quinta-feira, 21 de junho de 2012

SINPRO: CLIPING 21/06/2012!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

ESPECIALISTA PEDE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA MELHORAR APRENDIZADO
O Estado deve investir na qualidade dos professores e, inclusive, na premiação dos melhores para aperfeiçoar o desempenho dos alunos brasileiros de forma mais rápida. Essa é uma das conclusões da análise de 400 estudos mundiais sobre melhoria do aprendizado que foram selecionados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Movimento Todos pela Educação.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/420498-ESPECIALISTA-PEDE-QUALIFICACAO-DOS-PROFESSORES-PARA-MELHORAR-APRENDIZADO.html)


INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO AINDA É PARA POUCOS
Embora as matrículas de jovens com necessidades educacionais especiais nessa etapa estejam crescendo significativamente, elas ainda representam apenas 0,4% do total
O número de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em classes regulares do Ensino Médio cresceu 150% entre 2007 e 2011 – de 13.306 para 33.138. As informações fazem parte do Resumo Técnico do Censo Escolar 2011 e foram destaque no noticiário desta semana. À primeira vista, os dados chamam a atenção por seu aspecto positivo, mas um olhar mais aprofundado mostra que ainda não é hora de comemorar. Isso porque a quantidade de matrículas – e a qualidade do acesso por trás desses números— ainda está muito aquém do ideal.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/inclusao-ensino-medio-ainda-poucos-688994.shtml)

ESCOLAS DEVEM COMBATER LINGUAGEM ANTI-GAY, APONTA ESTUDO 
Relatório britânico sobre educação sugere combate à linguagem anti-gay nas escolas
Um estudo britânico sobre abordagens de ensino e combate ao assédio moral divulgado na última terça-feira, 19 de junho, sugere que professores não estão sendo capazes de resolver questões de bullying e de criar uma cultura positiva nas escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://mixbrasil.com.br/pride/escolas-devem-combater-linguagem-anti-gay-aponta-estudo.html#rmcl)


Educação
ENSINO INTEGRAL AMPLIADO
Essa é uma das metas previstas no projeto pedagógico da rede pública
Com a promessa de ofertar no m ínimo oito horas de aula para os estudantes, a Secretaria de Educação planeja entregar três escolas de tempo integral no Distrito Federal. Ao lançar o Projeto Político-Pedagógico Professor Carlos Mota, a pasta definiu metas e objetivos para a educação brasiliense até 2014. O nome é uma homenagem ao então diretor do Centro de Ensino Lago Oeste, assassinado em 2008.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/10.pdf)

ESCOLAS ANALISARÃO PLANO
O texto do projeto político-pedagógico será repassado para as escolas. Cada unidade deverá produzir uma vers&atilde ;o própria do documento, conforme a sua realidade. Na análise do Sindicato dos Professores (Sinpro), a grande dúvida agora é como os objetivos serão alcançados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/10.pdf)


RENOVAÇÃO
Enfim a Secretaria de Educação do DF apresenta um projeto político-pedagógico que vai nortear a rede pública de ensino. Novas normas e propostas pedagógicas, sem perder a interação democrática. Tomara que seja levada a sério e principalmente tenha regras rígidas para acabar com a falta de respeito entre alunos e profess ores e vice-versa.
(Ver nota no Correio Brasiliense do dia 21/Opinião/Pág. 19)

Artigo
EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA
Se há algum tema unânime na população é a educação. Todos dizem que o Brasil só vai tornar-se livre do subdesenvolvimento quando tiver um povo educado. Essa seria a “panaceia brasileira”, segundo Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil. Mas qual o conceito de educação?
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/02.pdf)

EAPE INAUGURA NOVO ESPAÇO
Será inaugurado hoje, às 16h, o Espaço Formação – um polo da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) na Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho II. A unidade irá oferecer cursos para os profissionais da Educação da CRE, oficinas pedagógicas, serviços administrativos e emissão de certificados. Segundo a diretora da Eape, Olga Freitas, foram criados polos da Escola de Aperfeiçoamento em todas as Regionais de Ensino. O espaço funciona na AR 13 Área Especial 03, Sobradinho II (Antigo Coer).
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/page s/20120621-jornal/pdf/27.pdf)

HISTÓRIA DA ÁFRICA VAI SER LEVADA ÀS ESCOLAS DO DF
O objetivo do projeto África nas Escolas, programado para começar no próximo semestre, é ensinar a importância do continente africano e de seus descendentes para o desenvolvimento da cultura brasileira. A história do continente africano e a importância de seus descendentes para o desenvolvimento da cultura brasileira serão ensinados nas escolas de primeiro e segundo grau do Distrito Federal a partir do próximo semestre. Batizado como África nas Escolas, o novo projeto do GDF foi anunciado nestaquarta-feira (20), pela secretária para Igualdade Racial, Josefina Serra.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30335)


LIBERAÇÃO DE DIRIGENTES
O secretário de Administração, Wilmar Lacerda, assinou ontem a liberação de 14 dirigentes representantes de seis entidades sindicais. O ato aconteceu no auditório da CUT/DF. "Vamos liberar dirigentes de todos os sindicatos, inclusive de Centrais Sindicais, Federações e Confederações. A ideia é dar autonomia e liberdade para que eles possam atuar", disse. O secretário-geral da CUT, Cícero Rola, classificou o ato como uma conquista histórica: "Os dirigentes vão ter como atuar, de uma forma mais clara, no desenvolvimento das lutas dos trabalhadores". Durante o evento, o Lacerda lembrou as medidas adotadas para a melhoria das condições de trabalho e salário dos servidores, como o Regime Jurídico Único e o Programa de Atenção Integral à Saúde do Servidor.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/27.pdf)

Visão do Correio
GREVES NO PODER PÚBLICO SEM REGULAMENTAÇÃO
O cidadão obrigado a recorrer a serviços públicos já ruins sabe que, assim como a primavera, o verão, o outono e o inverno, todos os anos há uma espécie de estação das greves. Uma hora, a correspondência não vai chegar; as filas para exames e consultas, assim como a espera pelo transporte, parecerão eternas; escolas de todos os níveis terão o calendário alterado; as perícias do INSS serão sucessivamente remarcadas; os pedidos de aposentadoria, retardados; a tramitação de ações judiciais, adiada; a arrecadação de tributos, suspensa; as operações em bancos oficiais, impossibilitadas; a segurança pública, fragilizada; o fornecimento de água e luz, cortado; o lixo, acumulado; e por aí afora. Enfim, o contribuinte, acostumado ao purgatório, terá sua temporada de inferno. (Continua...)
(Ver editorial completo no Correio Brasiliense do dia 21/Opinião/Pág. 18)

PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA GANHAM FORMAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Grupo de educadores embarca nesta quinta-feira para a Universidade de Oregon, onde terá aulas de novas tecnologias e metodologias. Antes, eles fizeram um tour por Brasília
Um grupo de 24 professores de escolas públicas de diferentes Estados brasileiros se prepara para embarcar em uma viagem de sonhos. Educadores que enfrentam a dura realidade da falta de estrutura da rede pública e as dificuldades de tornar o conteúdo das aulas atraente vão ter a chance de aprimorar técnicas e metodologias de ensino nos Estados Unidos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-20/professores-de-ingles-da-rede-publica-ganham-formacao-nos-estados-unidos.html)

DESAFIO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É ACESSO À EDUCAÇÃO
“Desenvolvimento sustentável implica crescimento da economia, para que se possa distribuir riqueza. Significa assegurar acesso à educação, à saúde, à segurança pública e a todos os serviços necessários ao bem-estar da cidadania plena da população”, afirmou a presidenta da república, Dilma Rousseff, ao abrir oficialmente, nesta quarta-feira, 20, a Conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável – Rio+20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30331)

PROGRAMA FORTALECE INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL NAS FRONTEIRAS
O Ministério da Educação instituiu o programa Escolas Interculturais de Fronteira, com o objetivo de promover a integração regional por meio da educação intercultural e bilíngue nas áreas fronteiriças. É o que determina a portaria nº 798, de 19 de junho, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 20.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30332)

PROFESSORES BRASILIENSES LANÇAM MANUAL DE REDAÇÃO COM DICAS PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
O livro traz instruções, definições e exemplos de vários estilos de texto: redação, resumo técnico, ensaio, artigo e relatório. Para cada estilo, há propostas de redação. A linguagem é simples e direta. Também traz as regras da nova ortografia da língua portuguesa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30229)


RJ: ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO RIO FARÃO PROVAS PELO COMPUTADOR
Os alunos da rede municipal de ensino do Rio começarão a experimentar, a partir do segundo semestre, um novo jeito de fazer provas. A Secretaria de Educação já começou a treinar cem professores para preparar um banco com 80 mil questões voltadas para testes digitais, que serão aplicados aos alunos em computadores portáteis já existentes na maioria das escolas. O sistema será usado inicialmente nas avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das unidades.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-da-rede-publica-do-rio-farao-provas-pelo-computador-5270255)

BA: MESMO COM GREVE, RETORNO DAS AULAS PARA 3° ANO ESTÁ DEFINIDA EM SALVADOR
Aulas ocorrem em 19 escolas para cerca de 22 mil alunos em Salvador. Reforço será efetivado ainda com "Aulões Enem" e conteúdos digitais. 
Em Salvador, os alunos do 3° ano do ensino médio retomam as aulas na segunda-feira (25), na tentativa do governo de reverter o atraso de mais de 70 dias no ano letivo, período em que se estende a greve dos professores estaduais, que continua por tempo indeterminado. A medida foi anunciada pelo secretário de Educação, Osvaldo Barreto, na manhã desta quarta-feira (20), e faz parte de um plano emergencial montado pela pasta para reforçar a formação educacional e garantir a participação dos cerca de 22 mil jovens no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/06/alunos-do-3-ano-tem-data-definida-para-retorno-das-aulas-durante-greve.html)

Aposentados
REAJUSTE DESCARTADO
Projeto que previa revisão pelo INPC é arquivado em comissão
O esperado reajuste para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso está descartado. A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei Complementar 311/02, da Comissão de Legislação Participativa, que previa a revisão, reposição de valores e manutenção dos benefícios da Previdência Social.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120621-jornal/pdf/24.pdf)

PROFESSORES DISCUTEM INTEGRAÇÃO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NAS SALAS DE AULA
Os avanços da tecnologia trazem diversas ferramentas para auxiliar o ensino, porém, ele também traz diversos desafios e novos conceitos a serem estudados e aplicados nas salas de aula. Esse foi o assunto debatido por professores e especialistas durante um encontro promovido pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). A série de palestras que discutiram a importância e os desafios da educação na era digital foi organizada como o I Seminário de Tecnologia, Inovação e Currículo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/06/20/professores-discutem-integracao-de-educacao-e-tecnologia-nas-salas-de-aula/)

GOVERNO FALHA AO INTRODUZIR TECNOLOGIA NA ESCOLA
Os professores de escolas públicas brasileiras quase não utilizam recursos tecnológicos – como computadores e internet – nas atividades mais realizadas em sala de aula. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão responsável pela produção de indicadores sobre uso da internet no Brasil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/computadores-nao-sao-usados-nas-atividades-escolares-mais-frequentes ou http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/06/20/escolas-so-usam-computadores-nas-aulas-de-informatica/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário