quinta-feira, 31 de maio de 2012

EC 116: SHOW DE BOLA COM A “GINCANA DO AFETO”!


Como resultado de uma sugestão desta Coordenação Intermediária/CIED²HC²P (encaminhada à todas as UPE’s desta CRE em 17/02/2012), ontem, 31/05/2012, vivenciamos uma experiência ímpar juntamente com as/os companheiras/os da Escola Classe 116.
Sob a orientação da professora Lúcia D’Arc Rodrigues (Diretora da EC 116), a equipe da referida escola resolveu “abraçar” a proposta. Separou a tarde dessa quarta feira (o que para muitos soa como perda de tempo) para fazer a abertura do “Projeto Resgatando Valores” iniciando a “Gincana do Afeto”.
Na palestra de abertura, o mestre Gilvan deixou claro que o principal objetivo da “Gincana do Afeto” é resgatar valores familiares como afeto, respeito e cuidado com o outro, possibilitando a reinstauração do diálogo no seio da família. Ressaltou que “A/o jovem que tem tudo isso em casa, dificilmente vai se embrenhar pelo mundo das drogas e da criminalidade.” O propósito “é resgatar famílias através dos filhos... das crianças... com quem é mais fácil trabalhar esses valores!” E que “o trabalho da escola... dos professores... é de extrema importância nesse processo”.
É difícil descrever o que vivenciamos. Após um delicioso almoço, sob a “batuta” (melhor dizendo), o berimbau do mestre Gilvan (Presidente de Honra do Instituto Ladainha, Presidente da Associação Brasileira de Capoterapia, Mestre de Capoeira, Formador de Multiplicadores em Capoterapia e Promotor de atividades de capoterapia, entre elas a “Gincana do Afeto”), dançamos, brincamos... e, o mais importante: nos abraçamos, sorrimos e choramos juntos (como verdadeiras/os companheiras e companheiros que somos).
Com atividades simples e brincadeiras, o mestre Gilvan nos mostrou os princípios essenciais da “Capoterapia”: descontração, afeto e saúde. Cada movimento, cada brincadeira nos descontraia, nos aproximava e estimulava partes importantes do nosso organismo: circulação, músculos, humor... “MENTE SÃ EM CORPO SÃO!”
A gincana se estenderá por 4 (quatro) semanas, com encerramento previsto entre o final de junho e o início de julho. No decorrer desse tempo, várias atividades envolvendo as/os servidoras/es, as/os estudantes e as famílias serão desenvolvidas.
QUER SABER + SOBRE A “GINCANA DO AFETO”? ACESSE SITES E LINKS INTERESSANTES NO CANTO SUPERIOR DIREITO!


Ao final, fomos convidados a visitar uma exposição de fantoches na sala de leitura, que está sendo reestruturada com o auxílio da equipe da escola.
Lá pudemos conhecer o trabalho que o professor Denilson juntamente com a professora Dulce estão desenvolvendo. A primeira parte trata do acesso das meninas e meninos aos livros: sobre uma mesa (acessível a todas e todos) vários livros de literatura infantil atraem a atenção da gurizada. A segunda parte divide-se em duas etapas: 1º a confecção de fantoches com as turmas dos 5ºs anos; e, 2º a leitura de histórias infantis e montagem de apresentações, com os bonecos confeccionados, por parte dos estudantes.


Parabéns Equipe da EC 116 que com coragem e ousadia vem provando a cada dia ser possível – apesar das diversidades por que passa a escola pública – FAZER ACONTECER!


Obs.: Como desdobramento do que foi iniciado pela EC 116, está previsto para o segundo semestre, um “Curso de formação de multiplicadores da Capoterapia” em Santa Maria. Será o resultado de uma parceria entre a CRE, EC 116 e Instituto Ladainha. Será aberto a todos os interessados, com maior ênfase aos educadores. Fique atento!

VEJA ABAIXO FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO!



ABERTURA



Mestre Gilvan e a Diretora Lúcia D1Arc falam sobre suas expectativas acerca da "Gincana do Afeto"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário