segunda-feira, 25 de junho de 2012

CLPPING DOS DIAS 23, 24 e 25/06/2012!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia dias 23, 24 e 25 que possam ser de interesse da Categoria.

Artigo
ESCOLA E FAMÍLIA, QUEM É O VILÃO?
Não é producente estar discutindo de quem é a culpa do fracasso na difícil tarefa de educar. A escola ou a família?
Os que atribuem à família logo apontam a situação caótica porque passa a “célula mãe” da sociedade. A família estaria sem rumo. Aumentam as separações e os filhos abandonados. Os pais que se envolvem totalmente na tarefa de correr atrás do sustento do grupo. Não há mais tempo para os filhos. Mesmo a mulher deve trabalhar e contribuir com o orçamento familiar. Os filhos ficam entregues à própria sorte. Em outros casos, o pai foi destituído de sua autoridade de chefe. Os valores assimilados pelas crianças vêm da rua e da televisão, que só ensinam o que não presta...
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/06/23/noticiasjornalopiniao,2864728/escola-e-familia-quem-e-o-vilao.shtml)


Gustavo Ioschpe
AS ESCOLAS NÃO SÃO PÚBLICAS. E PRIVATIZAR NÃO RESOLVE
Em VEJA desta semana, o colunista Gustavo Ioschpe escreve: 'Os melhores sistemas educacionais do mundo gastam basicamente o mesmo que nós e também têm a maioria de suas matrículas em escolas públicas, como nós. O que falta para iniciarmos a melhoria é demanda popular por uma educação de qualidade'
Quando escrevi sobre a inércia do sistema de educação pública brasileira, no mês passado, a turma da direita comentou que o problema não é simplesmente da área educacional, e sim do setor público como um todo. A única maneira de solucioná-lo seria deixar o problema nas mãos da iniciativa privada, que é mais competente, para que assim pudéssemos dar o salto educacional de que o país precisa. Já os esquerdistas viram no artigo mais uma confirmação de que eu, como peão subordinado aos interesses do capitalismo, estou armando o terreno para a defesa da privatização de todo o sistema de educação pública brasileira, como parte do malévolo plano de manter as classes baixas em sua secular ignorância e opressão.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/as-escolas-nao-sao-publicas-e-privatizar-nao-resolve)

OBSTÁCULOS À ALFABETIZAÇÃO
A capital federal abriga 85 mil pessoas que não sabem ler e escrever. Apesar de o índice ser o menor do país, o DF enfrenta dificuldades para erradicar o problema. A oferta de vagas por meio da EJA, por exemplo, não é suficiente
A sensação de olhar para um amontoado de letras sem que nada faça sentido é de angústia. Para 85 mil brasilienses, esse sentimento se revela um incômodo constante. Pelo menos 3,3% dos moradores do Distrito Federal com mais de 10 anos não são analfabetos e enfrentam dificuldades para preencher documentos, pegar ônibus e, principalmente, conseguir emprego sem saber ler nem escrever. Mesmo assim, a capital do país é a unidade da Federação com o menor percentual de analfabetos do país — a média nacional é de 9%. (continua...)
(Matéria completa publicada no Correio Braziliense do dia 25/Cidades/Pág. 21)


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VOLTADO PARA JOVENS E ADULTOS ESTÁ FALIDO NO DF
De cada 100 matriculados, apenas 14 concluem o semestre. Desde 2005, total de alunos encolheu mais de 70%
O rosto cansado e envelhecido contrasta com as paredes cobertas por desenhos infantis. Os olhos concentrados, fixos no quadro-negro, tentam decifrar as letras, enquanto a mão fi rme copia as palavras com uma caligrafia errante. Voltar à sala de aula depois de décadas longe do ambiente escolar ou começar a desvendar os segredos das letras e números são desafios gigantescos para adultos e idosos do Distrito Federal. Trabalhadores pobres, que nunca tiveram a oportunidade de aprender o mais básico dos ensinamentos, agora buscam espaço nas salas de aula para conquistar um diploma e melhorar de vida. Mas os obstáculos são incontáveis.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/24/interna_cidadesdf,308844/programa-de-educacao-volta do-para-jovens-e-adultos-esta-falido-no-df.shtml)

ESCOLA PAULISTANA FAZ SARAU PARA MANTER JOVENS E ADULTOS NA SALA DE AULA
Para reduzir a evasão na EJA (Educação de Jovens e Adultos), a professora Maristela Gouveia foi buscar as raízes de seus alunos. “Comecei pela árvore genealógica e eles comentaram que tiveram muitas lembranças da família, do local onde moravam” contou a professora da Escola Municipal Raul Pompeia, que fica na periferia da zona norte paulistana. A partir das histórias, Maristela fez com que os alunos pensassem em músicas. Assim, a ideia cresceu e acabou dando frutos como um livro e um sarau, onde uma banda tocou as canções escolhidas pelos estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/06/24/escola-paulistana-faz-sarau-para-manter-jovens-e-adultos-na-sala-de-aula.htm)

FREI BETTO: “A PUBLICIDADE INFANTIL DEVERIA SER DISCUTIDA EM SALA DE AULA”
O teólogo e escritor Frei Betto acredita que os efeitos negativos dos anúncios publicitários infantis, principalmente televisivos, deveriam ser tratados pelos currículos das escolas brasileiras. A opinião foi defendida no debate sobre “Infância, Valores e Sustentabilidade”, organizado pelo Instituto Alana, nesta quinta (21/6) como parte da programação da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/22/frei-betto-%E2%80%9Ca-publicidade-infantil-deveria-ser-discutida-em-sala-de-aula%E2%80%9D/)

TRE DIPLOMA ESTUDANTES
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal promoverá às 17h de hoje uma solenidade de diplomação. Não, desta vez não será de candidatos eleitos nas urnas, mas dos participantes do Programa Eleitor do Futuro, assim como a premiação dos vencedores do concurso de redação 2012. O programa reúne estudantes de 24 escolas públicas e privadas e tem por meta despertar nos alunos a importância da cidadania a partir do voto. O Projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo em 2002, quando ocupava a Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120625-jornal/pdf/17.pdf)

Prevenção
PENTE-FINO NAS ESCOLAS
Batalhão Escolar faz operações para evitar consumo de drogas e brigas nas saídas das aulas. Estes são os maiores problemas de segurança encontrados nas escolas do Distrito Federal. Os estudantes com idades entre 11 e 14 anos, do Ensino Fundamental, são os que mais preocupam o Batalhão Escolar da Polícia Militar, que iniciou uma série de operações dentro das instituições de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120623-jornal/pdf/12.pdf)


LIBERADOS R$ 86,9 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES E QUADRAS
Estão disponíveis nesta sexta-feira, 22, nas contas correntes de 179 municípios brasileiros e de nove secretarias estaduais de educação, R$ 86,9 milhões para a construção de unidades de educação infantil e d e quadras esportivas cobertas. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou os recursos na última quarta-feira, dia 20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30420)

GREVE FORÇA PAIS A IMPROVISAR AULAS NA BAHIA
Com a paralisação de professores na Bahia, que já dura 74 dias, pais de alunos pagam aulas de reforço e cursinhos para o vestibular, além de estudar com os filhos. O sindicato dos docentes calcula em 1,2 milhão o número de alunos prejudicados. Para o governo, são 692 mil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/50534-greve-forca-pais-a-improvisar-aulas-na-bahia.shtml)

RJ: ALUNOS DE 80 ESCOLAS MUNICIPAIS TERÃO DISCIPLINAS DE 4 RELIGIÕES
Os pequenos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 80 escolas da rede municipal podem nem saber, mas voltarão das férias de julho no centro de uma polêmica. A prefeitura já realizou concurso para a contratação de cem professores de religião, que vão lecionar a partir do segundo semestre nessas unidades. O modelo será confess ional, ou seja, voltado para cada credo. A princípio, serão 45 docentes católicos, 35 evangélicos, dez espíritas e dez de religiões afro-brasileiras. Apenas os estudantes cujos pais deram autorização, durante a pré-matrícula, terão um tempo de aula por semana da disciplina. Para as outras crianças, haverá “educação para valores” (apresentação de temas ligados à ética e à cidadania) durante o período vago.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/alunos -de-80-escolas-municipais-terao-disciplinas-de-4-religioes-5295141)

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA LANÇAM SATÉLITE EM ÓRBITA
Eles não são doutores do MIT, não trabalham para a Nasa, nem fazem pós graduação em um programa milionário de alguma das agências espaciais espalhadas pelo mundo. A turma, que há quase dois anos estuda técnicas para construir uma peça aeroespacial e maneja tecnologia específica para lançar um satélite em órbita, o Tancredo I, é formada por meninos e meninas de 12 anos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves em Ubatuba, São Paulo. Sim, 12 anos. Estão no oitavo ano do ensino fundamental e vêm, principalmente, da comunidade de baixa renda vizinha à escola.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/22/alunos-de-escola-publica-lancam-satelite-em-orbita/)


HÁBITO DE LER ESTÁ ALÉM DOS LIVROS, DIZ UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM LEITURA DO MUNDO
Um dos maiores especialistas em leitura do mundo, o francês Roger Chartier destaca que o hábito de ler está muito além dos livros impressos e defende que os governos têm papel importante na promoção de uma sociedade mais leitora.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,-habito-de-ler-esta-alem-dos-livros-diz-um-dos-maiores-especialistas-em-leitura-do-mundo,891006,0.htm)


SKOOB É PONTO DE ENCONTRO DE LEITORES
Aficcionados por livros, uni-vos! A plataforma digital Skoob reúne inveterados leitores interessados em trocar informações sobre seus preciosos livros e as palavras que cada um deles contém dentro de si. A proposta do site é apresentar, pela troca de informações propiciadas em uma rede social, diferentes autores e títulos aos leitores, colocando-os em contato pelo universo livresco.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/22/skoob-e-po nto-de-encontro-de-leitores/)

A ASCENSÃO DA PÍLULA DA BOA-NOTA
Alunos tomam estimulantes para melhorar seu desempenho nas provas
(...) Madeleine contou que costumava pedir à professora de sua escola católica em Bethesda, Maryland, para sair para tomar água. Então engolia uma cápsula de 40 miligramas de Vyvanse. O efeito aparecia em meia hora: atenção concentrada, memória instantânea e resistência para encarar qualquer prova.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/50768-a-ascensao-da-pilula-da-boa-nota.shtml)


INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM MATEMÁTICA VÃO ATÉ 2 DE JULHO
Professores de matemática em salas de aula de escolas públicas podem se inscrever, até 2 de julho, no Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Estão em disputa 1.570 vagas em 59 instituições de educação superior nas cinco regiões do país, num total de 74 polos presenciais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30418)

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