quinta-feira, 17 de maio de 2012

PRATO DO DIA (NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO SINPRO-DF)!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

EM ATO NA CÂMARA, CIENTISTAS REIVINDICAM PARTILHA DOS ROYALTIES DO PRÉ-SAL PARA EDUCAÇÃO
Brasília – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove no começo da tarde de hoje (previsto para as 13h), no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, uma manifestação em favor da partilha de 50% do Fundo Social arrecadado com o pagamento de royalties pela exploração de petróleo na camada pré-sal para investimentos em educação e ci&ecir c;ncia e tecnologia.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-16/em-ato-na-camara-cientistas-reivindicam-partilha-dos-royalties-do-pre-sal-para-educacao)

Alfabetização
INVESTIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA É PRIORIDADE DO MEC, AFIRMA MERCADANTE
Rio de Janeiro – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o investimento em ações voltadas à primeira infância para cumprir o objetivo da alfabetização na idade certa. Ele destacou que a grande prioridade de sua gestão no ministério é a articulação de um grande pacto nesse sentido. Para o ministro, inves tir em ações voltadas à primeira infância vai ao encontro dessa meta.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17764:investimento-na-primeira-infancia-e-prioridade-do-mec-afirma-mercadante-&catid=211)

MERCADANTE: QUESTÕES DO ENEM SERÃO PÚBLICAS QUANDO CHEGAREM A 50 MIL
O ministro da Educação Aloizio Mercadante afirmou que todas as questões possíveis do Exame Nacional do Ensino (Enem) serão abertas aos interessados quando o Banco Nacional de Itens chegar a 50 mil. “Se algum aluno decorar as respostas para as 50 mil, ótim o, queremos ele na universidade”, disse no Congresso Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em São Bernardo do Campo.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-05-15/mercadante-questoes-do-enem-serao-publicas-quando-chegarem-a-50.html)

ALUNO DO CEARÁ CONSEGUE ACESSO À CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM
Um estudante do Ceará conseguiu na Justiça o direito de ver a correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que fez no ano passado e de pedir revisão de sua nota. A decisão - a primeira do tipo em Alagoas, Ceará, Paraíba, Per nambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe - foi tomada na semana passada pela segunda turma do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ã região), em Recife.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1091492-aluno-do-ceara-consegue-acesso-a-correcao-da-redacao-do-enem.shtml)

Educação básica
MERCADANTE ANUNCIA PROVA PARA ESTUDANTES DE 7 E 8 ANOS
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, que "precisa um estudo mais aprofundado para analisar" o aumento da taxa de reprovação no ensino médio em 2011 em rela&ccedil ;ão aos anos anteriores. O índice, no entanto, é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do próprio Ministério da Educação. A média nacional de reprovação ficou em 13,1% em 2011, e é a mais alta desde 1999, primeiro ano disponível para consulta no portal do Inep.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mercadante-anuncia-prova-para-estudantes-de-7-e-8-anos)

MUNICÍPIOS RECEBERÃO RESULTADOS DO IDEB ANTES DE DIVULGAÇÃO OFICIAL, DIZ PRESIDENTE DO INEP
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Claudio Costa, afirmou nesta quarta-feira (16) que os secretários de Educação terão prioridade no recebimento dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): “Assumo que os secretários receberão o resultado três ou quatro dias antes da divulgação oficial, para que não fiquem sabendo pela imprensa, como vem acontecendo nos últimos anos”, disse Costa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/16/municipios-receberao-resultados-do-ideb-antes-de-divulgacao-oficial-diz-presidente-do-inep.htm )

BRASIL TEM MAIOR TAXA DE REPROVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DESDE 1999
Em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010. A taxa de reprovação no ensino médio, incluindo tanto a rede pública quanto as escolas particulares, foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na tarde de segunda-feira (14) em seu site, com base nas informações do Censo Escolar 2011.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/brasil-tem-maior-taxa-de-reprovacao-no-ensino-medio-desde-19 99.html ou http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120517-jornal/pdf/16.pdf)

MEC AMPLIA CURRÍCULO ALTERNATIVO PARA TIRAR ENSINO MÉDIO PÚBLICO DA CRISE
Neste ano, 1.660 escolas da rede pública aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), criado em 2009 pelo Ministério da Educação com o objetivo de reformular uma das mais problemáticas etapas do ensino. No total, segundo o Ministério da Educação, o programa passou a atender 10% das escolas públicas com ensino médio, o que representa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/mec-amplia-curriculo-alternativo-para-tirar-ensino-medio-publico-da-crise.html)

PESQUISA DA FGV CONSTATA QUE INCLUSÃO DIGITAL SÓ SERÁ COMPLETA COM EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE
A inclusão social no Brasil vem ganhando fôlego nos últimos dez anos, e computadores com acesso à internet têm sido um dos bens de consumo que mais vendem ultimamente. A conclusão é do coordenador do Mapa da Inclusão Social no Brasil, Marcelo Néri, divulgada nesta quarta-feira (16/5).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29337)

Entrevista: Alexandre Ventura
AVALIAR PROFESSORES: TAREFA TÃO DIFÍCIL QUANTO FUNDAMENTAL
Pesquisador português, que participa nesta semana de congresso em São Paulo, fala da importância da avaliação de docentes para a qualidade do ensino
Diversos estudos comprovam que um bom professor é a variável mais importante na melhoria do desempenho dos estudantes. Avaliar os docentes deveria, portanto, ser prioridade para governos e gestores. No Brasil, contudo, um sistema efetivo de avaliação ainda engatinha e uma prova nacional de seleção de professores, anunciada em 2009, nem sequer saiu do papel. Uma das maiores barreiras à criação de tal sistema de qualidade são justamente os professores. "As pessoas não gostam de ser avalia das. Nós, por natureza, gostamos de avaliar os outros, mas quando somos o objeto dessa avaliação reagimos mal e resistimos", diz Alexandre Ventura, pesquisador português responsável pela implementação do sistema de avaliação de docentes em Portugal. Ventura, que está no Brasil para participar do maior evento de educação da América Latina, o Educar/Educador, que será aberto nesta quarta-feira, em São Paulo, concedeu a seguinte entrevista ao site de VEJA.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/avaliar-professores-tarefa-tao-dificil-quanto-fundamental)

BOA GESTÃO EM EDUCA ÇÃO DÁ EFEITO MAIOR DO QUE DINHEIRO, DIZ PROFESSOR
Todos pela Educação promoveu discussão sobre financiamento. Dados mostram diferença de investimento no Brasil e países da OCDE.
O professor Amaury Patrick Gremaud, da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), disse que o efeito de uma boa gestão é maior do que o de um grande investimento na educação pública brasileira. Segundo o professor, ainda é preciso lutar por mais dinheiro, porém uma melhora da gestão dos recursos públicos, poderá trazer efeitos importantes.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/ 2012/05/boa-gestao-em-educacao-da-efeito-maior-do-que-dinheiro-diz-professor.html)

EDUCAÇÃO APROVA REAJUSTE DA MERENDA ESCOLAR PELA INFLAÇÃO
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, nesta quarta-feira (16), proposta que atualiza anualmente os valores per capita repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no mínimo, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29333)

FALTA DE FERRO E VITAMINA A PREJUDICA DESEMPENHO ESCOLAR E CRESCIMENTO SAUDÁVEL
Como ação do programa B rasil Carinhoso, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, o Ministério da Saúde vai distribuir suplementos de Ferro e Vitamina A para as crianças brasileiras. O objetivo é reduzir os índices de anemia, que prejudica o desempenho na escola e compromete o crescimento saudável.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/05/16/falta-de-ferro-e-vitamina-a-prejudica-desempenho-escolar-e-crescimento-saudavel/)

FUVEST DIVULGA EXEMPLOS DE REDAÇÕES DE BOM NÍVEL
Na tarde desta quarta-feira, 16, a Fuvest divulgou 29 das melhores redações do vestibular 2012.
Os modelos est&ati lde;o disponíveis nos links abaixo.
http://www.estadao.com.br/especiais/2012/05/redacoes-01.pdf
http://www.estadao.com.br/especiais/2012/05/redacoes-02.pdf
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,fuvest-divulga-exemplos-de-redacoes-de-bom-nivel,873779,0.htm)

INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTINUAM ATÉ 25 DE MAIO
Secretarias de educaç ão de estados, municípios e Distrito Federal e escolas públicas da rede de educação básica têm prazo até 25 de maio para fazer a inscrição na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O processo de inscrição tem duas etapas. A primeira, de adesão das secretarias; a segunda, das escolas.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29339)

DF CONSTRUIRÁ 31 CENTROS DE EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
No dia 14 de maio, a presidenta Dilma Rousseff lançou o programa Brasil Carinhoso que prevê, entre outras iniciativas, a construção de escolas de Educação Infantil em todo o Brasil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29336 ou http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120517-jornal/pdf/11.pdf)

Abuso Sexual Infantil
ESCOLA É FONTE PARA DENÚNCIAS
Dados divulgados pela Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima) indicam que o abuso sexual infantil corresponde a um em cada três casos registrados no local neste ano. Um dos pontos que chamaram a atenção de especialistas do órgão é o aumento do número de denúncias feito por professores e pelas próprias crianças, por meio da escola, relatando esse tipo de crime.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120517-jornal/pdf/12.pdf)

MELHOR ESCOLA PÚBLICA DO DF NO ENEM APLICA ENSINO MÉDIO INOVADOR
Escola pública do Distrito Federal com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, o Centro de Ensino Médio Setor Leste recebe verbas do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) desde 2010. De acordo com a diretora da escola, Ana Lúcia Marques, os recursos do Ministério da Educação contribuem para o fomento de atividades pedagógicas diferenciadas que o Setor Leste já desenvolvia.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/05/melhor-escola-publica-do-df-no-enem-aplica-ensino-medio-inovador.html)

UM ANO APÓS VETO, ABGLT QUER RESPOSTA SOBRE KIT ANTI-HOMOFOBIA
Munidos de bandeiras nas cores do arco-íris, gays, lésbicas, travestis e transexuais de todo o País preparam para esta quarta-feira uma grande marcha em Brasília (DF) para cobrar a criminalização da homofobia e defender que a diversidade sexual seja discutida dentro do ambiente escolar. A marcha ocorre um ano ap&oacu te;s o veto da presidente Dilma Rousseff ao kit anti-homofobia, material educativo que seria distribuído em escolas públicas pelo Ministério da Educação (MEC).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5768147-EI8266,00-Um+ano+apos+veto+ABGLT+quer+resposta+sobre+kit+antihomofobia.html)

MAU TEMPO EM BRASÍLIA ATRAPALHA MARCHA NACIONAL CONTRA HOMOFOBIA
Cerca de 500 pessoas, segundo cálculo da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), se reuniram nesta quarta-feira (16/5) na Praça dos Três Poderes para a 3ª Marcha Nacional contra a Homofobia. A chuva que cai so bre Brasília desde ontem (15/5) atrapalhou o início da manifestação, de manhã. Os organizadores esperavam cerca de 1,5 mil pessoas de todos os estados do país. Participaram representantes de partidos políticos, organizações não governamentais e entidades de classe.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2012/05/16/interna_brasil,302701/mau-tempo-em-brasilia-atrapalha-marcha-nacional-contra-homofobia.shtml)

MARCHA PELA EDUCAÇÃO ACABA EM PANCADARIA NO CHILE
Estudantes chilenos deram início nesta quarta a uma nova marcha por reformas no setor educacional do país, em meio ao pior índice de aprovação por parte do presidente Sebastián Piñera, que obteve 24% de apoio na última pesquisa. Apesar dos pedidos de observadores de direitos humanos, para que autoridades e manifestantes atuassem de forma pacífica, o protesto acabou em pancadaria e prisões.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5778221-EI8266,00-Marcha+pela+educacao+acaba+em+pancadaria+no+Chile.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário