quinta-feira, 25 de abril de 2013

CLIPPING DE 25/04/2013, SINPRO DF!

(PARCIAL)

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.


PARA SINDICATOS, BOLSA NÃO RESOLVE FALTA DE PROFESSORES
É com desconfiança que entidades sindicais ligadas ao magistério encaram a proposta do Ministério da Educação (MEC) de elaborar um programa para, desde o ensino médio, atrair estudantes para os cursos de licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia. Neste mês, o ministro da Educação, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, anunciou que pretende criar parcerias com universidades e oferecer bolsas de auxílio para incentivar os estudantes, ainda no nível médio, a seguirem a carreira do magistério na área científica.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Para-sindicatos-bolsa-nao-resolve-falta-de-professores-2000041723944-1400002102372)

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTÃO EM GREVE EM 22 ESTADOS DO PAÍS
Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professores das redes públicas estaduais de ensino em todo o país paralisaram as atividades nesta terça-feira (23/4), reivindicando melhores condições de trabalho. O movimento deve durar três dias, até qui nta-feira (25/4) e, segundo a entidade, 22 estados aderiram oficialmente. Além disso, os sindicatos do Distrito Federal e demais estados apoiam formalmente a iniciativa. A paralisação conta também com adesões de trabalhadores das redes municipais de ensino fundamental e médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/04/24/professores-em-greve-reivindicam-melhores-condicoes-de-trabalho/)

COM SALÁRIO ABAIXO DO PISO, PROFESSORES DEIXAM DE SE ATUALIZAR
Educadores de escolas públicas de todo o País iniciaram uma greve de três dias ontem para cobrar melhores salários
(...) Além das remunerações abaixo do piso, outro problema para o magistério é a interpretação dos governos em relação à forma de efetuar o pagamento. "Nós não imaginávamos que inventassem tantas formas de pagamento do piso como eles estão inventando", observa a secretária-geral da CNTE, Marta Vanelli. No básico, ela alerta que alguns Estados incorporam gratificações ao vencimento inicial e maquiam o não cumprimento da Lei do Piso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/com-salario-abaixo-do-piso-professores-deixam-de-se-atualizar,2e123c3a9d83e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html)

PROFESSORES FAZEM ATO NA CÂMARA PELO CUMPRIMENTO DO PISO NACIONAL DA CATEGORIA
Cerca de 200 trabalhadores em educação participaram nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados de ato em defesa da educação pública. Os organizadores do evento, porém, afirmam que cerca de 500 pessoas estão em Brasília para lutar pela implantação do piso nacional dos professores, pela destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao setor e pela transferência de 100% dos royalties do petróleo para a e ducação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/440970-PROFESSORES-FAZEM-ATO-NA-CAMARA-PELO-CUMPRIMENTO-DO-PISO-NACIONAL-DA-CATEGORIA.html ou http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_g eral/33,104,33,99/2013/04/24/professor_interna,362251/cerca-de-200-professores-participam-de-ato-simbolico-na-camara.shtml)


Espetáculos
VENDA DE INGRESSO TERÁ 40% DE MEIA-ENTRADA
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou a criação de uma lei nacional de meia-entrada para eventos artísticos, culturais e esportivos. A proposta estabelece uma cota mínima de 40% para a venda de ingressos com esse benefício. Essa cota tem que atender a estudantes, jovens carentes (de 15 a 29 anos), idosos e deficientes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130425-jornal/pdf/19.pdf)

APENAS ALUNOS DE ESCOLA NO CE TERÃO QUESTÕES DO ENEM 2 011 ANULADAS
A Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou nesta terça-feira (23), no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), decisão que determinava a anulação de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2011, para estudantes de todo o país. A anulação foi pedida pelo Ministério Público Federal dio Ceará (MPF-CE) em razão do vazamento parcial do conteúdo em simulado realizado pelo Colégio Christus, de Fortaleza. Com a decisão, os procuradores conseguiram que apenas os estudantes do colégio tivessem parte da prova suspensa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/04/apenas-alunos-de-escola-no-ce-terao-questoes-do-enem-2011-anuladas.html)

TESTAR SEMPRE MELHORA APRENDIZADO ON-LINE
O número de produtos educacionais disponíveis no mercado, nas institições de ensino e na web disparou nos últimos anos. Mas será que os alunos conseguem vencer as tentações do universo on-line, como redes sociais, games e sites, quando estão diante de seus computadores? No estudo “Interpolated memory tests reduce mind wandering and improve learning of online lectures” (Testes de memória intercalados reduzem divagação da mente e melhoram a aprendizagem de aulas on-line, em livre tradução), publicado neste mês na revista cien tífica Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores de Harvard mostram que sim, quase metade dos alunos perde a concentração, mas sugerem uma forma de otimizar o aprendizado em ambientes on-line: testar os alunos com frequência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porpensar/testar-sempre-melhora-aprendizado-on-line/20130424)

PROJETO USA ARTE PARA FALAR SOBRE RESPEITO
(...) “É preciso trabalhar esses conceitos principalmente na infância. As crianças precisam entender que não há perfeição, que o cabelo dela não é o melhor do que o do colega ou que seus pais não melhores que os dos outros. O espírito do projeto é abrir a mente dessas crianças para levá-las a aceitar as diferenças, antes que se moldem nelas os preconceitos e ignorância da sociedade”, afirma Carla, que é radicada em Nova York desde 2009, quando deixou de trabalhar na área administração e marketing a qual se formou, para realizar um curso de artes nos EUA e se dedicar exclusivamente ao tema.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/projeto-usa-arte-para-falar-sobre-respeito/20130424)

LIMITAÇÃO À DEDUÇÃO DE DESPESAS COM EDUCAÇÃO NO IR É INCONSTITUCIONAL
A ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal contra as restrições à dedução, para fins de tributação sobre a renda, de despesas com educação é adequada. Esse é o parecer do subprocurador-geral da República Wagner de Castro Mahtias Netto, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo provimento do Recurso Extraordinário (RE) 736365/SP. O recurso foi interposto pelo MPF contra acórdão que negou sua legitimidade para propor a referida ação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.pgr.mpf.go v.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_constitucional/limitacao-a-deducao-de-despesas-com-educacao-no-ir-e-inconstitucional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário