem sucesso. As cenas são corriqueiras nas escolas brasileiras: desde que as redes sociais revolucionaram a navegação na internet, ficou difícil para professores e pais se manter à sombra da discussão. Em Nova York, o Departamento de Educação foi radical: publicou recentemente um guia de orientação voltado aos professores e que os proíbe de se comunicar com alunos em blog e redes sociais - vale para Facebook, Twitter, YouTube, Google+, Flickr e qualquer outro similar. 
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6280457-EI8266,00-Professores+sao+proibidos+de+interagir+com+alunos+na+internet.html)

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS
O Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu hoje (6) inscrições para os interessandos em concorrer 1.946 vagas em cursos técnicos e de qualificação rápida. As oportunidades são para oito diferentes câmpus da instituição: Brasília, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, São Sebastião, Taguatinga e Taguatinga Centro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,112/2012/11/06/Selecao_Interna,332294/instituto-federal-de-brasilia-abre-inscricoes-para-cursos-gratuitos.shtml)

VAGAS PARA A ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA E CEP CEILÂNDIA
SEDF publica editais para ingresso de estudantes nos cursos de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília e do CEP Ceilândia 
Estudantes interessados em participar do processo seletivo para os cursos de educação profissional da Escola de Música de Brasília (EMB) e do CEP Ceilândia já podem conferir os editais. As normas da seleção para ingresso no 1º semestre letivo de 2013 estão publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal nº 219.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,79/2012/11/06/ensino_educacaoprofissional_interna,332255/vagas-para-a-escola-de-musica-de-brasilia-e-cep-ceilandia.shtml)

ESTUDANTE QUE CRIOU DIÁRIO DE CLASSE SOFRE RETALIAÇÃO
A estudante Isadora Faber, 13 anos, que criou a página Diário de Classe no Facebook para protestar contra as más condi&ccedi l;ões de conservação da escola pública onde estuda, em Florianópolis (SC), está sofrendo retaliações. A menina contou na página dois episódios que ocorreram recentemente. No primeiro foram jogadas pedras na casa da família de Isadora. Uma delas atingiu avó, de 65 anos, que, segundo ela, sofre de uma doença degenerativa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2012/11/06/ensino_educacaobasica_interna,332355/estudante-que-criou-diario-de-classe-sofre-retaliacao .shtml)

Reforma Trabalhista
A HORA DE IR PARA O DEBATE
Empresários e trabalhadores reconhecem que alguns pontos da legislação trabalhista precisam mudar. Mas como e onde, especificamente? A flexibilização de normas é bem-vista, mas os empregados temem perder direitos e relutam em aceitar modificações
Crescimento industrial brasileiro, pleno emprego, segurança jurídica e qualificação de mão de obra dependem de uma relação mais estreita e harmoniosa entre capital e trabalho. Empresários, classe sindical, governo, juristas e trabalhadores, todos concordam que para se andar para a frente, neste Brasil do século 21, é preciso que haja um avanço no relacionamento de patrão e empregado. A tarefa não é nada simples, porém. Segundo o juiz e especialista em direito do trabalho Ivan A lemão, também professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essas relações necessitam de um redesenho. “Não estamos mais na década de 1990, com o neoliberalismo mexendo nas estruturas, alto índice de desemprego e terceirização. Mas tanto o empresário como o trabalhador têm que ceder alguma coisa.” (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 7/Economia/Pág. 15)

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