sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CLIPPING DO DIA 09/11/2012

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

UNDIME E CNTE REPUDIAM VETO A 100% DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA EDUCAÇÃO
A União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) divulgaram cartas de repúdio contra a decisão da Câmara de aprovar, na última terça (6), o texto-base que muda a distribuição dos royalties do petróleo. O projet o do Senado, de Vital do Rêgo (PMDB-PB), diferente da proposta derrotada em plenário, de Carlos Zarattini (PT-SP), não traz vinculação de áreas em que os recursos devem ser gastos. Os principais movimentos sociais ligados à educação defendiam que a totalidade da receita com royalties do governo federal, estados e municípios deveria ser aplicada em educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/11/08/undime-e-cnte-repudiam-veto-a-100-dos-royalties-do-petroleo-para-educacao/)

MERCADANTE VAI LUTAR PARA QUE RECURSOS DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO SEJAM INVESTIDOS EM EDUCAÇ ÃO
Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (8), em entrevista ao final da solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que vai continuar “lutando” para que os recursos provenientes dos royalties do petróleo sejam completamente investidos em educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-08/mercadante-vai-lutar-para-que-recursos-dos-royalties-do-petroleo-sejam-investidos-em-educacao ou http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/11/09/interna_politica,332819/planalto-usa-plano-nacional-da-educacao-para-carimbar-recursos-do-petroleo.shtml ou http://www.cgceducacao.com.br/canal.php?c=2&a=17285 ou http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/ 76831-governo-arma-manobra-no-senado-para-repassar-royalties-a-educacao.shtml ou http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/11/sem-royalties-nao-ha-como-investir-mais-em-educacao-diz-ministro.html ou http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6287686-EI8266,00-Dilma+esta+preocupada+com+questao+dos+royalties+diz+governador.html)

DISTRIBUIÇÃO DE ROYALTIES JÁ ESTÁ NO SUPREMO
A divisão dos royalti es já chegou à Justiça. O governo do Espírito Santo entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a divisão de recursos do petróleo que o Executivo estadual já faz para os municípios capixabas. A ação foi protocolada em agosto, bem antes da polêmica sobre se a presidente Dilma Rousseff vai vetar ou sancionar a nova partilha dos recursos do petróleo — aprovada terça-feira pela Câmara. Segundo juristas, o projeto aprovado, do senador Vital do Rego (PMDB-PB), deveria ser vetado por inconstitucionalidade e por prejudicar os estados produtores. Na prática, a Adin capixaba levará os ministros do STF a analisarem a divisão dos royalties em todo o país.
(Caso queira ler a mat&eac ute;ria completa acesse: http://oglobo.globo.com/economia/distribuicao-de-royalties-ja-esta-no-supremo-6668032)

GOVERNO ADMITE FALHAS NO ENSINO MÉDIO DURANTE AUDIÊNCIA
O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, César Callegari, admitiu durante audiência pública realizada na quarta-feira (07.11) na Câmara dos Deputados, que o ensino médio do País enfrenta dificuldades que vão desde a formação dos professores até a qualidade do material didático. Segundo ele, essa etapa de ensino teve grandes avan& ccedil;os nos últimos anos, principalmente relacionados à ampliação dos índices de acesso, mas ainda precisa de melhorias de qualidade. “A imensa maioria professores do ensino médio tem hoje curso superior, o que é um avanço. Mas muitos deles não têm a habilitação especifica para a matéria que lecionam. Em algumas matérias, ainda há deficit de docentes. Em química, física e matemática, por exemplo, faltam 170 mil professores”, afirmou o secretário, que também disse que o Ministério da Educação (MEC) vem adotando medidas de estímulo à formação desses profissionais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.anec.org.br/noticias/377/governo-admite-falhas-no-ensino-medio-durante-audiencia/)

Editorial
ENSINO MEDÍOCRE
Em mais um atestado de que o ensino médio brasileiro está em petição de miséria, o cientista social Simon Schwartzman, após analisar dados do Enem, revela que apenas 27,9% dos que fizeram a prova em 2010 obtiveram mais de 450 pontos em todas os testes (as notas máximas variam em torno dos 900). Os 450 pontos, vale assinalar, são o novo limiar definido pelo Ministério da Educação para conferir diploma de nível médio a quem não concluiu essa etapa da educação básica numa escola. Ou seja, quase três quartos dos alunos ficam aquém do mí nimo aceitável.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/76912-ensino-mediocre.shtml)

GOVERNO INVESTE R$ 2,7 BILHÕES PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS ATÉ OITO ANOS
Alfabetizar plenamente todas as crianças até a idade de oito anos, sem exceção, nos 27 estados brasileiros. Este é o desafio do governo federal nos próximos anos. Para cumprir a meta, a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançou nesta quinta-feira, 8, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e m cerimônia no Palácio do Planalto.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18216:governo-investe-r-27-bilhoes-para-alfabetizar-criancas-ate-oito-anos&catid=211 ou http://oglobo.globo.com/educacao/avaliacao-da-alfabetizacao-aos-8-anos-comeca-em-2013-6668524 ouhttp://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6287102-EI8266,00-Dilma+defende+busca+obsessiva+pela+alfabetizacao+infantil.html ouhttp://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6288063-EI8266,00-Entidades+da+sociedade+civil+aprovam+pacto+pela+alfabetizacao+mas+pedem+ajustes.htmlou http://ag enciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-08/dilma-destaca-educacao-como-caminho-para-igualdade-de-oportunidades)

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA VAI DESTINAR R$ 500 MILHÕES PARA PRÊMIOS
Programa lançado nesta quinta pela presidenta Dilma Rousseff custará R$ 2,7 bilhões nos próximos dois anos. Ações envolvem a formação de 360 mil professores, bolsas de incentivo para os docentes e produção de material didático
Os professores, as escolas e os gestores que criarem os melhores projetos para garantir a alfabetização de seus alunos até os 8 anos de idade receberão prêmios do governo federal. A premiação de boas experiências faz parte do pacote de ações anunciadas - e tr ansformadas em pacto por Medida Provisória - nesta quinta-feira pela presidenta Dilma Rousseff.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-11-08/pacto-pela-alfabetizacao-na-idade-certa-vai-destinar-r-500-milhoes-para-premios.html)

ALFABETIZAÇÃO TERÁ “ENENZINHO” ANUAL
A partir do ano que vem as crianças de 7 e 8 anos de idade serão avaliadas para aferir a capacidade de ler, escrever e fazer contas básicas de matemática. Os exames estão previstos no pacote de medidas anunciadas ontem pelo governo, no lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ao custo de R$ 2,7 bilhões , a proposta visa a suprir uma deficiência no aprendizado de 15,2% dos alunos brasileiros que não venceram a etapa da alfabetização até os 8 anos. (Continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 9/Brasil/Pág. 8)

Visão do Correio
ALFABETIZAÇÃO É SÓ O COMEÇO
Qualquer esforço para afastar o Brasil do lamentável atraso em que se encontra no campo da educação em todos os níveis merece apoio e aplauso. É o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização n a Idade Certa, que a presidente Dilma Rousseff lançou ontem. Trata-se de programa a ser desenvolvido em parceria com estados e municípios e que pretende garantir que todas as crianças de até 8 anos saibam escrever, ler e interpretar textos simples e dominar operações matemáticas elementares.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 9/Opinião/Pág. 14)

MERCADANTE: REPROVAÇÃO CAUSA TRANSTORNOS E PREJUÍZOS
Ao defender o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o ministro Aloizio Mercadante argumentou que a reprovação escolar causa tanto transtornos para o aluno quanto também impacto financeiro. “Se nós não tivéssemos reprovações e todas as crianças tivessem boa pol&iacu te;tica de reforço pedagógico, só em termos de investimento do MEC nós economizaríamos de R$ 7 bilhões a R$ 9 bilhões por ano”, afirmou o ministro da Educação após a cerimônia em Brasília. ”É muito mais inteligente o País ter uma política forte de reforço pedagógico do que a reprovação”, completou.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2012/11/09/noticiasjornalbrasil,2951173/mercadante-reprovacao-causa-transtornos-e-pre juizos.shtml)

A AVALIAÇÃO NÃO PARA NO TEMPO
Especialista explica por que exames de larga escala precisam se reinventar constantemente
Os processos de avaliação da aprendizagem estão em constante mudança. E é bom que estejam. Se vivemos numa sociedade em plena transformação, não há como chegarmos a sistemas definitivos. Essa foi uma das ideias que marcaram a fala da professora Ina Mullis, da Faculdade de Educação do Boston College, nos Estados Unidos, durante o Seminário Internacional Avaliação de Aprendizagem – Pela Qualidade e Equidade em Educação, que acontece no Rio de Janeiro, nestes dias 8 e 9 de novembro e é organizado pela Unesco, pela Prefeitura do Rio e pela Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).
(Caso queira ler a matéria compl eta acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/24800/a-avaliacao-nao-para-no-tempo/)

DEBATE SOBRE USO DE CELULARES EM SALA DE AULA REACENDE APÓS ENEM
A desclassificação de 65 candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana (3 e 4/11) por postarem fotos do exame em redes sociais reacendeu a polêmica sobre o uso de celulares dentro de salas de aula em todo o país e fez com que escolas reavaliassem os métodos de conscientizar os alunos para o uso da tecnologia. A questão preocupa diretores de colégios e mostra que o problema precisa ser discutido em âmbito nacional para que a soluç ão seja aplicada com eficiência nas salas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2012/11/08/ensino_educacaobasica_interna,332752/debate-sobre-uso-de-celulares-em-sala-de-aula-reacende-apos-enem.shtml)

PROJETO APROXIMA ENGENHARIA DE ALUNOS DE BAIXA RENDA
(...) Nos Estados Unidos, a receita que o Mesa usa vem mudando ao longo dos anos. Hoje, eles mantêm duas principais frentes de atua& ccedil;ão: programas voltados para alunos que estão na educação básica e programas que servem a estudantes dos community colleges, instituições que não têm paralelo perfeito na educação brasileira, mas que são voltadas para o ensino profissionalizante, normalmente frequentadas por alunos de baixa renda após o ensino médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/projeto-aproxima-engenharia-de-alunos-de-baixa-renda/20121108)

SEM SABER ESCREVER PRÓPRIO NOME, ALUNO SERÁ APROVADO EM ESCOLA DO AM
Segundo avô de estudante, contas de somar e subtrair ainda são desafios. Apesar da si tuação, garoto de nove anos apresenta boas notas no boletim
Preocupado com o futuro do neto, o comerciante Antônio Marques, de 55 anos, tenta reforçar os estudos do neto em casa. Aos nove anos, o garoto não sabe escrever o próprio nome e tem dificuldades de fazer operações básicas de Matemática. Segundo o comerciante, o aluno será aprovado em uma escola pública de Manaus para o terceiro ano do Ensino Fundamental.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/11/sem-saber-escrever-proprio-nome-aluno-sera-aprovado-em-escola-do-am.html)

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