quarta-feira, 17 de abril de 2013

CLIPPING DE 17/04/2013 SINPRO DF!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

SENADO APROVA ESTATUTO DA JUVENTUDE
O Estatuto da Juventude (PLC 98/2011), que estabelece direitos para pessoas de 15 a 29 anos, foi aprovado na noite desta terça-feira (16) pelo Plenário do Senado. Com 48 artigos, a proposta assegura à população dessa faixa etária – cerca de 52 milhões de brasileiros – acesso a educação, profissionalizaç&a tilde;o, trabalho e renda, além de determinar a obrigatoriedade de o estado manter programas de expansão do ensino superior, com oferta de bolsas estudos em instituições privadas e financiamento estudantil. A matéria agora retorna à Câmara dos Deputados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: https://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/04/16/senado-aprova-estatuto-da-juventude)

MP QUE DESTINA ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO DEVE SER VOTADA NA PRÓXIMA SEMANA
A Medida Provisória (MP) 592, que destina recursos do petróleo para a educação, deve ser votada na próxima semana. O relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentou hoje (16) o parecer no qual incluiu na medida a destinação das receitas com os royalties do petróleo dos contratos vigentes à educação.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/04/mp-que-destina-royalties-do-petroleo-para-a-educacao-deve-ser-votada-na-proxima)

CRECHES RECEBERÃO MAIOR FATIA DOS RECURSOS DOS ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO
Os royalties do petróleo podem adicionar u m capital extra de R$ 6,5 bilhões ao orçamento federal da educação em 2013, sem que montante entre na projeção de gastos com uma definição clara de onde deverá ser aplicado – o valor representa o aumento de R$ 2 bilhões sobre a estimativa feita pelo relator da Medida Provisória 592/2012, deputado Carlos Zarattini (PT-SP). O iG apurou, contudo, que o Ministério da Educação (MEC) privilegiaria o uso do recurso adicional para turbinar projetos vistos como vitrines do governo Dilma Rousseff. Destaque para a aceleração nas obras em creches e pré-escolas e universidades e institutos federais às vésperas da disputa presidencial de 2014.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-04-17/creches-receberao-maior-fatia-dos-recursos-dos-royalties-para-educacao.html)

MARCO LEGAL PARA A INFÂNCIA
(...) Entre os pontos previstos no esboço do projeto, está a criação de um plano de carreira e de cursos de capacitação para os profissionais das creches e do ensino infantil. “O Brasil tem investido muito em ensino superior, mas também é preciso remunerar melhor os que cuidam das crianças. Uma criança negligenciada pode ter sequelas pelo resto da vida”, afirma o presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputado Osmar Terra (PMDB-RS).
(V er matéria completa no Correio Braziliense do dia 17/Política/Pág. 3)

PARA INCLUIR CIÊNCIAS, PROVA BRASIL DE SERÁ APLICADA EM DOIS DIAS, DIZ INEP
Alunos terão português e matemática no primeiro dia e ciências no segundo. Detalhes sobre a prova de ciências devem ser definidos até 10 de maio
Diferentemente dos anos anteriores, a edição de 2013 da Prova Brasil será aplicada em dois dias, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O motivo é a inclusão de questões de ciências na prova, confirmada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na semana passada. Antes a prova acontecia em um dia e tinha apenas questões de língua po rtuguesa e matemática.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/04/para-incluir-ciencias-prova-brasil-de-sera-aplicada-em-dois-dias-diz-inep.html)

ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA É DESIGUAL NO PAÍS, APONTA A SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
O ingresso das crianças na educação infantil é desigual e varia de acordo com a renda. É o que mostra os dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República apresentados hoje (16) no Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância, promovido pela Câmara dos Deputados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/04/acesso-a-educacao-infantil-ainda-e-desigual-no-pais-aponta-a-secretaria-de)

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: 15 REDES ESTADUAIS TERÃO AULA NORMALMENTE
Durante a Copa das Confederações, que será realizada em junho, no Brasil, alunos de pelo menos 15 redes estaduais de educação terão aulas normalmente, inclusive nos dias de jogos do Brasil. Com relação à Copa do Mundo de 2014, que também será realizada no país, apenas três Estados já se posicionaram e informaram que irão paralisar as atividades nos jogos da seleção brasileira.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/16/copa-das-confederacoes-15-redes-estaduais-terao-aula-normalmente.htm)

EM 36 HORAS, DADO S EDUCACIONAIS VIRAM FERRAMENTA, APLICATIVO DE CELULAR E MAPA
Centenas de tabelas com números e comentários da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) normalmente difíceis de serem compreendidas ficaram menos chatas e mais acessíveis depois desse fim de semana. Após uma maratona em Brasília de 36 horas, dados foram transformados em um mapa de escolas no caminho de casa para o trabalho, dois aplicativos para celular sobre estatísticas da educação e uma ferramenta para criar um índice de qualidade de escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: h ttp://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-04-16/em-36-horas-dados-educacionais-viram-ferramenta-aplicativo-de-celular-e-mapa.html)

MÚSICA CONTRA O FRACASSO ESCOLAR
Três meses depois de começar o programa experimental Amure em três colégios de ensino fundamental em Valência, na Espanha, professores e pais parecem confirmar a tese de que o aprendizado musical surte efeito positivo no rendimento escolar. O programa está avaliando os efeitos do ensino da música sobre o desempenho escolar entre crianças de oito e 10 anos que apresentam baixos níveis acadêmicos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porpensar/musica-contra-fracasso- escolar/20130416 texto original em espanhol)

USP ESTUDA CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
A Universidade de São Paulo (USP) deve recorrer ao ensino a distância para ampliar a oferta de cursos de formação de professores. A instituição planeja lançar licenciaturas na modalidade semipresencial nas áreas de física, química, biologia e matemática, em parceria com a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Juntas, USP e Univesp já mantêm uma licenciatura em ciências, cuja primeira turma se forma em 2014.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/usp-estuda-curso-de-formacao-de-professores-a-distancia)

HP LANÇA SITE PARA CAPACITAR PROFESSOR EM STEM
Professor, essa é para você. Já pensou em ensinar seus alunos a criar aplicativos que resolvam problemas da vida real? Já quis saber melhor como funcionam avaliações formativas via portfólios digitais? E desenvolver games relacionados ao currículo? Esses e outra dezena de cursos (confira a lista) estarão disponíveis gratuitamente na HP Catalyst Academy, voltada para a capacitação de professores na área de Stem – sigla que, em inglês, significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O site foi lançado hoje durante o S inted, evento internacional que ocorre em São Paulo e reúne o setor de tecnologias educacionais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porcriar/hp-lanca-site-para-capacitar-professor-em-stem/20130416. Caso queira acessar o site da HP, clique em: http://catalyst.navigator.nmc.org/ no canto superior direito há seleção de idioma)

JOAQUIM BARBOSA ELOGIA, EM CARTA, ESCOLA EM BRASÍLIA
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, enviou uma car ta ao diretor do Centro de Ensino Fundamental Polivalente elogiando a escola e destacando o bom resultado do colégio no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2011. O ministro será homenageado ao lado de outras personalidades durante o projeto O meu exemplo, o seu exemplo, que resgata influências positivas na formação dos jovens. Além dele, a ativista pelos direitos da mulher Maria da Penha também será lembrada. O colégio foi o mais bem colocado do Distrito Federal entre as escolas da rede pública de ensino, com índice de 5,6, numa escala que vai de 0 para escolas com baixo desempenho, a 10, para escolas com desempenho excelente. Por causa do êxito, o Polivalente foi premiado como a melhor escola do DF em 2012. O índice se aproxima da média 6, comparável ao índice de escolas dos países desenvolvidos.(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,78/2013/04/16/ensino_educacaobasica_interna,360690/joaquim-barbosa-elogia-em-carta-escola-em-brasilia.shtml)

AUMENTO NA PRÓXIMA FOLHA
A Comissão de Negociação do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) apresentou ao GDF o resultado da análise jurídica da minuta do projeto de lei que cria o Plano de Carreira da categoria. Uma nova reunião para fechar os detalhes do projeto está marcada para amanh&atil de;. O GDF garantiu que o reajuste concedido às professoras e professores da rede pública de ensino estará na próxima folha de pagamento da categoria.
(Caso queira ler a nota acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130417-jornal/pdf/26.pdf)

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RJ INICIAM PARALISAÇÃO DE TRÊS DIAS
Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro iniciaram nesta terça-feira (16) uma paralisação de três dias. Na quinta-feira (18), será realizada uma assembleia que, segundo o Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), poderá decidir pela greve por tempo indeterminado.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/16/professores-da-rede-estadual-do-rj-iniciam-paralisacao-de-tres-dias.htm)

RJ: ESCOLAS TÉCNICAS DO RIO TERÃO COTAS SOCIAIS E RACIAIS
O governo estadual i nstituiu um sistema de cotas na seleção de novos alunos para os cursos técnicos das escolas técnicas estaduais. A medida foi determinada pela lei 6.433, assinada pelo governador Sérgio Cabral e publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado. Segundo o texto, nos primeiros cinco anos de vigência da lei, deve haver reserva de ao menos 40% das vagas para “alunos carentes”, sendo 20% para negros, pardos e índios e 20% para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/escolas-tecnicas-do-rio-terao-cotas-sociais-raciais-8128409)

TODOS PELA EDUCAÇÃO, ABMP E EDITORA SARAIVA LANÇAM LIVRO "JUSTIÇA PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO"
O Todos Pela Educação, juntamente a Editora Saraiva e a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), lançou, no dia 2 de abril, o livro “Justiça pela Qualidade na Educação”. A obra apresenta 27 artigos de profissionais do Direito e especialistas da área de Educação, unindo os dois universos em textos que servirão de suporte na capacitação dos magistrados, promotores de justiça e defensores p& uacute;blicos em questões educacionais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/26580/todos-pela-educacao-abmp-e-editora-saraiva-lancam-livro-justica-pela-qualidade-na-educacao/)

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