terça-feira, 26 de junho de 2012

CLIPPING DO DIA 26/06/2012!


Terça-Feira, 26 de Junho de 2012


:: Clipping do dia 26/06/2012 ::



A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

EDUCADORA AO PÉ DA LETRA
Professora de ensino fundamental cria teclado de papel com alfabeto para estimular alunos especiais a ler e escrever. Trabalho é desenvolvido desde 2009 na Escola Classe 113 Norte
As mãos de Daniel Filipe Sousa, 9 anos, nem sempre obedecem aos desejos do garoto. É preciso esforço para apontar as letras no papel. Os olhos de Maria Fernanda Diniz Pimenta, da mesma idade, também necessitaram de treinamento para seguir comandos. Nenhuma dificuldade, porém, impediu que Daniel e Maria Fernanda escrevessem o próprio destino, que começou a mudar na Escola  Classe 113 Norte. Os dois compartilham uma história de vida em comum. Nasceram prematuros, faltou oxigênio para o cérebro e tiveram paralisia, que lhes deixou sequelas. Nenhum deles fala nem consegue andar, vivem na cadeira de rodas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30459)


COMUNIDADE PARTICIPA DA GESTÃO ESCOLAR EM COLÉGIOS PÚBLICOS
Pais, alunos e professores estarão envolvidos no processo eleitoral de diretores e do Conselho Escolar
As diretorias Regionais de Educação iniciam na próxima terça-feira (26) o cicl o de seminários para debater com a comunidade a administração escolar. A meta principal é socializar o alinhamento estratégico e a gestão das unidades, além de mobilizar pais, alunos e professores de escolas públicas para o processo eleitoral de diretores e do Conselho Escolar, compromisso assumido pelo governador Agnelo Queiroz ainda durante a campanha eleitoral.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30431)


TIDEM E AUXÍLIO
Professores da rede pública do Distrito Federal vão ficar de olho na Câmara Legislativa essa semana, pois está previsto para entrar em pauta o projeto do GDF que garante a integralida de da gratificação por Dedicação Exclusiva (Tidem) para os aposentados e que concede o auxílio saúde de R$ 200 à categoria. A informação é de que o projeto será colocado na pauta de votação na próxima quinta.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120626-jornal/pdf/27.pdf)


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF REALIZA SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Evento organizado pela Coordenação de Educação em Diversidade será nesta terça-feira, 26 de junho, no Museu Nacional da República
O 1º Seminário de Educação em Gênero e Sexualidade, da Secretaria de Educação do DF, tem o objetivo de trazer para a rede pública de ensino do Distrito Federal discussões sobre as temáticas de gênero e sexualidade, voltadas a ações que construam práticas escolares sem preconceitos e discriminações, fortalecendo o respeito às diversas expressões de gênero e à convivência harmoniosa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30437)< br />
PRÊMIO PARA INICIATIVAS QUE ANALISAM AS DESIGUALDADES DE GÊNERO
O 8º prêmio Construindo a Igualdade de Gênero abre inscrições para selecionar iniciativas de promoção da igualdade entre homens e mulheres. Alunos de ensino médio, de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) podem concorrer com redações, artigos científicos e projetos pedagógicos inovadores até 17/9. Também podem participar graduados, especialistas e mestres. Os projetos devem abordar o enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Não serão aceitos planos de trabalho, projetos de pesquisa e trabalhos incompletos, com resultados parciais. O objetivo é estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades  existentes entre homens e mulheres.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30435)


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) DO DF TEM 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Encontro de formação entre o grupo gestor intersetorial e os grupos gestores regionais do PSE será nos dias 28 e 29 de junho
O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado oficialmente no Distrito Federal no ano de 2009, resulta da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, visando à integração e à articulação permanente da Educação e da Saúde, tendo como objetivo contribuir para a forma&cc edil;ão integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a comunidade escolar, bem como os gestores e os profissionais de Educação e Saúde.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30438)

ESTUDO MOSTRA QUE CONSUMO DE DROGAS AVANÇA NAS ESCOLAS DO DF
Hoje, faz 25 anos da instituição do Dia Internacional de Combate às Dro gas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Passadas duas décadas, no entanto, a situação se agrava, com o número elevado de dependentes químicos e o consequente aumento da oferta de entorpecentes por parte dos traficantes. Para os criminosos, os estudantes dos ensinos fundamental e médio são os alvos preferidos. O último levantamento feito pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, mostrou que um terço dos 2.425 jovens entrevistados nas redes pública e particular do Distrito Federal - 31,6% - consumiu drogas pelo menos uma vez. Do total de crianças e adolescentes ouvidos no estudo de 2010, 1,1% admitiu o uso frequente.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/26/interna_cidadesdf,309173/estudo-mostra-que-consumo-de-drogas-avanca-nas-escolas-do-df.shtml)

FALTAM VAGAS PARA DETENTOS
Fila de espera para a EJA tem mais de mil presidiários. Apenas 14% da população carcerária conseguem acesso à educação. Os entraves para a expansão da oferta de ensino a esse público incluem a ausência de estrutura de professores
A ressocialização de presos é um dos maiores desafios do sistema prisional brasileiro. Mas o acesso limitado à educação ainda impede avanços concretos na inclus&atil de;o dos detentos na sociedade. Entre os sentenciados, não falta vontade de estudar. Mas não há vagas para todos. Dos 11,4 mil presos que existem atualmente no Distrito Federal, apenas 1,6 mil estão matriculados em turmas vinculadas à rede pública de ensino, o que equivale a 14% da população carcerária. A fila de espera tem mais de mil cidadãos aguardando pela oportunidade de mudar de vida. As limitações para ampliar a oferta de ensino nos presídios vão desde a falta de espaço até o quadro insuficiente de professores.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 26/Cidades/Pág. 27)

COMISSÃO VOTARÁ DESTAQUES DO PARECER DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação – PNE (PL 8035/10) se reúne nesta terça-feira (26) para votação dos destaques do parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). A Comissão aprovou, há duas semanas, em caráter conclusivo, o texto-base do relatório, com a previsão de que 8% do PIB sejam investidos diretamente em ensino nos próximos dez anos. Com exceção do Psol e do PDT, os demais partidos votaram a favor do parecer.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/420805-C OMISSAO-VOTARA-DESTAQUES-DO-PARECER-DO-PLANO-NACIONAL-DE-EDUCACAO.html)


O REGIME DE MERITOCRACIA DÁ RESULTADOS NA EDUCAÇÃO
Mais de 30 000 escolas públicas brasileiras já adotam sistemas que premiam os professores com base no desempenho de seus alunos
Mais de 30 000 escolas públicas brasileiras já adotam sistemas que premiam os professores com base no desempenho de seus alunos. É coisa recente, daí saber-se ainda tão pouco sobre seus efeitos. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, se debruçaram sobre a rede estadual de São Paulo, uma das primeiras no país a adotar um regime de meritocracia, em 2008. Ali, as escolas têm metas de aprendizado e, se elas forem atingidas, seus funcionários, incluindo diretores e mestres, são agraciados com um bônus no salário. Que m extrapolar o esperado ganha mais, como no mundo corporativo. O estudo da USP, que investigou os dados da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) a alunos de colégios públicos, concluiu que o avanço verificado nas notas é um sinal de que o sistema está funcionando. Diz o economista Luiz Guilherme Scorzafave, coordenador da pesquisa: “O resultado faz refletir sobre a necessidade de propagar esse tipo de iniciativa por todo o país”.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/todos-saem-ganhando)

ESCOLAS ACUSAM ENEM DE DEIXAR DE FORNECER DADO QUE AMPLIAVA AVALIAÇÃO
Depois que o Exame Nacional do Ensino Mé dio (Enem) foi transformado em vestibular, em 2009, as escolas deixaram de receber boletins que mostravam o desempenho pelas competências avaliadas no exame. Os diretores das escolas reclamam e apontam que não têm mais ferramentas para usar o resultado do Enem como parâmetro para melhorar seus cursos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,escolas-acusam-enem-de-deixar-de-fornecer-dado-que-ampliava-avaliacao,891506,0.htm)

CIENTISTAS PROPÕEM OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO PARALELA À OLIMPÍADA DE 2016
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência  (ABC) propuseram ao governo federal promover paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, uma olimpíada internacional do conhecimento com competições em diversas disciplinas (astronomia, matemática, física, química, biologia, por exemplo) e em diferentes níveis de ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30442)


FNDE MONITORA GESTÃO DO PDDE EM CARAVELAS-BA
(...) Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública  de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infra-estrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.

SALAS FICAM VAZIAS NO 1º DIA DE PLANO EMERGENCIAL NA BAHIA
O primeiro dia de aulas emergenciais para que estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual da Bahia em Salvador possam completar o ano letivo antes da realização dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de salas vazias e protestos de professores grevistas do lado de fora das escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-25/salas-ficam-vazias-no-1-dia-de-plano-emergencial-na-bahia.html)

RJ: SINDICATO PEDE A MINISTÉRIO PÚBLICO QUE VERIFIQUE SE LEI QUE INSTITUIU ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DO RIO É CONSTITUCIONAL
A partir do próximo semestre, alunos do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro vão contar com a disciplina de religião na grade curricular. A novidade, no entanto, está causando polêmica mesmo antes do começo das aulas depois do recesso de julho.
Em entrevista à Agência Brasil, hoje (25), o coordenador do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), professor Sérgio Paulo, disse que a iniciativa da prefeitura é inconstituc ional. “Ela [a lei] tem dois problemas inconstitucionais do nosso ponto de vista: um é o de concepção, religião não pode ser ofertada obrigatoriamente em escola pública. Deve ser uma interação familiar do aluno e da aluna. Outro problema é que a lei exclui várias religiões minoritárias. Isso é um preconceito oficial”, argumentou.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=30451)


LEI CONTRA ÁLCOOL E CAMELÔS PERTO DE ESCOLA SAI DO PAPEL
Cinco anos após aprovação do projeto, Mackenzie é o 1º colégio a instalar placas azuis para delimitar a &Aacute ;rea Escolar de Segurança
Uma lei de 2007, cujo objetivo é aumentar a segurança no entorno das escolas da capital, só agora começa a sair do papel. O Mackenzie deve ser o primeiro colégio a implementar oficialmente a Área Escolar de Segurança. Placas azuis que delimitam o perímetro onde não pode haver comércio ambulante nem venda de bebidas alcoólicas a adolescentes já podem ser vistas nas Ruas Maria Antonia e Itambé, na Consolação, região central.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lei-contra-alcool-e-camelos-perto-de--escola-sai-do-papel-,891084,0.htm)


PARA PESQUISADORA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL É FALHA
Bióloga constatou que material didático específico é deixado de lado em escolas públicas de São Paulo, por falta de habilidade do professor e de infraestrutura
Quem não ouviu falar da Rio+20? Por duas semanas, representantes do mundo todo estiveram no Brasil discutindo soluções para problemas como a emissão de gases poluentes, o desmatamento, a carência de água potável e o descarte de lixo, entre outros temas cuja resolução depende, fundamentalmente, da formação de cidadãos conscientes e comprometidos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-25/para-pesquisadora-educacao-ambiental-e-falha.html)

NOVA YORK LEVA ENSINO ADAPTATIVO A 125 ESCOLAS PÚBLICAS
Ambiente virtual usado durante e depois das aulas indica a estudantes quais são seus pontos fracos
O Departamento de Educação de Nova York começou a experimentar o uso de plataformas online nas salas de aula de 125 de suas 1.700 escolas públicas, numa experiência que já chegou a 25 mil alunos em apenas um ano de implementação. Neste mês, a iniciativa foi condecorada com o prêmio IMS Global Learning Consortium, concurso internacional que seleciona práticas mais inovadoras em educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,nova-york-leva-ensino-adaptativo-a-125-escolas-publicas,891382,0.htm)


ENSINO DIGITAL GANHA FORÇA NO PAÍS
Para os especialistas na área, as propostas digitais são positivas, mas devem servir de mediação entre professor, aluno e conhecimento
Na carteira da Escola, ao lado dos lápis e do livro, um tablet. Foi o que defendeu o Uno Internacional – um dos braços do Grupo espanhol Santillana, da área editoral e de mídia _, em conferência realizada em Florianópolis, no fim de semana. A proposta, implantada em 600 Escolas da América Latina desde o ano passado, aponta para uma atmosfera digital do Ensino infantil ao médio, com tablets, projetores e uma prática de uso do meio digital no processo de aprendi zagem.De acordo com o diretor-geral da Santillana Brasil, Sérgio Quadros, o projeto é uma via para se ampliar os horizontes dos estudantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23174/ensino-digital-ganha-forca-no-pais/)

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