domingo, 17 de junho de 2012

CLIPPING DO DIA 15/06/2012

PROFESSORES DO DF FAZEM ASSEMBLEIA PARA AVALIAR NEGOCIAÇÃO COM GOVERNO
Novo auxílio-saúde e incorporação de gratificação foram enviados à Câmara. Na segunda-feira, 300 novos professores tomaram posse, diz sindicato.
Cerca de mil professores da rede pública de ensino do Distrito Federal realizaram na tarde desta quinta-feira (14), em frente ao Palácio do Buriti, uma assembleia de avaliação do andamento das negociaç&otil de;es com o GDF. Foi o primeiro encontro desde o fim da greve, que durou 52 dias.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/06/professores-do-df-fazem-assembleia-para-avaliar-negociacao-com-governo.html)

ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES REUNIU CERCA DE MIL PESSOAS NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (14/6)
Ocorreu hoje a primeira assembleia dos professores após o fim da greve que durou 52 dias. O encontro, que estava marcado desde 2/5, tinha como pauta principal o acompanhamento das negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo o Sindicato dos Professores (Sinpro), o GDF não atendeu às reinvidicações que foram acordadas anteriormente. “O governo deu um prazo de 30 dias para efetuar as propostas que não tinham implicações financeiras”, conta Rosilene Corrêa, diretora de comunicação do Sinpro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30153)

NOMEADA COMISSÃO PARA O PROCESSO ELEITORAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Foi publicada nessa terça-feira (12), no Diário Oficial do Distrito Federal, a Portaria que designa os integrantes da Comissão Eleitoral Central de que trata o artigo 45 da Lei nº 4.751, de 7 de fevereiro de 2012, e dá outras prov idências. A Comissão coordenará o processo eleitoral deste ano, para a escolha dos conselheiros escolares, diretores e vice-diretores das unidades escolares da Rede Pública de Ensino do DF.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30150)

COMISSÃO DO PNE SUGERE 8% DO PIB PARA EDUCAÇÃO
Patamar de investimento hoje é de 5%, mas entidades cobram meta de 10%
Depois de muita polêmica e adiamentos, o texto básico do Plano Nacional de Educação (PNE), com metas para o setor para os próximos dez anos, foi aprovado ontem, na comissão especial da Câmara, com o apoio d os partidos aliados e de oposição e voto contrário apenas do PSOL. O ponto mais polêmico - o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) a ser investido na Educação no próximo decênio - voltará a ser debatido no próximo dia 26. O texto aprovado estabeleceu como meta atingir, pelo menos, 8% do PIB, mas há destaques que tentam elevar esse percentual a 10%.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23103/comissao-do-pne-sugere-8-do-pib-para-educacao/ ou http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23102/comissao-da-camara-aprova-parecer-do-pne/ ouhttp://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23101/educacao-podera-usar-recursos-do-pre-sal/)

CÂMARA APROVA DIREITO DE LIVRE ORGANIZAÇÃO DE ESTUDANTES
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (14), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei3847/04, do ex-deputado Marcelino Fraga, que regulamenta o direito de organização dos estudantes nas escolas públicas e p rivadas, na educação básica e no ensino superior.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/419976-CAMARA-APROVA-DIREITO-DE-LIVRE-ORGANIZACAO-DE-ESTUDANTES.html)

CRISTOVAM QUER CIENTISTAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE BASE
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou, nesta quinta-feira (14), que apresentará um projeto de lei obrigando todo bolsista de pós-graduação de órgão público a dedicar quatro horas semanais a palestras sobre ciências nas escolas de educação de base. O senador disse que a ideia surgiu a partir da exp osição do professor do Dartmouth College (New Hampshire, EUA), Marcelo Gleiser, no Seminário Caminhos para a Inovação. O evento, promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, abordou os desafios do Brasil para o setor de Ciência e Tecnologia e direcionou caminhos que serão trilhados para a inovação do setor.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30149)

80% DAS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS
País tem 752 mil crianças e jovens com deficiência nas escolas de Educação Básica
Quase 80% do total de matrículas da Educação Especial es tavam nas escolas públicas em 2011, segundo o último resumo técnico do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O restante, quase 20%, está nas instituições particulares de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23089/80-das-matriculas-da-educacao-especial-estao-em-escolas-publicas/)

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AINDA É UM DESAFIO, AFIRMAM ESPECIALISTAS
Segundo os pesquisadores, tanto a formação inicial quanto a continuada precisam aprofundar o tema
Preparar o professor para ensinar a todos os alunos, com ou sem deficiência, sem praticar nenhum tipo de exclusão dentro da sala de aula, ainda é um grande desafio a ser superado. Segundo os pesquisadores em Educação Especial, a formação inicial dos docentes é inadequada nesse sentido.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23058/formacao-do-professor-da-educacao-especial-ainda-e-um-desafio-afirmam-especialistas/)

PARA CONFERENCISTA, TECNOLOGIA DEVE SER ADAPTADA À EDUCAÇÃO
Em seu segundo dia de debate, o Seminário Latino-Americano de Disseminação de Conteúdos Digitais contou com relatos de repres entantes dos países participantes acerca das políticas para a implantação desses conteúdos nas escolas do continente. Foram destacados os avanços e dificuldades encontradas pelos participantes com relação a esse tema.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17855:para-conferencista-tecnologia-deve-ser-adaptada-a-educacao&catid=222)

EDUCADORA DEFENDE MONITORIA COMO ALTERNATIVA À EVASÃO DO ENSINO MÉDIO
Para Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco – órgão dedicado a projetos que visam melhorar o desempenho dos al unos da última etapa da educação básica –, não acredita que o ensino profissionalizante seja a melhor forma de combater a evasão no ensino médio. Segundo ela, a solução para esse problema que atinge cerca de 2 milhões de jovens brasileiros, seria contratá-los como monitores ou aprendizes. “Existem estratégias para que esse jovem não precise sair da escola para ganhar dinheiro. Uma alternativa é a monitoria. Implantemos a monitoria no ensino médio. E não para o melhor aluno, mas para aquele que está com o pé fora da escola”, defende.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/14/educadora-defende- monitoria-como-alternativa-a-evasao-do-ensino-medio/)

LEVANTAMENTO MOSTRA OS PRINCIPAIS ASSUNTOS QUE CAEM NA PROVA DO ENEM
A rede de fomento à educação Universia Brasil realizou levantamento em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - desde 1998 - para descobrir quais são os principais assuntos que caem em cada uma das disciplinas exigidas e na redação. Eles já divulgaram os assuntos que mais caem em história, física, matemática e sugeriram dez temas que podem cair na redação este ano. As inscrições para a prova, que será aplicada em 3 e 4 de novembro, já bateram a marca dos 4 milhões e terminam nesta sexta-feira (15/6), às 23h59.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30146)

RJ: PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO PLANEJAM GREVE DE 48H
Professores e funcionários administrativos de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro farão uma greve de 48h nas próximas segunda (18) e terça-feira (19). A decisão foi tomada nesta quinta, em assembleia do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), no Clube Municipal, localizado na Tijuca (zona norte do Rio).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1104912-professores-da-rede-estadual-do-rio-planejam-greve-de-48h.shtml)

SP: PROFESSOR DO ESTADO TERÁ REAJUSTE EM AGOSTO
Os professores da rede estadual de ensino vão receber aumento salarial de 10,2% em agosto. A informação é do secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. Com o reajuste, o salário-base de um professor com jornada de 40 horas semanais passará de R$ 1.894,12 para R$ 2.088,27.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u1104453.shtml)

SP: Campanha de prevenção ao bullying alcança 4,3 milhões de alunos com apoio do F acebook
Na manhã desta quarta-feira (13), o governador Geraldo Alckmin e o secretário Herman Voorwald deram o primeiro passo para uma campanha de prevenção ao bullying nas 5,3 mil escolas estaduais. Acompanhados da primeira-dama, Lu Alckmin, eles estiveram na E.E. Visconde de Itaúna, no Ipiranga, para apresentar aos jovens a iniciativa “Bullying. Curta outra ideia” e anunciar uma parceria com o Facebook e o canal Cartoon Network na campanha “Chega de Bullying”.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/14/campanha-de-prevencao-ao-bullying-alcanca-43-milhoes-de-alunos-com-apoio-do-facebook/)

ESCOLA FAZ BLITZ DA MOCHILA
Colégio da Asa Sul fiscaliza a forma como os estudantes carregam o material escolar e usa adesivos para identificar o uso correto ou não do equipamento. Segundo especialistas, os compartimentos com rodinhas são os mais indicados
Assistentes do núcleo pedagógico de um colégio particular da Asa Sul fizeram uma blitz por causa do uso das mochilas na manhã de ontem. A intenção foi fiscalizar o peso e o modo com que os alunos carregam as bolsas. O excesso de livros e de apostilas e a má distribuição do material escolar nas costas e nos ombros podem gerar dores e desconforto muscular e, com isso, prejudicar o desempenho da garotada durante as aulas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30107)

SMARTPHONES E TABLETS AJUDAM A ALFABETIZAR JOVENS E ADULTOS
Usados para a comunicação e a troca de informações por pessoas de todas as idades, aparelhos como smartphones e tablets também podem ser ferramentas educativas. Os aparelhos são úteis em atividades de alfabetização, no ensino de matemática ou de uma língua estrangeira.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5836946-EI8266,00-Smartphones+e+tablets+ajudam+a+alfabetizar+jovens+e+adultos.html)

UNESP PÕE NA WEB MATERIA L DIDÁTICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS
De olho em tendência internacional, universidade publica acervo com videoaulas
A Unesp passa a oferecer a partir desta quinta-feira, 14, de forma online e gratuita, materiais didáticos digitais de seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NEaD). O projeto, intitulado Unesp Aberta, coloca na internet disciplinas livres como oportunidade de aperfeiçoamento de professores das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Essas disciplinas integram o Redefor, convênio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com Unesp, USP e Unicamp, para dar cursos de pós-graduação para professores da rede pública do Estado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,unesp-poe-na-web-material-didatico-de-cursos-de-graduacao-e-pos,886339,0.htm)

BRASIL ASSUME HOJE A PRESIDÊNCIA DA RIO+20 COM UMA SÉRIE DE DESAFIOS A ENFRENTAR
O Brasil deve assumir hoje (15) a presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade, a Rio+20, após o encerramento oficial das reuniões dos comitês preparatórios – conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A disposição é que, nesse período, os negociadores brasileiro s apresentem sugestões insistindo nas definições de metas, recursos e transferência de tecnologias limpas – dos países ricos para os em desenvolvimento.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30171 ouhttp://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30170)

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