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PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEFENDE PISO DE R$ 2,8 MIL PARA PROFESSOR
O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima (PT-SP), defendeu o aumento do piso nacional dos professores da educação básica no Brasil para R$ 2,8 mil até 2023. Hoje o piso está em R$ 1.451 para 40 horas semanais. O valor seria atingido ao final da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), que está em análise na Câmara e traz as diretrizes para o setor nos próximos dez anos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29460)

ESTADOS E MUNICÍPIOS PEDEM MUDANÇA EM REGRA DE REAJUSTE DO PISO DOS PROFESSORES
Representantes de estados e municípios criticaram nesta terça-feira (22), em debate na Comissão de Educação e Cultura, a política atual de reajuste do piso salarial dos professores da educação básica, prevista na Lei 11.738/08. O piso, hoje em R$ 1.451, deve refletir a variação do valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valor ização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo esse parâmetro, a remuneração da categoria deveria ter crescimento em 22% este ano.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/418043-ESTADOS-E-MUNICIPIOS-PEDEM-MUDANCA-EM-REGRA-DE-REAJUSTE-DO-PISO-DOS-PROFESSORES.html)

FRENTE PARLAMENTAR NÃO CONCORDA COM REAJUSTE DO PISO DE PROFESSORES PELO INPC
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Professores, disse que o grupo não deverá aceitar a proposta de reajuste do piso de acor do com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Hoje, o piso, de R$ 1.451 por 40 horas semanais, é reajustado de acordo com a variação do valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O reajuste pelo INPC está previsto no PL 3776/08, em análise na Câmara.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/418004-FRENTE-PARLAMENTAR-NAO-CONCORDA-COM-REAJUSTE-DO-PISO-DE-PROFESSORES-PELO-INPC .html)

CNTE PEDE CUMPRIMENTO DO PISO SALARIAL DE PROFESSORES
O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto de Almeida, defendeu o pagamento do piso salarial dos professores em todo o País. Segundo a instituição, pelo menos 17 estados não pagam o valor mínimo previsto em lei para os docentes da educação básica - R$ 1.451 por 40 horas semanais (Lei 11.738/08).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/417991-CNTE-PEDE-CUMPRIMENTO-DO-PISO-SALARIAL-DE-PROFESSORES.html)

SECRETÁRIO DE PE CRITICA MODELO DE REAJUSTE DO PIS O DE PROFESSORES
O secretário de Administração de Pernambuco, Ricardo Dantas, criticou há pouco a política atual de reajuste do piso salarial dos professores da educação básica. Pela Lei 11.738/08, o piso, hoje em R$ 1.451, deve ser reajustado anualmente de acordo com o crescimento do valor mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano. Esse parâmetro garantiu o crescimento do piso em 22% em um ano.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/417988-SECRETARIO-DE-PE-CRITICA-MODELO-DE-REAJUSTE-DO-PISO-DE-PROFESSORES.html)

PROFESSORES I
Preocupado com dados alarmantes de uma pesquisa realizada sobre trabalho e saúde dos professores da rede pública de ensino do DF, o Sinpro promove nos meses de junho e julho oficinas de capacitação em gestão da saúde do trabalhador. De acordo com a pesquisa, um a cada três professores entrevistados afirmou teralguma doença ocupacional e mais da metade dos que participaram da pesquisa havia tirado um atestado médico nos últimos seis meses.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120523-jornal/pdf/29.pdf)

PROFESSORES II
O objetivo da oficina é a formação de profissionais para atuar na promo& ccedil;ão e prevenção em saúde ocupacional nas escolas. As oficinas serão realizadas na sede do Sinpro (SIG). Os encontros vão debater temas que giram em torno da saúde psíquica no trabalho dos professores, sob a coordenação da Psicóloga Thiele Muller, mestre em Psicologia Social e Institucional. Para mais informações, basta ligar nos telefones: 3343-4211 e 3343-4212.
(Caso queira ler a nota acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120523-jornal/pdf/29.pdf)

ERGUIDA EM 2000, ESCOLA CLASSE 410 DO RECANTO DAS EMAS SERÁ RECONSTRUÍDA
A escola classe improvisada, feita de madeirite e telhado de amianto na Quadra 401 do Recanto das Emas, e que abriga pouco mais de mil alunos, está com os dias contados. Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o governo local já autorizou o início das obras. O espaço, que tem 6.989 metros quadrados, foi construído em 2000, com a promessa de que abrigaria temporariamente alunos da comunidade. A vencedora da licitação de R$ 4,6 milhões que fará a construção da nova estrutura do colégio é a Companhia Brasileira de Soluções em Engenharia (Combrasen). A empresa terá prazo de 360 dias para reformar a escola.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/05/23/interna_cidadesdf,303727/erguida-em-2000-escola-classe-410-do-recanto-das-emas-sera-reconstruida.shtml)

ALUNOS QUE EXALAM ARTE
Almir, Douglas e Lucas, três jovens que a vida uniu pela Arte. Almir Gomes da Silva, 19 anos, estudante do Centro de Ensino Fundamental 01 da Estrutural; Hudson Douglas Ferreira Mendes, 15 anos, do Centro Educacional 01 do Guará II e Lucas Joshuah Teixeira Mendes, 13 anos, do Centro de Ensino Fundamental 01 do Guará, mesmo em diferentes escolas da rede pública de ensino, se encontram, constantemente, por causa da escrita, do desenho e da música.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29466)

SECRETÁRIO DO MEC DEFENDE INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO TÉCNICO POR MEIO DA INTERNET
Brasília - O secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antonio de Oliveira, disse hoje (21) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) precisa criar um site que ofereça cadastro e inscrição dos alunos pela internet, facilitando o acesso dos interessados às informações do sistema.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http:// agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-22/secretario-do-mec-defende-inscricao-no-sistema-de-ensino-tecnico-por-meio-da-internet)

PROFESSOR PRECISA ABRIR A CABEÇA, DIZ EDUCADOR PORTUGUÊS JOSÉ PACHECO
Depois de já ter revolucionado os moldes tradicionais de ensino na Escola da Ponte, o professor português José Pacheco, hoje um estudioso da realidade brasileira, aposta na mudança de mentalidade dos professores e no apoio dos governos para haver inovação em educação. Segundo o educador, é preciso que as iniciativas isoladas que ele tem visto pelo país sejam registradas, avaliadas e incentivadas para não serem perdidas. Mais que isso: os professores devem se dispor a mudar para adotar uma postura mais descentralizada, aberta à reflexão, ao diálogo e à diversidade.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,professor-precisa-abrir-a-cabeca-diz-educador-portugues-jose-pacheco,876401,0.htm)

EDUCAÇÃO, TIC E DIVERSÃO
(...) E o que esse blá-blá-blá tem a ver com o contexto da Educação, da escola e dos nossos capengas paradigmas didáticos? Talvez tivesse pouca relação, se a escola fosse uma entidade sobrenatural existente em algum outro universo ou dimensão, porém, não é esse o caso. A escola onde aprendemos e ensinamos (ou não fazemos nem um nem outro) está toda ela embebida nessa tecnologia e, principalmente, nessa preguiçosa práxis tecnológ ica, exceto nos momentos de hipocrisia ou ingenuidade.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.institutoparamitas.org.br/noticia1.php?id=509)

INPE E REDE CLIMA LANÇAM CARTILHA EDUCATIVA PARA A RIO+20
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) produziram uma cartilha educativa, intitulada O futuro que queremos – economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Voltada ao público em geral, a publicação apresenta os conceitos de economia verde e sustentabilidade e a importância da erradicação da pobreza, que são temas que serão discutidos durante a Conferência das Naçõe s Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agencia.fapesp.br/15632)

DISPARIDADE DE NÚMEROS MARCA GREVE DE PROFESSORES NA ESPANHA
A greve de professores e estudantes contra os cortes orçamentários do governo na educação, realizada nesta terça-feira na Espanha, ocorre sem o registro de incidentes graves e com um número de adesão desigual: 80%, segundo os sindicatos, e 20%, de acordo com o Executivo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5788182-EI8266,00-Disparidade+de+numeros+marca+greve+de+professores+na+Espanha.html)