terça-feira, 22 de maio de 2012

NOTÍCIAS DE 18/05/2012!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

 ENSINO MÉDIO DO DF TEM 2º MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO DO PAÍS, DIZ INEP
 Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que quase 18,5% dos estudantes do ensino médio do Distrito Federal foram reprovados no ano passado. O índice é o segundo maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul (20,7%). Os percentuais estão bem acima da média nacional, que ficou em 13% no ano passado.
 (Caso queira ler a matéria completa ace sse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/05/ensino-medio-do-df-tem-2-maior-indice-de-reprovacao-do-pais-diz-inep.html ou http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120518-jornal/pdf/05.pdf)

 REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR
 O supervisor pedagógico Ivan Gusmão Cavalcante lida diariamente com a educação de jovens. Na sua avaliação, os problemas na sala de aula vão além do Ensino Médio. “O Ministério da Educação (MEC) recomenda te r até 30 alunos por sala. Mas há escolas que trabalham com mais de 40. Isso dificulta muito”, conta Cavalvante.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120518-jornal/pdf/05.pdf)

 Editorial
 CONTRASTES DA NOSSA EDUCAÇÃO
 Além de ficar em segundo lugar na taxa de reprovação total no Ensino Médio, que chegou a 18,5%, o Distrito Federal também se tornou a unidade da Federação com o maior índice de reprovação no Ensino Médio das escolas públicas. Atingiu 22,3%, ultrapassando a média nacional de 14,1%. Traduzindo, o desempenho da educação do Distrito Federal obteve um dos piores &iac ute;ndices do País. Os dados são do Inep, e fazem parte do Censo Escolar 2011.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120518-jornal/pdf/03.pdf)

 GDF CONVOCA 900 PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO. LISTA SAI NO DODF DESTA SEXTA-FEIRA
 O Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou a contratação de cerca de 900 novos profissionais para as áreas de Educação e Saúde. A lista com as convocações - de concursados e temporários - será divulgada nesta sexta-feira (18/5) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O governador Agnelo Quei roz fará, amanhã, o anúncio oficial da medida. Entre os novos servidores, estão professores, médicos e até motoristas.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/05/17/interna_cidadesdf,302945/gdf-convoca-900-para-saude-e-educacao-lista-sai-no-dodf-desta-sexta-feira.shtml)

 MEC VAI INVESTIR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALFABETIZAR
 Deve entrar em funcionamento, no ano que vem, o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC). Segundo o secretário de Educação Básica da pas ta, Cesar Callegari, na próxima semana o ministério enviará uma correspondência a todos os prefeitos e governadores explicando os detalhes do programa, que pretende garantir a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade tendo como principal foco a melhora na formação dos professores que lecionam nos três primeiros anos do ensino fundamental.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5779025-EI8266,00-MEC+vai+investir+na+formacao+de+professores+para+alfabetizar.html)

 MEC RECORRERÁ DE DECISÃO QUE DÁ DIREITO A VER REDAÇÃO DO ENEM
 O MEC (Ministério da Educa&cced il;ão) vai recorrer da decisão da Justiça que garante a um candidato do Ceará direito a ver a correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a pedir revisão da nota.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1091741-mec-recorrera-de-decisao-que-da-direito-a-ver-redacao-do-enem.shtml)

 MATRÍCULAS EM TEMPO INTEGRAL CRESCEM 33% NA REDE PÚBLICA NO PERÍODO DE UM ANO
 Apesar da tendência de expansão, especialistas afirmam que desafios como professores disponíveis e espaço da escola precisam ser superados
 Entre 2010 e 2011, o número de alunos do Ensino Fundamental da rede públ ica matriculados em tempo integral cresceu 33,4% em todo o País. Atualmente, o número de crianças e jovens que estudam nessa modalidade, em unidades públicas, é de mais de 1,6 milhão. Apesar do aumento, esse número representa apenas 6,4% do total de alunos dessa etapa da Educação Básica brasileira.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/22758/matriculas-em-tempo-integral-crescem-33-na-rede-publica-no-periodo-de-um-ano/)

 VAI À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXIGÊNCIA DE LIBRAS NO ENSINO BÁSICO
 Após ser modificado na Câmara dos Deputados,  o projeto que exige o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as etapas e modalidades da educação básica avança em sua tramitação no Senado. A matéria foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) nesta quinta-feira (17) e agora será enviada à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29362)

 BA: GOVERNO FAZ PROPOSTA PARA TENTAR ACABAR GREVE DE PROFESSORES
 A Secretaria de Educação da Bahia divulgou comunicado nesta quinta-feira (17) propondo pagar o salário de maio e o valor cortado da remuneração de abril se os professores estaduais, em greve há 37 dias, retornarem ao trabalho imediatamente. O coordenador-geral do sindicato da categoria, Rui Oliveira, diz que os docentes não aceitam essa proposta.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5837519&t=Governo+faz+proposta+para+tentar+acabar+greve+de+professores)

 AP: QUESTÃO DE REAJUSTE SALARIAL – GOVERNO E PROFESSORES FRENTE A FRENTE
 "É preciso garantir recursos para o investimento imediato em outros setores da Educação”. A comissão de negociação do governo com o s Professores em greve, encabeçada pelo secretário de planejamento Juliano Del Castilo, argumenta que os 15,56% de reajuste salarial oferecidos para a categoria são o limite máximo suportado pelas finanças do estado.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/22790/questao-de-reajuste-salarial-governo-e-professores-frente-a-frentre/)

 PI: GOVERNO ENVIA MENSAGEM DE AUMENTO DE 22% À ASSEMBLEIA
 O Governo do Estado vai encaminhar na próxima semana à Assembleia Legislativa a proposta de reajuste salarial de 22,23% para os Professores do Estado, que decidiram anteontem suspender a greve nas Escol as da rede estadual. Por enquanto, o aumento que está em vigor é o de 8% que foi aprovado no Legislativo. Parte dos Professores já voltou à sala de aula e uma outra parcela manteve a greve e continua acampada na Praça da Liberdade, ao lado do Palácio Karnak. O secretário de Educação, Átila Lira, informou que a partir de segunda-feira, vai chamar os Professores substitutos à medida da necessidade.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/22791/governo-envia-mensagem-de-aumento-de-22-a-assembleia/)

 SECRETÁRIO DA EDUCAÇ&Atilde ;O ANUNCIA NOVO CONCURSO PARA MAGISTÉRIO DO RS
 Depois da alta reprovação no concurso do magistério no Rio Grande do Sul, o secretário Estadual de Educação, José Clovis de Azevedo, anunciou nesta quinta-feira (17) um novo processo seletivo para preencher as vagas restantes. Durante coletiva realizada em Porto Alegre, o titular da pasta afirmou que as provas devem ocorrer entre o final deste ano e o início do ano que vem. A medida é motivada porque o fraco desempenho dos candidatos permitiu o preenchimento de apenas 5.224 das 10 mil vagas oferecidas.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/20 12/05/secretario-da-educacao-anuncia-novo-concurso-para-magisterio-do-rs.html)

 FEIRA DE EDUCAÇÃO EXIBE SOFTWARE QUE ENSINA QUÍMICA E BIOLOGIA EM 3D
 Inovações tecnológicas são apresentadas na Educar, que termina sábado. 'Objetivo da tecnologia é buscar atenção da criança', diz especialista.
 As inovações tecnológicas estão expostas na 19ª edição da feira Educar Educador, que ocorre até este sábado (19), em São Paulo. O evento reúne novidades na área de educação com expositores e palestras sobre diversos temas
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/feira-de-educacao-exibe-software-que-ensina-quimica-e-biologia-em-3d.html)

 UNESCO: É DEVER DO MEC CRIAR POLÍTICA CONTRA HOMOFOBIA NA ESCOLA
 Nesta quinta-feira, dia que marca a luta mundial de combate à homofobia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) faz um alerta para a necessidade de combater o preconceito contra homossexuais nas escolas. Em entrevista exclusiva ao Terra, a oficial de educação preventiva da Unesco no Brasil, Rebeca Ontero, disse esperar que as orientações da entidade sobre o tema sejam levadas em conta pelo governo brasileiro, já que a homofobia é um problema crescente n as instituições de ensino do País.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5768493-EI8266,00-Unesco+e+dever+do+MEC+criar+politica+contra+homofobia+na+escola.html)

 MEC APROVA RESOLUÇÃO SOBRE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ITINERÂNCIA
 O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, homologou a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define as diretrizes para o atendimento escolar de crianças em situação de itinerância – caso de famílias ciganas e que trabalham em circo, por exemplo. O texto foi publicado hoje no Diário Oficial da União e, portanto, já está em vigor – ou seja, deve servir de orientação para todo o sistema de Educação Básica do País a partir de agora.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/22809/mec-aprova-resolucao-sobre-criancas-em-situacao-de-itinerancia/)

 SINDICALISTAS DEFENDEM FIM DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS
 Aposentados, auditores da Receita Federal e sindicalistas defenderam nesta quinta-feira (17/5), em audiência pública na Câmara, o fi m da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006, que determina o fim desse pagamento pelos inativos. De acordo com eles, não se buscará retroatividade em relação ao que já foi pago.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/05/17/internas_economia,302833/sindicalistas-defendem-fim-da-contribuicao-previdenciaria-de-aposentados.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário