terça-feira, 22 de maio de 2012

NOTÍCIAS DOS DIAS 19, 20 E 21/05/2012!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

 INVESTIMENTO DE 7,5% DO PIB EM EDUCAÇÃO VAI GERAR EXPANSÃO SEM QUALIDADE, AFIRMA DANIEL CARA
 O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, defende a a aprovação da meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) ao setor de educação. Segundo ele, esse valor representa expansão da educação com padrão de qualidade para as matrículas novas e atuais. “Esta é a única forma de recuperar uma dívida hist&oa cute;rica com a educação e, em termos econômicos e de desenvolvimento do país, oferecer recursos para formar uma geração altamente produtiva”, afirmou.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/05/18/investimento-de-75-do-pib-em-educacao-vai-gerar-expansao-sem-qualidade-afirma-daniel-cara/)

 PROFESSOR: AINDA O PIOR SALÁRIO
 Segundo o IBGE, porém, a diferença para demais profissionais com nível superior caiu
 RIO E BRASÍLIA - O salário dos professores da educação básica no Brasil registrou, na década passada, ganhos acima da média dos demais profissionais com n&iacut e;vel superior, fazendo encurtar a distância entre esses dois grupos. Esse avanço, no entanto, foi insuficiente para mudar um quadro de trágicas consequências para a qualidade do ensino: o magistério segue sendo a carreira de pior remuneração no país.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/professor-ainda-pior-salario-4954397)

 DISTRITO FEDERAL LIDERA RANKING DO MAGISTÉRIO
 (...) O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) diz que o resto do país não serve de parâmetro. É que, no DF, o governo federal banca despesas de Segurança Pública e parte dos gastos com Educação e Saúde. — Não podemos comparar o sal&aacut e;rio do Distrito Federal com o de outros estados e sim com os dos demais trabalhadores do DF. A grosso modo, todas as carreiras do DF têm salários maiores: o médico ganha mais, o policial ganha mais — diz a diretora de Imprensa do Sinpro, Rosilene Corrêa.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/distrito-federal-lidera-ranking-do-magisterio-4954433)

 PROFESSOR QUE NÃO FEZ GREVE TAMBÉM DEVE REPOR AULA, DIZ GDF
 Medida vale para docentes que não deram aula por falta de alunos. Ponto de frequência deve ser assinado, mas não será paga hora extra.
 A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que os professores que não aderiram à greve  da categoria mas deixaram de dar aulas por falta de alunos deverão repor conteúdo. Neste sábado (18) ocorreu o segundo dia de reposição de aulas.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/05/professor-que-nao-fez-greve-tambem-deve-repor-aula-diz-gdf.html)

 GDF AUTORIZA NOMEAÇÃO DE QUASE MIL CONCURSADOS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO
 (...) Na educação, o GDF pretende substituir 338 servidores que saíram por aposentadoria, pedido de exoneração ou falecimento e preencher as vagas que se tornaram “sem efeito” no ano passado. A substituiç&at ilde;o será de 305 professores de inúmeras disciplinas e escolas. Os outros 33 servidores farão parte do quadro da Assistência à Educação.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/05/gdf-autoriza-nomeacao-de-quase-mil-concursados-para-saude-e-educacao.html)

 Greve
 GDF CONVOCA PROFESSORES APROVADOS EM CONCURSO DE 2010
 Foi publicada nesta sexta-feira(18/5) no Diário Oficial do Distrito Federal a convocação de 301 professores aprovados no concurso da Secretaria de Educação realizado em 2010. A medida atende a um dos pontos da pauta de reivindicaç& otilde;es da greve dos professores de escolas públicas do DF, que foi suspensa em 2 de maio, após 52 dias de duração.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29374)

 PROJETO PROÍBE VENDA NAS ESCOLAS DE ALIMENTOS POUCO NUTRITIVOS
 Está em análise na Câmara projeto que estende as diretrizes da alimentação escolar às instituições privadas de ensino e veta o comércio no interior das escolas de alimentos de baixo valor nutricional. O Projeto de Lei (PL 3348/12), do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), proíbe a venda de bebidas e alimentos que contenham, por exemplo, elevados teores de açúcar, de sal e de gordura.
 (Caso que ira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29386)

 Visão do Correio
 O VEXAME DO ENSINO MÉDIO
 Os números do ensino médio não surpreendem. Mas aumentam a preocupação de pais, empresários e autoridades. Divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as taxas de reprovação mostram que o Brasil anda para trás. Em 2011, bateu o recorde dos últimos 13 anos. Nada menos que 13,1% dos estudantes tiraram nota vermelha. Em 2010, o percentual ficou em 12,5%. (continua)
 (Artigo publicado no Correio Braziliense do dia 19/Opinião/Pág. 18)

 ESCOLAS PRIVADAS SÃO MENOS EQUIPADAS QUE PÚBLICAS
 As i nformações recolhidas pelo Ministério da Educação junto às 153 mil escolas de educação básica do País quebram um mito: o de que pagar uma mensalidade é garantia de acesso à melhor infraestrutura escolar.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-05-20/escolas-privadas-sao-menos-equipadas-que-publicas.html)

 INVESTIR NO PROFESSOR É SOLUÇÃO PARA ALAVANCAR EDUCAÇÃO NO CAMPO
 Experiências de sucesso na Bahia provam que a formação dos docentes muda rotinas e aprendizagem dos estudantes da área rural
 A solução mais eficiente para garantir ensino de qualidade  na área rural é investir na formação de professores. Essa é a opinião de quem vive experiências de sucesso na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Tanto para coordenadores quanto para os próprios professores, a qualidade das aulas mudou quando os educadores receberam orientação.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-05-18/investir-no-professor-e-solucao-para-alavancar-educacao-no-campo.html)

 Entrevista: Kimberley O'Brien
 PAIS E PROFESSORES PRECISAM SE QUEIXAR MENOS E COOPERAR MAIS PARA SUCESSO ACADÊMICO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 A relação entre pais e professores está longe de  ser harmoniosa. E o problema não está circunscrito ao Brasil. Em 2011, o professor americano Ron Clark publicou um artigo em tom de desabafo no site da rede de TV CNN intitulado "O que os professores realmente querem dizer aos pais". O texto se tornou o segundo mais compartilhado no Facebook naquele ano e encorajou o debate: afinal, por que há tantos conflitos entre família e escola? A psicóloga australiana Kimberley O'Brien, especialista no tema escola e família, dá pistas para a solução do problema: "Uma relação saudável exige tempo e dedicação de pais e professores, mas nem sempre ambos estão dispostos a fazer esse investimento", diz a especialista, que está no Brasil para participar do congresso Educar/Educador, em São Paulo. "Os dois lados, pais e professores, precisam entender que os esforços têm de ser compartilhados. Com mais trabalho e  menos reclamação, os resultados aparecem."
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/pais-e-professores-precisam-se-queixar-menos-e-cooperar-mais-pelo-sucesso-academico-das-criancas-e-adolescentes)

 PRIMEIRO PASSO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
 "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." Com essa frase, Paulo Freire, um dos maiores nomes da história da educação no país, sintetiza o papel fundamental que a formação educacional desempenha na construção de um país que respeita seus cidadãos e dá iguais op ortunidades para todas as classes sociais. Esta educação, entretanto, precisa começar desde a base. Hoje em dia, os maiores debates giram em torno do acesso ao ensino superior, da importância de uma pós-graduação e, até mesmo, sobre os problemas dos ensinos fundamental e médio, este último, inclusive, apontado por muitos como o maior gargalo da educação brasileira.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/reportagens-especiais/Primeiro-passo-para-uma-educacao-de-qualidade-2000011139130)

 ÉTICA, VALORES E MORAL NA EDUCAÇÃO
 Q uando perguntamos aos educadores qual a meta de seu trabalho, a grande maioria diz que gostaria de formar alunos éticos, questionadores, que tivessem ações pautadas nos valores humanos e numa moral que prezasse pela retidão de caráter. Mas para que realmente isso ocorra os educadores devem tentar ver a escola como um local que não é unicamente de transmissão de conteúdos.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/05/19/noticiasjornalopiniao,2842276/etica-valores-e-moral-na-educacao.shtml)

 TJ DO DF AUTORIZA ESTUDANTE MENOR DE IDADE A FAZER PROVA DE SUPLETIVO
 Aluna do ensino méd io foi aprovada em vestibular da Universidade de Brasília. Para juíza, jovem demonstrou capacidade de ingressar no ensino superior.
 O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) aceitou o pedido de liminar de uma ex-estudante do terceiro ano que havia sido impedida de fazer a prova para concessão de diploma de conclusão do ensino médio por ter menos de 18 anos. A decisão é do dia 14 deste mês, mas foi divulgada apenas nesta sexta-feira (19). Ainda cabe recurso.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/05/tj-do-df-autoriza-estudante-menor-de-idade-f azer-prova-de-supletivo.html)

 Educação
 PROMETER É FÁCIL
 O Brasil Carinhoso, lançado pela presidente na última semana, anuncia a construção de 6.247 creches até 2014. A meta é igual à do Proinfância, lançado em 2007, e que só colocou até agora 347 unidades em funcionamento
 (...) A meta é exatamente a mesma do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, existente desde 2007 e conhecido pela sigla Proinfância, agora rebatizado de Brasil Carinhoso. O Ministério da Educação, que gerencia o Proinfância, já repassou recursos a prefeituras para a construção de 4.050 creches em todo esse período, mas apenas 347 unidades estão em funcionamento –  5% das obras encomendadas. Outras 86 unidades que já foram levantadas, e por isso constam nos registros do governo federal como “concluídas”, embora não tenham aberto as portas, padecem de todo tipo de problema, desde demora nas licitações até falta de dinheiro para equipar os espaços e contratar profissionais. Diante do quadro, não é difícil compreender por que no Brasil apenas 21,4% das crianças de até 3 anos estão matriculadas em unidades educacionais. Até os 5 anos, o índice sobe para 18%. (continua)
 (Matéria publicada no Correio Braziliense do dia 21/Brasil/Pág. 6)

 FEIRA EM SP TRAZ NOVIDADES PARA SALA DE AULA, COMO CINEMA E VIDEOGAME
 E já tem até sala de aula-cinema 5D com a intenção de estimular o aprendizado utilizando os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olf ato e tato. Nessas salas pode ventar e até chover.
 Tem novidade a caminho da sala de aula. Projetores, tela de cinema, videogame, tudo com cara de internet. Ensinar essa geração cada vez mais conectada é um desafio. A tecnologia tenta promover uma maior interatividade entre professor, aluno e método de ensino.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/feira-em-sp-traz-novidades-para-sala-de-aula-como-cinema-e-videogame.html)

 FEIRA DE EDUCAÇÃO EXIBE SOFTWARE QUE ENSINA QUÍMICA E BIOLOGIA EM 3D
 Com um óculos 3D é possível ver os efeitos do antibiótico dentro do organismo, sua briga contra a bacté ria ou, ainda, analisar as artérias dentro do coração partido ao meio. Outro equipamento simula um laboratório de química virtual, onde a água se mistura a outros elementos químicos e vira uma experiência que pode ser refeita muitas vezes sem quebrar ou sujar nada. Há também a opção de analisar o esqueleto humano projetado em uma tela acoplada a um aparelho que responde ao comando das mãos. Basta um movimento com os indicadores e polegares para que a imagem ganhe um zoom.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/feira-de-educacao-exibe-software-que-ensina-quimica-e-biologia-em-3d.html)

 PLATAF ORMA CRIADA POR EX-ALUNO DO ITA LIBERA 700 VÍDEOS DE MATEMÁTICA
 Primeiro, Salman Khan revolucionou o ensino com suas aulas no Youtube. Depois, o MIT se uniu ao seu ex-aluno ilustre para também produzir vídeos educativos curtos voltados para melhorar a educação básica dos EUA. Agora, é a vez Brasil aderir ao movimento de olho na melhoria do ensino. A startup QMágico lança nesta sexta-feira, 18, na Feira Educar Educador, sua plataforma com 700 vídeos de matemática gratuitos, que têm entre 7 e 12 minutos de duração, endereçados a alunos dos ensinos fundamental e médio.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,plataforma-criada-por-ex-aluno-do-ita-libera-700-videos-de-matematica,874746,0.htm)

 MÚSICAS PARA 'DECOREBA' PERDEM FORÇA NA SALA DE AULA
 Minha vó, traga meu jantar: sopa, uva e nozes. O pedido pode soar estranho, ainda mais quando entonado em uma sala de aula. Essa, na verdade, é uma mnemônica, frase que se baseia em fórmulas simples para auxiliar na memorização de construções maiores - como, no caso acima, do nome dos oito planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O método, que por muito tempo ajudou estudantes na hora da prova, vem perdendo espaço em escolas e cursinhos pré-vestibulares, assim como versões de músicas. Agora, o foco é se aprofundar no conteúdo.
 (Caso queira ler a matéria completa  acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI5780414-EI12889,00-Musicas+para+decoreba+perdem+forca+na+sala+de+aula.html)

 PLATAFORMA PERMITE VENDA DE MATERIAL DESENVOLVIDO POR PROFESSORES PARA AULAS
 Uma professora da pré-escola dos Estados Unidos conseguiu ganhar mais dinheiro do que arrecada mensalmente com o seu salário. A educadora encontrou uma startup chamada Teachers Pay Teachers e passou a vender planos de ensino para outros professores. Deanna Jump já lucrou US$ 700 mil com a sua ideia. O Teachers Pay Teachers foi criado por Paul Edelman com o mesmo propósito - permitir que professores ofereçam o material desenvolvido para as suas aulas para que outros professores reaproveit em as ideias.
 (Caso queira ler a matéria completa acesse: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/plataforma-permite-venda-de-material-desenvolvido-por-professores-para-aulas)

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