quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CLIPPING DE 28/11/2012

banner
Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2012
:: Clipping do dia 28 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da categoria.

Reajuste de servidor
PROJEÇÃO DE TRÊS ANOS AO NEGOCIAR
Fórmula copia a utilizada no Governo Federal, ao levar em conta os índices futuros de inflação
Depois de enfrentar longas greves em 2012, o Buriti planeja um novo modelo de negociação com os servidores públicos. Segundo o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, a partir de agora os entendimentos para todas as categorias terão triênios como base e embutirão a recuperação das perdas inflacionárias dos ano s vindouros. As projeções para os próximos anos apontam média de 5% de inflação anuais. Nesse sentido, o GDF deverá começar as negociações pelos segmentos da Segurança Pública, Saúde e Educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121128-jornal/pdf/13.pdf)

SECRETARIA ESTUDA A DIVISÃO DE DISCIPLINA EM BLOCOS PARA O ENSINO MÉDIO
Além do aprendizado em ciclos até o 9º ano, grupo de trabalho da Secretaria de Educação estuda a possibilidade de implementar, já em 2013, a divisão de disciplinas em blocos, por semestre, nas últimas séries antes do vestibular
A educação básica na rede pública de ensino do Distrito Federal pode sofrer mudanças em 2013. Estão em discussão a adoção do aprendizado em ciclos até o 9º ano e a implementação de um modelo de blocos de disciplinas para o ensino médio. O Sindicato dos Professores (Sinpro) teve acesso ao novo formato estudado para as escolas e se preocupa com a possível aprovação de um projeto sem uma discussão com a sociedade.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/11/28/interna_cidadesdf,336192/secretaria-estuda-a-divisao-de-disciplina-em-blocos-para-o-ensino-medio.shtml0

Educação
LABORATÓRIOS ESTÃO FECHADOS
Provocados pelo Sinpro-DF, professores denunciam equipamentos se perdendo
Escolas públicas do Distrito Federal, apesar de terem laboratórios de física, química, biologia e informática equipados, mantêm os locais de portas fechadas. As reclamações são dos próprios professores e foram divulgadas em site pessoal de um dos diretores do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Washington Dourado. Ele perguntou quais escolas teriam os respectivos laboratórios fechados. Após o questionamento, diversos professores começaram a fazer r elatos. Um internauta identificado como David Ribeiro, disse que no “Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas tem laboratório, mas sem equipamento e fechado também”. (continua...)
(Ver matéria completa no jornal Alô Brasília do dia 28/Brasília&Cidades/Pág. 7)

Elefante Branco
AULAS RECOMEÇAM HOJE
O Centro de Ensino Médio do Elefante Branco retoma as aulas hoje, após uma explosão no quadro central de energia na última segunda-feira, por volta das 14h30. O Corpo de Bombeiros esteve no local, e os alunos foram dispensados. O conserto foi feito, na tarde de ontem, por uma empresa terceirizada contratada pela Secretaria de Educação. Apesar dos reparos, a diretora do colégio continua preocupada. Segundo jose lma Ramos Mouta, 43 anos, as instalações hidráulica e elétrica são antigas e precisam de cuidados. “A estrutura do Elefante Branco tem 51 anos e nunca passou por uma reforma. Precisamos pensar no bem-estar dos alunos. Aqui, quando chove, fica tudo inundado. A luz acaba com frequência e os computadores se desconfiguram por completo, além da parede de uma sala de aula que está rachada”.
(Nota publicada no Correio Braziliense do dia 28/Cidades/Pág. 28)

CHUVA INUNDA ESCOLA E PRÉDIO É INTERDITADO NO P SUL; ALUNOS ESTÃO SEM AULA
A chuva que atingiu o DF na tarde de segunda-feira (26/11) alagou a Escola Classe 57, no P Sul, que foi interditada para reparar os estragos da inundação. Os 350 alunos da unidade vão ficar sem aul as por tempo indeterminado. Durante o temporal, professores e funcionários tentaram minimizar os efeitos da chuva, mas ainda assim, vários materiais didáticos e documentos da escola foram estragados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/11/27/interna_cidadesdf,336067/chuva-inunda-escola-e-predio-e-interditado-no-p-sul-alunos-estao-sem-aula.shtml)

Royalties do pré-sal
GOVERNO PREPARA VETO PARCIAL
O governo tende a vetar parcialmente o projeto que redefine os critérios de distribuiç&atil de;o dos royalties do petróleo para evitar que haja alteração nas regras de divisão das receitas de exploração em vigor nos campos já licitados. A presidente Dilma Rousseff sancionará o projeto, transformando-o em lei, na sexta-feira, excluindo do texto o artigo que mexe nas áreas de petróleo em exploração. Interlocutores dizem que o Planalto teme que uma disputa judicial prejudique futuros leilões.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121128-jornal/pdf/20.pdf)

BRASIL OCUPA PENÚLTIMO LUG AR EM RANKING INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Brasil ocupa a penúltima posição do ranking global de qualidade em educação. A lista divulgada nesta terça-feira (27/11) pela Pearson Internacional coloca mede os resultados de testes aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa faz parte do projeto The learning curve (curva de aprendizado, em português). De acordo com a lista divulgada, o Brasil é o penúltimo em uma lista de 40 países, ficando na frente apenas da Indonésia. O país estaria atrás de concorrentes latinos como México, Colômbia, Argentina e Chile.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2012/11/27/interna_brasil,336110/brasil-ocupa-penultimo-lugar-em-ranking-internacional-de-educacao.shtml ou http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/brasil-aparece-em-penultimo-em-ranking-de-educacao)

VALOR MÍNIMO GASTO POR ALUNO DA REDE PÚBLICA É DE R$ 2.091
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (27/11), o va lor mínimo gasto por aluno da rede pública de educação básica em 2012, que ficou em R$ 2.091,37. A portaria que definiu o valor foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e determinou os novos parâmetros operacionais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/11/27/ensino_educacaobasica_interna,336004/valor-minim o-gasto-por-aluno-da-rede-publica-e-de-r-2-091.shtml)

CARTEIRA DE ESTUDANTE TERÁ NOVO PADRÃO DE SEGURANÇA EM 2013
A carteira nacional estudantil deve ter novo padrão de segurança a partir de janeiro de 2013. Governo, entidades estudantis e indústria assinaram hoje (27) protocolo de intenções para a emissão do documento que terá certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-27/carteira-de-estudante-tera-novo-padrao-de-seguranca-em-2013)

ONU: DIREITO À EDUCAÇÃO É MAIS DO QUE FREQUÊNCIA ESCOLAR
Para a relatora especial da ONU sobre o Direito à Educação, Kishore Singh, o "direito à educação significa mais do que a frequência na escola". "Aumentar o acesso sem garantir a qualidade dos professores, dos currículos e das escolas não vai melhorar nossas sociedades". A declaração foi feita durante a reunião mundial do programa Educação para Todos, realizada em Paris (França) e liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unes co).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6334152-EI8266,00-ONU+direito+a+educacao+e+mais+do+que+frequencia+escolar.html)

ENEM: NOVO RANKING, NOVA POLÊMICA
A busca pela imparcialidade na divulgação das notas da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 não para de gerar polêmicas. O que para o Ministério da Educação (MEC) é um procedimento coerente com os princípios da Teoria da Resposta ao Item (TRI), para os educadores representa uma sobreposição dos princípios científicos da avaliação sobre os valores humanistas pertinentes ao Ministério da Educação (MEC).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/reportagens-especiais/Enem-Novo-ranking-nova-polemica-2000030090946-1400002102372)

Contra a Violência Doméstica
MULHERES DO MUNDO TODO SE UNEM NO DF
A artista brasileira Panmela Castro lidera o evento com 14 grafiteiras da Rede Nami nas ruas de Brasília durante o segundo encontro promovido pelo programa “Global Partnership to End Violence Against Women” em Brasília, uma iniciativa da ONG internacional Vital Voices em parceria com a Avon Foundation For Women para discutir desafios e soluções para a questão da violência doméstica contra a mulher em todo o mundo. Sete grafiteiras cariocas e sete brasilienses somarão talentos na passagem subterrânea 202/102 norte, na capital brasileira.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20121128-jornal/pdf/07.pdf)
rodape

Nenhum comentário:

Postar um comentário