Páginas
- Início
- A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO...
- CULTURA DA PAZ!
- E VIVA A DIFERENÇAAAA!!!!!!
- ESTATUTOS DO HOMEM + DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS!
- DE OLHO NO 22 DE ABRIL.....
- SITES E LINKS INTERESSANTES...
- SUGESTÃO DE MÚSICAS & VÍDEOS/FILMES
- A RELAÇÃO OPRESSOR-OPROMIDO, SEGUNDO PAULO FREIRE!
- O QUE É IDEOLOGIA, SEGUNDO MARILENA CHAUÍ!
- DF PELA IGUALDADE RACIAL & CAMPANHA "POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO"!
- CONFERÊNCIAS DISTRITAL E NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CDE/CONAE!
- A INQUESTIONABILIDADE DAS COTAS!
- GESTÃO DEMOCRÁTICA: ACESSE O MATERIAL DISPONÍVEL!
sexta-feira, 29 de junho de 2012
RUTTH GUIMARÃES CELEBRA 10 ANOS DE AS IDADES DA LOBA Loba
A professora aposentada e atriz Ruth Guimarães faz curta temporada da peça “As Idades da Loba” no Teatro Goldoni a partir deste sábado (30). A personagem, uma mulher na terceira idade, transcende a sua mera condição biológica e faz uma reflexão bem humorada na busca da essência feminina, da concepção ao envelhecimento, reencontrando-se, potencializada como uma nova mulher.
O espetáculo foi concebido e estreado nacionalmente em Fortaleza, em setembro de 2002, há exatamente 10 anos. Ao longo desse período, foram realizadas temporadas de grande sucesso em diversos teatros de Brasília .
Excursionou em várias cidades brasileiras, tais como: Natal, Fortaleza, Crato (CE), Juazeiro (CE), Goiás Velho, Belo Horizonte, Barreiras (BA), dentre outras.
Nos últimos cinco anos, com as “As Idades da Loba”, Ruth Guimarães tem se apresentado em eventos institucionais, encontros culturais, seminários e tornou-se um espetáculo de referência na carreira da atriz. Sua última apresentação foi em Abril de 2011, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, nas comemorações dos 51anos de Brasília.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
CLIPPING DO DIA 27/06/12
CÂMARA APROVA 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO
Comissão especial concluiu a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). Se não houver recurso, texto seguirá diretamente para o Senado.
Em uma sala lotada de estudantes e de representantes de movimentos sociais, a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em políticas do setor em até dez anos. O índice vinha sendo reivindicado por deputados da oposição e parte da base aliada do governo, além de representantes de entidades da sociedade civil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/421023-CAMARA-APROVA-10-DO-PIB-PARA-A-EDUCACAO.html)
MERCADANTE DIZ QUE 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO É TAREFA DIFÍCIL DE SER EXECUTADA
Após a aprovação na Câmara do Plano Nacional de Educação (PNE), com uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nota informando que irá estudar a s repercussões da proposta. De acordo com o texto, o ministro Aloizio Mercadante avaliou que o aumento do investimento será uma “tarefa política difícil de ser executada”.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-26/mercadante-diz-que-10-do-pib-para-educacao-e-tarefa-dificil-de-ser-executada)
COMISSÃO ANTECIPA META DE MELHORIA SALARIAL DE PROFESSORES NO PNE
Deputados votam na Câmara destaques do Plano Nacional de Educação, que estabelece diretrizes para a educação no País
A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente nesta terça-feira, durante a votação dos destaques ao projeto de lei. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) previa a equiparação até o final da vigência do plano, que é de dez anos. Mas, o destaque dos deputados Antonio Carlos Biffi (PT-MS) e Fátima Bezerra (PT-RN) estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE. Como o plano já deveria ter sido aprovado em 2011, a emenda exige que até 2016 o salário dos docentes deve ser competitivo no mercado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-26/comissao-antecipa-meta-de-melhoria-salarial-de-professores-no-pne.html)
ESTRUTURA PRECÁRIA AFETA O ENSINO
Escolas depredadas e com espaços desconfortáveis fazem com que o aluno sinta-se desmotivado e até abandone os estudos
Duas em cada dez Escolas brasileiras estão depredadas. Entre os problemas, portas e janelas quebradas, brinquedos mal conservados e paredes e muros pichados. Diante desse cenário, especialistas alertam para a interferência do ambiente na qualidade do Ensino e do aprendizado. Uma estrutura deficiente torna as atividades de Alunos e Professores mais complicadas e pode co ntribuir, inclusive, com a evasão de estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23202/estrutura-precaria-afeta-o-ensino/)
MEC APROVA DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parecer do Conselho Nacional de Educação foi homologado durante a Rio+20
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, homologou o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que contém as diretrizes curriculares nacionais da Educação ambiental para as todas as escolas e instituições de ensino do País. A homologação o correu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23210/mec-aprova-diretrizes-nacionais-para-a-educacao-ambiental/)
COMISSÃO APROVA PARECER QUE SIMPLIFICA LICITAÇÕES PARA OBRAS DA EDUCAÇÃO
A comissão mista que analisa a medida provisória do programa Brasil Carinhoso (MP 570/12) aprovou nesta terça-feira (26) o parecer do relator, deputado Pedro Uczai (PT-SC) , que inclui a permissão para uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) nas obras do sistema de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/421019-COMISSAO-APROVA-PARECER-QUE-SIMPLIFICA-LICITACOES-PARA-OBRAS-DA-EDUCACAO.html)
CÂMARA APROVA MP QUE ALTERA PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO
Texto prevê a concessão de bolsas aos professores das redes públicas de educação e a estudantes beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O Plenário aprovou nesta terça-feira (26) a Medida Provisória 562/12, que faz várias mudanças em programas de educação, entre os quais o Plano de Ações Articuladas (PAR). Aprovada na forma do parecer do deputado Padre João (PT-MG), a MP será encaminhada para votação no Senado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/420990-CAMARA-APROVA-MP-QUE-ALTERA-PROGRAMAS-DE-EDUCACAO.html)
MEC VAI CRIAR PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DA EXPANSÃO
(...) “Mas o esforço não pode ser concentrado só na educação superior”, observou o ministro. “É importante lembrar que, na outra ponta, temos a educação básica.” Ele lembrou ainda que, para equalizar as oportunidades e desenvolver as habilidades cognitivas adequadas nas crianças e adolescentes, são realizadas ações como as de alfabetização na idade certa e programas como o Mais Educação [de educação integral] e o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego].
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_conten t&view=article&id=17887:mec-vai-criar-programa-de-consolidacao-da-expansao&catid=212)
ESTUDANTES PINTAM O ROSTO PARA PEDIR MELHORIA NA INFRAESTRUTURA E ENSINO DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES
Com rostos pintados, empunhando bandeiras e cartazes e proferindo gritos de guerra, estudantes dos ensinos superior, técnico e médio de todo Brasil participaram hoje (26) de manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para reivindicar a melhoria da estrutura das instituições públicas de ensino, uma melhor remuneração para os professores e demais funcionários do sistema educacional, a construção e reforma dos restaurantes universitários, além da instalação e instituição de creches, moradias, bolsas e outras formas de auxílio para garantir a permanência dos alunos e a qualidade nas instituições de ensino superior.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-26/estudantes-pintam-rosto-para-pedir-melhoria-na-infraestrutura-e-ensino-de-escolas-e-universidades)
BA: SEM AULA HÁ 76 DIAS, ALUNOS DA REDE PÚBLICA DA BAHIA TERÃO 'AULÃO' PARA 500 ESTUDANTES E FICARÃO SEM FÉRIAS DE VERÃO
Paralisação de professores é a mais longa da história da educação baiana e atinge quase 600.000 crianças e jovens
Sem aulas há 76 dias devido a uma greve de professores, alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual da Bahia não terão férias no fim de ano. “As férias certamente estão comprometidas. As aulas de reposição vão adentrar 2013”, afirma o secretário de Educação do estado, Osvaldo Barreto. A paralisação dos docentes, que teve início no dia 11 de abril, é a mais longa da história da educação baiana. O governo do petista Jaques Wagner afirma que, dos 417 municípios do estado, 117 estão sem aulas. A concentração é maior nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Dos 1,1 milhão de a lunos da rede pública estadual, cerca de 578.000 ainda permanecem sem aula e sem prazo de retomada.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/sem-aulas-ha-quase-tres-meses-alunos-da-rede-publica-da-bahia-terao-aulao-para-500-estudantes-e-ficarao-sem-ferias)
O DIPLOMA E O EMPREGO
(...) A mostra sugere algumas conclusões óbvias e outras inquietantes. Os melhores salários e a taxa mais elevada de ocupação estão com os médicos, muitos deles acumulando vários contratos para compor a sua renda. A menor remuneração corresponde aos professores, evid& ecirc;ncia do descaso da sociedade e do Estado com a Educação. Agrônomo, salvo as exceções não contempladas pela pesquisa, que trabalha com a média dos salários, não alcança o patamar de quatro salários mínimos. O mercado não sorri para jornalistas e comunicadores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/06/27/noticiasjornalopiniao,2866975/o-diploma-e-o-emprego.shtml)
COM NETO DE GANDHI, SALVADOR ABRE FÓRUM SOBRE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
Com o segundo pior desempenho das capitais brasileiras nos anos iniciais, Salvador recebe um fórum in édito no país, com foco em mudanças no sistema educacional brasileiro e apostando em convidados de peso nacionais e internacionais. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador, a primeira edição do evento Educação em Primeiro Lugar começou hoje e vai até a próxima quinta, e pretende repensar o sistema educacional brasileiro, debatendo novos conteúdos e metodologias a serem aplicadas nas escolas. Com o tema "A Renascença da Educação no Século XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir", o fórum foi pensado como o primeiro de diversos eventos anuais que devem ocorrer em diferentes cidades de todo o País.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5859962-EI8266,00-BA+comeca+forum+com+propostas+para+mudar+a+educacao+do+Pais.html)
A HORA
Ontem, começaram os Seminários Regionais da Gestão Democrática nas 14 Coordenações Regionais de Ensino, da Secretaria de Educação do DF. Esse é o momento em que a comunidade escolar pode compartilhar com educadores e gestores toda a expectativa que tem em relação ao processo educacional. Trata-se do início do processo de eleição de diretores e conselheiros.
(Nota publicada no Correio Braziliense do dia 27/Opinião/Ari Cunha/P ág. 15)
CONTRAPARTIDA
Até o dia 29 o programa Bolsa Família vai receber o registro da frequência escolar no Centro-Oeste. Está na hora de vincular o subsídio do governo às notas escolares e não só à presença das crianças nas aulas. Seria um estímulo aos educadores, a educandos, à economia e ao progresso social do país.
(Nota publicada no Correio Braziliense do dia 27/Opinião/Ari Cunha/Pág. 15)
METADE DOS JOVENS BEBE E FUMA
Mais de 65% dos alunos das redes pública e particular admitiram, em pesquisa do Ministério da Justiça, que experimentaram bebida pelo menos uma vez. Segundo especialistas, assim como o tabaco, ela surge como entrada para drogas ilícitas
O consumo de álcool se mostra cada vez mais frequente entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes p&uacut e;blica e particular do Distrito Federal. O último levantamento realizado pela Secretaria acional Antidrogas (Senad), do Ministério da Justiça, revelou que um em cada dois entrevistados (65,1%) disse ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida e 21,2%, nos últimos 30 dias. (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 27/Cidades/Pág. 22)
Ensino Público
SEM COMIDA PARA OS ALUNOS
Professores de escola no Varjão dizem que a unidade enfrenta racionamento de alimentos. Secretaria de Educação informa que todos os colégios devem ser abastecidos com itens perecíveis até a próxima semana
(...) A situação não é restrita somente à escola do Varjão. O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) revela que outras unidades passam pelo mesmo problema. “Depois da greve, recebemos várias denúncias sobre a falta de alguns alimentos. A Escola Classe 10 de Taguatinga e outra em Ceilândia passaram pela mesma dificuldade”, afirma a diretora do sindicato, Rosilene Corrêa. “Não é por falta de recursos que está faltando alimentos, mas por problemas de gestão. É preciso que a Secretaria de Educação coloque a merenda escolar como item prioritário na administração dos recursos”, opina Rosilene.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 27/Cidades/Pág. 26)
PRÁTICAS AGRÍCOLAS NO CURRÍCULO
A Comissão de Educação da Câmara Legislativa aprovou ontem</ span> determinação para que as escolas públicas da zona rural ensinem práticas agrícolas, proposta do distrital Washington Mesquita. É que se constata um desconhecimento cada vez maior nessa área. Pesquisa feita entre acampados do MST constatou, imagine só, que menos da metade deles tem qualquer noção do cultivo da terra.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120627-jornal/pdf/19.pdf)
EXCESSO NAS EMENDAS
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros para a elaboração do orçamento do Distrito Federal para o ano de 2013, foi aprovada pelas comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa. A proposição recebeu 140 emendas dos parlamentares, sendo a maioria acatada. Foram incluídas emendas que autorizam reajustes que ultrapassam o limite estabelecido pelo governo para o aumento com gasto de pessoal – baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal. As emendas que autorizam o GDF a promover acréscimos nas despesas com os servidores ultrapassam em 315% a margem estipulada no projeto de lei, que é de R$ 180 milhões.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120627-jornal/pdf/28.pdf)
RJ: PROPOSTA DE BOICOTE AO SAERJ DIVIDE EDUCADORE S
Na última semana, os professores deliberaram durante a reunião realizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ), uma paralisação nos dias 27 e 28 de junho, quando o governo pretende aplicar o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), uma prova que existe desde 2008 e que foi criada para analisar o desempenho dos alunos da rede pública do Rio. A entidade quer, desta maneira, mostrar ao governo sua oposição com relação à política educacional vigente. Segundo os professores, a política é pautada somente numa lógica meritocrática.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Proposta-de-boicote-ao-Saerj-divide-educadores-2000014541754-1400002102372)
GOVERNO PLANEJA PLATAFORMA DIGITAL PARA ACESSO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL
Garantir acesso imediato a conteúdos educacionais nacionais por estudantes, professores e público em geral, por meio de um serviço eletrônico que integra diferentes sistemas operacionais, como Linux, Windows MS, iOS Apple e Android. Essa é a principal finalidade para a criação da Plataforma Educacional Brasileira (PEB) que está sendo desenvolvida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://computerworld.uol.com.br/blog/profissao-ti/2012/06/26/governo-planeja-plataforma-eletronica-para-acesso-de-conteudo-educacional/)
APROVEITAR RECURSOS TECNOLÓGICOS É UMA DAS BOAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA, APONTA PESQUISA
Estudo inédito da Fundação Victor Civita acompanhou aulas de professores da disciplina na rede estadual de São Paulo
Explorar a lousa e as ferramentas digitais, utilizar erros e dúvidas para construir conhecimento e contextualizar o conteúdo. Essas são algumas das boas práticas no ensino de matemática identificadas por uma pesquisa inédita no País. Além dessas três formas de ensinar, o levantamento da Fundação Victor Civita, realizado pela Fundação Cesgranrio com apoio do Instituto Unibanco e do Itaú BBA, apontou mais nove práticas consideradas eficientes na hora de ensinar os conteúdos numéricos aos estudantes da Educação Básica.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23208/aproveitar-recursos-tecnologicos-e-usar-o-erro-a-favor-da-aprendizagem-sao-boas-praticas-docentes-no-ensino-de-matematica-aponta-pesquisa/)
OBSERVADORES DE AVES QUEREM NOVA DISCIPLINA NAS ESCO LAS
A observação de aves pode se tornar conteúdo curricular nas escolas públicas de todo o País. É o que pretende a Associação Brasileira de Observadores de Aves (ABOA), fundada no ano passado. Sem fins lucrativos, a entidade surgiu com o objetivo de representar e integrar pessoas, grupos e instituições interessados em observar e proteger aves silvestres em seu ambiente natural.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5861366-EI8266,00-Observadores+de+Aves+querem+nova+disciplina+nas+escolas.html)
VAZAMENTO DE GÁS INTERDITA COZINHA DE ESCOLA PÚBLICA NO DF
Labareda destruiu fogão do Centro de Ensino Fundamental em Taguatinga. Cerca de 550 alunos foram liberados porque lanche não será servido.
O Centro de Ensino Fundamental 12, na QNG 39 de Taguatinga, no DF, teve um princípio de incêndio no início desta terça-feira (26). Os bombeiros foram chamados, mas o fogo foi controlado por funcionários da instituição, com extintores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/06/vazamento-de-gas-interdita-cozinha-de-escola-publica-no-df.html)
Comissão especial concluiu a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). Se não houver recurso, texto seguirá diretamente para o Senado.
Em uma sala lotada de estudantes e de representantes de movimentos sociais, a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em políticas do setor em até dez anos. O índice vinha sendo reivindicado por deputados da oposição e parte da base aliada do governo, além de representantes de entidades da sociedade civil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/421023-CAMARA-APROVA-10-DO-PIB-PARA-A-EDUCACAO.html)
MERCADANTE DIZ QUE 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO É TAREFA DIFÍCIL DE SER EXECUTADA
Após a aprovação na Câmara do Plano Nacional de Educação (PNE), com uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nota informando que irá estudar a s repercussões da proposta. De acordo com o texto, o ministro Aloizio Mercadante avaliou que o aumento do investimento será uma “tarefa política difícil de ser executada”.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-26/mercadante-diz-que-10-do-pib-para-educacao-e-tarefa-dificil-de-ser-executada)
COMISSÃO ANTECIPA META DE MELHORIA SALARIAL DE PROFESSORES NO PNE
Deputados votam na Câmara destaques do Plano Nacional de Educação, que estabelece diretrizes para a educação no País
A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente nesta terça-feira, durante a votação dos destaques ao projeto de lei. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) previa a equiparação até o final da vigência do plano, que é de dez anos. Mas, o destaque dos deputados Antonio Carlos Biffi (PT-MS) e Fátima Bezerra (PT-RN) estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE. Como o plano já deveria ter sido aprovado em 2011, a emenda exige que até 2016 o salário dos docentes deve ser competitivo no mercado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-26/comissao-antecipa-meta-de-melhoria-salarial-de-professores-no-pne.html)
ESTRUTURA PRECÁRIA AFETA O ENSINO
Escolas depredadas e com espaços desconfortáveis fazem com que o aluno sinta-se desmotivado e até abandone os estudos
Duas em cada dez Escolas brasileiras estão depredadas. Entre os problemas, portas e janelas quebradas, brinquedos mal conservados e paredes e muros pichados. Diante desse cenário, especialistas alertam para a interferência do ambiente na qualidade do Ensino e do aprendizado. Uma estrutura deficiente torna as atividades de Alunos e Professores mais complicadas e pode co ntribuir, inclusive, com a evasão de estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23202/estrutura-precaria-afeta-o-ensino/)
MEC APROVA DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parecer do Conselho Nacional de Educação foi homologado durante a Rio+20
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, homologou o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que contém as diretrizes curriculares nacionais da Educação ambiental para as todas as escolas e instituições de ensino do País. A homologação o correu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23210/mec-aprova-diretrizes-nacionais-para-a-educacao-ambiental/)
COMISSÃO APROVA PARECER QUE SIMPLIFICA LICITAÇÕES PARA OBRAS DA EDUCAÇÃO
A comissão mista que analisa a medida provisória do programa Brasil Carinhoso (MP 570/12) aprovou nesta terça-feira (26) o parecer do relator, deputado Pedro Uczai (PT-SC) , que inclui a permissão para uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) nas obras do sistema de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/421019-COMISSAO-APROVA-PARECER-QUE-SIMPLIFICA-LICITACOES-PARA-OBRAS-DA-EDUCACAO.html)
CÂMARA APROVA MP QUE ALTERA PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO
Texto prevê a concessão de bolsas aos professores das redes públicas de educação e a estudantes beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O Plenário aprovou nesta terça-feira (26) a Medida Provisória 562/12, que faz várias mudanças em programas de educação, entre os quais o Plano de Ações Articuladas (PAR). Aprovada na forma do parecer do deputado Padre João (PT-MG), a MP será encaminhada para votação no Senado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/420990-CAMARA-APROVA-MP-QUE-ALTERA-PROGRAMAS-DE-EDUCACAO.html)
MEC VAI CRIAR PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DA EXPANSÃO
(...) “Mas o esforço não pode ser concentrado só na educação superior”, observou o ministro. “É importante lembrar que, na outra ponta, temos a educação básica.” Ele lembrou ainda que, para equalizar as oportunidades e desenvolver as habilidades cognitivas adequadas nas crianças e adolescentes, são realizadas ações como as de alfabetização na idade certa e programas como o Mais Educação [de educação integral] e o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego].
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_conten t&view=article&id=17887:mec-vai-criar-programa-de-consolidacao-da-expansao&catid=212)
ESTUDANTES PINTAM O ROSTO PARA PEDIR MELHORIA NA INFRAESTRUTURA E ENSINO DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES
Com rostos pintados, empunhando bandeiras e cartazes e proferindo gritos de guerra, estudantes dos ensinos superior, técnico e médio de todo Brasil participaram hoje (26) de manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para reivindicar a melhoria da estrutura das instituições públicas de ensino, uma melhor remuneração para os professores e demais funcionários do sistema educacional, a construção e reforma dos restaurantes universitários, além da instalação e instituição de creches, moradias, bolsas e outras formas de auxílio para garantir a permanência dos alunos e a qualidade nas instituições de ensino superior.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-26/estudantes-pintam-rosto-para-pedir-melhoria-na-infraestrutura-e-ensino-de-escolas-e-universidades)
BA: SEM AULA HÁ 76 DIAS, ALUNOS DA REDE PÚBLICA DA BAHIA TERÃO 'AULÃO' PARA 500 ESTUDANTES E FICARÃO SEM FÉRIAS DE VERÃO
Paralisação de professores é a mais longa da história da educação baiana e atinge quase 600.000 crianças e jovens
Sem aulas há 76 dias devido a uma greve de professores, alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual da Bahia não terão férias no fim de ano. “As férias certamente estão comprometidas. As aulas de reposição vão adentrar 2013”, afirma o secretário de Educação do estado, Osvaldo Barreto. A paralisação dos docentes, que teve início no dia 11 de abril, é a mais longa da história da educação baiana. O governo do petista Jaques Wagner afirma que, dos 417 municípios do estado, 117 estão sem aulas. A concentração é maior nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Dos 1,1 milhão de a lunos da rede pública estadual, cerca de 578.000 ainda permanecem sem aula e sem prazo de retomada.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/sem-aulas-ha-quase-tres-meses-alunos-da-rede-publica-da-bahia-terao-aulao-para-500-estudantes-e-ficarao-sem-ferias)
O DIPLOMA E O EMPREGO
(...) A mostra sugere algumas conclusões óbvias e outras inquietantes. Os melhores salários e a taxa mais elevada de ocupação estão com os médicos, muitos deles acumulando vários contratos para compor a sua renda. A menor remuneração corresponde aos professores, evid& ecirc;ncia do descaso da sociedade e do Estado com a Educação. Agrônomo, salvo as exceções não contempladas pela pesquisa, que trabalha com a média dos salários, não alcança o patamar de quatro salários mínimos. O mercado não sorri para jornalistas e comunicadores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/06/27/noticiasjornalopiniao,2866975/o-diploma-e-o-emprego.shtml)
COM NETO DE GANDHI, SALVADOR ABRE FÓRUM SOBRE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
Com o segundo pior desempenho das capitais brasileiras nos anos iniciais, Salvador recebe um fórum in édito no país, com foco em mudanças no sistema educacional brasileiro e apostando em convidados de peso nacionais e internacionais. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador, a primeira edição do evento Educação em Primeiro Lugar começou hoje e vai até a próxima quinta, e pretende repensar o sistema educacional brasileiro, debatendo novos conteúdos e metodologias a serem aplicadas nas escolas. Com o tema "A Renascença da Educação no Século XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir", o fórum foi pensado como o primeiro de diversos eventos anuais que devem ocorrer em diferentes cidades de todo o País.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5859962-EI8266,00-BA+comeca+forum+com+propostas+para+mudar+a+educacao+do+Pais.html)
A HORA
Ontem, começaram os Seminários Regionais da Gestão Democrática nas 14 Coordenações Regionais de Ensino, da Secretaria de Educação do DF. Esse é o momento em que a comunidade escolar pode compartilhar com educadores e gestores toda a expectativa que tem em relação ao processo educacional. Trata-se do início do processo de eleição de diretores e conselheiros.
(Nota publicada no Correio Braziliense do dia 27/Opinião/Ari Cunha/P ág. 15)
CONTRAPARTIDA
Até o dia 29 o programa Bolsa Família vai receber o registro da frequência escolar no Centro-Oeste. Está na hora de vincular o subsídio do governo às notas escolares e não só à presença das crianças nas aulas. Seria um estímulo aos educadores, a educandos, à economia e ao progresso social do país.
(Nota publicada no Correio Braziliense do dia 27/Opinião/Ari Cunha/Pág. 15)
METADE DOS JOVENS BEBE E FUMA
Mais de 65% dos alunos das redes pública e particular admitiram, em pesquisa do Ministério da Justiça, que experimentaram bebida pelo menos uma vez. Segundo especialistas, assim como o tabaco, ela surge como entrada para drogas ilícitas
O consumo de álcool se mostra cada vez mais frequente entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes p&uacut e;blica e particular do Distrito Federal. O último levantamento realizado pela Secretaria acional Antidrogas (Senad), do Ministério da Justiça, revelou que um em cada dois entrevistados (65,1%) disse ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida e 21,2%, nos últimos 30 dias. (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 27/Cidades/Pág. 22)
Ensino Público
SEM COMIDA PARA OS ALUNOS
Professores de escola no Varjão dizem que a unidade enfrenta racionamento de alimentos. Secretaria de Educação informa que todos os colégios devem ser abastecidos com itens perecíveis até a próxima semana
(...) A situação não é restrita somente à escola do Varjão. O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) revela que outras unidades passam pelo mesmo problema. “Depois da greve, recebemos várias denúncias sobre a falta de alguns alimentos. A Escola Classe 10 de Taguatinga e outra em Ceilândia passaram pela mesma dificuldade”, afirma a diretora do sindicato, Rosilene Corrêa. “Não é por falta de recursos que está faltando alimentos, mas por problemas de gestão. É preciso que a Secretaria de Educação coloque a merenda escolar como item prioritário na administração dos recursos”, opina Rosilene.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 27/Cidades/Pág. 26)
PRÁTICAS AGRÍCOLAS NO CURRÍCULO
A Comissão de Educação da Câmara Legislativa aprovou ontem</ span> determinação para que as escolas públicas da zona rural ensinem práticas agrícolas, proposta do distrital Washington Mesquita. É que se constata um desconhecimento cada vez maior nessa área. Pesquisa feita entre acampados do MST constatou, imagine só, que menos da metade deles tem qualquer noção do cultivo da terra.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120627-jornal/pdf/19.pdf)
EXCESSO NAS EMENDAS
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros para a elaboração do orçamento do Distrito Federal para o ano de 2013, foi aprovada pelas comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa. A proposição recebeu 140 emendas dos parlamentares, sendo a maioria acatada. Foram incluídas emendas que autorizam reajustes que ultrapassam o limite estabelecido pelo governo para o aumento com gasto de pessoal – baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal. As emendas que autorizam o GDF a promover acréscimos nas despesas com os servidores ultrapassam em 315% a margem estipulada no projeto de lei, que é de R$ 180 milhões.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120627-jornal/pdf/28.pdf)
RJ: PROPOSTA DE BOICOTE AO SAERJ DIVIDE EDUCADORE S
Na última semana, os professores deliberaram durante a reunião realizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ), uma paralisação nos dias 27 e 28 de junho, quando o governo pretende aplicar o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), uma prova que existe desde 2008 e que foi criada para analisar o desempenho dos alunos da rede pública do Rio. A entidade quer, desta maneira, mostrar ao governo sua oposição com relação à política educacional vigente. Segundo os professores, a política é pautada somente numa lógica meritocrática.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Proposta-de-boicote-ao-Saerj-divide-educadores-2000014541754-1400002102372)
GOVERNO PLANEJA PLATAFORMA DIGITAL PARA ACESSO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL
Garantir acesso imediato a conteúdos educacionais nacionais por estudantes, professores e público em geral, por meio de um serviço eletrônico que integra diferentes sistemas operacionais, como Linux, Windows MS, iOS Apple e Android. Essa é a principal finalidade para a criação da Plataforma Educacional Brasileira (PEB) que está sendo desenvolvida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://computerworld.uol.com.br/blog/profissao-ti/2012/06/26/governo-planeja-plataforma-eletronica-para-acesso-de-conteudo-educacional/)
APROVEITAR RECURSOS TECNOLÓGICOS É UMA DAS BOAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA, APONTA PESQUISA
Estudo inédito da Fundação Victor Civita acompanhou aulas de professores da disciplina na rede estadual de São Paulo
Explorar a lousa e as ferramentas digitais, utilizar erros e dúvidas para construir conhecimento e contextualizar o conteúdo. Essas são algumas das boas práticas no ensino de matemática identificadas por uma pesquisa inédita no País. Além dessas três formas de ensinar, o levantamento da Fundação Victor Civita, realizado pela Fundação Cesgranrio com apoio do Instituto Unibanco e do Itaú BBA, apontou mais nove práticas consideradas eficientes na hora de ensinar os conteúdos numéricos aos estudantes da Educação Básica.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23208/aproveitar-recursos-tecnologicos-e-usar-o-erro-a-favor-da-aprendizagem-sao-boas-praticas-docentes-no-ensino-de-matematica-aponta-pesquisa/)
OBSERVADORES DE AVES QUEREM NOVA DISCIPLINA NAS ESCO LAS
A observação de aves pode se tornar conteúdo curricular nas escolas públicas de todo o País. É o que pretende a Associação Brasileira de Observadores de Aves (ABOA), fundada no ano passado. Sem fins lucrativos, a entidade surgiu com o objetivo de representar e integrar pessoas, grupos e instituições interessados em observar e proteger aves silvestres em seu ambiente natural.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5861366-EI8266,00-Observadores+de+Aves+querem+nova+disciplina+nas+escolas.html)
VAZAMENTO DE GÁS INTERDITA COZINHA DE ESCOLA PÚBLICA NO DF
Labareda destruiu fogão do Centro de Ensino Fundamental em Taguatinga. Cerca de 550 alunos foram liberados porque lanche não será servido.
O Centro de Ensino Fundamental 12, na QNG 39 de Taguatinga, no DF, teve um princípio de incêndio no início desta terça-feira (26). Os bombeiros foram chamados, mas o fogo foi controlado por funcionários da instituição, com extintores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/06/vazamento-de-gas-interdita-cozinha-de-escola-publica-no-df.html)
terça-feira, 26 de junho de 2012
GESTÃO DEMOCRÁTICA: VISÃO DO SINPRODF!
Terça-Feira, 26 de Junho de 2012
:: Gestão Democrática: confira os itens que servirão de roteiro para seminário ::
Um
público de 150 professores, professoras e funcionários da Secretaria de
Educação participaram na última sexta-feira (22) do seminário que
discutiu a implantação da Gestão Democrática do Ensino Público no DF.
Além de esclarecer todas as dúvidas sobre o processo eleitoral (quem
pode se candidatar, data para a votação, quando fazer campanha e etc), o
seminário também abordou o período da redemocratização brasileira, data
em que surgiu o conceito de Gestão Democrática; as bases legais da
Gestão; o conceito de Gestão; os princípios e mecanismos de participação
da democratização das escolas e do sistema; e princípios da Gestão.
Por sugestão do próprio seminário o Sinpro disponibiliza as lâminas que serviram de roteiro para o debate, para que cada professor(a) tenha acesso às informações. Este também é um importante subsídio para o debate com a comunidade nesta quarta, dia 27.
“O Sindicato dos Professores quer destacar que a Gestão Democrática não se resume às eleições das escolas, apesar da importância. Queremos democratizar todas as escolas públicas e fundamentalmente o sistema. Para isto é necessário colocar todos os princípios da Gestão Democrática em prática e utilizar bem os espaços criados para a prática da democracia”, salienta o diretor Julio Barros.
Para ver a apresentação, clique aqui
Para ver a Lei nº 4751/2012, clique aqui
Para ver o Jornal Quadro Negro n° 174, clique aqui
Para ver os Comentários sobre as lâminas que tratam da Gestão Democrática, clique aqui
Por sugestão do próprio seminário o Sinpro disponibiliza as lâminas que serviram de roteiro para o debate, para que cada professor(a) tenha acesso às informações. Este também é um importante subsídio para o debate com a comunidade nesta quarta, dia 27.
“O Sindicato dos Professores quer destacar que a Gestão Democrática não se resume às eleições das escolas, apesar da importância. Queremos democratizar todas as escolas públicas e fundamentalmente o sistema. Para isto é necessário colocar todos os princípios da Gestão Democrática em prática e utilizar bem os espaços criados para a prática da democracia”, salienta o diretor Julio Barros.
Para ver a apresentação, clique aqui
Para ver a Lei nº 4751/2012, clique aqui
Para ver o Jornal Quadro Negro n° 174, clique aqui
Para ver os Comentários sobre as lâminas que tratam da Gestão Democrática, clique aqui
CLIPPING DO DIA 26/06/2012!
Terça-Feira, 26 de Junho de 2012
:: Clipping do dia 26/06/2012 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.
EDUCADORA AO PÉ DA LETRA
Professora de ensino fundamental cria teclado de papel com alfabeto para estimular alunos especiais a ler e escrever. Trabalho é desenvolvido desde 2009 na Escola Classe 113 Norte
As mãos de Daniel Filipe Sousa, 9 anos, nem sempre obedecem aos desejos do garoto. É preciso esforço para apontar as letras no papel. Os olhos de Maria Fernanda Diniz Pimenta, da mesma idade, também necessitaram de treinamento para seguir comandos. Nenhuma dificuldade, porém, impediu que Daniel e Maria Fernanda escrevessem o próprio destino, que começou a mudar na Escola Classe 113 Norte. Os dois compartilham uma história de vida em comum. Nasceram prematuros, faltou oxigênio para o cérebro e tiveram paralisia, que lhes deixou sequelas. Nenhum deles fala nem consegue andar, vivem na cadeira de rodas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30459)
COMUNIDADE PARTICIPA DA GESTÃO ESCOLAR EM COLÉGIOS PÚBLICOS
Pais, alunos e professores estarão envolvidos no processo eleitoral de diretores e do Conselho Escolar
As diretorias Regionais de Educação iniciam na próxima terça-feira (26) o cicl o de seminários para debater com a comunidade a administração escolar. A meta principal é socializar o alinhamento estratégico e a gestão das unidades, além de mobilizar pais, alunos e professores de escolas públicas para o processo eleitoral de diretores e do Conselho Escolar, compromisso assumido pelo governador Agnelo Queiroz ainda durante a campanha eleitoral.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30431)
TIDEM E AUXÍLIO
Professores da rede pública do Distrito Federal vão ficar de olho na Câmara Legislativa essa semana, pois está previsto para entrar em pauta o projeto do GDF que garante a integralida de da gratificação por Dedicação Exclusiva (Tidem) para os aposentados e que concede o auxílio saúde de R$ 200 à categoria. A informação é de que o projeto será colocado na pauta de votação na próxima quinta.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120626-jornal/pdf/27.pdf)
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF REALIZA SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Evento organizado pela Coordenação de Educação em Diversidade será nesta terça-feira, 26 de junho, no Museu Nacional da República
O 1º Seminário de Educação em Gênero e Sexualidade, da Secretaria de Educação do DF, tem o objetivo de trazer para a rede pública de ensino do Distrito Federal discussões sobre as temáticas de gênero e sexualidade, voltadas a ações que construam práticas escolares sem preconceitos e discriminações, fortalecendo o respeito às diversas expressões de gênero e à convivência harmoniosa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30437)< br />
PRÊMIO PARA INICIATIVAS QUE ANALISAM AS DESIGUALDADES DE GÊNERO
O 8º prêmio Construindo a Igualdade de Gênero abre inscrições para selecionar iniciativas de promoção da igualdade entre homens e mulheres. Alunos de ensino médio, de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) podem concorrer com redações, artigos científicos e projetos pedagógicos inovadores até 17/9. Também podem participar graduados, especialistas e mestres. Os projetos devem abordar o enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Não serão aceitos planos de trabalho, projetos de pesquisa e trabalhos incompletos, com resultados parciais. O objetivo é estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30435)
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) DO DF TEM 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Encontro de formação entre o grupo gestor intersetorial e os grupos gestores regionais do PSE será nos dias 28 e 29 de junho
O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado oficialmente no Distrito Federal no ano de 2009, resulta da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, visando à integração e à articulação permanente da Educação e da Saúde, tendo como objetivo contribuir para a forma&cc edil;ão integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a comunidade escolar, bem como os gestores e os profissionais de Educação e Saúde.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30438)
ESTUDO MOSTRA QUE CONSUMO DE DROGAS AVANÇA NAS ESCOLAS DO DF
Hoje, faz 25 anos da instituição do Dia Internacional de Combate às Dro gas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Passadas duas décadas, no entanto, a situação se agrava, com o número elevado de dependentes químicos e o consequente aumento da oferta de entorpecentes por parte dos traficantes. Para os criminosos, os estudantes dos ensinos fundamental e médio são os alvos preferidos. O último levantamento feito pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, mostrou que um terço dos 2.425 jovens entrevistados nas redes pública e particular do Distrito Federal - 31,6% - consumiu drogas pelo menos uma vez. Do total de crianças e adolescentes ouvidos no estudo de 2010, 1,1% admitiu o uso frequente.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/26/interna_cidadesdf,309173/estudo-mostra-que-consumo-de-drogas-avanca-nas-escolas-do-df.shtml)
FALTAM VAGAS PARA DETENTOS
Fila de espera para a EJA tem mais de mil presidiários. Apenas 14% da população carcerária conseguem acesso à educação. Os entraves para a expansão da oferta de ensino a esse público incluem a ausência de estrutura de professores
A ressocialização de presos é um dos maiores desafios do sistema prisional brasileiro. Mas o acesso limitado à educação ainda impede avanços concretos na inclus&atil de;o dos detentos na sociedade. Entre os sentenciados, não falta vontade de estudar. Mas não há vagas para todos. Dos 11,4 mil presos que existem atualmente no Distrito Federal, apenas 1,6 mil estão matriculados em turmas vinculadas à rede pública de ensino, o que equivale a 14% da população carcerária. A fila de espera tem mais de mil cidadãos aguardando pela oportunidade de mudar de vida. As limitações para ampliar a oferta de ensino nos presídios vão desde a falta de espaço até o quadro insuficiente de professores.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 26/Cidades/Pág. 27)
COMISSÃO VOTARÁ DESTAQUES DO PARECER DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação – PNE (PL 8035/10) se reúne nesta terça-feira (26) para votação dos destaques do parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). A Comissão aprovou, há duas semanas, em caráter conclusivo, o texto-base do relatório, com a previsão de que 8% do PIB sejam investidos diretamente em ensino nos próximos dez anos. Com exceção do Psol e do PDT, os demais partidos votaram a favor do parecer.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/420805-C OMISSAO-VOTARA-DESTAQUES-DO-PARECER-DO-PLANO-NACIONAL-DE-EDUCACAO.html)
O REGIME DE MERITOCRACIA DÁ RESULTADOS NA EDUCAÇÃO
Mais de 30 000 escolas públicas brasileiras já adotam sistemas que premiam os professores com base no desempenho de seus alunos
Mais de 30 000 escolas públicas brasileiras já adotam sistemas que premiam os professores com base no desempenho de seus alunos. É coisa recente, daí saber-se ainda tão pouco sobre seus efeitos. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, se debruçaram sobre a rede estadual de São Paulo, uma das primeiras no país a adotar um regime de meritocracia, em 2008. Ali, as escolas têm metas de aprendizado e, se elas forem atingidas, seus funcionários, incluindo diretores e mestres, são agraciados com um bônus no salário. Que m extrapolar o esperado ganha mais, como no mundo corporativo. O estudo da USP, que investigou os dados da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) a alunos de colégios públicos, concluiu que o avanço verificado nas notas é um sinal de que o sistema está funcionando. Diz o economista Luiz Guilherme Scorzafave, coordenador da pesquisa: “O resultado faz refletir sobre a necessidade de propagar esse tipo de iniciativa por todo o país”.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/todos-saem-ganhando)
ESCOLAS ACUSAM ENEM DE DEIXAR DE FORNECER DADO QUE AMPLIAVA AVALIAÇÃO
Depois que o Exame Nacional do Ensino Mé dio (Enem) foi transformado em vestibular, em 2009, as escolas deixaram de receber boletins que mostravam o desempenho pelas competências avaliadas no exame. Os diretores das escolas reclamam e apontam que não têm mais ferramentas para usar o resultado do Enem como parâmetro para melhorar seus cursos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,escolas-acusam-enem-de-deixar-de-fornecer-dado-que-ampliava-avaliacao,891506,0.htm)
CIENTISTAS PROPÕEM OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO PARALELA À OLIMPÍADA DE 2016
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) propuseram ao governo federal promover paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, uma olimpíada internacional do conhecimento com competições em diversas disciplinas (astronomia, matemática, física, química, biologia, por exemplo) e em diferentes níveis de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30442)
FNDE MONITORA GESTÃO DO PDDE EM CARAVELAS-BA
(...) Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infra-estrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.
SALAS FICAM VAZIAS NO 1º DIA DE PLANO EMERGENCIAL NA BAHIA
O primeiro dia de aulas emergenciais para que estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual da Bahia em Salvador possam completar o ano letivo antes da realização dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de salas vazias e protestos de professores grevistas do lado de fora das escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-25/salas-ficam-vazias-no-1-dia-de-plano-emergencial-na-bahia.html)
RJ: SINDICATO PEDE A MINISTÉRIO PÚBLICO QUE VERIFIQUE SE LEI QUE INSTITUIU ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DO RIO É CONSTITUCIONAL
A partir do próximo semestre, alunos do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro vão contar com a disciplina de religião na grade curricular. A novidade, no entanto, está causando polêmica mesmo antes do começo das aulas depois do recesso de julho.
Em entrevista à Agência Brasil, hoje (25), o coordenador do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), professor Sérgio Paulo, disse que a iniciativa da prefeitura é inconstituc ional. “Ela [a lei] tem dois problemas inconstitucionais do nosso ponto de vista: um é o de concepção, religião não pode ser ofertada obrigatoriamente em escola pública. Deve ser uma interação familiar do aluno e da aluna. Outro problema é que a lei exclui várias religiões minoritárias. Isso é um preconceito oficial”, argumentou.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30451)
LEI CONTRA ÁLCOOL E CAMELÔS PERTO DE ESCOLA SAI DO PAPEL
Cinco anos após aprovação do projeto, Mackenzie é o 1º colégio a instalar placas azuis para delimitar a Á ;rea Escolar de Segurança
Uma lei de 2007, cujo objetivo é aumentar a segurança no entorno das escolas da capital, só agora começa a sair do papel. O Mackenzie deve ser o primeiro colégio a implementar oficialmente a Área Escolar de Segurança. Placas azuis que delimitam o perímetro onde não pode haver comércio ambulante nem venda de bebidas alcoólicas a adolescentes já podem ser vistas nas Ruas Maria Antonia e Itambé, na Consolação, região central.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lei-contra-alcool-e-camelos-perto-de--escola-sai-do-papel-,891084,0.htm)
PARA PESQUISADORA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL É FALHA
Bióloga constatou que material didático específico é deixado de lado em escolas públicas de São Paulo, por falta de habilidade do professor e de infraestrutura
Quem não ouviu falar da Rio+20? Por duas semanas, representantes do mundo todo estiveram no Brasil discutindo soluções para problemas como a emissão de gases poluentes, o desmatamento, a carência de água potável e o descarte de lixo, entre outros temas cuja resolução depende, fundamentalmente, da formação de cidadãos conscientes e comprometidos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-25/para-pesquisadora-educacao-ambiental-e-falha.html)
NOVA YORK LEVA ENSINO ADAPTATIVO A 125 ESCOLAS PÚBLICAS
Ambiente virtual usado durante e depois das aulas indica a estudantes quais são seus pontos fracos
O Departamento de Educação de Nova York começou a experimentar o uso de plataformas online nas salas de aula de 125 de suas 1.700 escolas públicas, numa experiência que já chegou a 25 mil alunos em apenas um ano de implementação. Neste mês, a iniciativa foi condecorada com o prêmio IMS Global Learning Consortium, concurso internacional que seleciona práticas mais inovadoras em educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,nova-york-leva-ensino-adaptativo-a-125-escolas-publicas,891382,0.htm)
ENSINO DIGITAL GANHA FORÇA NO PAÍS
Para os especialistas na área, as propostas digitais são positivas, mas devem servir de mediação entre professor, aluno e conhecimento
Na carteira da Escola, ao lado dos lápis e do livro, um tablet. Foi o que defendeu o Uno Internacional – um dos braços do Grupo espanhol Santillana, da área editoral e de mídia _, em conferência realizada em Florianópolis, no fim de semana. A proposta, implantada em 600 Escolas da América Latina desde o ano passado, aponta para uma atmosfera digital do Ensino infantil ao médio, com tablets, projetores e uma prática de uso do meio digital no processo de aprendi zagem.De acordo com o diretor-geral da Santillana Brasil, Sérgio Quadros, o projeto é uma via para se ampliar os horizontes dos estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23174/ensino-digital-ganha-forca-no-pais/)
segunda-feira, 25 de junho de 2012
CLPPING DOS DIAS 23, 24 e 25/06/2012!
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia dias 23, 24 e 25 que possam ser de interesse da Categoria.
Artigo
ESCOLA E FAMÍLIA, QUEM É O VILÃO?
Não é producente estar discutindo de quem é a culpa do fracasso na difícil tarefa de educar. A escola ou a família?
Os que atribuem à família logo apontam a situação caótica porque passa a “célula mãe” da sociedade. A família estaria sem rumo. Aumentam as separações e os filhos abandonados. Os pais que se envolvem totalmente na tarefa de correr atrás do sustento do grupo. Não há mais tempo para os filhos. Mesmo a mulher deve trabalhar e contribuir com o orçamento familiar. Os filhos ficam entregues à própria sorte. Em outros casos, o pai foi destituído de sua autoridade de chefe. Os valores assimilados pelas crianças vêm da rua e da televisão, que só ensinam o que não presta...
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/06/23/noticiasjornalopiniao,2864728/escola-e-familia-quem-e-o-vilao.shtml)
Gustavo Ioschpe
AS ESCOLAS NÃO SÃO PÚBLICAS. E PRIVATIZAR NÃO RESOLVE
Em VEJA desta semana, o colunista Gustavo Ioschpe escreve: 'Os melhores sistemas educacionais do mundo gastam basicamente o mesmo que nós e também têm a maioria de suas matrículas em escolas públicas, como nós. O que falta para iniciarmos a melhoria é demanda popular por uma educação de qualidade'
Quando escrevi sobre a inércia do sistema de educação pública brasileira, no mês passado, a turma da direita comentou que o problema não é simplesmente da área educacional, e sim do setor público como um todo. A única maneira de solucioná-lo seria deixar o problema nas mãos da iniciativa privada, que é mais competente, para que assim pudéssemos dar o salto educacional de que o país precisa. Já os esquerdistas viram no artigo mais uma confirmação de que eu, como peão subordinado aos interesses do capitalismo, estou armando o terreno para a defesa da privatização de todo o sistema de educação pública brasileira, como parte do malévolo plano de manter as classes baixas em sua secular ignorância e opressão.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/as-escolas-nao-sao-publicas-e-privatizar-nao-resolve)
OBSTÁCULOS À ALFABETIZAÇÃO
A capital federal abriga 85 mil pessoas que não sabem ler e escrever. Apesar de o índice ser o menor do país, o DF enfrenta dificuldades para erradicar o problema. A oferta de vagas por meio da EJA, por exemplo, não é suficiente
A sensação de olhar para um amontoado de letras sem que nada faça sentido é de angústia. Para 85 mil brasilienses, esse sentimento se revela um incômodo constante. Pelo menos 3,3% dos moradores do Distrito Federal com mais de 10 anos não são analfabetos e enfrentam dificuldades para preencher documentos, pegar ônibus e, principalmente, conseguir emprego sem saber ler nem escrever. Mesmo assim, a capital do país é a unidade da Federação com o menor percentual de analfabetos do país — a média nacional é de 9%. (continua...)
(Matéria completa publicada no Correio Braziliense do dia 25/Cidades/Pág. 21)
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VOLTADO PARA JOVENS E ADULTOS ESTÁ FALIDO NO DF
De cada 100 matriculados, apenas 14 concluem o semestre. Desde 2005, total de alunos encolheu mais de 70%
O rosto cansado e envelhecido contrasta com as paredes cobertas por desenhos infantis. Os olhos concentrados, fixos no quadro-negro, tentam decifrar as letras, enquanto a mão fi rme copia as palavras com uma caligrafia errante. Voltar à sala de aula depois de décadas longe do ambiente escolar ou começar a desvendar os segredos das letras e números são desafios gigantescos para adultos e idosos do Distrito Federal. Trabalhadores pobres, que nunca tiveram a oportunidade de aprender o mais básico dos ensinamentos, agora buscam espaço nas salas de aula para conquistar um diploma e melhorar de vida. Mas os obstáculos são incontáveis.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/24/interna_cidadesdf,308844/programa-de-educacao-volta
do-para-jovens-e-adultos-esta-falido-no-df.shtml)
ESCOLA PAULISTANA FAZ SARAU PARA MANTER JOVENS E ADULTOS NA SALA DE AULA
Para reduzir a evasão na EJA (Educação de Jovens e Adultos), a professora Maristela Gouveia foi buscar as raízes de seus alunos. “Comecei pela árvore genealógica e eles comentaram que tiveram muitas lembranças da família, do local onde moravam” contou a professora da Escola Municipal Raul Pompeia, que fica na periferia da zona norte paulistana. A partir das histórias, Maristela fez com que os alunos pensassem em músicas. Assim, a ideia cresceu e acabou dando frutos como um livro e um sarau, onde uma banda tocou as canções escolhidas pelos estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/06/24/escola-paulistana-faz-sarau-para-manter-jovens-e-adultos-na-sala-de-aula.htm)
FREI BETTO: “A PUBLICIDADE INFANTIL DEVERIA SER DISCUTIDA EM SALA DE AULA”
O teólogo e escritor Frei Betto acredita que os efeitos negativos dos anúncios publicitários infantis, principalmente televisivos, deveriam ser tratados pelos currículos das escolas brasileiras. A opinião foi defendida no debate sobre “Infância, Valores e Sustentabilidade”, organizado pelo Instituto Alana, nesta quinta (21/6) como parte da programação da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/22/frei-betto-%E2%80%9Ca-publicidade-infantil-deveria-ser-discutida-em-sala-de-aula%E2%80%9D/)
TRE DIPLOMA ESTUDANTES
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal promoverá às 17h de hoje uma solenidade de diplomação. Não, desta vez não será de candidatos eleitos nas urnas, mas dos participantes do Programa Eleitor do Futuro, assim como a premiação dos vencedores do concurso de redação 2012. O programa reúne estudantes de 24 escolas públicas e privadas e tem por meta despertar nos alunos a importância da cidadania a partir do voto. O Projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo em 2002, quando ocupava a Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120625-jornal/pdf/17.pdf)
Prevenção
PENTE-FINO NAS ESCOLAS
Batalhão Escolar faz operações para evitar consumo de drogas e brigas nas saídas das aulas. Estes são os maiores problemas de segurança encontrados nas escolas do Distrito Federal. Os estudantes com idades entre 11 e 14 anos, do Ensino Fundamental, são os que mais preocupam o Batalhão Escolar da Polícia Militar, que iniciou uma série de operações dentro das instituições de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120623-jornal/pdf/12.pdf)
LIBERADOS R$ 86,9 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES E QUADRAS
Estão disponíveis nesta sexta-feira, 22, nas contas correntes de 179 municípios brasileiros e de nove secretarias estaduais de educação, R$ 86,9 milhões para a construção de unidades de educação infantil e d e quadras esportivas cobertas. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou os recursos na última quarta-feira, dia 20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30420)
GREVE FORÇA PAIS A IMPROVISAR AULAS NA BAHIA
Com a paralisação de professores na Bahia, que já dura 74 dias, pais de alunos pagam aulas de reforço e cursinhos para o vestibular, além de estudar com os filhos. O sindicato dos docentes calcula em 1,2 milhão o número de alunos prejudicados. Para o governo, são 692 mil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/50534-greve-forca-pais-a-improvisar-aulas-na-bahia.shtml)
RJ: ALUNOS DE 80 ESCOLAS MUNICIPAIS TERÃO DISCIPLINAS DE 4 RELIGIÕES
Os pequenos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 80 escolas da rede municipal podem nem saber, mas voltarão das férias de julho no centro de uma polêmica. A prefeitura já realizou concurso para a contratação de cem professores de religião, que vão lecionar a partir do segundo semestre nessas unidades. O modelo será confess ional, ou seja, voltado para cada credo. A princípio, serão 45 docentes católicos, 35 evangélicos, dez espíritas e dez de religiões afro-brasileiras. Apenas os estudantes cujos pais deram autorização, durante a pré-matrícula, terão um tempo de aula por semana da disciplina. Para as outras crianças, haverá “educação para valores” (apresentação de temas ligados à ética e à cidadania) durante o período vago.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/alunos
-de-80-escolas-municipais-terao-disciplinas-de-4-religioes-5295141)
ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA LANÇAM SATÉLITE EM ÓRBITA
Eles não são doutores do MIT, não trabalham para a Nasa, nem fazem pós graduação em um programa milionário de alguma das agências espaciais espalhadas pelo mundo. A turma, que há quase dois anos estuda técnicas para construir uma peça aeroespacial e maneja tecnologia específica para lançar um satélite em órbita, o Tancredo I, é formada por meninos e meninas de 12 anos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves em Ubatuba, São Paulo. Sim, 12 anos. Estão no oitavo ano do ensino fundamental e vêm, principalmente, da comunidade de baixa renda vizinha à escola.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/22/alunos-de-escola-publica-lancam-satelite-em-orbita/)
HÁBITO DE LER ESTÁ ALÉM DOS LIVROS, DIZ UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM LEITURA DO MUNDO
Um dos maiores especialistas em leitura do mundo, o francês Roger Chartier destaca que o hábito de ler está muito além dos livros impressos e defende que os governos têm papel importante na promoção de uma sociedade mais leitora.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,-habito-de-ler-esta-alem-dos-livros-diz-um-dos-maiores-especialistas-em-leitura-do-mundo,891006,0.htm)
SKOOB É PONTO DE ENCONTRO DE LEITORES
Aficcionados por livros, uni-vos! A plataforma digital Skoob reúne inveterados leitores interessados em trocar informações sobre seus preciosos livros e as palavras que cada um deles contém dentro de si. A proposta do site é apresentar, pela troca de informações propiciadas em uma rede social, diferentes autores e títulos aos leitores, colocando-os em contato pelo universo livresco.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/22/skoob-e-po
nto-de-encontro-de-leitores/)
A ASCENSÃO DA PÍLULA DA BOA-NOTA
Alunos tomam estimulantes para melhorar seu desempenho nas provas
(...) Madeleine contou que costumava pedir à professora de sua escola católica em Bethesda, Maryland, para sair para tomar água. Então engolia uma cápsula de 40 miligramas de Vyvanse. O efeito aparecia em meia hora: atenção concentrada, memória instantânea e resistência para encarar qualquer prova.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/50768-a-ascensao-da-pilula-da-boa-nota.shtml)
INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM MATEMÁTICA VÃO ATÉ 2 DE JULHO
Professores de matemática em salas de aula de escolas públicas podem se inscrever, até 2 de julho, no Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Estão em disputa 1.570 vagas em 59 instituições de educação superior nas cinco regiões do país, num total de 74 polos presenciais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30418)
Artigo
ESCOLA E FAMÍLIA, QUEM É O VILÃO?
Não é producente estar discutindo de quem é a culpa do fracasso na difícil tarefa de educar. A escola ou a família?
Os que atribuem à família logo apontam a situação caótica porque passa a “célula mãe” da sociedade. A família estaria sem rumo. Aumentam as separações e os filhos abandonados. Os pais que se envolvem totalmente na tarefa de correr atrás do sustento do grupo. Não há mais tempo para os filhos. Mesmo a mulher deve trabalhar e contribuir com o orçamento familiar. Os filhos ficam entregues à própria sorte. Em outros casos, o pai foi destituído de sua autoridade de chefe. Os valores assimilados pelas crianças vêm da rua e da televisão, que só ensinam o que não presta...
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/
Gustavo Ioschpe
AS ESCOLAS NÃO SÃO PÚBLICAS. E PRIVATIZAR NÃO RESOLVE
Em VEJA desta semana, o colunista Gustavo Ioschpe escreve: 'Os melhores sistemas educacionais do mundo gastam basicamente o mesmo que nós e também têm a maioria de suas matrículas em escolas públicas, como nós. O que falta para iniciarmos a melhoria é demanda popular por uma educação de qualidade'
Quando escrevi sobre a inércia do sistema de educação pública brasileira, no mês passado, a turma da direita comentou que o problema não é simplesmente da área educacional, e sim do setor público como um todo. A única maneira de solucioná-lo seria deixar o problema nas mãos da iniciativa privada, que é mais competente, para que assim pudéssemos dar o salto educacional de que o país precisa. Já os esquerdistas viram no artigo mais uma confirmação de que eu, como peão subordinado aos interesses do capitalismo, estou armando o terreno para a defesa da privatização de todo o sistema de educação pública brasileira, como parte do malévolo plano de manter as classes baixas em sua secular ignorância e opressão.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/
OBSTÁCULOS À ALFABETIZAÇÃO
A capital federal abriga 85 mil pessoas que não sabem ler e escrever. Apesar de o índice ser o menor do país, o DF enfrenta dificuldades para erradicar o problema. A oferta de vagas por meio da EJA, por exemplo, não é suficiente
A sensação de olhar para um amontoado de letras sem que nada faça sentido é de angústia. Para 85 mil brasilienses, esse sentimento se revela um incômodo constante. Pelo menos 3,3% dos moradores do Distrito Federal com mais de 10 anos não são analfabetos e enfrentam dificuldades para preencher documentos, pegar ônibus e, principalmente, conseguir emprego sem saber ler nem escrever. Mesmo assim, a capital do país é a unidade da Federação com o menor percentual de analfabetos do país — a média nacional é de 9%. (continua...)
(Matéria completa publicada no Correio Braziliense do dia 25/Cidades/Pág. 21)
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VOLTADO PARA JOVENS E ADULTOS ESTÁ FALIDO NO DF
De cada 100 matriculados, apenas 14 concluem o semestre. Desde 2005, total de alunos encolheu mais de 70%
O rosto cansado e envelhecido contrasta com as paredes cobertas por desenhos infantis. Os olhos concentrados, fixos no quadro-negro, tentam decifrar as letras, enquanto a mão fi rme copia as palavras com uma caligrafia errante. Voltar à sala de aula depois de décadas longe do ambiente escolar ou começar a desvendar os segredos das letras e números são desafios gigantescos para adultos e idosos do Distrito Federal. Trabalhadores pobres, que nunca tiveram a oportunidade de aprender o mais básico dos ensinamentos, agora buscam espaço nas salas de aula para conquistar um diploma e melhorar de vida. Mas os obstáculos são incontáveis.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.
ESCOLA PAULISTANA FAZ SARAU PARA MANTER JOVENS E ADULTOS NA SALA DE AULA
Para reduzir a evasão na EJA (Educação de Jovens e Adultos), a professora Maristela Gouveia foi buscar as raízes de seus alunos. “Comecei pela árvore genealógica e eles comentaram que tiveram muitas lembranças da família, do local onde moravam” contou a professora da Escola Municipal Raul Pompeia, que fica na periferia da zona norte paulistana. A partir das histórias, Maristela fez com que os alunos pensassem em músicas. Assim, a ideia cresceu e acabou dando frutos como um livro e um sarau, onde uma banda tocou as canções escolhidas pelos estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/
FREI BETTO: “A PUBLICIDADE INFANTIL DEVERIA SER DISCUTIDA EM SALA DE AULA”
O teólogo e escritor Frei Betto acredita que os efeitos negativos dos anúncios publicitários infantis, principalmente televisivos, deveriam ser tratados pelos currículos das escolas brasileiras. A opinião foi defendida no debate sobre “Infância, Valores e Sustentabilidade”, organizado pelo Instituto Alana, nesta quinta (21/6) como parte da programação da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.
TRE DIPLOMA ESTUDANTES
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal promoverá às 17h de hoje uma solenidade de diplomação. Não, desta vez não será de candidatos eleitos nas urnas, mas dos participantes do Programa Eleitor do Futuro, assim como a premiação dos vencedores do concurso de redação 2012. O programa reúne estudantes de 24 escolas públicas e privadas e tem por meta despertar nos alunos a importância da cidadania a partir do voto. O Projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo em 2002, quando ocupava a Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.
Prevenção
PENTE-FINO NAS ESCOLAS
Batalhão Escolar faz operações para evitar consumo de drogas e brigas nas saídas das aulas. Estes são os maiores problemas de segurança encontrados nas escolas do Distrito Federal. Os estudantes com idades entre 11 e 14 anos, do Ensino Fundamental, são os que mais preocupam o Batalhão Escolar da Polícia Militar, que iniciou uma série de operações dentro das instituições de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.
LIBERADOS R$ 86,9 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES E QUADRAS
Estão disponíveis nesta sexta-feira, 22, nas contas correntes de 179 municípios brasileiros e de nove secretarias estaduais de educação, R$ 86,9 milhões para a construção de unidades de educação infantil e d e quadras esportivas cobertas. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou os recursos na última quarta-feira, dia 20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
GREVE FORÇA PAIS A IMPROVISAR AULAS NA BAHIA
Com a paralisação de professores na Bahia, que já dura 74 dias, pais de alunos pagam aulas de reforço e cursinhos para o vestibular, além de estudar com os filhos. O sindicato dos docentes calcula em 1,2 milhão o número de alunos prejudicados. Para o governo, são 692 mil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/
RJ: ALUNOS DE 80 ESCOLAS MUNICIPAIS TERÃO DISCIPLINAS DE 4 RELIGIÕES
Os pequenos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 80 escolas da rede municipal podem nem saber, mas voltarão das férias de julho no centro de uma polêmica. A prefeitura já realizou concurso para a contratação de cem professores de religião, que vão lecionar a partir do segundo semestre nessas unidades. O modelo será confess ional, ou seja, voltado para cada credo. A princípio, serão 45 docentes católicos, 35 evangélicos, dez espíritas e dez de religiões afro-brasileiras. Apenas os estudantes cujos pais deram autorização, durante a pré-matrícula, terão um tempo de aula por semana da disciplina. Para as outras crianças, haverá “educação para valores” (apresentação de temas ligados à ética e à cidadania) durante o período vago.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/
ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA LANÇAM SATÉLITE EM ÓRBITA
Eles não são doutores do MIT, não trabalham para a Nasa, nem fazem pós graduação em um programa milionário de alguma das agências espaciais espalhadas pelo mundo. A turma, que há quase dois anos estuda técnicas para construir uma peça aeroespacial e maneja tecnologia específica para lançar um satélite em órbita, o Tancredo I, é formada por meninos e meninas de 12 anos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves em Ubatuba, São Paulo. Sim, 12 anos. Estão no oitavo ano do ensino fundamental e vêm, principalmente, da comunidade de baixa renda vizinha à escola.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.
HÁBITO DE LER ESTÁ ALÉM DOS LIVROS, DIZ UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM LEITURA DO MUNDO
Um dos maiores especialistas em leitura do mundo, o francês Roger Chartier destaca que o hábito de ler está muito além dos livros impressos e defende que os governos têm papel importante na promoção de uma sociedade mais leitora.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/
SKOOB É PONTO DE ENCONTRO DE LEITORES
Aficcionados por livros, uni-vos! A plataforma digital Skoob reúne inveterados leitores interessados em trocar informações sobre seus preciosos livros e as palavras que cada um deles contém dentro de si. A proposta do site é apresentar, pela troca de informações propiciadas em uma rede social, diferentes autores e títulos aos leitores, colocando-os em contato pelo universo livresco.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.
A ASCENSÃO DA PÍLULA DA BOA-NOTA
Alunos tomam estimulantes para melhorar seu desempenho nas provas
(...) Madeleine contou que costumava pedir à professora de sua escola católica em Bethesda, Maryland, para sair para tomar água. Então engolia uma cápsula de 40 miligramas de Vyvanse. O efeito aparecia em meia hora: atenção concentrada, memória instantânea e resistência para encarar qualquer prova.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/
INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM MATEMÁTICA VÃO ATÉ 2 DE JULHO
Professores de matemática em salas de aula de escolas públicas podem se inscrever, até 2 de julho, no Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Estão em disputa 1.570 vagas em 59 instituições de educação superior nas cinco regiões do país, num total de 74 polos presenciais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
sábado, 23 de junho de 2012
CLIPPING DO DIA 26/06 SINPRODF!
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012
:: Clipping do dia 22/06/2012 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.
10 HABILIDADES DIGITAIS QUE TODO PROFESSOR DEVE TER
Determinadas habilidades digitais devem ser adquiridas pelos professores para que possam se diferenciar e proporcionar novas experiências para seus alunos
A tecnologia pode ajudar os alunos a entender melhor determinados conceitos, oferecendo ajuda e recursos extras na hora de estudar. Para que a parceria entre os educadores e o mundo digital seja bem sucedida, os professores devem estar ativamente envolvidos, possuindo habilidades digitais que facilitem seu acesso à intern et e às informações trazidas pelos alunos para a sala de aula com cada vez mais interesse. Além disso, devem desenvolver suas aulas com pedagogia e lições objetivas e posteriormente olhar para a tecnologia como forma de melhorar essas atividades, aprimorando o ensino, o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Confira as habilidades digitais que os professores devem ter:
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30339)
PROFESSORES DEVEM ESCOLHER LIVROS PARA 2013 ATÉ 1º DE JULHO
Os professores do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º an o) da rede pública de todo o país têm até 1º de julho para conhecer e indicar os livros didáticos que serão adotados por suas escolas em 2013. A seleção deve ser feita pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A equipe de educadores tem de indicar duas opções para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia a segunda.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30352)
INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A&Cced il;ÕES EDUCATIVAS PARA DIVULGAR CIÊNCIA DE FORMA LÚDICA
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) realizam uma série de ações com o objetivo de divulgar o ensino de ciências. Entre as iniciativas, estão o desenvolvimento de uma série de kits interativos didáticos, com temas como síntese de proteínas e DNA, entre outros, que estimulam o aprendizado e o interesse de alunos do ensino fundamental e médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30353)
INSCRIÇÕES PARA CONCURSO QUE ESCOLHERÁ ‘JOVENS SENADORES’ ESTÃO ABERTAS
Estão abertas até 28 de setembro as inscrições para o 5º Concurso de Redação do Senado Federal, que escolherá 27 estudantes dos estados e do Distrito Federal para participar do Projeto Jovem Senador. Neste ano, o texto deverá ser sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O trabalho deve ter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrito com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e estar no papel timbrado do Senado Federal, especialmente desenvolvido para o concurso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30360)
PARCEIRO DO DF MOSTRA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FECHADO HÁ TRÊS ANOS
Sala com 32 computadores fica no Centro de Ensino Fundamental 8, no Gama. Falta professor foi motivo para suspensão de aula, afirma diretor.
O laboratório de informática do Centro de Ensino Fundamental 8, no Gama, está fechado há três anos. A dupla do Parceiro do DF Vivian Oliveira e Igor Barbosa visitou o colégio para mostrar os motivos da falta de uso dos 32 computadores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/parceiro-df/noticia/2012/06/parceiro-do-df-mostra-laboratorio-de-informatica-fechado-ha-tre
s-anos.html)
Debate
ANTECIPAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
O 3º ano do Ensino Médio é um momento decisivo para a maioria dos jovens. Intensificar os estudos para ingressar em uma boa universidade torna-se o principal objetivo. Muitos alunos acabam passando no vestibular já no meio do ano letivo. Mas, será que o jovem está preparado para a antecipação do desafio do Ensino Superior? O questionamento é tema do debate Reflexões sobre o avanço de estudos no Ensino Médio, que ocorrerá no dia 28 de junho, das 19h às 21h45, no Centro Educacional Sigma, na quadra 910 norte.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com .br/edicaodigital/pages/20120622-jornal/pdf/09.pdf)
RIO+20 INSPIRA COLÉGIOS A TRABALHAR TEMAS AMBIENTAIS E INTERDISCIPLINARES
Os antigos e tombados muros brancos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Delfino, no Rio de Janeiro, hoje estão tomados por desenhos de globos terrestres, pessoas de mãos dadas, flores e um mar onde nada uma baleia. As ilustrações foram feitas pelas próprias crianças, em uma atividade organizada pelo colégio inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ação mostra que a Rio+20, além de mobilizar chefes de Estado em torno de discussões sobre o meio ambiente, também motiva debates nas escolas e instiga alunos a refletirem sobre o tema.
(Caso queira ler a ma téria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5850130-EI8266,00-Rio+inspira+colegios+a+trabalhar+temas+ambientais+e+interdisciplinares.html)
O QUE É O ENEM
Entenda o que é o Exame Nacional do Ensino Médio e saiba como utilizá-lo para entrar na faculdade ou conseguir uma bolsa de estudos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensin o médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-06-21/o-que-e-o-enem.html)
KIT AJUDA PAÍSES POBRES A MELHORAR EDUCAÇÃO
De junho de 2012 até o início de 2015 são dois anos e meio ou 30 meses ou pouco mais de 900 dias. É nesse espaço de tempo que o grupo de educadores da rede internacional OLE (Opening Learning Exchange) pretende, com um kit de ferramentas educacionais, ajudar países como Nepal, Índia, Ruanda, Gana e Haiti a alcançarem o mínimo necessário para se ter uma educação de qualidade. Eles querem garantir que, pelo menos, os alunos tenham capacidade de ler e entender notícias, escrever um e-mail, manipular números e contribuir para o desenvolvimento local.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/21/kit-ajuda-paises-pobres-a-melhorar-educacao/)
MENINA DE 11 ANOS DIZ QUE PROFESSORA A AGREDIA EM ESCOLA DE SÃO SEBASTIÃO
A família da menina que chegou em casa depois da escola com machucados aponta professora como responsável pelas agressões na estudante. Após levar a crian&c cedil;a ao hospital, os pais da menina procuraram o Conselho Tutelar e a Delegacia de São Sebastião para prestar ocorrência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/21/interna_cidadesdf,308468/menina-de-11-anos-diz-que-professora-a-agredia-em-escola-de-sao-sebastiao.shtml)
10 HABILIDADES DIGITAIS QUE TODO PROFESSOR DEVE TER
Determinadas habilidades digitais devem ser adquiridas pelos professores para que possam se diferenciar e proporcionar novas experiências para seus alunos
A tecnologia pode ajudar os alunos a entender melhor determinados conceitos, oferecendo ajuda e recursos extras na hora de estudar. Para que a parceria entre os educadores e o mundo digital seja bem sucedida, os professores devem estar ativamente envolvidos, possuindo habilidades digitais que facilitem seu acesso à intern et e às informações trazidas pelos alunos para a sala de aula com cada vez mais interesse. Além disso, devem desenvolver suas aulas com pedagogia e lições objetivas e posteriormente olhar para a tecnologia como forma de melhorar essas atividades, aprimorando o ensino, o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Confira as habilidades digitais que os professores devem ter:
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
PROFESSORES DEVEM ESCOLHER LIVROS PARA 2013 ATÉ 1º DE JULHO
Os professores do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º an o) da rede pública de todo o país têm até 1º de julho para conhecer e indicar os livros didáticos que serão adotados por suas escolas em 2013. A seleção deve ser feita pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A equipe de educadores tem de indicar duas opções para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia a segunda.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A&Cced il;ÕES EDUCATIVAS PARA DIVULGAR CIÊNCIA DE FORMA LÚDICA
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) realizam uma série de ações com o objetivo de divulgar o ensino de ciências. Entre as iniciativas, estão o desenvolvimento de uma série de kits interativos didáticos, com temas como síntese de proteínas e DNA, entre outros, que estimulam o aprendizado e o interesse de alunos do ensino fundamental e médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
INSCRIÇÕES PARA CONCURSO QUE ESCOLHERÁ ‘JOVENS SENADORES’ ESTÃO ABERTAS
Estão abertas até 28 de setembro as inscrições para o 5º Concurso de Redação do Senado Federal, que escolherá 27 estudantes dos estados e do Distrito Federal para participar do Projeto Jovem Senador. Neste ano, o texto deverá ser sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O trabalho deve ter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrito com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e estar no papel timbrado do Senado Federal, especialmente desenvolvido para o concurso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
PARCEIRO DO DF MOSTRA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FECHADO HÁ TRÊS ANOS
Sala com 32 computadores fica no Centro de Ensino Fundamental 8, no Gama. Falta professor foi motivo para suspensão de aula, afirma diretor.
O laboratório de informática do Centro de Ensino Fundamental 8, no Gama, está fechado há três anos. A dupla do Parceiro do DF Vivian Oliveira e Igor Barbosa visitou o colégio para mostrar os motivos da falta de uso dos 32 computadores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-
Debate
ANTECIPAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
O 3º ano do Ensino Médio é um momento decisivo para a maioria dos jovens. Intensificar os estudos para ingressar em uma boa universidade torna-se o principal objetivo. Muitos alunos acabam passando no vestibular já no meio do ano letivo. Mas, será que o jovem está preparado para a antecipação do desafio do Ensino Superior? O questionamento é tema do debate Reflexões sobre o avanço de estudos no Ensino Médio, que ocorrerá no dia 28 de junho, das 19h às 21h45, no Centro Educacional Sigma, na quadra 910 norte.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com .br/edicaodigital/pages/
RIO+20 INSPIRA COLÉGIOS A TRABALHAR TEMAS AMBIENTAIS E INTERDISCIPLINARES
Os antigos e tombados muros brancos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Delfino, no Rio de Janeiro, hoje estão tomados por desenhos de globos terrestres, pessoas de mãos dadas, flores e um mar onde nada uma baleia. As ilustrações foram feitas pelas próprias crianças, em uma atividade organizada pelo colégio inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ação mostra que a Rio+20, além de mobilizar chefes de Estado em torno de discussões sobre o meio ambiente, também motiva debates nas escolas e instiga alunos a refletirem sobre o tema.
(Caso queira ler a ma téria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/
O QUE É O ENEM
Entenda o que é o Exame Nacional do Ensino Médio e saiba como utilizá-lo para entrar na faculdade ou conseguir uma bolsa de estudos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensin o médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.
KIT AJUDA PAÍSES POBRES A MELHORAR EDUCAÇÃO
De junho de 2012 até o início de 2015 são dois anos e meio ou 30 meses ou pouco mais de 900 dias. É nesse espaço de tempo que o grupo de educadores da rede internacional OLE (Opening Learning Exchange) pretende, com um kit de ferramentas educacionais, ajudar países como Nepal, Índia, Ruanda, Gana e Haiti a alcançarem o mínimo necessário para se ter uma educação de qualidade. Eles querem garantir que, pelo menos, os alunos tenham capacidade de ler e entender notícias, escrever um e-mail, manipular números e contribuir para o desenvolvimento local.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.
MENINA DE 11 ANOS DIZ QUE PROFESSORA A AGREDIA EM ESCOLA DE SÃO SEBASTIÃO
A família da menina que chegou em casa depois da escola com machucados aponta professora como responsável pelas agressões na estudante. Após levar a crian&c cedil;a ao hospital, os pais da menina procuraram o Conselho Tutelar e a Delegacia de São Sebastião para prestar ocorrência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.
30 ANOS DA ESCOLA TÉCNICA DE BRASÍLIA!
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012
:: Programa Alternativo comemora os 30 anos da Escola Técnica de Ceilândia ::
Os
trinta anos da Escola Técnica de Ceilândia será um dos destaques do
Programa Alternativo deste sábado (23). O antigo Centro de Educação para
o Trabalho oferece cursos de formação inicial e continuada nas áreas de
marcenaria, costura e cabeleireiro, além de cursos técnicos em
administração e informática. A Escola também disponibiliza aos alunos da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) o Proeja à distância, com
certificação tanto de nível médio quanto de educação profissional em
dois anos.
O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br .
O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.
CHÁ LITERÁRIO DO CEM 417!
O Chá Literário do CEM 417 de Santa Maria- DF é um tradicional evento
literário para a comunidade escolar e já se firmou como um dos mais
badalados entre os leitores-alunos. Todos os anos, em torno das obras
indicadas pelo Programa de Avaliação Seriada da Universidade de
Brasília-PAS/UNB, alunos e professores de empenham em recontar a
literatura pelo viés artístico musical, poético e teatral. Desta forma, o
que parecia muito formal, torna-se acessível, divertido e acaba
atraindo ainda mais público para a literatura.
Este ano, o evento acontecerá no dia 05/07/12 a partir das 8h30, nos três turnos, e contará com uma programação paralela ao longo do mês de junho, a qual prevê a realização de oficinas e flash mobs voltados para as músicas do PAS, que alias, permitam-nos o trocadilho, são um show à parte, capaz de mexer até com o mais sisudo dos professores e com o mais introspectivo dos alunos: um passeio por Chico Buarque, Nação Zumbi, com direito a moonwalker do Michael Jackson e às extravagâncias de Lady Gaga, Além das brasilienses Plebe Rude e Móveis Coloniais de Acaju... As pinturas também desfilarão em charmosas ECOBAGS, como "o Grito" de Edvard Munch, impressas por meio de stencil.
--
chris oliveira
Este ano, o evento acontecerá no dia 05/07/12 a partir das 8h30, nos três turnos, e contará com uma programação paralela ao longo do mês de junho, a qual prevê a realização de oficinas e flash mobs voltados para as músicas do PAS, que alias, permitam-nos o trocadilho, são um show à parte, capaz de mexer até com o mais sisudo dos professores e com o mais introspectivo dos alunos: um passeio por Chico Buarque, Nação Zumbi, com direito a moonwalker do Michael Jackson e às extravagâncias de Lady Gaga, Além das brasilienses Plebe Rude e Móveis Coloniais de Acaju... As pinturas também desfilarão em charmosas ECOBAGS, como "o Grito" de Edvard Munch, impressas por meio de stencil.
--
chris oliveira
sexta-feira, 22 de junho de 2012
PROGRAMA: A ESCOLA NA CÂMARA
Estamos realizando mais uma edição do programa Escola na Câmara/Ensino Fundamental na segunda-feira, dia 25 de junho, no período matutino, com estudantes da 7ª série do Centro de Ensino fundamental nº 01 do PARANOÁ, cidade-satélite do Paranoá, Distrito Federal. As atividades consistem na visita guiada ao Congresso Nacional, e, logo em seguida, será realizado bate papo no plenário 5 de Comissões das 9h40 às 10h30 com a Deputada Erika Kokay , cujo tema será “Abuso e exploração sexual de criança e adolescentes”, conforme solicitado pelos professores da escola.
Informamos também que o bate papo será transmitido ao vivo pela internet através do programa E-DEMOCRACIA, que é desenvolvido pela Assessoria do Departamento de Comissões. Disponibilizamos o link para que os alunos e professores da escola possam enviar suas perguntas ao vivo também. O link é Segue o link para o bate-papo: http://edemocracia.camara.gov.br/web/espaco-livre/bate-papo-tv
O Programa A Escola na Câmara consiste no acompanhamento da escola durante visita guiada à Câmara dos Deputados. Tem como objetivo aproximar os alunos, desde cedo, dos conteúdos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e sobre o papel do Parlamento na democracia brasileira. Deste modo, acreditamos estar contribuindo para a construção de uma consciência crítica e incentivando a futura participação no processo político-democrático. Enquanto o Centro de Formação e Treinamento/CEFOR lida com escolas do Ensino Médio, o Plenarinho/Secretaria de Comunicação Social atua junto ao Ensino Fundamental.
Ana Cláudia Lustosa
chefe
Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados
Plenarinho
Telefone: (61) 3216 -1804/1805
PARABÉNS AO CEF 308 DE SANTA MARIA
CEF de Santa Maria desenvolve projeto “Sem mosquito, sem dengue”
O CEF 308 de Santa Maria está desenvolvendo um projeto inovador na conscientização sobre os riscos da Dengue. O objetivo geral é estimular os estudantes a produzir práticas simples e baratas para combater o mosquito transmissor da dengue e formar multiplicadores na comunidade a respeito dessas práticas. Outro objetivo é a produção de um gráfico com indicadores de possíveis focos do Mosquito Aedes aegypti.
O projeto será executado em 10 etapas : mobilização dos estudantes e entendimento da proposta, estudo sobre o ciclo de vida do mosquito e os possíveis danos que ele pode trazer para uma comunidade, uma pesquisa sobre possíveis soluções, nesse caso chegamos a conclusão que a melhor solução é a captura dos ovos, impedindo, com isso, o ciclo reprodutivo do mosquito. Além disso está prevista a construção de armadilhas para incentivar as fêmeas a depositar os ovos, com a mobilização da comunidade para permitir a instalação das armadilhas em suas residências e análise do material e envio dos resultados para as autoridades competentes.
Serão mobilizados aproximadamente 240 alunos e as armadilhas serão construídas com garrafas descartáveis, para baratear o projeto e incentivar as práticas sustentáveis.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
SINPRO: CLIPING 21/06/2012!
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.
ESPECIALISTA PEDE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA MELHORAR APRENDIZADO
O Estado deve investir na qualidade dos professores e, inclusive, na premiação dos melhores para aperfeiçoar o desempenho dos alunos brasileiros de forma mais rápida. Essa é uma das conclusões da análise de 400 estudos mundiais sobre melhoria do aprendizado que foram selecionados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Movimento Todos pela Educação.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/420498-ESPECIALISTA-PEDE-QUALIFICACAO-DOS-PROFESSORES-PARA-MELHORAR-APRENDIZADO.html)
INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO AINDA É PARA POUCOS
Embora as matrículas de jovens com necessidades educacionais especiais nessa etapa estejam crescendo significativamente, elas ainda representam apenas 0,4% do total
O número de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em classes regulares do Ensino Médio cresceu 150% entre 2007 e 2011 – de 13.306 para 33.138. As informações fazem parte do Resumo Técnico do Censo Escolar 2011 e foram destaque no noticiário desta semana. À primeira vista, os dados chamam a atenção por seu aspecto positivo, mas um olhar mais aprofundado mostra que ainda não é hora de comemorar. Isso porque a quantidade de matrículas – e a qualidade do acesso por trás desses números— ainda está muito aquém do ideal.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/inclusao-ensino-medio-ainda-poucos-688994.shtml)
ESCOLAS DEVEM COMBATER LINGUAGEM ANTI-GAY, APONTA ESTUDO
Relatório britânico sobre educação sugere combate à linguagem anti-gay nas escolas
Um estudo britânico sobre abordagens de ensino e combate ao assédio moral divulgado na última terça-feira, 19 de junho, sugere que professores não estão sendo capazes de resolver questões de bullying e de criar uma cultura positiva nas escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://mixbrasil.com.br/pride/escolas-devem-combater-linguagem-anti-gay-aponta-estudo.html#rmcl)
Educação
ENSINO INTEGRAL AMPLIADO
Essa é uma das metas previstas no projeto pedagógico da rede pública
Com a promessa de ofertar no m ínimo oito horas de aula para os estudantes, a Secretaria de Educação planeja entregar três escolas de tempo integral no Distrito Federal. Ao lançar o Projeto Político-Pedagógico Professor Carlos Mota, a pasta definiu metas e objetivos para a educação brasiliense até 2014. O nome é uma homenagem ao então diretor do Centro de Ensino Lago Oeste, assassinado em 2008.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/10.pdf)
ESCOLAS ANALISARÃO PLANO
O texto do projeto político-pedagógico será repassado para as escolas. Cada unidade deverá produzir uma versã ;o própria do documento, conforme a sua realidade. Na análise do Sindicato dos Professores (Sinpro), a grande dúvida agora é como os objetivos serão alcançados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/10.pdf)
RENOVAÇÃO
Enfim a Secretaria de Educação do DF apresenta um projeto político-pedagógico que vai nortear a rede pública de ensino. Novas normas e propostas pedagógicas, sem perder a interação democrática. Tomara que seja levada a sério e principalmente tenha regras rígidas para acabar com a falta de respeito entre alunos e profess ores e vice-versa.
(Ver nota no Correio Brasiliense do dia 21/Opinião/Pág. 19)
Artigo
EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA
Se há algum tema unânime na população é a educação. Todos dizem que o Brasil só vai tornar-se livre do subdesenvolvimento quando tiver um povo educado. Essa seria a “panaceia brasileira”, segundo Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil. Mas qual o conceito de educação?
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/02.pdf)
EAPE INAUGURA NOVO ESPAÇO
Será inaugurado hoje, às 16h, o Espaço Formação – um polo da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) na Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho II. A unidade irá oferecer cursos para os profissionais da Educação da CRE, oficinas pedagógicas, serviços administrativos e emissão de certificados. Segundo a diretora da Eape, Olga Freitas, foram criados polos da Escola de Aperfeiçoamento em todas as Regionais de Ensino. O espaço funciona na AR 13 Área Especial 03, Sobradinho II (Antigo Coer).
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/page s/20120621-jornal/pdf/27.pdf)
HISTÓRIA DA ÁFRICA VAI SER LEVADA ÀS ESCOLAS DO DF
O objetivo do projeto África nas Escolas, programado para começar no próximo semestre, é ensinar a importância do continente africano e de seus descendentes para o desenvolvimento da cultura brasileira. A história do continente africano e a importância de seus descendentes para o desenvolvimento da cultura brasileira serão ensinados nas escolas de primeiro e segundo grau do Distrito Federal a partir do próximo semestre. Batizado como África nas Escolas, o novo projeto do GDF foi anunciado nestaquarta-feira (20), pela secretária para Igualdade Racial, Josefina Serra.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30335)
LIBERAÇÃO DE DIRIGENTES
O secretário de Administração, Wilmar Lacerda, assinou ontem a liberação de 14 dirigentes representantes de seis entidades sindicais. O ato aconteceu no auditório da CUT/DF. "Vamos liberar dirigentes de todos os sindicatos, inclusive de Centrais Sindicais, Federações e Confederações. A ideia é dar autonomia e liberdade para que eles possam atuar", disse. O secretário-geral da CUT, Cícero Rola, classificou o ato como uma conquista histórica: "Os dirigentes vão ter como atuar, de uma forma mais clara, no desenvolvimento das lutas dos trabalhadores". Durante o evento, o Lacerda lembrou as medidas adotadas para a melhoria das condições de trabalho e salário dos servidores, como o Regime Jurídico Único e o Programa de Atenção Integral à Saúde do Servidor.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/27.pdf)
Visão do Correio
GREVES NO PODER PÚBLICO SEM REGULAMENTAÇÃO
O cidadão obrigado a recorrer a serviços públicos já ruins sabe que, assim como a primavera, o verão, o outono e o inverno, todos os anos há uma espécie de estação das greves. Uma hora, a correspondência não vai chegar; as filas para exames e consultas, assim como a espera pelo transporte, parecerão eternas; escolas de todos os níveis terão o calendário alterado; as perícias do INSS serão sucessivamente remarcadas; os pedidos de aposentadoria, retardados; a tramitação de ações judiciais, adiada; a arrecadação de tributos, suspensa; as operações em bancos oficiais, impossibilitadas; a segurança pública, fragilizada; o fornecimento de água e luz, cortado; o lixo, acumulado; e por aí afora. Enfim, o contribuinte, acostumado ao purgatório, terá sua temporada de inferno. (Continua...)
(Ver editorial completo no Correio Brasiliense do dia 21/Opinião/Pág. 18)
PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA GANHAM FORMAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Grupo de educadores embarca nesta quinta-feira para a Universidade de Oregon, onde terá aulas de novas tecnologias e metodologias. Antes, eles fizeram um tour por Brasília
Um grupo de 24 professores de escolas públicas de diferentes Estados brasileiros se prepara para embarcar em uma viagem de sonhos. Educadores que enfrentam a dura realidade da falta de estrutura da rede pública e as dificuldades de tornar o conteúdo das aulas atraente vão ter a chance de aprimorar técnicas e metodologias de ensino nos Estados Unidos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-20/professores-de-ingles-da-rede-publica-ganham-formacao-nos-estados-unidos.html)
DESAFIO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É ACESSO À EDUCAÇÃO
“Desenvolvimento sustentável implica crescimento da economia, para que se possa distribuir riqueza. Significa assegurar acesso à educação, à saúde, à segurança pública e a todos os serviços necessários ao bem-estar da cidadania plena da população”, afirmou a presidenta da república, Dilma Rousseff, ao abrir oficialmente, nesta quarta-feira, 20, a Conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável – Rio+20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30331)
PROGRAMA FORTALECE INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL NAS FRONTEIRAS
O Ministério da Educação instituiu o programa Escolas Interculturais de Fronteira, com o objetivo de promover a integração regional por meio da educação intercultural e bilíngue nas áreas fronteiriças. É o que determina a portaria nº 798, de 19 de junho, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30332)
PROFESSORES BRASILIENSES LANÇAM MANUAL DE REDAÇÃO COM DICAS PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
O livro traz instruções, definições e exemplos de vários estilos de texto: redação, resumo técnico, ensaio, artigo e relatório. Para cada estilo, há propostas de redação. A linguagem é simples e direta. Também traz as regras da nova ortografia da língua portuguesa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30229)
RJ: ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO RIO FARÃO PROVAS PELO COMPUTADOR
Os alunos da rede municipal de ensino do Rio começarão a experimentar, a partir do segundo semestre, um novo jeito de fazer provas. A Secretaria de Educação já começou a treinar cem professores para preparar um banco com 80 mil questões voltadas para testes digitais, que serão aplicados aos alunos em computadores portáteis já existentes na maioria das escolas. O sistema será usado inicialmente nas avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das unidades.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-da-rede-publica-do-rio-farao-provas-pelo-computador-5270255)
BA: MESMO COM GREVE, RETORNO DAS AULAS PARA 3° ANO ESTÁ DEFINIDA EM SALVADOR
Aulas ocorrem em 19 escolas para cerca de 22 mil alunos em Salvador. Reforço será efetivado ainda com "Aulões Enem" e conteúdos digitais.
Em Salvador, os alunos do 3° ano do ensino médio retomam as aulas na segunda-feira (25), na tentativa do governo de reverter o atraso de mais de 70 dias no ano letivo, período em que se estende a greve dos professores estaduais, que continua por tempo indeterminado. A medida foi anunciada pelo secretário de Educação, Osvaldo Barreto, na manhã desta quarta-feira (20), e faz parte de um plano emergencial montado pela pasta para reforçar a formação educacional e garantir a participação dos cerca de 22 mil jovens no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/06/alunos-do-3-ano-tem-data-definida-para-retorno-das-aulas-durante-greve.html)
Aposentados
REAJUSTE DESCARTADO
Projeto que previa revisão pelo INPC é arquivado em comissão
O esperado reajuste para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso está descartado. A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei Complementar 311/02, da Comissão de Legislação Participativa, que previa a revisão, reposição de valores e manutenção dos benefícios da Previdência Social.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/24.pdf)
PROFESSORES DISCUTEM INTEGRAÇÃO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NAS SALAS DE AULA
Os avanços da tecnologia trazem diversas ferramentas para auxiliar o ensino, porém, ele também traz diversos desafios e novos conceitos a serem estudados e aplicados nas salas de aula. Esse foi o assunto debatido por professores e especialistas durante um encontro promovido pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). A série de palestras que discutiram a importância e os desafios da educação na era digital foi organizada como o I Seminário de Tecnologia, Inovação e Currículo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/20/professores-discutem-integracao-de-educacao-e-tecnologia-nas-salas-de-aula/)
GOVERNO FALHA AO INTRODUZIR TECNOLOGIA NA ESCOLA
Os professores de escolas públicas brasileiras quase não utilizam recursos tecnológicos – como computadores e internet – nas atividades mais realizadas em sala de aula. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão responsável pela produção de indicadores sobre uso da internet no Brasil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/computadores-nao-sao-usados-nas-atividades-escolares-mais-frequentes ou http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/06/20/escolas-so-usam-computadores-nas-aulas-de-informatica/)
ESPECIALISTA PEDE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA MELHORAR APRENDIZADO
O Estado deve investir na qualidade dos professores e, inclusive, na premiação dos melhores para aperfeiçoar o desempenho dos alunos brasileiros de forma mais rápida. Essa é uma das conclusões da análise de 400 estudos mundiais sobre melhoria do aprendizado que foram selecionados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Movimento Todos pela Educação.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/
INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO AINDA É PARA POUCOS
Embora as matrículas de jovens com necessidades educacionais especiais nessa etapa estejam crescendo significativamente, elas ainda representam apenas 0,4% do total
O número de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em classes regulares do Ensino Médio cresceu 150% entre 2007 e 2011 – de 13.306 para 33.138. As informações fazem parte do Resumo Técnico do Censo Escolar 2011 e foram destaque no noticiário desta semana. À primeira vista, os dados chamam a atenção por seu aspecto positivo, mas um olhar mais aprofundado mostra que ainda não é hora de comemorar. Isso porque a quantidade de matrículas – e a qualidade do acesso por trás desses números— ainda está muito aquém do ideal.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://revistaescola.abril.
ESCOLAS DEVEM COMBATER LINGUAGEM ANTI-GAY, APONTA ESTUDO
Relatório britânico sobre educação sugere combate à linguagem anti-gay nas escolas
Um estudo britânico sobre abordagens de ensino e combate ao assédio moral divulgado na última terça-feira, 19 de junho, sugere que professores não estão sendo capazes de resolver questões de bullying e de criar uma cultura positiva nas escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://mixbrasil.com.br/pride/
Educação
ENSINO INTEGRAL AMPLIADO
Essa é uma das metas previstas no projeto pedagógico da rede pública
Com a promessa de ofertar no m ínimo oito horas de aula para os estudantes, a Secretaria de Educação planeja entregar três escolas de tempo integral no Distrito Federal. Ao lançar o Projeto Político-Pedagógico Professor Carlos Mota, a pasta definiu metas e objetivos para a educação brasiliense até 2014. O nome é uma homenagem ao então diretor do Centro de Ensino Lago Oeste, assassinado em 2008.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.
ESCOLAS ANALISARÃO PLANO
O texto do projeto político-pedagógico será repassado para as escolas. Cada unidade deverá produzir uma versã ;o própria do documento, conforme a sua realidade. Na análise do Sindicato dos Professores (Sinpro), a grande dúvida agora é como os objetivos serão alcançados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.
RENOVAÇÃO
Enfim a Secretaria de Educação do DF apresenta um projeto político-pedagógico que vai nortear a rede pública de ensino. Novas normas e propostas pedagógicas, sem perder a interação democrática. Tomara que seja levada a sério e principalmente tenha regras rígidas para acabar com a falta de respeito entre alunos e profess ores e vice-versa.
(Ver nota no Correio Brasiliense do dia 21/Opinião/Pág. 19)
Artigo
EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA
Se há algum tema unânime na população é a educação. Todos dizem que o Brasil só vai tornar-se livre do subdesenvolvimento quando tiver um povo educado. Essa seria a “panaceia brasileira”, segundo Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil. Mas qual o conceito de educação?
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.
EAPE INAUGURA NOVO ESPAÇO
Será inaugurado hoje, às 16h, o Espaço Formação – um polo da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) na Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho II. A unidade irá oferecer cursos para os profissionais da Educação da CRE, oficinas pedagógicas, serviços administrativos e emissão de certificados. Segundo a diretora da Eape, Olga Freitas, foram criados polos da Escola de Aperfeiçoamento em todas as Regionais de Ensino. O espaço funciona na AR 13 Área Especial 03, Sobradinho II (Antigo Coer).
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.
HISTÓRIA DA ÁFRICA VAI SER LEVADA ÀS ESCOLAS DO DF
O objetivo do projeto África nas Escolas, programado para começar no próximo semestre, é ensinar a importância do continente africano e de seus descendentes para o desenvolvimento da cultura brasileira. A história do continente africano e a importância de seus descendentes para o desenvolvimento da cultura brasileira serão ensinados nas escolas de primeiro e segundo grau do Distrito Federal a partir do próximo semestre. Batizado como África nas Escolas, o novo projeto do GDF foi anunciado nestaquarta-feira (20), pela secretária para Igualdade Racial, Josefina Serra.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
LIBERAÇÃO DE DIRIGENTES
O secretário de Administração, Wilmar Lacerda, assinou ontem a liberação de 14 dirigentes representantes de seis entidades sindicais. O ato aconteceu no auditório da CUT/DF. "Vamos liberar dirigentes de todos os sindicatos, inclusive de Centrais Sindicais, Federações e Confederações. A ideia é dar autonomia e liberdade para que eles possam atuar", disse. O secretário-geral da CUT, Cícero Rola, classificou o ato como uma conquista histórica: "Os dirigentes vão ter como atuar, de uma forma mais clara, no desenvolvimento das lutas dos trabalhadores". Durante o evento, o Lacerda lembrou as medidas adotadas para a melhoria das condições de trabalho e salário dos servidores, como o Regime Jurídico Único e o Programa de Atenção Integral à Saúde do Servidor.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.
Visão do Correio
GREVES NO PODER PÚBLICO SEM REGULAMENTAÇÃO
O cidadão obrigado a recorrer a serviços públicos já ruins sabe que, assim como a primavera, o verão, o outono e o inverno, todos os anos há uma espécie de estação das greves. Uma hora, a correspondência não vai chegar; as filas para exames e consultas, assim como a espera pelo transporte, parecerão eternas; escolas de todos os níveis terão o calendário alterado; as perícias do INSS serão sucessivamente remarcadas; os pedidos de aposentadoria, retardados; a tramitação de ações judiciais, adiada; a arrecadação de tributos, suspensa; as operações em bancos oficiais, impossibilitadas; a segurança pública, fragilizada; o fornecimento de água e luz, cortado; o lixo, acumulado; e por aí afora. Enfim, o contribuinte, acostumado ao purgatório, terá sua temporada de inferno. (Continua...)
(Ver editorial completo no Correio Brasiliense do dia 21/Opinião/Pág. 18)
PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA GANHAM FORMAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Grupo de educadores embarca nesta quinta-feira para a Universidade de Oregon, onde terá aulas de novas tecnologias e metodologias. Antes, eles fizeram um tour por Brasília
Um grupo de 24 professores de escolas públicas de diferentes Estados brasileiros se prepara para embarcar em uma viagem de sonhos. Educadores que enfrentam a dura realidade da falta de estrutura da rede pública e as dificuldades de tornar o conteúdo das aulas atraente vão ter a chance de aprimorar técnicas e metodologias de ensino nos Estados Unidos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.
DESAFIO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É ACESSO À EDUCAÇÃO
“Desenvolvimento sustentável implica crescimento da economia, para que se possa distribuir riqueza. Significa assegurar acesso à educação, à saúde, à segurança pública e a todos os serviços necessários ao bem-estar da cidadania plena da população”, afirmou a presidenta da república, Dilma Rousseff, ao abrir oficialmente, nesta quarta-feira, 20, a Conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável – Rio+20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
PROGRAMA FORTALECE INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL NAS FRONTEIRAS
O Ministério da Educação instituiu o programa Escolas Interculturais de Fronteira, com o objetivo de promover a integração regional por meio da educação intercultural e bilíngue nas áreas fronteiriças. É o que determina a portaria nº 798, de 19 de junho, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
PROFESSORES BRASILIENSES LANÇAM MANUAL DE REDAÇÃO COM DICAS PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
O livro traz instruções, definições e exemplos de vários estilos de texto: redação, resumo técnico, ensaio, artigo e relatório. Para cada estilo, há propostas de redação. A linguagem é simples e direta. Também traz as regras da nova ortografia da língua portuguesa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/
RJ: ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO RIO FARÃO PROVAS PELO COMPUTADOR
Os alunos da rede municipal de ensino do Rio começarão a experimentar, a partir do segundo semestre, um novo jeito de fazer provas. A Secretaria de Educação já começou a treinar cem professores para preparar um banco com 80 mil questões voltadas para testes digitais, que serão aplicados aos alunos em computadores portáteis já existentes na maioria das escolas. O sistema será usado inicialmente nas avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das unidades.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/
BA: MESMO COM GREVE, RETORNO DAS AULAS PARA 3° ANO ESTÁ DEFINIDA EM SALVADOR
Aulas ocorrem em 19 escolas para cerca de 22 mil alunos em Salvador. Reforço será efetivado ainda com "Aulões Enem" e conteúdos digitais.
Em Salvador, os alunos do 3° ano do ensino médio retomam as aulas na segunda-feira (25), na tentativa do governo de reverter o atraso de mais de 70 dias no ano letivo, período em que se estende a greve dos professores estaduais, que continua por tempo indeterminado. A medida foi anunciada pelo secretário de Educação, Osvaldo Barreto, na manhã desta quarta-feira (20), e faz parte de um plano emergencial montado pela pasta para reforçar a formação educacional e garantir a participação dos cerca de 22 mil jovens no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/bahia/
Aposentados
REAJUSTE DESCARTADO
Projeto que previa revisão pelo INPC é arquivado em comissão
O esperado reajuste para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso está descartado. A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei Complementar 311/02, da Comissão de Legislação Participativa, que previa a revisão, reposição de valores e manutenção dos benefícios da Previdência Social.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.
PROFESSORES DISCUTEM INTEGRAÇÃO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NAS SALAS DE AULA
Os avanços da tecnologia trazem diversas ferramentas para auxiliar o ensino, porém, ele também traz diversos desafios e novos conceitos a serem estudados e aplicados nas salas de aula. Esse foi o assunto debatido por professores e especialistas durante um encontro promovido pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). A série de palestras que discutiram a importância e os desafios da educação na era digital foi organizada como o I Seminário de Tecnologia, Inovação e Currículo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.
GOVERNO FALHA AO INTRODUZIR TECNOLOGIA NA ESCOLA
Os professores de escolas públicas brasileiras quase não utilizam recursos tecnológicos – como computadores e internet – nas atividades mais realizadas em sala de aula. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão responsável pela produção de indicadores sobre uso da internet no Brasil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)