quinta-feira, 4 de abril de 2013

CLIPPING DE 04/04/2013 SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DO DF SERÁ DE R$ 5.237 ATÉ 2015, DIZ GDF
Acordo entre a classe e o governo garantiu aumento, que será parcelado em três anos
O GDF (Governo do Distrito Federal) e o Sinpro-DF (Sindicato dos Professores do DF) chegaram nesta quarta-feira a um acordo de aumento salarial para a classe, após assembleia realizada na Praça do Buriti. Segundo a Secretaria de Planejamento do DF, o reajuste vai representar 8% sobre o salário total dos professores. O acordo prevê que até 2015, o piso salarial dos professores contratados pelo GDF seja de R$ 5.237 e o teto deve chegar a R$ 9.477.
(Caso qu eira ler a matéria completa acesse: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/piso-salarial-dos-professores-do-df-sera-de-r-5-237-ate-2015-diz-gdf-20130403.html)

PROFESSORES APROVAM PROPOSTA DE REAJUSTE FEITA PELO GDF
(...) Integrante da comissão de negociação do Sindicato dos Professores, Cléber Soares diz que a proposta garante um ganho real de cerca de 9% até o final de 2015, já levando em conta a inflação do período. "Isso não significa que a categoria está satisfeita", disse a assessora de imprensa do órgão, Rosilene Correia. "Diante da realidade de Brasília, ainda não é o suficiente apesar de ela ter avançado bastante. O problema é que o custo de vida aqui é muit o alto", disse a professora Juliana Mantovani.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/04/professores-aprovam-proposta-de-reajuste-feita-pelo-gdf.html)

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA APROVAM NOVA PROPOSTA DE REAJUSTE DO GOVERNO
Os docentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem à professora Christiane Silva Mattos, assassinada na semana passada
(...) Embora o reajuste total atinja os 15,83% prometidos pelo GDF para toda a categoria, o Sinpro estima que o ganho real até 2015 seja de 6%. Washington Dourado, membro da direção do sindicato, lembra, porém, que o objetivo da negociação não era apenas a readequação salarial. "Não estamos tratando apenas de um r eajuste, e sim de um plano de carreira", disse, durante um discurso na assembleia. Para Rosilene Correia, membro da mesa de negociação da diretoria do Sinpro, a aprovação da proposta nova não significa que a categoria está satisfeita. "Buscamos a isonomia com outras carreiras do serviço público, e ainda estamos muito longe de alcançar isso."
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/professor/2013/04/03/professor_interna,358248/professores-da-rede-publica-aprovam-nova-proposta-de-reajuste-do-governo.shtml)

CATEGORIA TERÁ REAJUSTE SALARIAL DE ATÉ 70%
De acordo com o Sindicato dos Professores ( Sinpro), a maioria dos docentes terá o salário reajustado entre 25% e 33%. Já aqueles que devem receber o maior aumento somam 2,7 mil profissionais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130404-jornal/pdf/08.pdf)

EDUCAÇÃO LIDERA CONSULTA DA ONU SOBRE PRIORIDADES PARA O MUNDO PÓS-2015
A população ainda poder participar do levantamento, pela internet. As sugestões serão compartilhadas por líderes mundiais
A Organização das Nações Unidas (ONU) está fazendo consultas em todo o Brasil para saber quais são as principais mudanças necessárias para melhorar o País e o mundo. A educação aparece como prioridade em todos os se gmentos consultados até agora.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/educacao-lidera-consulta-da-onu-sobre-prioridades-para-o-mundo-pos-2015,28d1e469e11dd310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html)


ROYALTIES OPÕEM MERCADANTE A PADILHA
Ministro Aloizio Mercadante é o principal articulador de MP que destina à Educação 100% dos royalties
O debate sobre a destinação dos recursos dos royalties do petróleo colocou em lados opostos os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidatos do PT ao governo do Estado de São Paulo. (...) Foi a senha para que se iniciasse em setores do PT uma articula&c cedil;ão para que o relator da MP diminua a participação da Educação e inclua no texto do seu relatório também um percentual para a saúde.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/26450/royalties-opoem-mercadante-a-padilha/)

Alimentação escolar
CONSELHO VENCIDO IMPEDE REPASSE DE RECURSOS PARA AS SECRETARIAS
Mais de 780 entes federativos podem ficar sem os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) devido a irregularidades na situação dos conselhos de alimentação escolar. Esses conselhos são responsáveis por acompanhar a execução do programa em cada localidade do país. Caso estejam com mandato vencido, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fica impedido de transferir os recursos federais para a alimentação escolar.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18559:conselho-vencido-impede-repasse-de-recursos-para-as-secretarias&catid=211)

MAIS TEMPO PARA EDUCAR O BRASIL
Unicef e Itaú vão premiar iniciativas bem sucedidas que promovam o ensino integral de qualidade em escolas públicas do país
(...) "Eu não mato aula, é a aula que me mata", ironiza um aluno sobre o próprio interesse pela escola. A piada é séria, e d&a acute; a dimensão da dificuldade de tornar a sala de aula um espaço interessante para crianças e jovens do novo século. "Para ampliar o tempo dos alunos no ambiente escolar, mesmo diante da apatia crescente deles pelos estudos, o caminho está na educação total, em que toda a sociedade participe. Não queremos apenas ter escolas, mas sim cidades educadoras", responde a coordenadora do programa da educação do Unicef, Maria Salete Silva. "Aprender não é uma experiência que se limita à sala de aula, e muitos estudos já superaram esse mito", garante.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultima snoticias_geral/33,104,33,78/2013/04/03/ensino_educacaobasica_interna,358374/mais-tempo-para-educar-o-brasil.shtml)

ESCOLA DIGITAL DESAFIA 'PROFESSOR ANALÓGICO'
Além de diferença de gerações entre alunos e professores, formação de docente não contempla a tecnologia na sala de aula
A ideia de "professores analógicos" em escolas com "alunos digitais" sempre volta à tona quando o debate é a chegada da tecnologia na sala de aula. A diferença de gerações é essencial nessa relação, mas há uma crise que cabe principalmente ao poder público resolver: a formação dos docentes ainda não contempla essa nova realidade e desafios.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,escola-digital-desafia-professor-analogico-,1016284,0.htm)


“É POSSÍVEL EDUCAR TODAS AS CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA EM ALTO NÍVEL”
Diretora de rede nos EUA participa de encontro sobre boas experiências no ensino público em São Paulo e diz: a tecnologia livra os professores de tarefas para dar atenção ao aluno
A diretora executiva da rede de instituições e cofundadora da primeira Summit, em Redwood, está em São Paulo para participar nesta quinta-feira do Transformar 2013 , um encontro sobre experiências concretas de transformação e sucesso em escolas públicas pelo mundo. Ontem, Tavenner conversou com o iG no hotel Maksud Plaza, onde o evento será realizado das 8h30 às 18h30, e explicou como consegue atingir esse objetivo. Entre as receitas, está o desenvolvimento de um plano de aprendizado personalizado para cada estudante, que é acompanhado diariamente por um tutor em todo o período do ensino médio, e um currículo totalmente conectado com a realidade.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-04-04/e-possivel-educar-todas-as-criancas-de-escola-publica-em-alto-nivel.html)


PLATAFORMA DÁ FEEDBACK PARA EDUCADORES
Desenvolvida sobre os pilares interação, aprendizagem social e avaliação, a plataforma  Edthena, disponível por enquanto somente no idioma inglês, tem como objetivo suportar o “meio” e fornecer as “mensagens” para os educadores melhorarem as suas aulas. Se isso já faz lembr ar o filósofo e educador canadense Marshall McLuhan, que cunhou a expressão “o meio é a mensagem” na sua tese central, muito mais do conceitual mcLuhaniano pode ser identificado nesse espaço web à medida que se navega na plataforma.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/plataforma-da-feedback-para-educadores/20130403)

FAÇA LINHAS DO TEMPO COM O DIPITY!
Alô, professor de História! Vai trabalhar os marcadores temporais e a elaboração de linhas do tempo com os seus alunos, mas queria fazer isso de forma mais inteligente e interativa? Você precisa conhecer o Dipity (http://www.dipity.com/), um recurso riquíssimo para a criação de cronologias. Basta fazer um cadastro gratuito para usar a ferramenta e construir linhas do tempo com a turma sobre os mais diversos assuntos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/)

PLATAFORMA ENTENDE ESTRATÉGIAS USADAS PELO ALUNO
(...) Em uma aula tradicional, eu e você seguiríamos adiante, embora claramente não estejamos no mesmo nível de aprendizado. Em um ensino personalizado facilitado por plataformas adaptativas, porém, a proposta é outra. Como aprendemos de formas diferentes, nos seriam propostos caminhos adaptados às nossas necessidades. Você poderia seguir para exercícios de subtração e eu voltaria para consolidar o aprendizado de agrupamentos. Você não se sentiria entediado porque a lição &eacute ; fácil demais para você nem eu me frustraria por não conseguir acompanhar o seu raciocínio. Cada um teria uma experiência de aprendizado bem específica e customizada para suas necessidades.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/plataforma-entende-estrategias-usadas-pelo-aluno/20130403)


JOGO DA UNESP MELHORA NOTAS BAIXAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM 51%
Um projeto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) acompanhou durante dois anos 400 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Bento de Abreu (Eeba) e conseguiu melhorar em 51% as notas baixas dos alunos. O conteúdo interativo tornou o aprendizado mais interessante e mesmo aqueles que já tinham boas notas aumentaram o desempenho em 13%.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/04/projeto-da-unesp-melhora-51-notas-baixas-de-alunos-do-ensino-medio.html)

AM: PROFESSORES NÃO RECEBEM REAJUSTE DE SALÁRIO E SE REÚNEM PARA DISCUTIR SITUAÇÃO
No próximo sábado (6), integrantes da Associação dos Professores de Manaus (Assprom) se reúnem para discutir o reajuste salarial dos Professores da rede pública estadual previsto na database que vem sendo adiado desde 1º de março. Além disso, eles também deverão iniciar os debates da database do município prevista para 1º de maio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/26438/professores-nao-recebem-reajuste-de-salario-e-se-reunem-para-discutir-situacao/)

TABLETS SERÃO DISTRIBUÍDOS PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RN
Os professores de ensino médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte vão começar a receber os tablets adquiridos pelo Governo, a partir desta quinta-feira (4). Os equipamentos vão dar apoio ao trabalho dos educadores em sala de aula. Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria de Educação (SEEC), a distribuição será realizada por polos e a primeira delas será para os professores das escolas da Zona Leste de Natal.
(Caso queira ler a matéria compl eta acesse: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2013/04/03/tablets-serao-distribuidos-para-os-professores-das-escolas-publicas-do-rn-409996.php)

RS: CHANCE EXTRA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CAUSA POLÊMICA EM ESCOLAS ESTADUAIS
Nas escolas estaduais de Ensino Médio, alunos que começaram este mês de abril no 1º ano poderão terminá-lo promovidos a estudantes do 2º. Motivada pela reformulação do secundário iniciada pela Secretaria da Educação, a situação transformou a rotina dos estabelecimentos de ensino e semeou controvérsias neste princípio de ano letivo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/04/chance-extra-a-alunos-do-ensino-medio-causa-polemica-em-escolas-estaduais-4094229.html)

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