sábado, 23 de junho de 2012

CLIPPING DO DIA 26/06 SINPRODF!


banner
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012
:: Clipping do dia 22/06/2012 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

10 HABILIDADES DIGITAIS QUE TODO PROFESSOR DEVE TER
Determinadas habilidades digitais devem ser adquiridas pelos professores para que possam se diferenciar e proporcionar novas experiências para seus alunos
A tecnologia pode ajudar os alunos a entender melhor determinados conceitos, oferecendo ajuda e recursos extras na hora de estudar. Para que a parceria entre os educadores e o mundo digital seja bem sucedida, os professores devem estar ativamente envolvidos, possuindo habilidades digitais que facilitem seu acesso à intern et e às informações trazidas pelos alunos para a sala de aula com cada vez mais interesse. Além disso, devem desenvolver suas aulas com pedagogia e lições objetivas e posteriormente olhar para a tecnologia como forma de melhorar essas atividades, aprimorando o ensino, o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Confira as habilidades digitais que os professores devem ter:
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30339)


PROFESSORES DEVEM ESCOLHER LIVROS PARA 2013 ATÉ 1º DE JULHO
Os professores do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º an o) da rede pública de todo o país têm até 1º de julho para conhecer e indicar os livros didáticos que serão adotados por suas escolas em 2013. A seleção deve ser feita pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A equipe de educadores tem de indicar duas opções para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia a segunda.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30352)

INSTITUIÇÃO DESENVOLVE A&Cced il;ÕES EDUCATIVAS PARA DIVULGAR CIÊNCIA DE FORMA LÚDICA
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) realizam uma série de ações com o objetivo de divulgar o ensino de ciências. Entre as iniciativas, estão o desenvolvimento de uma série de kits interativos didáticos, com temas como síntese de proteínas e DNA, entre outros, que estimulam o aprendizado e o interesse de alunos do ensino fundamental e médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30353)


INSCRIÇÕES PARA CONCURSO QUE ESCOLHERÁ ‘JOVENS SENADORES’ ESTÃO ABERTAS
Estão abertas até 28 de setembro as inscrições para o 5º Concurso de Redação do Senado Federal, que escolherá 27 estudantes dos estados e do Distrito Federal para participar do Projeto Jovem Senador. Neste ano, o texto deverá ser sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O trabalho deve ter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrito com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e estar no papel timbrado do Senado Federal, especialmente desenvolvido para o concurso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30360)
PARCEIRO DO DF MOSTRA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FECHADO HÁ TRÊS ANOS
Sala com 32 computadores fica no Centro de Ensino Fundamental 8, no Gama. Falta professor foi motivo para suspensão de aula, afirma diretor.
O laboratório de informática do Centro de Ensino Fundamental 8, no Gama, está fechado há três anos. A dupla do Parceiro do DF Vivian Oliveira e Igor Barbosa visitou o colégio para mostrar os motivos da falta de uso dos 32 computadores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/parceiro-df/noticia/2012/06/parceiro-do-df-mostra-laboratorio-de-informatica-fechado-ha-tre s-anos.html)

Debate
ANTECIPAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
O 3º ano do Ensino Médio é um momento decisivo para a maioria dos jovens. Intensificar os estudos para ingressar em uma boa universidade torna-se o principal objetivo. Muitos alunos acabam passando no vestibular já no meio do ano letivo. Mas, será que o jovem está preparado para a antecipação do desafio do Ensino Superior? O questionamento é tema do debate Reflexões sobre o avanço de estudos no Ensino Médio, que ocorrerá no dia 28 de junho, das 19h às 21h45, no Centro Educacional Sigma, na quadra 910 norte.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com .br/edicaodigital/pages/20120622-jornal/pdf/09.pdf)

RIO+20 INSPIRA COLÉGIOS A TRABALHAR TEMAS AMBIENTAIS E INTERDISCIPLINARES
Os antigos e tombados muros brancos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Delfino, no Rio de Janeiro, hoje estão tomados por desenhos de globos terrestres, pessoas de mãos dadas, flores e um mar onde nada uma baleia. As ilustrações foram feitas pelas próprias crianças, em uma atividade organizada pelo colégio inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ação mostra que a Rio+20, além de mobilizar chefes de Estado em torno de discussões sobre o meio ambiente, também motiva debates nas escolas e instiga alunos a refletirem sobre o tema.
(Caso queira ler a ma téria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5850130-EI8266,00-Rio+inspira+colegios+a+trabalhar+temas+ambientais+e+interdisciplinares.html)


O QUE É O ENEM
Entenda o que é o Exame Nacional do Ensino Médio e saiba como utilizá-lo para entrar na faculdade ou conseguir uma bolsa de estudos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensin o médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-06-21/o-que-e-o-enem.html)

KIT AJUDA PAÍSES POBRES A MELHORAR EDUCAÇÃO
De junho de 2012 até o início de 2015 são dois anos e meio ou 30 meses ou pouco mais de 900 dias. É nesse espaço de tempo que o grupo de educadores da rede internacional OLE (Opening Learning Exchange) pretende, com um kit de ferramentas educacionais, ajudar países como Nepal, Índia, Ruanda, Gana e Haiti a alcançarem o mínimo necessário para se ter uma educação de qualidade. Eles querem garantir que, pelo menos, os alunos tenham capacidade de ler e entender notícias, escrever um e-mail, manipular números e contribuir para o desenvolvimento local.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/21/kit-ajuda-paises-pobres-a-melhorar-educacao/)

MENINA DE 11 ANOS DIZ QUE PROFESSORA A AGREDIA EM ESCOLA DE SÃO SEBASTIÃO
A família da menina que chegou em casa depois da escola com machucados aponta professora como responsável pelas agressões na estudante. Após levar a crian&c cedil;a ao hospital, os pais da menina procuraram o Conselho Tutelar e a Delegacia de São Sebastião para prestar ocorrência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/21/interna_cidadesdf,308468/menina-de-11-anos-diz-que-professora-a-agredia-em-escola-de-sao-sebastiao.shtml)
rodape

Nenhum comentário:

Postar um comentário