terça-feira, 30 de abril de 2013

CLIPPING DE 27, 28 E 29/04/2013 SINPRO DF!

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Segunda-Feira, 29 de Abril de 2013
:: Clipping dos dias 27, 28 e 29 ::
A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia dias 27, 28 e 29 que possam ser de interesse da categoria.

28 de Abril
DIA DA EDUCAÇÃO: A ONIPRESENÇA DO PROCESSO EDUCATIVO
Embora a palavra educação remeta à maioria das pessoas ao universo escolar, ela se constitui num termo muito mais abrangente que envolve outros espaços sociais, como a casa, condomínio, templo religioso, clube ou academia, inclusive locais informais de interação entre os indivíduos, a exemplo de associação de moradores e organizações não governamentais. Àquela primeira noção de educação dá-se o nome de formal, pois é estabeleci da em ambientes normatizados com regras e padrões comportamentais pré-definidos. No entanto, a educação, cuja data comemora-se neste domingo (28), é bem mais dinâmica e extrapola as quatro paredes da sala de aula, estando presente em todos os lugares da dinâmica social.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2013/04/27/dia-da-educacao-a-onipresenca-do-processo-educativo-415135.php)

AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO N&Atil de;O SÃO FEITAS PARA PUNIR, DIZ PRESIDENTE DO INEP
(...) Hoje (28), Dia Nacional da Educação, os resultados mostram que o trabalho tem dado resultado, de acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Ele destaca que as avaliações na educação não são feitas para punir nem para fazer um ranking das escolas ou estados, mas sim para induzir a melhoria na qualidade do ensino.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http ://www.ebc.com.br/educacao/2013/04/avaliacoes-na-educacao-nao-sao-feitas-para-punir-diz-presidente-do-inep)


GOVERNO DIVULGA REPASSE PARA NOVAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (26) os valores que serão repassados em 2013 para manutenção de unidades públicas de educação infantil que ficaram fora do Censo Escolar 2012 e que, por isso, ainda não podem receber legalmente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/04/governo-divulga-valores-para-escolas-de-educacao-infantil-que-nao-recebem-fundeb)

PROFESSORES SUSPENDEM GREVE EM MATO GROSSO
Paralisação continua em São Paulo e no Maranhão
Em assembleia nesta terça-feira (26), os professores da rede pública de Mato Grosso decidiram voltar ao trabalho, mas permanecem em estado de greve até o dia 8 de junho, quando começa o Conselho de Representantes com trabalhadores de todo o estado. Os profissionais da educação de São Paulo e do Maranhão mantê m a greve. A paralisação nacional ocorreu de terça-feira (23) a quinta-feira (25) e fez parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app /noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2013/04/26/ensino_educacaobasica_interna,362843/professores-suspendem-greve-em-mato-grosso.shtml)

Ponto a ponto Denilson Bento
COMPROMISSO PERMANENTE
(...) Investimos pesado para resgatar a qualidade do ensino. Brasília sempre foi referência em educação e fui aluno da escola pública, mas já fomos mais respeitados. Na época, passávamos por um processo seletivo que não era fácil. A Secretaria de Educação investe pesado na formação de professores. Dos 29 mil contratados, temos 17 mil com especialização e 905 com curso de mestrado.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 29/Educação & Cidadania/Pág. 3)

Ação do Governo
DESAFIO CONTRA O TEMPO
(...) Para enfrentar o problema, a Secretaria de Educação do Distrito Federal aderiu ao programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A versão local, batizada de DFAlfabetizado, entrou em sua segunda edição em fevereiro deste ano atendendo 3.813 alunos em todas as regiões com 212 grupos.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 29/Educação & Cidadania/Pág. 4)

Alfabetização
ESFORÇO E CONCENTRAÇÃO
Centro Educacional 11, na Ceilândia. A professora Regina Celi, uma das voluntárias do programa DFAlfabetizado, está no meio da sala, cercada pelas carteiras dos alunos. A organi zação é característica do método de educação de adultos desenvolvido por Paulo Freire na década de 1950. A maioria dos estudantes traz marcas de vida. São idosos, com cabelos brancos. Tudo é tranquilo e sem algazarra. Todos se concentram na tarefa de aprender.
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 29/Educação & Cidadania/Pág. 5)

NOVAS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA INCLUSÃO
(...) Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se aliada à educação. Seja por meio do computador ou celular, as novas ferramentas já fazem parte do dia a dia de professores e alunos de muitas escolas, tornando o ensino tradicional mais dinâmico e expandido, além de apresentar mecanismo para pessoas que não têm acesso aos recursos tecnológicos.&nbsp ;
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 29/Educação & Cidadania/Pág. 9)

EDUTAINMENT, A UNIÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO
(...) Especialistas no tema afirmam que, além de atrair e prender a atenção dos estudantes, a ideia é também ajudar a reduzir a evasão escolar. Isso acontece porque a metodologia aumenta a motivação e engajamento dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz. Para Netto, a metodologia surgiu ao aproveitar as três principais ações que as pessoas desenvolvem quando se entretém (envolvimento, interação e imersão) a favor do aprendizado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porpensar/edutainment-uniao-entre-educacao-entretenimento/20130426)

TECNOLOGIAS AJUDAM NA INCLUSÃO SOCIAL DE DEFICIENTES AUDITIVOS
O Canal F mostrou o aplicativo brasileiro ‘Hand Talk’, que foi vencedor do WSA-MOBILE, evento organizado pela ONU, em Abu Dhabi. O projeto converte textos, imagens e áudios para LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais.  O Canal F foi atrás de outras tecnologias que também ajudam no processo de inclusão social dos surdos. Confira as dicas do coordenador regional de acessibilidade da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Feneis, e mestre em Ciência da Computação, Marcelo Amorim:
(Caso q ueira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/canal-f/noticia/2013/04/tecnologias-ajudam-na-inclusao-social-de-deficientes-auditivos.html)

FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA TRANSFORMA AS RELAÇÕES COM A ESCOLA
Para a psicóloga, especializada em crianças e adolescentes, Julia Borbolla, é preciso definir territórios e responsabilidades. “A escolahoje em dia ficou responsável por ensinar valores que a sociedade não ensina, o que é muito arriscado e, obviamente, impossível.” Ela afirma ser comum pais adotarem uma postura de “clientes” e atuarem como se os educadores fossem seus substitutos. “Precisamos evitar o ‘suprir’ e ‘compensar’, passando para zonas mais seguras, como o ‘compartilhar’ e ‘colaborar’”, afirmou durante o “Congresso Visão XXUNO: O desafio de construir a escola”, que o Portal Aprendiz acompanha em Orlando, Estados Unidos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/04/28/familia-contemporanea-transforma-as-relacoes-com-a-escola/)

O MAL-ESTAR DA HORA
O temido "transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade" é um mal raro, não uma desculpa para absolver pais ansiosos
Pequenas famílias urbanas, com pais e mães atarefados que sofrem com culpas pelo pouco tempo dedicado aos filhos, crianças criadas em apartamentos consumindo informação fragmentada por tevê, celulares e internet, e dietas ricas em conservantes, corantes e vitaminas, capazes de levar até os calminhos a condutas impulsivas, seriam os fatores que, segundo especialistas, induziriam à emergência de uma geração de crianças desconcentradas e hiperativas, portadoras do “transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade” (TDAH) – o mal-estar da hora.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/294029_O+MAL+ESTAR+DA+HORA)

NO RUMO DAS TREVAS
(...) É por todos os motivos imperdoável, porém, a tentativa irresponsável de desqualificar o maior símbolo universal do saber e do conhecimento, o livro, intenção óbvia por trás de um truque publicitário que pode parecer apenas bem-humorado. Queimar livros publicamente por motivos políticos sempre foi considerado crime hediondo pelo senso comum das sociedades democráticas. Desqualificar a imagem do livro por questões mercadológicas não é menos grave. Na verdade, convenhamos, é at&eac ute; pior, considerando o alcance e a eficácia da mídia usada.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,no-rumo-das-trevas,1026639,0.htm)

Clandestinidade
QUANDO A ESCOLA DOS FILHOS NÃO É LEGAL
Você sabe se a escola que seu filho estuda é devidamente regulamentada? De acordo com a Secretaria de Educação, existem cerca de 100 escolas clandestinas no Distrito Federal. Ou seja, funcionam sem autorização e não atendem aos requisitos básicos estabelecidos pela Secretaria.
(Caso queira ler a mat&eacut e;ria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130428-jornal/pdf/08.pdf)
rodape

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